Logo Hardware.com.br
Lucas_Alexandre
Lucas_Alexan... Veterano Registrado
787 Mensagens 41 Curtidas

Cartão de memória danificado

#1 Por Lucas_Alexan... 29/01/2023 - 07:44
Prezados amigos,
Optei por postar meu tópico nessa sala, pois não acho que meu caso se encaixe em "Periféricos", vocês vão entender porquê.
Bem, eu tenho (ou tinha) um cartão de memória de 32GB da Sandisk. Eu adquiri ele junto com uma placa microcontroladora (Raspberry Pi). Portanto, o sistema operacional rodava no cartão. Mas esse uso permaneceu por meses talvez, pois eu logo troquei o cartão por um de 16GB e instalei o de 32GB no meu celular da Motorola (um G7 Play).
passei mais de dois anos usando o cartão de memória no aparelho normalmente, configurado como Armazenamento interno compartilhado. Ou seja, como se o cartão fosse um "disco dinâmico" dos computadores, era uma extensão da memória de dados do usuário do celular.
Para o meu azar, resolvi levar o celular na assistência de um conhecido meu, pois estava para trocar o plug P2 do fone de ouvido fazia tempo, estava danificado por conta de um tombo que eu caí com o celular. O P2 foi trocado, tudo ficou perfeito.
Durante os procedimentos de troca e os testes no celular, o cartão andou sumindo do sistema. Daí ao reiniciar o celular, voltava ao normal.
Quando o cartão tinha sido reconhecido de novo eu segui minha vida normalmente, estava com acesso aos arquivos de sempre. Então eu deixei o celular de lado e fui dormir. Quando acordei no outro dia, tinha acontecido uma festa de despedida no meu celular, e absolutamente todos arquivos desapareceram, viraram fumaça. Não tinha memória interna, nem o Cartão SD (que constava como ausente). Achei que era um bug, reinicieo o celular, tirei o cartão da cgaveta, inspecionei, limpei com um cotonete, isopropílico, de nada adiantou. Não me restou outra opção, senão "Esquecer" o cartão nas configurações do Android, já que nem a memória do celular eu conseguia acessar. Infelizmente não havia mais imagens, áudios, nada. Obviamente que eu fazia backup recorrente desse cartão, porém na semana do incidente eu estava viajando, e quando fazia o backup ligava o celular no computador. Não havia aplicativo gratuito que fizesse o backup automático para nuvem, por exemplo, estando no Wi-Fi. Enfim, por sorte eu perdi uma semana de gravações de áudio, bem cmo imagens que eu tirei nos últimos dias. Não duvido que tenha parado no Google Fotos também.
Bom, agora a situação é a seguinte: o cartão não é reconhecido em nenhuma máquina, nem celular, computador (Windows/Linux). Simplesmente o sistema não reconhece a presença do cartão. Na verdade, notei que ao tentar acessar o cartão, o computador dá uma travada de talvez 3 segundos, e dá erro de "Inserir disco". O mesmo ocorre quando tento rodar um "format x: /q /fs:fat32". Aperto Enter, o prompt trava por uns segundos e diz que "Não é possível abrir o volume para acesso direto".
Encucado com o problema eu fui na minha eletrônica da confiança, pedi para testarem o cartão de alguma forma. E o resultado foi que eletricamente estava funcionando, segundo um amigo meu de lá. Ou seja, parece que o cartão não queimou, ou coisa parecida. E eu não sei direito se pode ter queimado algum circuito que faz a leitura/escrita do cartão, se isso é separado. O meu temor é que tenha queimado a própria memória NAND, ou coisa parecida. Se for isso, melhor eu esquecer, certo? Infelizmente eu fiz backup de anos do cartão, mas perdi gravações de considerável valor, eram viagens e "reuniões" minhas que foi uma pena ter perdido.
Sei que aqui no fórum temos o @Osco_Tecnologia, acho que é assim que se escreve o nome do usuário dele. Ele entende de recuperação de dados, ao menos eu leio os posts relacionados a HDs e afins. Fiquei até imaginando que se recuperam cartões de memória de caixas-pretas de aviões depois de ficarem no fundo do mar por anos, não é impossível recuperar um SDCard. Claro que nesse caso é empregada tecnologia cara e a situação é totalmente outra, pessoas morrem, alguém precisa recuperar os dados de alguma forma.
Minha pergunta é: qual seria o layout de um cartão de memória? Daria para ele ser dividido, por exemplo, em partes, como o circuito de leitura/escrita, a memória, etc? Só de pegar um cartão de memória eu já vejo que não há o que fazer no quintal de casa, isso é caso de recuperação de dados. E o pior é que os arquivos que sobreviveram podem estar criptografados por conta do meu celular ter senha. Teoricamente não seria um problema, desde que houvesse um software que descriptografasse os dados com a chave, pois eu sei a senha.
Qualquer ideia ou explicação agradeço.
Sou um dos poucos cegos do Brasil que tem coragem de mexer com hardware. Peço que ao postarem imagens (ao menos nos meus tópicos) descrevam para mim, desta forma saberei do que se trata, principalmente se for um texto, ou parâmetros técnicos de um print.
______________________
Notebook SAMSUNG 300V4A Tela 14" (de segunda mão, troquei a tela, teclado não funciona algumas teclas, acho que estraguei o som onboard :lolsmile.png
Core i5-2450M @ 3.1GHz
Memória 10GB DDR3-1600
SSD Goldenfir 240GB
HDD Samsung 320GB
Troco de SETUP igual camaleão...
Responder
PH
PH Cyber Highlander Registrado
61K Mensagens 10.6K Curtidas
#2 Por PH
29/01/2023 - 15:07
Boa tarde!

Se tem dados importantes nesse cartão de memória, não deve ficar tentando ler em outros diapositivos, é aconselhável que leve ou envie para uma empresa de recuperação de dados para fazer o diagnótico e a possível recuperação. Testes em eletrônica na pinagem para saber se está funcionando é uma coisa, saber se o chip da memória está armazenando é outra.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
Lucas_Alexandre
Lucas_Alexan... Veterano Registrado
787 Mensagens 41 Curtidas
#3 Por Lucas_Alexan...
30/01/2023 - 14:32
Desculpem, meu navegador se fechou e achei que tinha perdido o que estava digitando, ficou duplicado..

PH disse:
Boa tarde!

Se tem dados importantes nesse cartão de memória, não deve ficar tentando ler em outros diapositivos, é aconselhável que leve ou envie para uma empresa de recuperação de dados para fazer o diagnótico e a possível recuperação. Testes em eletrônica na pinagem para saber se está funcionando é uma coisa, saber se o chip da memória está armazenando é outra.

Boa tarde amigo,

Está acontecendo alguma praga nos meus SDCards. Hoje de manhã fui ligar um Linux instalado num cartão de 16GB (que comprei em Agosto do ano passado), e para o meu espanto, o cartão também se foi. E parece que ele deixou de funcionar no mesmo dia, ou no dia seguinte, do cartão que eu relatei.

OFF: Hoje de manhã eu já aproveitei, peguei um pacote Zip Lock, embalei os cartões de memória e mais um HD, e levei numa benzedeira famosa da cidade...

Brincadeiras à parte: pedi para o meu amigo testar um HD 2.5 de 1TB que me enviaram de uma negociação. O motor nem girava. Enfim, é outra história, mas peguei esse HD e já percebi anormalidades nos parafusos da placa lógica, adesivos descolados, etc. E confirmaram para mim que o HD foi aberto, provavelmente arrancaram o atuador ou coisa parecida.

ON: Com mais calma, levei os cartões para serem analisados por pessoal que sabe o que está fazendo. Para minha surpresa, o defeito era claro: alguma coisa aconteceu que "abriu" o circuito do cartão. Como se algum componente ou coisa rompesse, na minha analogia.

Quando digo que está ocorrendo uma praga com meus cartões de memória, é porque peguei em flagrante dois cartões de memória, um de 128 GB e 512GB respectivamente, falsificados.

Quanto aos dados que perdi e relatei no tópico, infelizmente para mim vai ser subjetivo: se eu puder recuperar, ok, do contrário, paciência. Digo isso, pois certamente não deve ser nem um pouco barato recuperar dados desse tipo de memória. E mesmo que eu resolva pagar pela recuperação, terei que fazer isso em outro local especializado. O que significa enviar o cartão ou levar à um laboratório, coisa parecida.

Sem querer criticar a marca, mas os quatro cartões envolvidos nos incidentes são da Sandisk. Eu acho que o cartão do tópico acabou morrendo de idade ou desgaste mesmo. Eu escrevia muito nele todos os dias, talvez a vida útil se foi. E o comportamento desse cartão é diferente dos outros: parece que o computador tenta ler ele, reconhece a presença, mas dá erro de disco ausente. Ao clicar por exemplo na unidade, demora alguns segundos para dar erro. Já o outro cartão simplesmente não é reconhecido de jeito nenhum. Mais uma vez, meu backup me salvou.

Acho que a questão agora é investigar se não tem alguma fonte causando a queima dos cartões, o que foi cogitado pelos meus amigos da eletrônica. pois perder um cartão é normal, agora dois já é suspeito de que possivelmente algum dispositivo está danificando os mesmos. O que vocês acham?

Desculpem pela salada de histórias, mas estou intrigado já com as perdas dos meus cartões,
PH disse:
Boa tarde!

Se tem dados importantes nesse cartão de memória, não deve ficar tentando ler em outros diapositivos, é aconselhável que leve ou envie para uma empresa de recuperação de dados para fazer o diagnótico e a possível recuperação. Testes em eletrônica na pinagem para saber se está funcionando é uma coisa, saber se o chip da memória está armazenando é outra.

Boa tarde pessoal.

Parece que uma praga está a solta nos meus cartões de memória. Hoje de manhã fui ligar meu Linux ARM, instalado num Sandisk de 16GB, e nada de boot. Fui testar o cartão de memória, e adivinhem o que aconteceu? Sumiu, se foi.

OFF: pelas 8h da manhã, peguei um pacote Ziplock, coloquei os dois cartões falecidos, junto com um HD de 1TB, me dirigi ao centro da cidade para que uma benzedeira resolvesse meu problema stick_out_tongue.png

Brincadeiras à parte. Levei os cartões de memória para um amigo testar, gente formada em eletrônica e que sabe o que está fazendo. Para minha surpresa, fizeram testes nos dois cartões, e nas palavras dele, "Os dois estão dando resistência zero". Eu estou louco, ou pelo que me recordo das minhas aulas de eletricidade e magnetismo, "resistência zero é um curto-circuito"? Enfim, basicamente me disseram que os dois cartões estão com o circuito "aberto", como se algo tivesse se rompido ou sido danificado. O que é não sabemos.
Quanto ao HD que eu mencionei, descobri que um sujeito picareta me deu um HD de 1TB (que assim que peguei notei que tinha sido mexido, que havia algo de estranho com os parafusos da placa lógica). Não gira motor, nem reconhece obviamente. Me disseram que o HD certamente foi aberto, pois haviam adesivos descolados, justamente onde ficam os parafusos para abertura.

ON: referente aos meus dados perdidos, que relatei no primeiro post, é algo subjetivo para mim. Sei que se encontrar um local que recupere os dados, terei que desembolsar uma quantia exorbitante. Então estou com o pensamento de que se eu puder recuperar, ok, senão, paciência. Mesmo que eu encontre um local para recuperar o cartão ou me dizerem algo mais útil, não tem isso na minha cidade. E eu terei que enviar o cartão para outro lugar, ou levar de alguma forma. Por isso a recuperação no momento ainda é uma incógnita para mim.

Peço desculpas pelo enredo do post, mas estou perplexo aqui com isso. Além de já ter perdido dois cartões de memória, nessa tarde eu flagrei dois sdcard's da Sandisk, de 128GB e 512GB respectivamente, falsificados.

Sem querer criticar a marca, mas os quatro cartões envolvidos nos incidentes são da Sandisk. E eu andei tendo problemas com a Sandisk nos últimos anos, incluindo pendrives que "desapareciam".

Mas o cartão que eu relatei no primeiro post tem um aspecto diferente do outro. Ao inserir ele para leitura, noto que o sistema parece reconhecer que o cartão está inserido, pelo menos por alguns segundos. Ele trava ao clicar na unidade, por exemplo, ou ao tentar montar. Trava por alguns segundos, e logo dá a mensagem de "Inserir disco". O travamento me sugere que houve algum dano no cartão que fez ele ficar "preso" internamente num loop de gravação, por algum motivo, e alguma coisa elétrica aconteceu.

Se eu tivesse pelo menos uma imagem RAW do cartão já estaria trabalhando nisso. Mas se eu quiser saber o que realmente aconteceu, não será na minha cidade que vou encontrar respostas, provavelmente. Bem, conheço pessoal que trabalha com coisas avançadas o suficiente para me ajudarem a entender ao menos o que houve.

Mas uma questão que meus amigos levantaram é o fato estranho de ter perdido um cartão, seguido por outro, quase no mesmo dia, ou um dia depois. Pois a última vez que observei os cartões funcionarem foram praticamente no mesmo dia, e em dispositivos diferentes. Será que algum dispositivo está danificando os cartões? Talvez enviando tensões erradas ou coisa parecida?

Talvez o cartão que estava no meu celular se foi por vida útil mesmo. Eu usava ele quase todos os dias, escrevia bastante nele, mas movia para o computador.

E meu Linux continua funcionando, coloquei um cartão de 4GB da Sony e até agora aconteceu nenhuma tragédia wink.png

Acho que é isso, aguardo opiniões, sugestões, etc.
Sou um dos poucos cegos do Brasil que tem coragem de mexer com hardware. Peço que ao postarem imagens (ao menos nos meus tópicos) descrevam para mim, desta forma saberei do que se trata, principalmente se for um texto, ou parâmetros técnicos de um print.
______________________
Notebook SAMSUNG 300V4A Tela 14" (de segunda mão, troquei a tela, teclado não funciona algumas teclas, acho que estraguei o som onboard :lolsmile.png
Core i5-2450M @ 3.1GHz
Memória 10GB DDR3-1600
SSD Goldenfir 240GB
HDD Samsung 320GB
Troco de SETUP igual camaleão...
HFDAngelo
HFDAngelo Super Zumbi Registrado
9.4K Mensagens 704 Curtidas
#4 Por HFDAngelo
30/01/2023 - 14:49
Olá Lucas_Alexandre

1) Esse seu leitor de cartões fica no painel frontal do PC ? Se sim, vale a pena checar se as ligações dele estão corretas na placa mãe.

2) Você poderia também limpar os contatos internos do leitor com uma escova de dentes e limpa contatos.

3) Você já experimentou ler esses cartões problemáticos em outro PC ?
Como se faz ? - Dicas sobre dúvidas mais comuns no fórum

Ajudar e ser ajudado faz a vida fluir melhor
Lucas_Alexandre
Lucas_Alexan... Veterano Registrado
787 Mensagens 41 Curtidas
#5 Por Lucas_Alexan...
30/01/2023 - 15:38
HFDAngelo disse:
Olá Lucas_Alexandre

1) Esse seu leitor de cartões fica no painel frontal do PC ? Se sim, vale a pena checar se as ligações dele estão corretas na placa mãe.

2) Você poderia também limpar os contatos internos do leitor com uma escova de dentes e limpa contatos.

3) Você já experimentou ler esses cartões problemáticos em outro PC ?


Boa tarde!

Respondendo suas perguntas:

1) Esse seu leitor de cartões fica no painel frontal do PC ? Se sim, vale a pena checar se as ligações dele estão corretas na placa mãe.

Então, trata-se na verdade de um leitor de cartões externo, é na porta USB. E estou usando num Notebook da Samsung. Infelizmente meu leitor onboard do Notebook não funciona, por algum motivo. Dá "Dispositivo USB não reconhecido" ao inserir um cartão. Não tive tempo de fuçar nisso, mas fato é que os cartões não são reconhecidos em nenhjnenhum leitor, para ser mais direto. Nem no celular, no computador, etc. Lembrei agora que tenho outro leitor mais simples aqui, posso testar ele talvez.

2) Você poderia também limpar os contatos internos do leitor com uma escova de dentes e limpa contatos.

Concordo, nos leitores internos de desktop eu costumava observar essa questão. Mas neste caso são leitores externos, como mencionei acima.

3) Você já experimentou ler esses cartões problemáticos em outro PC ?

Sim, inclusive tentei montar num PC com sistema Linux. Reconheceu o leitor de cartões nos dispositivos USB (comando lsusb), mas ao tentar montar dava este erro:

mount: /dev/sda: No medium found on this device.
Sou um dos poucos cegos do Brasil que tem coragem de mexer com hardware. Peço que ao postarem imagens (ao menos nos meus tópicos) descrevam para mim, desta forma saberei do que se trata, principalmente se for um texto, ou parâmetros técnicos de um print.
______________________
Notebook SAMSUNG 300V4A Tela 14" (de segunda mão, troquei a tela, teclado não funciona algumas teclas, acho que estraguei o som onboard :lolsmile.png
Core i5-2450M @ 3.1GHz
Memória 10GB DDR3-1600
SSD Goldenfir 240GB
HDD Samsung 320GB
Troco de SETUP igual camaleão...
Lucas_Alexandre
Lucas_Alexan... Veterano Registrado
787 Mensagens 41 Curtidas
#6 Por Lucas_Alexan...
02/02/2023 - 12:00
Boa tarde pessoal.

Só passando aqui para atualizar meu caso.

Esqueci de dizer que antes dessa confusão toda acontecer, eu passei por um perrengue numa loja de uma operadora que não vou mencionar o nome. Acontece que os espertalhões puxaram a bandeja do meu smartphone, bandeja a qual estava o cartão SD que falharia dias depois. Quando percebi que estavam fazendo isso eu protestei rapidamente, perguntei "O que vocês tão fazendo?!".

Enfim, estou pensando em denunciar a ação da empresa, pois a culpa não foi do funcionário que fez isso, e sim da falta de treinamento e da pressa em fechar contratos e acordos com os clientes. Quer dizer que pode-se tirar um cartão de memória MicroSD do aparelho, mesmo enquanto ele está sendo lido ou escrito? Que pode dirigir um carro em sexta marcha, pisar na embreagem e matar o motor, que não acontece nada?

Hoje eu tive uma surpresa no mínimo de tirar do sério: acabei ganhando um cartão de 32GB da Sandisk, mas esse é original, acho que ficaram com pena de mim na galeria ali do centro stick_out_tongue.png

E adivinhem? Não sei explicar o que foi isso, mas o cartão de memória encaixou normal no computador, eu fiz os testes de integridade e tudo mais. QUando fui passar para o celular, o negócio não encaixava na bandeja. Aí eu pegueioutro cartão idêntico, coloquei um sob o outro e percebi que tinha nada que impedisse de encaixar. Mas eis que o novo cartão tinha alguma saliência anormal naquele dentinho que mantém ele no lugar. Resumindo, eu fulo da vida peguei uma "lixinha", passei na parte que eu percebi estar desforme, e voalá! Encaixou o cartão. Pensei: "Perdi outro cartão". Mas não, formatei no Android e tá funcionando até agora.

Alguém já passou por isso? O cartão estava "maior" que o normal, talvez um defeitinho de fabricação física, quando saiu da máquina. Achei sinistro isso, depois de tanta dor de cabeça ainda pego um cartão de memória com deformidade física. Muito bizarro isso.
Sou um dos poucos cegos do Brasil que tem coragem de mexer com hardware. Peço que ao postarem imagens (ao menos nos meus tópicos) descrevam para mim, desta forma saberei do que se trata, principalmente se for um texto, ou parâmetros técnicos de um print.
______________________
Notebook SAMSUNG 300V4A Tela 14" (de segunda mão, troquei a tela, teclado não funciona algumas teclas, acho que estraguei o som onboard :lolsmile.png
Core i5-2450M @ 3.1GHz
Memória 10GB DDR3-1600
SSD Goldenfir 240GB
HDD Samsung 320GB
Troco de SETUP igual camaleão...
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal