Logo Hardware.com.br
Acácio Florentino
Acácio Flore... Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas

Computador desliga repentinamente com PSU alternativa.

#1 Por Acácio Flore... 21/07/2016 - 10:35
Olá a todos.

Estou enfrentando um problema na qual só vejo dois catalisadores para tal evento: adaptador molex > 6 pinos e/ou PSU Corsair CX430M. Quando utilizo a C3 Tech 850W, o pc funciona numa boa 24 horas por dia, non-stop. Quando coloco a outra fonte, supracitada, o pc desliga "do nada", geralmente em menos de 1 hora de uso intensivo da placa de vídeo.
A placa de vídeo é uma R9 280x. E sim, a fonte da Corsair teoricamente deveria dar conta dela numa boa, tendo em vista que meu wattímetro mostra ~300W, sendo que a fonte é de 430W. Ou seja, uma margem larga.

A fonte funciona numa boa sem a placa de vídeo. Quase 100% que o problema é do cabo adaptador. Se der certo, vou mandar foto do adaptador, para que possa ser verificado a qualidade do mesmo, como a espessura e pinagem. Falando em pinagem, achei eles BEM frouxos, bem difíceis de se fixarem adequadamente nos conectores IDE. Inseri o adaptador nos dois conectores IDE do mesmo cabo do HD, fazendo com que o mesmo cabo compartilhe a energia com ambos equipamentos (placa de vídeo e HD). Não havia outro IDE disponível para deixar cada equipamento em uso dedicado.

Além disso, o que me assustou bastante foi o fato de que, quando o pc desligava sozinho, teve uma vez que eu tentei ligar o pc de novo e a ventoinha do processador não girava, não aparecia nenhuma mensagem POST, e não desligava nem dando curto no power switch, daí eu rapidamente desliguei o pc, com medo de queimar. Agora está ligado com a C3 Tech, utilizando a placa de vídeo em uso bem intensivo e nenhum problema ocorreu. Fica ligado o dia inteiro sem nenhum problema.

EDIT:

Imagem
Imagem

Imagem
O que acontece se eu colocar um conector IDE só, apenas por curiosidade? Grato desde já!
Acácio Florentino
Acácio Flore... Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#2 Por Acácio Flore...
21/07/2016 - 15:47
Berserker92 disse:
Ainda não entendi o porque você está usando o adaptador já que, a CX430 possui conector auxiliar de 12v 6pinos. A R9280x utiliza dois conectores de 6 pinos o qual a fonte possui, a não ser que você tenha perdido, já que essa fonte é modular. Não é recomendavel esse tipo de adaptador em vgas, teste sem ele. Porém, essa fonte não da conta dessa placa, o requisito mínimo para este modelo é uma fonte de 750w REAIS (recomendação das fabricantes). Mesmo que a placa "só" consuma 300w, vai faltar potência para alimentar os demais componentes, por isso os deligamentos repentinos quando a placa é bastante utilizada. Não sei resto do seu setup, mas acredito que uma de 650w daria conta. Recomendo fazer os calculos no PSU calculator com o resto da configuração para ter uma idéia aproximada do consumo total da máquina. http://outervision.com/power-supply-calculator


Evidentemente, você não sabe do que está falando. A R9 280x utiliza um conector de 6 pinos e um de 8 pinos... MESMO que fossem dois de 6 pinos, a minha fonte possui somente um conector de 8 pinos. E em NENHUM momento afirmei que os 300W são apenas da placa de vídeo. De fato, eu deixei BEM claro que é o valor exibido no wattímetro, sendo portanto referente ao sistema todo, incluindo monitor e até mesmo periféricos que não têm relação alguma com a fonte, embora o valor exibido seja quase 100% do sistema.

"Não é recomendavel esse tipo de adaptador em vgas" (sic). Fonte? É muita prepotência fazer tal afirmação sem citar fonte alguma. Eu sei de uma fonte do CDH que afirma justamente o CONTRÁRIO - ou seja, que não há problema de uso per se: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/porque-nao-devemos-usar-adaptadores-de-alimentacao-em-placas-de-video/3062

Agora me diz aí: por que raios eu utilizaria um site de cálculo de consumo, que faz uma ESTIMATIVA de consumo, quando eu possuo em casa um wattímetro, que informa de forma quase 100% precisa, com variação máxima de 1W?! Melhor ainda: por que você dá palpite em coisa que você não entende? Em coisa que você sequer pensa "ei, ele tem um wattímetro... ele não precisa fazer estimativas, pois ele SABE quantos Watts seu PC consome!"?! Não leva como algo pessoal a forma rude da reply (eu sequer conheço você), mas é que eu busco informações de quem ENTENDE do assunto. Não é a toa que eu resolvi fazer pergunta num fórum dedicado ao hardware.
Acácio Florentino
Acácio Flore... Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por Acácio Flore...
21/07/2016 - 18:17
Berserker92 disse:
O que confundi foi com relação aos 300w e aos conectores que realmente são 1 de 6 e 1 de 8pinos, mesmo assim não precisa dessa raiva toda. Se é tão entendido como diz ser, porque não verificou as tensões da fonte quando em carga? Verificou as corretes nas saídas fonte, quando em carga? Se alterada essas medidas, realizou algum teste nos componentes internos da fonte? Capacitores, pwm, transistores chaveadores, ressitores, etc?Outra coisa, que talvez você não levou em conta o requerimento mínimo recomendado pela maior parte das fabricantes que trabalham com a R9 280x recomenda é 750W. Sabe que a fonte tem sua melhor faixa de eficiência em 50% de carga?
Aqui estão as fontes: http://www.kabum.com.br/produto/47563/placa-de-video-vga-xfx-radeon-r9-280x-3gb-ddr5-384-bits-crossfirex-r9-280x-tdfd/?tag=radeon r9 280x
http://www.megamamute.com.br/placa-de-video-sapphire-amd-radeon-r9-280x-vaporx-3gb-gddr5-pci-express-3-0-1221-20-20g/p
Você não disse o fabricante da sua gpu, portanto não tenho como afirmar categoricamente o requerimento mínimo energético, mas da pra ter uma base atraves desses links.
Com relação a melhor faixa de eficiência, tem um vídeo muito explicativo sobre eficiência de fontes feito pelo teclab. Em que o Ronaldo, inclusive usa uma fonte de menor potência para uma gpu parruda. Porém de uma certificação mais alta série Corsair CS(ao contrário da sua fonte que é uma CX). Então filho, não é invenção minha ou palpite É FATO.
Segue o link do teclab: dos 6:40 até 7:30.
Eu não sei porque as pessoas por causa de uma falha, desmerecem todo o argumento e vem com tanto ódio. A intenção do forum é compartilhar conhecimento e não taxar pessoas. Agora se quiser arriscar seu investimento em adaptadores e fontes não recomendadas pra sua Gpu, paciência. A escolha é sua.


Em primeiro lugar, não é questão de você considerar que eu estou sendo rude com você ou não. Aqui é para ser tratado com IMPARCIALIDADE. Se você se ofendeu, não posso fazer nada. Mais razão e menos emoção. E nada de me chamar de "filho", pois não te dei essa liberdade. Como você mesmo lembrou, aqui é uma comunidade. Portanto, mais respeito. Uma coisa é você ficar de mimimi por ter se ofendido com algo que não é nada pessoal. Outra é você achar que pode chamar um desconhecido de "filho".

"Se é tão entendido como diz ser, porque não verificou as tensões da fonte quando em carga? Verificou as corretes nas saídas fonte, quando em carga? Se alterada essas medidas, realizou algum teste nos componentes internos da fonte? Capacitores, pwm, transistores chaveadores, ressitores, etc? (sic)"

Quando foi que eu disse que sou entendido? Pode citar essa parte? Ou é "só" invenção sua para infantilmente distorcer o que digo?

Agora sim! Tensão da fonte seriam os 12v, na qual eu teria que verificar se há uma margem fora do comum, correto? E o que seriam as "correntes nas saídas da fonte"? Para eu testar essas variáveis, seria necessário multímetro (que é algo que não possuo), correto? Para testar os capacitores, eu teria que abrir a fonte. PWM = ? Isso não seria Power Management? Se sim, o que isso tem a ver com a fonte e/ou o adaptador não funcionar corretamente? Testar transistores chaveadores e resistores = multímetro, correto?

Vale frisar que eu já abri a fonte uma vez, pois ela estava com muita poeira grossa, pois foi utilizada por bastante tempo fora do gabinete. No entanto, não mexi em nada. Apenas passei um pincel comum para remover as poeiras.

Fabricantes recomendam um valor muito mais elevado justamente por segurança, para evitar problemas judiciais, não é? Embora perca eficiência (estou ciente disso), teoricamente, uma fonte de 430W deveria aguentar um sistema de 300W numa boa, não é mesmo?

A minha placa de vídeo é uma HIS R9 280x IceQ.

"Com relação a melhor faixa de eficiência, tem um vídeo muito explicativo sobre eficiência de fontes feito pelo teclab. Em que o Ronaldo, inclusive usa uma fonte de menor potência para uma gpu parruda. Porém de uma certificação mais alta série Corsair CS(ao contrário da sua fonte que é uma CX). Então filho, não é invenção minha ou palpite É FATO."

Oi? O que isso tem a ver com o assunto? Não falei sobre eficiência, mas sim sobre o adaptador, além do consumo total do computador. NADA a ver com eficiência. E você viu que também está errado sobre não ser recomendado o uso de adaptador, na qual mencionei a fonte? Pois é...

A intenção do fórum realmente não é "taxar" pessoas. Desde quando que eu fiz isso? Agora chamar um desconhecido de "filho" é um claro exemplo de desrespeito. E desrespeito certamente não é e nem deve ser aceito num fórum.

EDIT: esqueci de mencionar que a minha placa de vídeo possui coil whine. Quando abro um jogo pesado, ou deixo minerando Decred em baixa intensidade (uma cryptomoeda), dá para ouvir um ruído contínuo bastante perceptível.
A6_INFO
A6_INFO Cyber Highlander Administrador
56K Mensagens 4K Curtidas
#4 Por A6_INFO
22/07/2016 - 18:43
Tópico limpo. Senhores, por gentileza acalmem os ânimos e realizem debatem não embates para que não seja necessário medidas administrativas por aqui. Grato.

Sobre a dúvida do autor, se eu entendi bem, você está utilizando o conector 8 pinos da Corsair e no conector de 6 pinos, você está utilizando o adaptador molex para conectar correto? E sua dúvida é, o que pode acontecer se ao invés de utilizar os 2 conectores dos molex, utilizar apenas um, certo? Não dá para afirmar que pode, por exemplo, queimar, mas é provável que não funcione por conta da alimentação não estar sendo adequada ou suficiente. E o problema pode ser o adaptador? Pode.
A questão de não ligar quando ele desligou, pode ser até dispositivo de segurança da própria Corsair que desarma a fonte para evitar que algo aconteça. Eu já presenciei esse tipo de comportamento e precisava desligar na chave (on-off) e depois religar para ela rearmar.
Progressista gourmet, esquerda caviar, querem o controle e atacar as liberdades, ignoram opinião alheia e se fazem de vítimas quando confrontados. ©®²³
Com uma besta quadrada comunista (Paulo Freire), patrono da educação, criamos apenas militantes socialistas, bestas quadradas e analfabetos funcionais.
Quem votou no Ladrão, candidato da criminalidade e do establishment (que vibraram com sua vitória), é ladrão, cúmplice ou apenas um imbecil.
Acácio Florentino
Acácio Flore... Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por Acácio Flore...
22/07/2016 - 23:10
A6_INFO disse:
Tópico limpo. Senhores, por gentileza acalmem os ânimos e realizem debatem não embates para que não seja necessário medidas administrativas por aqui. Grato.

Sobre a dúvida do autor, se eu entendi bem, você está utilizando o conector 8 pinos da Corsair e no conector de 6 pinos, você está utilizando o adaptador molex para conectar correto? E sua dúvida é, o que pode acontecer se ao invés de utilizar os 2 conectores dos molex, utilizar apenas um, certo? Não dá para afirmar que pode, por exemplo, queimar, mas é provável que não funcione por conta da alimentação não estar sendo adequada ou suficiente. E o problema pode ser o adaptador? Pode.
A questão de não ligar quando ele desligou, pode ser até dispositivo de segurança da própria Corsair que desarma a fonte para evitar que algo aconteça. Eu já presenciei esse tipo de comportamento e precisava desligar na chave (on-off) e depois religar para ela rearmar.


Agora sim, uma resposta de qualidade, que é o que eu buscava.

Isso mesmo, estou utilizando o adaptador para o de 6 pinos, já que a fonte possui apenas um cabo de 8 pinos. O que eu acho estranho é que a fonte funciona numa boa sem a placa de vídeo. Aí eu deixo ela minerando (utilizando recursos intensivos do OpenCL) e, geralmente dentro de uma hora, o PC desliga bruscamente. O wattímetro mostra uns 300W. Vale frisar que este é o valor do sistema todo, e não apenas da placa de vídeo. A minha fonte é de 430W, portanto não deveria acontecer qualquer problema de falta de potência, não é mesmo?

A trilha de 12v possui 32A, sendo que o necessário é 30A para a placa de vídeo em questão.

Cheguei a abrir a fonte, porém a única coisa que fiz foi passar um pincel escolar para eliminar poeira. Havia muita poeira, já que eu utilizei ela por uns 3 meses fora do gabinete. Não verifiquei o estado dos capacitores (para conferir se há vazamento e/ou inchaço), pois a fonte funciona perfeitamente sem a placa de vídeo, e por esse motivo nem desconfiei de ser algum problema na fonte.

Na minha opinião, parece ser mal contato do adaptador molex. Achei os pinos muito frouxos. A placa de vídeo vibra moderadamente, já que está fora do gabinete, e suponho que essa vibração cause o deslocamento entre o conector IDE da fonte e do adaptador. Mas não sei, por isso busco informação de alguém apto a resolver essa questão.

Agradeço à educação e à intervenção, pois de fato foi necessário. O usuário em questão estava levando a conversa para o lado pessoal e partindo para a baixaria.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal