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Denilson Marcos
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E os dados? Como se prevenir legalmente?

#1 Por Denilson Mar... 09/02/2012 - 00:17
Prezados,

Faz algum tempo que penso em abrir um loja, com porta para a rua. Porém a minha grande preocupação é com os dados armazenados nos micros em caso de incêndio, roubo ou algo semelhante.

Além de lamentar muito, como posso me prevenir legalmente sobre essa situação?

Um termo de isenção de responsabilidade assinado pelo cliente seria suficiente?

O assunto me veio à tona, pois estou aqui tentando recuperar dados de um cliente no meu próprio HD Externo, pois ele teve seu micro (desktop) roubado dentro de casa. Como os dados passaram pelo HD Externo, estou conseguindo alguns arquivos, mas a maioria infelizmente está corrompido.
Amarillo
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#2 Por Amarillo
09/02/2012 - 00:36
Um termo de isenção de responsabilidade assinado pelo cliente seria suficiente?


o cliente vai a um técnico na maior confiança e tem que assinar um termo do tipo: se a fiação elétrica der curto ou eu esquecer de trancar a porta, o problema é seu.

além de desagradável, duvido da legalidade de termos assim. e mts similares já foram derrubados na justiça.
Bit0N3
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#3 Por Bit0N3
09/02/2012 - 01:57
coloca algo como não nos responsabilizamos por dados contidos em aparelhos de clientes.

se ficar pondo muito detalhe, vao arrumar brechas pra conseguir indenisação.

por ex, se voce coloca que não se responsabiliza pela fiação eletrica como colocado pelo amarilio, só por exemplo. e cai um aviao ai na sua loja. vao falar que os dados foram perdidos e que seu contrato não cobre quedas de aviões.

não teve nada a ver com fiação e é sua responsabilidade.

mas acho que o mais certo é voce consultar um advogado. eu to palpitando. não manjo nada de direito.

[]'s
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Tchones
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#5 Por Tchones
09/02/2012 - 06:54
Bbruno disse:
Creio que a partir do momento que você fizer isso, os clientes vão '' fugir '' da sua assistência técnica.....


90% das pessoas não leem o contrato, mas devemos nos preocupar com os outros 10%.

Sobre o tópico, será que não é o mesmo caso que ocorre em estacionamentos? Mesmo que eles coloquem a placa na porta informando que não se responsabilizam pelos objetos deixados dentro do veículo, se ficar provado que havia alguma coisa e isso foi furtado, o estabelecimento é obrigado a ressarcir.

Edit:
Me veio a cabeça uma coisa: você pode ressarcir o HD, mas os dados dentro dele são de responsabilidade do cliente. Se um dia sumir meu pendrive do rádio do carro, o estabelecimento só precisa me pagar outro pendrive, e não as músicas que estavam lá dentro.
durango_bh
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#7 Por durango_bh
09/02/2012 - 10:01
Denilson Marcos disse:
Prezados,

Não sei se todos conseguiram entender. Quanto aos equipamentos, não existe problema algum. Existe seguro para isso, o cliente vai receber um equipamento novo.

O problema é quanto aos dados do cliente, que infelizmente não tem como se proteger 100%.

Imagine o caso do veículo ser roubado, com um equipamento no porta-malas?


Opa Denilson,
Bom dia.

O seu caso aplica na mesma situação que a politica de algumas empresas, o funcionario tem que fazer o backup no servidor constantemente, se a maquina der defeito, o tecnico formata e o funcionario é responsabilizado se não tiver feito o backup.

Teoricamente o proprio cliente é responsavel pelos dados dele. HP, Dell e nenhuma outra empresa se responsabiliza por dados de clientes, assim como nokia, sansung entre outros fabricantes de celulares.

Dados tem valor imensuravel sem duvidas para o dono dele, por isso o dono que tem que fazer backup.

Agora, se é realmente uma questão de honra, deixe um equipamento exclusivo para backup dos dados do usuario, assim que ele der entrada na oficina voce faz o bakup, ao final do dia leva o hd contigo, ou armazene no cofre..

Não traga para voce mais esse problema que não é de sua responsabilidade.
"O principal motivo que impede a maioria das pessoas de conseguir o que quer é não saber o que quer."
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
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#8 Por Quemel
09/02/2012 - 13:53
Caros colegas, salve!

vou resumi de forma breve meus 20 anos como consultor domestico e por que resolvi não atender em laboratório:

1) Transporte do equipamento. O cliente nunca tinha a nota fiscal e licença dos softwares. Blitz da Secretaria de Fazenda e bye, bye....

2) Recuperação de dados. Só com mandato judicial. Você recupera "coisas" que serviriam de prova para comprovação de ilícito e já era....

3) Se alguma coisa pode dar errado, na Informática é provável com 100% de dar errado.

Por isso que o NCC 2002 expulsões milhares de técnicos de informática e administradores de rede do mercado.

Confiram os artigos 186/187 combinado com o 924/927.

Pois é o usuário de hoje, quando percebe que o "técnico" não passa de um aventureiro, consegue é arrancar grana do neófito.

Bração e boa $orte,
Quemel ze_bonitinho.png
quemsou_naodigo
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#11 Por quemsou_naod...
09/02/2012 - 20:43
Denilson Marcos disse:
Olá Quemel,

Deixa eu ver se eu entendi.

Você faz todo o reparo do equipamento no local de instalação?

Eu acho isso muito complicado. Teria que carregar a loja comigo para conseguir fazer isso. Eu já fiz, mas não gosto, por exemplo, de precisar abrir o PC e limpar dissipadores soltando poeira na casa do cliente.

Na maioria dos casos, o cliente traz o equipamento, aí o transporte é de responsabilidade dele. Porém, não assina nada, porque sei que não irá ocorrer um incêndio aqui. nao_quero_nem_ver.png
E os dados são de responsabilidade do cliente, eu faço o backup e deixo uma cópia comigo até uns 2 ou 3 meses da realização do serviço, por segurança. Mas ninguém assina nada.
Leiam: Guia de Utilização (Novo Fórum) e Regras de Conduta.
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LinuxUser #468957
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
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#14 Por Bit0N3
09/02/2012 - 23:24
eu acho que esse lance, formatação de 400 ou 20 depende principalmente de contatos e meio, mais do que qualquer coisa. e pode apostar que tem moçada ai especializada em computadores de sultão no saara e india e nepal cobrando na casa das dezenas de milhares de dolares.

mas é um lance que não da pra se querer ser. tem que penetrar neste meio.

igual restaurante. qualquer um pode abrir um restaurante bem decorado, com pratos super caros. agora, fazer a moçada que tem essa grana para comer nele frequentar já são outros 500.

eu tinha um vizinho, ele era dentista. a clinica dele tinha heliporto, maioria dos clientes não vinha de carro. mas o cara tinha os contatos dele. não adianta por la o heliporto, tapetes persa na recepção e servir chá ingles, se voce não consegue fazer a classe super A ir lá.

ja o lance de dados. eu tava pensando aqui, estes seguros de estacionamentos. se voce contratar um, eles que se virem depois para cobrir o prejuízo em um infortúnio qualquer. voce se resguarda sem precisar incomodar o cliente.

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Tchones
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#15 Por Tchones
10/02/2012 - 07:06
Sobra a comparação com o estacionamento, eles até pagam os equipamentos, mas o que havia de dados dentro dele é de responsabilidade do cliente.

Imagina você deixa um notebook no porta-malas, cheio de fotos, músicas, jogos, xxx e ele é roubado. O estabelecimento só é obrigado a pagar o equipamento, pois é inviável voltar os dados antigos.

E concordo com o durango_bh, que se os dados são imensuráveis, cabe ao cliente fazer o backup dos dados que ele julga importante.
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