Logo Hardware.com.br
jhonny love
jhonny love Veterano Registrado
1.3K Mensagens 48 Curtidas

Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux [???]

#1 Por jhonny love 02/08/2010 - 11:09
Gente achei essa matéria falando sobre windows e linux opinem e vejam o que acham disto:


Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux

As distribuições Linux estão cada vez mais fáceis de usar, mas o sistema da Microsoft ainda é mais confortável e prático.


Um cliente feliz pode até contar a alguém a razão de sua alegria. Um cliente infeliz, por sua vez, espalha aos quatro cantos os motivos de sua insatisfação. Converter-se ao mundo Linux antes de tomar uma boa dose de realidade pode transformá-lo em um indivíduo do segundo grupo. Se me permitam ser totalmente honesto, afirmo: o Linux ainda não é para todos. Por mais que o Ubuntu, o Mandriva e algumas outras distribuição cheguem perto, o Windows continua sendo mais fácil de usar.
Dito isso, não quero dar a questão por encerrada. Existem muitos motivos para trocar o sistema operacional da Microsoft por um de código aberto. Seus negócios e sua produtividade dependem da estabilidade de seus computadores, da felicidade dos funcionários, e da habilidade, sua e deles, em trabalhar da maneira mais eficiente que puderem, com o menor número de ocorrências possível. Se você, realmente, pensa em descartar o Windows de seu maquinário, existem algumas questões das quais deve estar ciente antes de prosseguir com o plano. O Linux é, de fato, uma plataforma incrivelmente útil, interessante e versátil, porém, tem as suas falhas. A seguir, uma lista para que você já comece a se familiarizar com elas.
Não é Windows
Por mais óbvia que seja essa observação, você não deve esperar que o Linux se comporte como o Widnows. Há algumas similaridades: os gráficos, os menus, as aplicações representadas por ícones, temas para desktop, enfim, a maioria das coisas que você já conhece do da área de trabalha no sistema da Microsoft. Parece Windows, mas não é. Seus fãs dizem que é melhor, por ser mais estável, por suas variadas funcionalidades e por seu preço absurdamente baixo – convenhamos, é difícil ser mais barato que a gratuidade.
No entanto, o Linux não consegue imitar o Windows no que ele tem de melhor, pelo menos, aparentemente. Por ser o sistema operacional mais usado no mundo, ele conta com uma série de vantagens: milhares de desenvolvedores devidamente empregados, uma máquina de marketing enorme, suporte técnico de terceiros, muitos anos de validade, e uma dedicada base de usuários, tanto no setor corporativo quanto no âmbito doméstico. Não é de se espantar que a Microsoft domina o mercado dos computadores e os dólares que este mundo rende.
De certa maneira, a batalha entre Windows e Linux é como aquela outra, entre o VHS e o Betamax. O segundo, mesmo sendo superior, perdeu a guerra por nunca ter caído no gosto do mercado. O Linux é uma versão moderna do Betamax. Não é o Windows. Nunca será.
E não é Unix
O Linux tem muitas da qualidades do Unix, como a interface de seu sistema de arquivos, seu suporte para que muitos usuários utilizarem o mesmo dispositivo, a propagada estabilidade e eficientes recursos de segurança. Ainda assim, o Linux também é muito diferente das distribuições comerciais do Unix. Mesmo que que rode confortavelmente em hardwares x86, tenha boa disposição para a virtualização e possa ser carregado em um pen drive, as disparidades persistem.
A extrema versatilidade do Linux torna-o único para pequenas companhias, médias empresas e máquinas para o consumidor final. O Linux é um tipo de Unix, mas não no sentido pleno da palavra. Alguns desenvolvedores o chamam de clone. Tanto um quanto o outro sofrem como o mesmo problema em questões de compatibilidade. Por exemplo: se você estiver rodando sua aplicação em um IBM AIX, o programa será tão mais compatível em um Linux quanto seria em um Sun Solaris ou em HP-UX.
Impressoras e outros periféricos
É verdade: o Linix não tem muitas opções em se tratado de suporte a periféricos. Se você já tentou configurar uma impressora para funcionar com o sistema, provavelmente já perdeu alguns fios de cabelo nessa tarefa. Há um grande número de aparelhos compatíveis, mas se justamente aquele que você comprou não estiver na lista, bem, desejo-lhe sorte. Depois de horas gastas com pesquisa em fóruns na internet, você poderá descobrir que a impressora não é mesmo compatível e nem é capaz de simular o funcionamento de outra que seja suportada.
Nessa área, o Linux traz mais dores de cabeça que qualquer outro sistema operacional moderno. A solução para a questão é, antes da compra, checar quais dispositivos a distribuição que você possui aceita. Caso contrário, e com algum azar, você terá que dispensar a impressora já adquirida; la não terá mais utilidade mesmo.
Documentos e arquivos
Esse problema em particular está mais relacionado com as aplicações que funcionam no Linux que com o sistema em si mesmo. Você descobrirá que a maioria das extensões populares de arquivos para Windows, como as do Office ou do Photoshop, podem ser abertas e editadas em um programa similar disponível para o Linux. No entanto, alguns documentos poderão não ser suportados nativamente pelo Open Office, suíte de escritório, ou pelo GIMP, equivalente ao Photoshop, pois possuem alguma espécie de “bloqueio proprietário” que obriga que sejam abertos apenas pelos softwares que os criaram. Usuários de Linux, por vezes, procuram por táticas para superar esses obstáculos; converter o arquivo para um formato mais usual, em geral, resolve o empecilho, mas requer conhecimento técnico superior.
Competências técnicas necessárias
Usuários de Linux precisam de um conhecimento técnico mais avançado para fazer com que as coisas funcionem. Isso não quer dizer que pessoas menos hábeis não conseguirão usá-lo, mas para algumas atividades mais complexas – como configurar um periférico que não seja reconhecido rapidamente pelo sistema ou instalar um software que não esteja dentro de um pacote disponível – certas aptidões serão necessárias. Configurar um servidor Linux é relativamente simples, mas para habilitar alguns de seus serviços um profissional mais qualificado é recomendável. Se você for do tipo que gosta de mexer em computadores, aprender coisas novas e celebrar conquistas na área da informática, o Linux, com certeza, é para você.
Conclusão
Por fim, a mudança para o Linux requer certa dedicação para se informar sobre as particularidades do sistema, investigar o modo como a plataforma funciona e, lógico, um pouco de paciência na hora de resolver as dificuldades que surgirão. Saiba que o Linux não suporta todo periférico disponível no mercado. Mas, acredito, caso você esteja certo de sua escolha, já deve estar ciente de que os obstáculos existem e alguns sacrifícios terão que ser feitos pelo caminho.
Se preferir continuar com o confortável e o familiar, fique com o Windows. Se quiser nivelar por baixo o maquinário corporativo, gaste mais dinheiro e compre produtos da Apple. Ou, finalmente, se estiver disposto a sofrer um pouco e fazer algumas concessões , use o Linux em seus servidores e experimente um novo tipo de liberdade.

Fonte
Serfalas
Serfalas Highlander Registrado
7K Mensagens 1.4K Curtidas
#3 Por Serfalas
02/08/2010 - 13:16
Eu acho que o artigo seria melhor se avaliasse os dois lados da moeda. No caso, faltou falar sobre as grandes vantagens do Linux na área de segurança.
Creio que a gratuidade e a invulnerabilidade (na prática) contra malwares são os grandes trunfos do pinguim. Se eu fosse o dono da Canonical lançaria uma campanha bem agressiva, ressaltando esses pontos (a Apple não faz isso para não se indispor com a Microsoft e seu pacote Office, imagino).
Por outro lado, pode ser que a batalha pelo desktop esteja perdida para o Linux. Nesse ponto, o mundo é Windows.
Ubiracy_Mafra
Ubiracy_Mafr... Membro Senior Registrado
212 Mensagens 4 Curtidas
#6 Por Ubiracy_Mafr...
02/08/2010 - 14:08
sephiroth0 disse:
Esse artigo pesa muito para o lado Windows.
Sobre desenvolvedores, ambos tem muitos desenvolvedores. E se corretamente instalado, a diferença para usuário comum que só vai utilizar internet e Editor de textos é mínima. A não ser que a pessoa que instalará a o OS não saiba instalar, mas daí é outra história.


Concordo em gênero, número e grau punk.gif
Acer Aspire 5250-0866
Windows 7 / Ubuntu 14.04
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#7 Por Kraftwerk
03/08/2010 - 01:25
Olá amigos.anjinho.gif


Fora das grandes distros não há como querer usar Linux, principalmente pela falta de suporte. É um excelente SO em muitos aspectos e para várias coisas é melhor que qualquer Windows. Para quem sempre usou Windows é muito difícil e traumático mudar para o Linux. Para quem usava Mac nem tanto. Da mesma forma, para quem sempre usou Linux migrar para Windows é complicado. Se todo mundo que usa Windows tivesse que pagar pelo SO ele não teria tantos usuários assim, principalmente aqui no Brasil onde 8 em cada dez é Piratex Edition ainda. Mas isso está mudando lentamente com o Windows 7.

Até mais. bebi_demais.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
Xupeta
Xupeta Veterano Registrado
802 Mensagens 32 Curtidas
#8 Por Xupeta
03/08/2010 - 06:33
Na minha máquina há espaço para os dois, mas dou preferência em usar meu Debian Lenny, pois faço nele coisas com mais produtividade do que no Windows. Um exemplo é a conversão de áudio ou vídeo, bem mais rápido do que no 'janelas'.
Mas é inegável que o Windows é e, pelo meu ponto de vista, sempre será o sistema mais usado, já que qq mané que for colocado na frente de um micro com ele instalado vai conseguir usar o sistema, mesmo que na base da tentativa e erro... big_green.png
ivoaudio
ivoaudio Cyber Highlander Registrado
7.1K Mensagens 2.2K Curtidas
#9 Por ivoaudio
03/08/2010 - 16:36
Tenho visto usuários Windows perdidos na mudança do XP para o Seven. O mesmo ocorre quando apenas mudam do Office 2003 para o Office 2007. E olha que a nossa área de TI preparou os computadores com a interface igual à do Windows XP Professional!

Hoje mesmo, um colega, que usava o Office 2003 até semana passada, tentou "Salvar Como" um arquivo no Word 2007. Adivinhem onde acabou procurando a função? No "Menu Iniciar" do Windows... Não encontrava, e veio me perguntar.

Minha opinião, e não é para implicar ou discutir:

"Usuário" é assim, fica sem saber o que fazer até quando muda apenas a cor de fundo da tela.

Não acho que o Linux é mais difícil. As pessoas é que são preguiçosas, pra não dizer outra coisa... Quando as coisas não dão certo no Windows, ficam choramingando e reclamando que antes era diferente. Quando as coisas não dão certo no Linux, dizem que no Windows é mais fácil... Na verdade, não sabem se virar em sistema algum.

No flames, please!
Jazz rocks!
---
OPERAman
OPERAman Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 55 Curtidas
#10 Por OPERAman
04/08/2010 - 09:01
Se as pessoas se viram no Windows, se viram no Mac OSX, se viram com seu Smartphone (seja ele Symbiam, Windows Mobile, Android ou Iphone) mas torcem o nariz para o Linux, pra mim não há dúvida que ainda existe um abismo que separa esse sistema de um usuário comum.
Intel Core i5 8400 + DeepCool 240T | Asrock Fatal1ty Z370 Gaming-ITX/ac | 16GB DDR4 3200MHz G.Skill Ripjaws V
EVGA GTX 1080Ti FTW3 Gaming | Sandisk SSD Plus 480GB | Crucial BX500 2TB
BitFenix Prodigy White | Corsair TX650M | Edifier E3100 | LG OLED B7P 55"
mtulio_2000
mtulio_2000 Tô em todas Registrado
1.5K Mensagens 103 Curtidas
#11 Por mtulio_2000
05/08/2010 - 17:11
Acho que o Linux perdeu em alguns aspectos pois optou para se parecer com Windows. Ficou fácil instalar programas com aptgets, ícones mágicos, central de programas, etc... Contudo não aproveitou a possível otimização do x64 e multicore. Tá alguém pode alegar que uma versão XBY do Linux aproveitou essas tecnologias, mas o Ubuntu, Debian e o Big Linux por exemplo que são mais comuns no Brasil não. O Kurumin então nem se fala... As versões disponíveis para download até bem pouco tempo eram só x86, agora aparecem versões x64 pois o W7 desmistificou o assunto e ter micro com 4 GB de ram se tornou mais barato e comum. Tenho certeza que se otimizassem aplicativos gratuitos que substituíssem os comerciais como Sony Vegas, Photoshop, Soundforge, Autocad, entre outros conseguiriam abocanhar uma fatia considerável do mercado de Mac´s.
Para pequenas e médias empresas então nem se fala, roubaria usuários Windows com muito menos. Perderam a boa oportunidade que o Vista deu, competir com W7 só com o recurso da segurança mesmo.
JoaoNeto
JoaoNeto Cyber Highlander Registrado
15.3K Mensagens 2.9K Curtidas
#12 Por JoaoNeto
05/08/2010 - 18:02
Achei bem tendencioso o artigo. E as vantagens de usar Linux? E as desvantagens de usar o Windows? Não sou pró Linux, tanto que uso na maior parte do tempo o Windows. Mas é perfeitamente possível um usuário comum usar o Linux. Basta ter um pouquinho de paciencia pra se acostumar, coisa de uma ou duas semanas no máximo, e claro, usar um pouquinho a cabeça também.
Se não fosse o C iriamos programar em Basi, Pasal e Obol
Bbruno
Bbruno General de Pijama Registrado
3.2K Mensagens 102 Curtidas
#13 Por Bbruno
05/08/2010 - 18:06
thyagopacher disse:
acho que não poderia ,mais vou completar um pouquinho o artigo:

-drivers,ainda são poucos os fabricantes que tem um suporte para linux,e mesmo tendo suporte não é para qualquer linux que eles tem suporte

Com esse meu tempo de experiência como técnico de informática eu nunca tive um problema com drivers no linux... Sempre o Linux reconheceu todos os meus drivers... em todas máquinas que eu ja mexi ( Máquinas antigas e máquinas novas )...
bicudo0
bicudo0 Novo Membro Registrado
36 Mensagens 0 Curtidas
#14 Por bicudo0
05/08/2010 - 20:38
JoaoNeto disse:
Achei bem tendencioso o artigo. E as vantagens de usar Linux? E as desvantagens de usar o Windows? Não sou pró Linux, tanto que uso na maior parte do tempo o Windows. Mas é perfeitamente possível um usuário comum usar o Linux. Basta ter um pouquinho de paciencia pra se acostumar, coisa de uma ou duas semanas no máximo, e claro, usar um pouquinho a cabeça também.


Concordo também. Eu só uso Windows por causa dos jogos. O único problema que tenho com o linux é o suporte a minha placa de TV cap_triste.png, do restante tudo funciona bem.
de_olho.gif
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#15 Por Kraftwerk
05/08/2010 - 21:15
Olá amigos.anjinho.gif


Eu também nunca tive problemas com drivers, salvo um ou outro caso específico, mas que eu já sabia que não tinha suporte para Linux. Por isso eu dou preferência hoje a placas e produtos que sejam mais simpáticos ao pingüin.

Até mais,bebi_demais.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal