Logo Hardware.com.br
Gordon
Gordon Tô em todas Registrado
2.3K Mensagens 49 Curtidas

Concursos: 'Invadindo' outras praias

#1 Por Gordon 17/11/2011 - 20:02
Boa tarde prezados,

Venho até vocês apenas para compartilhar uma decisão tomada por mim recentemente e que pode servir para ajudar àqueles que precisam de um norteamento na carreira, especialmente eu, com a ajuda seus preciosos comentários e opiniões.

Como muitos acompanham neste fórum, tem-se falado bastante nas oportunidades oferecidas pelo Estado para se construir uma carreira. Não vamos aqui entrar nos pormenores, mas acredito que ter o Estado como patrão pode ser interessante para vários perfis de profissional. Eu basicamente preciso de estabilidade e um salário razoável, pois preciso voltar para os bancos da faculdade, e com a instabilidade existente no mercado de TI na iniciativa privada, não sei se isto será possível.

Como seria óbvio de esperar, eu iria partir para os concursos da área de TI devido à minha formação (sou Engenheiro de Computação). De fato, há vários concursos abertos pelo Brasil, vários órgãos do SPF abrem vagas de maneira incidental, ou seja, as vagas de TI são abertas como algo secundário, já que não são o "core do negócio". Afinal TI seria um meio, não um fim (diferentemente como ocorre no Cobra tecnologia ou no Serpro). Por exemplo, o TCU abriu vagas para TI em 2009 ou 2008 assim como a Anatel, mas quando haverá outro? Ano que vem prometeu-se 70 vagas no TCU, mas vai-se lá saber se vai ter para TI. Mas para Analista de Controle externo, vai ter! Na minha parca experiência fica difícil saber e se preparar com antedência. Já ouvi boatos de que a RFB não vai mais abrir concurso para TI, já que essa mão-de-obra será (é?) fornecida pelo Serpro. BACEN teve umas 30 vagas em TI em 2008/2009 e concurso é válido até 2012, quando abrir o próximo há possibildiade. Para perito da PF, nem me arrisco.

Outra questão é a diversidade dos conteúdos dos editais. Realmente é muito difícil estar preparado para vários concursos de TI antes de sair o Edital. Recentemente fiz uma correria com o edital da Petrobrás, mas não deu tempo com as matérias de Governança de TI (ITIL, Cobit) e de gerenciamento de Projetos (PmBok). Foi legal ter feito uma prova dessas, pois há anos não fazia prova de concursos. O melhor é saber que estudando firme é perfeitamente possível passar. Então caímos no meu problema: eu preciso trabalhar, então não posso me "dar o luxo" de ficar estudando 8h, 10h por dia DEPOIS que sai um edital. Em suma, eu preciso estar pronto para a provas 6 meses antes de sair o Edital.

Nessa história entram os concursos da área Fiscal. Tenho acompanhado de perto o pessoal que estuda para os concursos da área Fiscal/Tributária. Uma carga de 1000 a 1500 horas de estudo líquidas (baseada nos editais dos concursos da Receita Federal) fornece uma forte base para vários concursos em várias esferas. Em suma, os concursos tributários já tem um "esquema" de estudo que eu creio poder acompanhar, a passos lentos, nas minhas poucas horas de estudo por dia. Vai levar um longo tempo para estar preparado, mas sinto que estou 'andando'.

Enfim, minhas prioridades agora estão assim para os estudos: Tributária, Controle, Engenharia e TI. O plano é acabar o núcleo básico e ir especializando.

Quaisquer comentários serão apreciados!
Delphing
Delphing Geek Registrado
2.1K Mensagens 96 Curtidas
#2 Por Delphing
17/11/2011 - 21:47
Trabalho na área fiscal, não no governo mas na privada.
É uma área extremamente ampla, e que exige alta capacitação, mas vale a pena, o governo cada vez mais aperta o empresariado, para 2012 agora era para entrar em vigor o SPED fiscal para todas as empresas, foi adiado, não vai ser tão radical, pois creio que caiu a ficha que não iriam conseguir fiscalizar tudo mesmo, ou ainda quiseram apenas dar um susto nas empresas que se anteciparam, pois quem já entrou no SPED, agora não sai mais.
A e as IN86 que o digam heim, fazem qualquer empresário ter calafrios! espantado.png:

É uma ótima iniciativa, veja ainda que tu ja é formado assim sobra mais tempo/dinheiro para estudar big_green.png

Eu logo logo vou arriscar a iniciativa privada do lado contrário, ou seja patrão! Ramo consultoria rindo_atoa.gif


abraço e boa $orte (plagiado e escrachado de outrém aqui do fórum)punk.gif
http://www.dotclass.com.br
punk.gif

"Se correr o bicho pega se ficar o bicho come mas se unir o bicho foge."
Mário Sérgio Cortella
http://www.youtube.com/watch?v=IQ9MkP7XWcA

"Para conquistar o que deseja, precisa ser quem é! Do contrário o desejo não é teu a conquista não é tua." by Eu legal.png
foca
foca Highlander Registrado
12.2K Mensagens 1.1K Curtidas
#3 Por foca
18/11/2011 - 08:35
Sinceramente eu não entendo que instabilidade é essa que o pessoal vê na iniciativa privada.
To no mercado a 7 anos, nunca fui demitido mesmo quando as empresas que eu trabalhavam passavam por cortes.
E também nunca me faltou ofertas de emprego para ganhar os salários que ganhava na época.
Sempre tenho duas ou três propostas firmes.
A menos que a pessoa seja muito ruim ou ganhe um salário muito alto não vejo essa instabilidade ou medo de ser demitido que o pessoal tem.
Ainda mais em TI que para repor mão de obra qualificada é super dificil.

Que os salários da área pública são bons isso é ate uma realidade em alguns concursos, mas na imensa maioria se ganha menos que o pessoal da iniciativa privada.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
STI Cell 3.2GHz| 256MB@3.2GHz RAMBUS| Nvidia RSX@500MHz| 256MB VGA RAM| Sony BD
Sony EE 295MHZ 128 bits|Sony GS 148MHZ|32MB RDRAM| Sony DVD
http://brunofoca.blog.uol.com.br
12 anos de GDH - Ñ tiro dúvida por MP
Gordon
Gordon Tô em todas Registrado
2.3K Mensagens 49 Curtidas
#4 Por Gordon
18/11/2011 - 09:32
foca disse:
Sinceramente eu não entendo que instabilidade é essa que o pessoal vê na iniciativa privada.
To no mercado a 7 anos, nunca fui demitido mesmo quando as empresas que eu trabalhavam passavam por cortes.
E também nunca me faltou ofertas de emprego para ganhar os salários que ganhava na época.
Sempre tenho duas ou três propostas firmes.
A menos que a pessoa seja muito ruim ou ganhe um salário muito alto não vejo essa instabilidade ou medo de ser demitido que o pessoal tem.
Ainda mais em TI que para repor mão de obra qualificada é super dificil.

Que os salários da área pública são bons isso é ate uma realidade em alguns concursos, mas na imensa maioria se ganha menos que o pessoal da iniciativa privada.


Muito bom caro foca!

Você hoje tem expertise suficiente para se sentir seguro no setor privado. Não digo apenas expertise técnica, mas também (principalmente) detém as capacidades necessárias para driblar as dificuldades no jogo de interesses do setor privado. Posso dizer que você é um privilegiado! Vejo diariamente pessoas altamente qualificadas que ficam no "pula-pula" para aumentar salário, triste! Como eu disse no primeiro post, depende muito do perfil do profissional. Este perfil é o resultado único da formação familiar, educacional e profissional!

Abraço
Cansei da Privada! -- Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu estudo, mais sorte eu tenho. (Adaptado - Thomas Jefferson)
Lukas.Bios
Lukas.Bios Ubbergeek Registrado
4.7K Mensagens 301 Curtidas
#5 Por Lukas.Bios
18/11/2011 - 11:29
Gordon,

Ainda existe o "problema" dentro da iniciativa publica a respeito de estagnação salarial? Por exemplo, alguem passa em um concurso publico para X cargo, consegue a vaga, entra para trabalhar ganhando 5.000, mas este salario, com exceção dos reajustes e tudo mais que o governo oferece de forma generalista, tende a permanecer quase o mesmo após alguns anos de trabalho? Ou possui tendência, evidenciando as exceções expostas acima, de aumenta-lo?

Forte abraço

Lukas
Não existe Homens melhores que outros Homens, apenas Homens mais preparados.
Roteiro Final / Principais areas de TI
Hrkmm
Hrkmm Super Participante Registrado
529 Mensagens 15 Curtidas
#7 Por Hrkmm
18/11/2011 - 15:45
SOPMod disse:
muito interessante a dúvida do gordon. Eu também queria saber como se planejar para concursos "infrequentes", pois, diferente daqueles das forças armadas, não ocorrem todo ano.

Esperar o edital para estudar deixa os prazos e a carga de estudos apertados. E aí?

ps: e o quemel?


Cara pelo que andei pesquisando, e entrando em outros fóruns como o "forumconcurseiros" pessoal lá estuda para valer mesmo, pega o edital antigo como base e vão estudando desde logo, pois melhor mesmo que suma algumas coisas e já estar preparado para o concurso e ter noção daquilo que cairá e quando sair o edital oficial comparar e ver quais pontos foram deixados/adicionados/retirados, vida de concurseiro é realmente com estudos e pelo que li é a constância neles e não a horas/estudadas.Pois como nesse gráfico, você esquece rapidamente sendo as revisões os pontos fundamentais na estrutura de um cronograma de estudos.

Imagem

Mais vale vale estudar 2~4 horas/Dia, do que exagerar de inicio e tentar ver 5 ou mais horas durante a semana útil sendo a concentração fator primordial pro estudo, Recomendado mesmo são revisões diárias e semanais onde a tendencia de esquecermos é maior.

o/
"IX - A tua faculdade de julgar deve ser exercitada e aguçada constantemente..."
cyberfoca
cyberfoca Super Zumbi Moderador
2.1K Mensagens 1.2K Curtidas
#8 Por cyberfoca
18/11/2011 - 16:41
olá

bom... eu desanimei da Privada e, enfim, acabei parando no setor público por outro motivo: a tranquilidade.

explico:

cada empresa privada é um pequeno império, com reis, rainhas e a corte.

rei/rainha são os donos da empresa. presidente, diretor(a), etc... ainda há a corte: os puxa-sacos, "amigos" dos reis e rainhas que estão a todo tempo adulando-os.

o problema é que quanto mais a corte oprimir os vassalos (os demais funcionários), maior poder e reconhecimento perante a realeza os puxa-sacos terão.

e, não raro, algumas cabeças vão á guilhotina á pedido dos puxa-sacos da corte.
isso os torna mais forte, e massageia o ego dos reis e rainhas.

todos que estão ou estiveram na iniciativa privada sabem que precisam "cuidar" dos seus empreguinhos, não importando o quão sejam eficazes em suas funções. sinceramente... gosto muito mais da iniciativa pública porque lá cada um vai pro seu canto e só se ferra quem causar tumulto. (o que ninguém é burro o suficiente para fazer).

é por isso que, dentre outras medidas, sou favorável á proibição da demissão sem justa causa.
(e, claro, ampliar a lista de itens de demissão por justa causa)

até+
Gordon
Gordon Tô em todas Registrado
2.3K Mensagens 49 Curtidas
#9 Por Gordon
18/11/2011 - 19:27
Boa tarde a todos,

Inicialmente agradeço-lhes pelos comentários!

Lukas.Bios disse:
Gordon,

Ainda existe o "problema" dentro da iniciativa publica a respeito de estagnação salarial? Por exemplo, alguem passa em um concurso publico para X cargo, consegue a vaga, entra para trabalhar ganhando 5.000, mas este salario, com exceção dos reajustes e tudo mais que o governo oferece de forma generalista, tende a permanecer quase o mesmo após alguns anos de trabalho? Ou possui tendência, evidenciando as exceções expostas acima, de aumenta-lo?

Forte abraço

Lukas


Lukas,

Precisamos aqui de algum estatutário para responder precisamente. Infiro que o processo seja semelhante ao da iniciativa privada no que diz respeito a sindicatos (ex: http://www.sindifisconacional.org.br/) que clamam por reajustes. No entanto, tenho fortes presentimentos que certas carreiras tem reajustes generosos. Veja o exemplo dos auditores da RFB: No edital do concurso de 2009 (http://www.esaf.fazenda.gov.br/concursos/concursos_selecoes/AFRFB-2009/Editais/Edital_85_AFRFB.pdf) consta um salário inicial de R$ 13.067,00. No edital do concurso de 2005 (http://www.esaf.fazenda.gov.br/concursos/concursos_selecoes/AFRFB-2005/editais/Edital70-2005_AFRFB_abertura_das_inscricoes.pdf), para o mesmo cargo, era de R$ 7.202,00. Ou seja, se o salário dos auditores de 2005 não for reajustado (não sei como é a regra) para o de 2009, creio bastaria aos auditores aprovados em 2005 terem prestado novo concurso.

A carreira de concurseiro só é estagnada se quiser (assim como na iniciativa privada, dependendo do perfil do profissional). Muita gente faz "escada". Vai passando de um cargo a outro fazendo novas provas. Isto é muito comum na carreira pública de Direito: começar como Analista Judiciário depois da formatura até chegar na Magistratura, por exemplo.


SOPMod disse:
muito interessante a dúvida do gordon. Eu também queria saber como se planejar para concursos "infrequentes", pois, diferente daqueles das forças armadas, não ocorrem todo ano.

Esperar o edital para estudar deixa os prazos e a carga de estudos apertados. E aí?

ps: e o quemel?


Talvez essa minha decisão tenha vindo da época do vestibular (que certamente tem todo ano). Deu certo em 2005, e creio poder usar formula semelhante.

Hrkmm disse:
Cara pelo que andei pesquisando, e entrando em outros fóruns como o "forumconcurseiros" [...]
/


Acompanho de perto este fórum. Lá está a realidade dos concurseiros! Contabilizar os minutos estudados, levantar estatísticas, bolar estratégias baseando-se na sua realidade. Lá uma sala sobre aqueles que já venceram, excelentes leituras motivacionais.

cyberfoca disse:
olá

bom... eu desanimei da Privada e, enfim, acabei parando no setor público por outro motivo: a tranquilidade.

explico:

cada empresa privada é um pequeno império, com reis, rainhas e a corte.

rei/rainha são os donos da empresa. presidente, diretor(a), etc... ainda há a corte: os puxa-sacos, "amigos" dos reis e rainhas que estão a todo tempo adulando-os.

o problema é que quanto mais a corte oprimir os vassalos (os demais funcionários), maior poder e reconhecimento perante a realeza os puxa-sacos terão.

e, não raro, algumas cabeças vão á guilhotina á pedido dos puxa-sacos da corte.
isso os torna mais forte, e massageia o ego dos reis e rainhas.

todos que estão ou estiveram na iniciativa privada sabem que precisam "cuidar" dos seus empreguinhos, não importando o quão sejam eficazes em suas funções. sinceramente... gosto muito mais da iniciativa pública porque lá cada um vai pro seu canto e só se ferra quem causar tumulto. (o que ninguém é burro o suficiente para fazer).

é por isso que, dentre outras medidas, sou favorável á proibição da demissão sem justa causa.
(e, claro, ampliar a lista de itens de demissão por justa causa)

até+


Sem mais.

Abraços a todos!
Cansei da Privada! -- Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu estudo, mais sorte eu tenho. (Adaptado - Thomas Jefferson)
Lukas.Bios
Lukas.Bios Ubbergeek Registrado
4.7K Mensagens 301 Curtidas
#10 Por Lukas.Bios
18/11/2011 - 23:01

Precisamos aqui de algum estatutário para responder precisamente. Infiro que o processo seja semelhante ao da iniciativa privada no que diz respeito a sindicatos (ex: http://www.sindifisconacional.org.br/) que clamam por reajustes. No entanto, tenho fortes presentimentos que certas carreiras tem reajustes generosos. Veja o exemplo dos auditores da RFB: No edital do concurso de 2009 (http://www.esaf.fazenda.gov.br/concu...l_85_AFRFB.pdf) consta um salário inicial de R$ 13.067,00. No edital do concurso de 2005 (http://www.esaf.fazenda.gov.br/concu...nscricoes.pdf), para o mesmo cargo, era de R$ 7.202,00. Ou seja, se o salário dos auditores de 2005 não for reajustado (não sei como é a regra) para o de 2009, creio bastaria aos auditores aprovados em 2005 terem prestado novo concurso.

A carreira de concurseiro só é estagnada se quiser (assim como na iniciativa privada, dependendo do perfil do profissional). Muita gente faz "escada". Vai passando de um cargo a outro fazendo novas provas. Isto é muito comum na carreira pública de Direito: começar como Analista Judiciário depois da formatura até chegar na Magistratura, por exemplo.
Gordon,

Sim, é verdade, o salario tende aumentar ao passar dos anos nos editais para novos concurseiros, neste caso os concurseiros que passaram no exemplo de processo/concurso de 2005, se não prestarem novamente para o de 2009, como exemplo que voce citou, provavelmente não teriam seus salarios reajustados.

A carreira de concurseiro só é estagnada se quiser (assim como na iniciativa privada, dependendo do perfil do profissional). Muita gente faz "escada". Vai passando de um cargo a outro fazendo novas provas. Isto é muito comum na carreira pública de Direito: começar como Analista Judiciário depois da formatura até chegar na Magistratura, por exemplo.
Sim isso é verdade, outro ponto positivo na iniciativa publica é que o "servir de escada" é um conceito divergente da iniciativa privada, onde o profissional as vezes tem que usar pessoas para subir de cargos, seja por influencia e networking, seja por, literalmente, "passar por cima". Ja na iniciativa publica, depende exclusivamente do candidato.

Forte abraço

Lukas
Não existe Homens melhores que outros Homens, apenas Homens mais preparados.
Roteiro Final / Principais areas de TI
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#11 Por Quemel
18/11/2011 - 23:11
Gordon
A carreira de concurseiro só é estagnada se quiser (assim como na iniciativa privada, dependendo do perfil do profissional). Muita gente faz "escada". Vai passando de um cargo a outro fazendo novas provas. Isto é muito comum na carreira pública de Direito: começar como Analista Judiciário depois da formatura até chegar na Magistratura, por exemplo.


Caro Gordon, salve!

É isso mesmo: uns começam como APF, depois passam para DPF e finalmente quando viram Procuradores da Republica, sossegam.

Com os bons salários se dar o luxo de fazer quaisquer concursos.

Bração e boa $orte,
Quemel
SOPMod
SOPMod Tô em todas Registrado
1.3K Mensagens 71 Curtidas
#12 Por SOPMod
19/11/2011 - 00:33
ok, então uma solução pra concursos irregulares (não legalmente, mas quanto à frequencia) é se basear em editais anteriores. Mas, e naqueles casos que a realização de um certame pode demorar muito, o candidato fica na geladeira até lá, ou procura algum ramo alternativo pra tentar outras provas?

aliás, como e onde poderia me informar das "áreas" de concursos? (assuntos, ex: tributária, judiciário, etc)

tópico excelente!!
Tchau, querida! policia.gif
Hrkmm
Hrkmm Super Participante Registrado
529 Mensagens 15 Curtidas
#13 Por Hrkmm
19/11/2011 - 13:54
SOPMod disse:
ok, então uma solução pra concursos irregulares (não legalmente, mas quanto à frequencia) é se basear em editais anteriores. Mas, e naqueles casos que a realização de um certame pode demorar muito, o candidato fica na geladeira até lá, ou procura algum ramo alternativo pra tentar outras provas?

aliás, como e onde poderia me informar das "áreas" de concursos? (assuntos, ex: tributária, judiciário, etc)

tópico excelente!!


Ótimos fóruns para isso que até ja citei CorreioWeb e o ForumConcurseiros e sites para ficar por dentro sobre Concursos abertos, Noticias e Provas anteriores ConcursosNoBrasil e PCIconcursos.

Complicado tudo depende do seu foco, você pode estudar pra judiciário e querer fazer a prova de tributária nem todas as matérias são convergentes mas a similaridades, se possui bastante matérias em comum e não ligar de desembolsar os custos, até compensa fazer a prova e fazer como se fosse para valer.A maior qualidade de um concurseiro é saber lidar com a não-aprovação...Ficar na geladeira é o pior, se perde ritmo e tempo valiosos, se souber para que cargo abrirá concurso busque outros concursos pro mesmo cargo e identifique as matérias mais frequentes.
"IX - A tua faculdade de julgar deve ser exercitada e aguçada constantemente..."
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#14 Por Quemel
19/11/2011 - 17:35
foca
Sinceramente eu não entendo que instabilidade é essa que o pessoal vê na iniciativa privada.

To no mercado a 7 anos, nunca fui demitido mesmo quando as empresas que eu trabalhavam passavam por cortes.

E também nunca me faltou ofertas de emprego para ganhar os salários que ganhava na época.

Sempre tenho duas ou três propostas firmes.

A menos que a pessoa seja muito ruim ou ganhe um salário muito alto não vejo essa instabilidade ou medo de ser demitido que o pessoal tem.

Ainda mais em TI que para repor mão de obra qualificada é super dificil.

Que os salários da área pública são bons isso é ate uma realidade em alguns concursos, mas na imensa maioria se ganha menos que o pessoal da iniciativa privada.


Caro Bruno, salve!

Com todo o respeito, mas vosmecê é uma exceção. Um "mosca-branca".

Não cheguei a essa conclusão neste post, ele apenas reafimou o que já sei após mais de 7000 mensagens.

Veja que você combina as qualidades de um bom profissional: competência técnica e comunicação em TIC.

Grifei algumas expressões suas para melhor embasar esse tópico. Sinto que a maioria que estudar no MIT, mas não consegue nem atingir a média 7 para uma simples prova de Probabilidade e Estatística.

Percebo que grande parte dos que cursam uma graduação em TI fazem apenas "números" e querem mesmo é o glamour. Há exceções.

O que mais vale a pena em alguns casos não é o salário indireto, mas o salário direto. De novo sem citar: meu estagiário passou em um concurso para o SPF (formado em ADM e com algumas certificações Cisco e M$).

De tanto eu lhe dar tapas, aprendeu a lição. Atualmente é CIO no SPF e só em 2010 a instituição investiu cerca de R$ 30 mil em cursos para ele. Seu salário deve girar em torno de R$ 14 mil bruto e R$ 7 mil líquido.

Bração e boa $orte,
Quemel ze_bonitinho.png
Gordon
Gordon Tô em todas Registrado
2.3K Mensagens 49 Curtidas
#15 Por Gordon
20/11/2011 - 22:22
SOPMod disse:
ok, então uma solução pra concursos irregulares (não legalmente, mas quanto à frequencia) é se basear em editais anteriores. Mas, e naqueles casos que a realização de um certame pode demorar muito, o candidato fica na geladeira até lá, ou procura algum ramo alternativo pra tentar outras provas?

aliás, como e onde poderia me informar das "áreas" de concursos? (assuntos, ex: tributária, judiciário, etc)

tópico excelente!!


O quote abaixo responde!

Há autores que dividem os concursos em três grandes áreas: Jurídica, Fiscal e Técnica, sendo que há vários que, interpreto eu, não se encaixam nessas categorias tais como aqueles para diplomacia e para professor universitário.

No mais, basta procurar por histórias de vida de estudantes e aprovados, ver a suas condições de vida e traçar uma estratégia de estudos.

Hrkmm disse:
Ótimos fóruns para isso que até ja citei CorreioWeb e o ForumConcurseiros e sites para ficar por dentro sobre Concursos abertos, Noticias e Provas anteriores ConcursosNoBrasil e PCIconcursos.

Complicado tudo depende do seu foco, você pode estudar pra judiciário e querer fazer a prova de tributária nem todas as matérias são convergentes mas a similaridades, se possui bastante matérias em comum e não ligar de desembolsar os custos, até compensa fazer a prova e fazer como se fosse para valer.A maior qualidade de um concurseiro é saber lidar com a não-aprovação...Ficar na geladeira é o pior, se perde ritmo e tempo valiosos, se souber para que cargo abrirá concurso busque outros concursos pro mesmo cargo e identifique as matérias mais frequentes.
Cansei da Privada! -- Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu estudo, mais sorte eu tenho. (Adaptado - Thomas Jefferson)
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal