Logo Hardware.com.br
Almir
Almir Super Participante Registrado
870 Mensagens 0 Curtidas

Carreira de webdesigner: primeiros passos

#1 Por Almir 03/06/2003 - 02:06
Olá, amigos

Alguns aqui já sabem que joguei cinco anos da minha vida fora fazendo curso de Direito. A carreira de advogado encontra-se em franca decadência, o mercado está abarrotado de profissionais e a média salarial é risível. Nesses cinco anos eu poderia ter feito dois cursos superiores politécnicos (webdesignes e network admin.) e ainda sobraria um ano para algum outro curso interessante.

Bem, agora não vale mais a pena chorar pelo leite que já foi derramado e o negócio é correr atrás do prejuízo. Tenho que aproveitar a minha pouca idade (23 anos) e buscar uma carreira prazerosa e rentável.

Acabei me decidindo pela carreira de webdesigner.

Como não tenho praticamente conhecimento algum na área me matriculei em curso de webdesigner da empresa Microlins que tem duração de seis meses. O meu objetivo com o curso é conseguir algum conhecimento básico e intermediário na área e, no ano que vem, fazer um curso superior politécnico de webdesigner.

Gostaria de saber com o pessoal se a carreira é promissora e se estou no caminho certo, ou seja, começando bem devagar com cuidado para não atropelar as etapas.
CB
CB Zumbi Registrado
8.7K Mensagens 131 Curtidas
#2 Por CB
03/06/2003 - 04:30
Olha, conheço varios Webdesigners. Isso nao dah dinheiro nemmm. Sao todos adolecentes ke fizeram curssos ou ateh futicaram sozinhos ateh aprender. Nao estou criticando o talento deles, mas hoje eh pouco valorizado. Jah foi BEM valorizado em 95, 93. O negocio melhorzim ligado a Web sao sites dinamicos, como Lojas Online, Mecanismos de busca...
Nao sei se isto acontece na capital, eu moro em Viçosa e trabalho na Universsidade Federal. Como eu jah disse, pessoal ganha pouco, nao dah nem pra sobreviver...
Nao procure profição por dinheiro, procure algo que voce goste, dinheiro nao eh muita coisa, infelizmente precisamos dele, mas no final das contas o que vale eh voce estar satisfeito com sua profição e batalhar, nao para ser um mais ou menos e sim o melhor ou estar ali entre eles, na sua regiao. Resumindo, muito estudo e trabalho. Ainda mais em informatica que eh uma Cienciencia em contante ebulição e que muda de cara e forma todo dia.

FUIZ,


CB.
comemorando.gifComputador é minha Cachaça. e_o_amor.gif
frugumelo
frugumelo Novo Membro Registrado
24 Mensagens 0 Curtidas
#4 Por frugumelo
03/06/2003 - 07:53
saudações, trabalho com web desde os primórdios da internet no brasil...

A coisa anda meio feia em matéria de remuneração......
Voce tem que se destacar no mercado e ser muito versátil......
Aconselho a voce aprender logo a programar em ASP e/ou PHP, e conhecer SQL... Não se esqueça do XML......
Não espere aprender muita coisa na Microlins.
Vá atrás de apostilas, manuais, tutoriais...... Fuce em tudo que puder, aprenda tudo sobre o Macromedia Studio MX, esqueça o Corel Draw......

Visite sites alemães de Design......

Crie um estilo próprio, a originalidade é importante no ramo......

Não pare no tempo, atualize-se diariamente......

Trabalhe como free-lancer ou abra seu próprio negócio........

Se precisar de ajuda, me manda um email, jason@tubaina.com.br

[]´s
cisso
cisso Super Participante Registrado
742 Mensagens 15 Curtidas
#5 Por cisso
03/06/2003 - 09:55
Faço alguns trabalhos de webdesigner como freelancer, vez ou oura da pra tirar um dinheirinho extra mas pra sobreviver tá difícil.
HD 80gb sata 7200 rpm | HD 30gb IDE | Gravador dvd rw samsumg | 512mb ddr2 | Processador pentium dual-core e2140 1.60ghz sk775 | Mb sk 775 gigabyte ga-vm900m (s/v/r/ddr2/pcix) | Windows Xp SP2| Mandriva 2008 PowerPack

Linux user: 407024
Robweb
Robweb Super Participante Registrado
852 Mensagens 2 Curtidas
#6 Por Robweb
03/06/2003 - 14:44
Almir
Olá, amigos

Alguns aqui já sabem que joguei cinco anos da minha vida fora fazendo curso de Direito. A carreira de ...



Trabalho na área de RH de uma empresa faz 4 anos.

Fiz a maioria dos cursos relacionados a Web Designer que existem no mercado, em boas instituiçoes como Impacta e Senac, com a intenção de mudar de área.

Fiz alguns free-lancers, algumas entrevistas em empresas, mas nada promissor. A área de Web realmente está saturada de garotos talentosos que se sujeitam a ganhar pouco, pois nao tem muitas ambiçoes nem compromissos financeiros, desvalorizando bastante a "profissão".

Aconselho vc que tem 23 anos, a realmente fazer algo que vc goste e se dedique a isso, que a recompensa vem com o tempo e muita luta.

Se quer entrar para área de informática, comece a aprender Lógica de Programação, linguagens como Delphi e C, conheça bancos de dados como Oracle ou Sql Server, se especialize em alguma e crie um software decente para gerenciar algum segmento empresarial (lojas, shoppings, consultórios medicos, etc.).

Eu por exemplo estou fazendo Bacharelado em Sistemas de Informação, pois não desisti de mudar de área, só acho que comecei pelo lado errado.

Lembrando, foi preciso só um curso de Hardware para me arrumar mais trabalho do que todos de Web Designer.

[]s. :wink:
Pedro Soares
Pedro Soares Membro Senior Registrado
394 Mensagens 1 Curtida
#7 Por Pedro Soares
03/06/2003 - 17:30
Web Desinger! Well, well...

Primeiro de tudo, o nome da profissão não é web designer, ou pelo menos não deveria ser. Segundo: Curso que ensina pacote de softwares da Macromedia, Corel, Fotoxó... tudo furada. Não adianta de nada.

A web é, em sua essência, uma mídia, um meio de comunicação. Quando se pensa em fazer um projeto para web, é preciso ter noção disso, e aprender falsh não é aprender lidar com problemas de comunicação. Eu estou falando de planejamento.

Antes de tu querer ser um web-designer, tu tem que ser um Designer. Dominar tudo que é software, ferramentas ou linguagens de marcação e programação só vão capacitá-lo a tornar-se um web-developer, quase que um programador.

Cria-se então, para o profissional, um paradoxo: Toda a tecnologia que se esconde por trás de um site é imprescindível para a sua existência, mas o que o cliente vai querer saber é da cara (layout) dele e da sua funcionalidade.

Eu acho que as duas coisas não casam. Enquanto um programador trabalha com processos inflexíveis e extremamente lógicos, o Designer trabalha com a criatividade, que não costuma seguir muitas regras.

O ideal é que tivesse, em um estúdio de criação para web, um designer, e um programador trabalhando em dupla, como o diretor de arte e o redator da agância de propaganda. O problema é que o mercado não funciona assim. Para que ter dois profissionais se podemos ter apenas só um que faça o mesmo trabalho? E daí cria-se o híbrido: um designer que também programa. E insere-se este profissional no mercado de trabalho. E ele acha que vai ter várias viagens criativas psicodélicas. Mas ele não tem tempo, pois aquele projeto que é pra ontem ainda tem 50 páginas para serem escritas. E a questão do design vai ficando pra trás, sendo discutida, elaborada e definida durante a pausa pro cafezinho. E aquele profissional acaba virando um especialista em lingagens e ferramentas voltadas para web. E ele percebe que tá ganhando pouco. E ele acaba indo para outros caminhos, como segurança de rede.

Quer ser designer? Boa. Basta desenvolver senso de etética, ter estilo próprio, ser criativo, inovador, up-to-date, etc... Dá dinheiro? Sendo bom e sabendo aproveitar oportunidades, Sim. Então, quando tu tiver experiência e um certo "nome", talvez tu possa se especializar em web e se propor a ser uma DESIGNER PARA WEB, e ver se alguém aceita pagar um profissional desses que, devido às circunstâncias, geralmente é caro.

Falow!
The Bitter
CB
CB Zumbi Registrado
8.7K Mensagens 131 Curtidas
#8 Por CB
04/06/2003 - 01:42
Acho ke as definições do mercado mudaram um pouco. WebDesigner nao precisa necessariamente saber programar.



Bom. Lah na UFV separamos a parte de Web em 3.

WebDesigner: Lida com a parte de formatação de texto e imagens da pagina.

WebProgrammer: Lida com as linguagens de programação da pagina (Este ganha bemmm mais. Mas mesmo assim pra manter familia eh dificil.

Gerenciador de SGBD: Este ganha bem.

Ah. Mas debater isto eh outro topiko. ISKUSIVE, teve uma palestra dada por Professores da USP semana passada justamente sobre isto.
comemorando.gifComputador é minha Cachaça. e_o_amor.gif
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal