Logo Hardware.com.br
Fabiano Teixeira
Fabiano Teix... Membro Senior Registrado
327 Mensagens 1 Curtida

Contrato de Suporte Mensal, quanto cobrar?

#1 Por Fabiano Teix... 31/07/2006 - 16:00
To com uma proposta de contrato que relata o seguinte:

Fazer manutenção TOTAL de 6 computadores que estão em rede (workgroup, não há servidor, mas todas estão interligadas) pelo menos 2 vezes por mês.

Ou seja, fazer atualizações criticas necessárias, antivirus, anti-spywares, tirar dúvidas dos usuários...

Como o contrato é mensal, estou meio incerto de quanto cobrar mensalmente por isso...

Alguém tem alguma idéia que possa me ajudar??

grato!
Fabiano Teixeira
Fabiano Teix... Membro Senior Registrado
327 Mensagens 1 Curtida
#5 Por Fabiano Teix...
31/07/2006 - 21:43
Quemel
Caro Fabiano,

você tem as seguintes opções:

1. Pagar para trabalhar: R$ 240

2. Trabalhar de graça: R$ 360

...


Quemel, mas o que vc quer dizer com "trabalhar com lucro" ???

Esses valores não são muito altos somente para 2 visitas por mês para fazer apenas manutenção preventiva???

Não vou instalar nada e nem consertar nada, apenas atualizações em geral, como citei no primeiro post... E como são apenas 6 máquinas...
SYS
SYS Geek Registrado
4.7K Mensagens 20 Curtidas
#6 Por SYS
31/07/2006 - 23:08
Dá para ganhar dinheiro por R$240 por mês Quemel, basta deixar com duas visitas no local e o resto via VNC.

A maior parte da manutenção dá para fazer online (limpar, discos, registro, atualizar anti-virus, etc), visita só para resolver problema de verdade e para o social, se der uma boa revisada nos micros quando fecha o contrato o resto é problema eventual.

Uma coisa importante é exigir do seu cliente uma estrutura básica, instalação elétrica no padrão com aterramento que funcione e a instalação de rede no padrão, nas máquinas faça uma bateria de diagnósticos e faça os reparos preventivos necessários, como troca de coolers e fontes que etiverem em mau estado, se o cliente não quizer fazer este tipo de manutenção é melhor cobrar por hora mesmo.
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 937 Curtidas
#7 Por Quemel
01/08/2006 - 12:19
Fabiano Teixeira
Quemel, mas o que vc quer dizer com "trabalhar com lucro" ???

Esses valores não são muito altos somente para 2 visitas por mês para fazer apenas manutenção preventiva???

Não vou instalar nada e nem consertar nada, apenas atualizações em geral, como citei no primeiro post... E como são apenas 6 máquinas...


Caro Fabiano,

eu só respondi o que você perguntou: quanto cobrar.

você agora está me perguntando como e por que cobrar! Ai são outros 500.

Se você não saber como é "trabalhar com lucro" provavelmente vai trabalhar de graça, o o que é pior: pagar para trabalhar.

Esses valores estão alto para quem?

Se você não vai fazer nada, então porque quer cobrar do cliente? Faça pelo menos de graça, apenas como cortesia.

O seu MCP mostra apenas que você possui um conhecimento técnico, mas quando você escreve que são "apenas seis máquinas" e que só vai fazer atualizações demonstra que você não está ainda preparado para o mercado de trabalho.

Sempre repito que aqui no Forum há excelentes profissionais técnicos (basta ver a qualidade das respostas nos tópicos), mas péssimos para ganharem dinheiro ou para negócios.

Sugiro que você ao invés de buscar apenas QUANTO cobrar, que se empenhe em saber COMO cobrar.

A primeira encerra apenas a formula pronta e não possui validade nenhuma, enquanto a segunda é questão de método e metodologia. Uma ciência mesmo e me arrisco a dizer: uma arte.

Felizmente não vou poder me desculpar com você pelo que escrevi, pois aqui é lugar comum o discurso: "(...) oh me desculpe, mas...."

Tudo o que escrevo tem um conteúdo educativo, se você não concorda, paciência, mas não posso me esconder atrás de minhas práticas concretas e ainda sim querer agradar a todos.

Por isso não tome como pessoal, caso contrário você estaria desperdiçando uma boa oportunidade de ser melhor dos que só querem a formula pronta!

Você não é diferente das centenas de profissionais que após a certificação estão ou desempregados ou num sub-emprego, por isso sugiro que você busque o conhecimento para se tornar melhor em sua práxis profissional.

Ai sim , será realmente um profissional que além de deter o conhecimento técnico, ainda supera o senso comum.
heliofh
heliofh Membro Senior Registrado
218 Mensagens 12 Curtidas
#8 Por heliofh
01/08/2006 - 16:31
Algumas discussões interessantes, aqui do fórum mesmo, sobre "cobrança":
"Quanto cobrar" versus "Como cobrar"; • Quanto cobrar e como fazer contrato de prestação de serviço?;
Quanto cobrar?;
Quanto cobrar (sites);
Cobrar menos ou perder o cliente?. Talvez esse assunto, por ser muito recorrente, merecesse um tópico fixo, manual, referências (livros e sítios) etc.
  • X-Ling1: k6-II 500mhz; 1 cores; RAM 64MB DIMM-100; HD 20GB; VGA Onboard; WinMe e MandrakeLinux
  • X-Ling2: Sempron 2600+; 1 cores; RAM 1,2GB DDR-400; HD 160GB; VGA GeForce FX; XP / Ubuntu 8.04 LTS
brunofeliped
brunofeliped Geek Registrado
3.4K Mensagens 73 Curtidas
#9 Por brunofeliped
04/08/2006 - 09:11
Fabiano Teixeira vou te passar como eu faço p/ uma empresa ...
empresa tem 10 micros mais 1 servidor de dados e 1 proxy ....

R$70,00 por micro = R$700,00
R$100,00 por server = R$200,00
Total = R$800,00

Faço 1 visita por semana (sábados) devido alguma proposta que o pessoal da empresa faça, alguma alteração, algum relatório ...
e tbm aproveita p/ fazer o "social"

Tenho acesso a todos os micros da Rede, então nada que um SSH ou VNC resolva de casa ou da empresa ...
P/ o caso de visitas extras (problemas que remotamente ñ tem jeito), cobro + R$30,00 (dinheiro da pinga kkk) ... mas geralmente essas vizitas acabam não acontecendo pq é somente qnd micro ñ liga, ou coisa do tipo ....

O contrato deve estipular td a área que vc vai cobrir, qual vai ser o serviço prestado... (somente hardware / software / rede / web, ou tds solicitações da empresa)
Isso deve ser td estipulado em um contrato, assinado pelas duas partes (vc e cliente) p/ ñ haver problemas futuros ....

É isso aí, acho que inicialmente é isso, o valor vc estipula de acordo com as condições $$ da empresa, e de quanto dá p/ vc trampar ...

Um Abraço, qualquer coisa estamos aí ...
Estava meio sumido, matar clientes de TI não faz bem mostrando_dentes.pngmostrando_dentes.pngmostrando_dentes.png
Mas estou voltando para o fórum ...
« Suporte de Rede » (O site não está tão atualizado, mas tem artigos bacanas)
http://suportederede.wordpress.com
acel.goncalves
acel.goncalv... Novo Membro Registrado
3 Mensagens 0 Curtidas
#13 Por acel.goncalv...
11/07/2011 - 13:18
Concordo com brunofeliped vbmenu_register("postmenu_2346250", true);
Eu sou Adm rede e TI atuando como prestador de serviço para empresas nesta área,e os contratos são exatamente como ele diz, independente que você nem apareçana empresa meses, o contrato tem que ser pago, isso significa que você estáfazendo um serviço bem feito.
O técnico que aparece todo dia no cliente mostra fragilidade e dependênciado cliente, ou seja, o serviço não foi bem executado!
Os contratos são calculados pelo o que o cliente tem e pretende implanta!
Estação de trabalho Windows entre R$50,00 e R$ 60,00 e estão Linux R$60,00 eR$ 80,00.
Servidor ******** entre R$120,00 a R$200,00. Firewall Linux R$150,00 aR$200,00 servidor samba Linux R$220,00.
Você como adm de rede ou TI tem que dar valor ao seu trabalho!
Se você se garante é um bom para ótimo profissional tem que cobra, tipo vocêcobra R$100,00 e o técnico de esquina cobra R$50,00, manda ele fazer com ocara, pode ter certeza que ele vai te procura ai é um motivo de cobrar umpouquinho mais...rsrsrs ta ai a dica!
Abraço a todos!!!
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal