Logo Hardware.com.br
duda_eu
duda_eu Super Participante Registrado
574 Mensagens 9 Curtidas

Bottleneck = Gargalo !! Entenda um pouco mais !!

#1 Por duda_eu 03/11/2011 - 11:39
Bottleneck = Gargalo


Muitos dizem que é um termo inapropriado, então vamos entender um pouco o que é isso.

Abaixo segue uma lista simplificada do que acontece quando você joga um jogo :


- A CPU envia chamadas de renderização para o driver de vídeo, estas chamadas
podem ser qualquer coisa, tipo uma renderização de uma pequena árvore a uma mega batalha com luzes, explosões,etc.
- O driver de video, em seguida, transforma isso em uma lista organizada para renderização e joga isso para a placa gráfica processar.
- A placa gráfica retorna a lista que lhe foi enviada para o driver de vídeo.
- O driver de vídeo agora com as informações processadas e renderizadas envia para o monitor o resultado.


Agora, como todos sabemos as CPUs têm diferentes poder de processamento e também sabemos que os jogos não são constituídos apenas de gráficos.Existe som, Física, inteligência artificial e código geral do jogo, todos rodando e exigindo processamento, ao mesmo tempo em que as chamadas gráficas estão sendo processadas.
Então se uma grande parte dos recursos da CPU que estão sendo consumidas pelo som, física ou inteligência artificial,então não há uma grande quantidade de ciclos da CPU para repor o processamento das chamadas do vídeo.O processador então estará gargalando o sistema.

Agora, se você tem uma placa gráfica relativamente fraca este não será um problema pois o CPU poderá facilmente manter o driver de vídeo, com as chamadas de vídeo, portanto, a placa gráfica vai estar sempre alimentada com informações de renderização.

Agora coloque uma placa de vídeo TOP e você estará em apuros, com a CPU utilizando o seu poder de processamento em outros aspectos do jogo e monstro da GPU estará parada à espera de informações de renderização.
O processador também estará gargalando o sistema.

Isso é uma razão pelos quais o jogos que suportam quad cores sempre se beneficiarão devido ao numero maior de cores e com isso o numero maior de ciclos para gerar as chamadas de renderização, enquanto os outros cores estão cuidando de outras partes do jogo.

Basicamente,o quanto mais pesado você fazer o jogo executar graficamente, aumentando a resolução e qualidade de imagem,
menor será o seu FPS, devido à sua GPU ter que trabalhar mais. Este, por sua vez, reduz a probabilidade de que o seu CPU será
o 'fator limitante' para o desempenho, porque menos FPS = menos dados que o CPU tem de processar durante um determinado período de tempo.


Vulgarmente, a CPU não diminui a velocidade do GPU para baixo, mas isso não significa que não está restringindo o seu desempenho.
Se uma GPU pode tornar um jogo mais rápido, mas está sendo impedida de fazê-lo porque a CPU não pode fornecê-la com informações para tornar o jogo mais rápido, o processador esta sendo o 'gargalo'. Se a CPU pode fornecer para a GPU mais informações do que ela pode processar, a GPU está sendo 'gargalo'.


Agora existem limites aonde cada componente começa a gargalar o outro.
Achar esse limite que é um pouco complicado.

Pelo que andei pesquisando, seu eu não estiver errado, parece que isso pode ser medido pelo consumo de cada componente.

-Se você tem um processador que durante um jogo ele fica com um consumo de 90% a 100%, o seu processador está sendo o gargalo no sistema.
-Se você tem uma placa de vídeo que durante o jogo ela fica com o consumo entre 90% a 100%, a sua placa de vídeo está gargalando o sistema.

Espero ter ajudado vocês a entenderem melhor o termo 'GARGALO'.
duda_eu
duda_eu Super Participante Registrado
574 Mensagens 9 Curtidas
#3 Por duda_eu
07/11/2011 - 11:17
Nao conheco muito das placas da ATI, mas pelo que vi essa VGA é uma placa mediana.. Entao caso voce coloque uma resolucao alta e uma boa qualidade de imagem, ela irá sim gargalar o sistema.

Eu tambem tive uma processador igual ao seu que no meu caso gargalava a minha GTX 580. Depois que coloquei um I7 a VGA ficou bem melhor. Esse processador Core 2 Quad é bom, mas não deixa as VGAs mostrarem todo o desempenho delas.
i7 960 4.2Ghz /WC H80 / 12GB DDR 3 Corsair Vengeance 1600 Mhz / P6X58-E/ 2x GTX 590 QUAD SLIbom_trabalho.gif

Corsair 1200W/ 4 Hds Sata Raid 0 /Razer Deathadder/ Revodrive 240GB / Corsair Obsidian 800D /
Jatoba808
Jatoba808 Ubbergeek Registrado
2.7K Mensagens 489 Curtidas
#5 Por Jatoba808
08/11/2011 - 09:17
Também a quantidade de RAM tem que "casar" com a CPU e a VGA.
Se, por exemplo, um game pede 1 GB no mínimo e 2 GB recomendado, o ideal é ter, pelo menos, 3 GB (no caso de SO 32 bits) e 4 GB (ou mais) para SO de 64 bits.
Memória RAM nunca é demais e está a um preço acessível, é um excelente upgrade num PC.
Gigabyte B360M DS3H + Core i3 8100
16 GB HyperX DDR4 2400 MHz
SSD Kingston 120GB + WD 500GB + Seagate 500GB
Nvidia GTX 1070 8GB - Fonte Corsair 650W 80 Plus White
Monitor/TV LG 23.6' 1920x1080 - Som 2.1 Infokit 20W RMS
duda_eu
duda_eu Super Participante Registrado
574 Mensagens 9 Curtidas
#6 Por duda_eu
08/11/2011 - 16:27
Para jogos a memoria RAM nao influencia no FPS..

O que vai acontecer é que quando o jogo precisar de informacoes que estao no HD, se ele nao achar na memoria RAM, ele vai buscar no HD...

Como o HD é BEM mais lento.. ai acontece uma lagadeira geral..

A pouca quantidade de memoria RAM estara gargalando o sistema..
i7 960 4.2Ghz /WC H80 / 12GB DDR 3 Corsair Vengeance 1600 Mhz / P6X58-E/ 2x GTX 590 QUAD SLIbom_trabalho.gif

Corsair 1200W/ 4 Hds Sata Raid 0 /Razer Deathadder/ Revodrive 240GB / Corsair Obsidian 800D /
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal