Logo Hardware.com.br
MattMurdock
MattMurdock Veterano Registrado
2.2K Mensagens 0 Curtidas

Bibliotecas não usadas

#1 Por MattMurdock 03/01/2004 - 18:04
Alguém sabe de um comando ou programa que verifique no sistema a existência de bibliotecas não usadas ou inválidas que só estão ocupando espaço ? Desde já agradeço as respostas :twisted:
danpeig
danpeig Membro Junior Registrado
134 Mensagens 0 Curtidas
#2 Por danpeig
03/01/2004 - 19:23
Não existe um programa específico para isso, a melhor maneira é usar o comando "find" pedindo para que ele procure bibiliotecas (*lib*) que tenham sido acessadas pela última vez há um mês, por exemplo.

Posso te garantir que você não vai achar muita coisa, a maioria das distros não incluem bibliotecas à toa. Todas são postas lá para garantir o funcionamento de algum aplicativo. Não sei se o pessoal do Kurumin se preocupa com isso mas o do Knoopix, distro pai do Kurumin com certeza sim.
Daniel Brooke Peig (www.brookepeig.com)
Linux User #81713
Equipe Fedora Linux Brasil - Precisamos de seu apoio ! (www.fedorabrasil.com.br)
MattMurdock
MattMurdock Veterano Registrado
2.2K Mensagens 0 Curtidas
#3 Por MattMurdock
03/01/2004 - 19:50
danpeig
Não existe um programa específico para isso, a melhor maneira é usar o comando "find" pedindo para que ele procure bi...


Não , existe sim, tinha visto uma vez alguém do fórum comentando por isso perguntei. Dei uma procurada no Google e achei o binstats, tem até um link falando dele no qual um usuário pergunta se há uma maneira através do comando binstats de limpar essas bibliotecas não usadas. Falando nisso, alguém já usou esse binstats ?
danpeig
danpeig Membro Junior Registrado
134 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por danpeig
04/01/2004 - 00:35
Bom, achei o programa, peguei a última versão (1.08) disponível e aí vão os resultados:

1. O programa é na verdade um script entretanto ele vem com um outro executável que precisa ser compilado para extrair os links simbólicos (só digitar o "make" que está resolvido).

2. O aplicativo procura os binários do micro, as bibliotecas, e tenta associar cada uma a um binário.

3. O programa faz uma lista com as associações e salva todos os resutados em um arquivo.

4. Nos testes que fiz, as associações fizeram sentido, a maioria das libs apontadas como "inutilizadas" eram de compatibilidade (que a distro coloca para ser compativel com programas antigos).

5. Agora vem um problema que exige antenção, algumas libs importantes foram apontadas como "não utlizadas" erroneamente. Algumas delas são de desenvolvimento, outras são as carregadas dinâmicamente (como é o caso dos drivers do Sane).

6. Acredito qeu tenham libs inúteis também que só por estarem de alguma maneira linkadas com um aplicativo (por mais tolo que seja) não foram apontadas.


Considerações finais: O aplicativo realmente funciona, para um usuário mais experiente é uma mão na roda mas um pouco de atenção nunca é demais.
Daniel Brooke Peig (www.brookepeig.com)
Linux User #81713
Equipe Fedora Linux Brasil - Precisamos de seu apoio ! (www.fedorabrasil.com.br)
MattMurdock
MattMurdock Veterano Registrado
2.2K Mensagens 0 Curtidas
#6 Por MattMurdock
04/01/2004 - 00:54
danpeig
Bom, achei o programa, peguei a última versão (1.08) disponível e aí vão os resultados:

1. O programa é na verdade...


É, testei também o programa e chegamos as mesmas conclusões e mais, o programa aponta binários com bibliotecas faltantes ou incompletas - desta opção seria algo bem interessante, visto como vc disse, a maioria das bibliotecas "inutilizáveis" seria de compatibilidade, algo que se deveria pensar 3 vezes antes de tirar :twisted:

T+
klassik
klassik Super Participante Registrado
587 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por klassik
05/01/2004 - 19:33
Se vc usar o Debian, e usar o "aptitude" no lugar do "apt-get", ele faz um controle de q pacotes foram instalados soh para satisfazer dependencias, e os desinstala quanto os programas q dependiam deles sao desinstalados.

No Debian, vc tb pode usar o recurso de rdependes (reverse dependencies) do apt-get, q diz quais pacotes dependem de um determinado pacote. Ai vc usa isso em cada biblioteca, e apaga aquelas de quais nenhum programa depende.

No gentoo, o portage tb tem suporte a rdepends.

Provavelmente o RPM tb tem.

Se vc usar algumas dessas distribuicoes vc pode usar isso...
Se nao, vai ter q ser na base do "find /usr -atime" mesmo. (ou entao usar um programa q faca isso para vc) smile.png
Luis Louzada Ort
klassik [at] myrealbox [dot] com
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal