Quemel
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de Redação | Sexta, 11 de Março de 2011
REFLEXÃO
Nos últimos anos, uma das qualidades que distinguiram os técnicos de informática bem-sucedidos foi a habilidade de permanecer à frente das mudanças econômicas, sociais, políticas e tecnológicas. A expansão tecnológica forçou mudanças rápidas e imprevisíveis nos negócios. A complexidade e a importância de antecipar e seguir sinais precoces de mudança e seu impacto criou diversas novas técnicas para agilizar o fluxo das informações e para monitorar essas mudanças. Três técnicas conhecidas são a análise de conteúdo, o rastreamento ambiental e a leitura inferencial.
REAÇÃO
A Inteligência, como produto, deve ter uma elevada qualidade, tendo em vista o fim a que se destina, ou seja, assessorar os tomadores de decisões, sejam eles consultores domésticos, presidentes e diretores de empresas ou outras organizações.
AÇÃO
Após ler e estudar os textos sugeridos pela bibliografia, colete quatro informes e construa a informação e a inteligência necessárias para a resolução do exercícios propostos da 5ª aula. As conclusões devem ser postadas aqui.
BIBLIOGRAFIA
M02A04T01 - Técnicas Informacionais
M02A04T02 - O segredo da Inteligência
M02A04T03 - Inteligência organizacional
M02A04T04 - Guia de Monitoramento de Mídia Impressa
M02A04T05 - Inteligência: usuário, faça você mesmo!
M02A04P01 - Mercado Potencial para a Consultoria Doméstica em Informática
M02A04T06 - Produção de Inteligência na Consultoria Doméstica em Informática (CDINFO)
M02A04T07 - Manual do Curso de Inteligência - Restrito
Bração e boa $orte,
Quemel
Letarf
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muito obrigado Quemel vou ler as informaçoes que me passou e posto o resultado.
Praticamente vc diz que para aumentar a clientela é necessario ter mais conhecimento e inteligencia para lidar com possiveis cituaçoes que outros desistiriam...!?
Obrigado!
O técnico cobra 100R$ p/ apertar um parafuso: 1R$ é mão de obra.... Os outros 99 é o conhecimento de qual parafuso apertar!!!
Quemel
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de Redação | Domingo, 13 de Fevereiro de 2011
REFLEXÃO
Buscar as oportunidades de negócios no mercado é exatamente o oposto de aguardar que alguém apareça com as “dicas” de quais são os “negócios do momento”. Buscar oportunidades de negócios é envolver‑se inteiramente num processo de descoberta dos melhores caminhos para a concretização de empreendimentos que tenham possibilidades de sucesso, devido a uma série de fatores.
REAÇÃO
Oportunidades surgem para o futuro consultor doméstico em informática (CDINFO) no decorrer do seu dia‑a‑dia e muitos novos negócios são desenvolvidos a partir dessas oportunidades que praticamente “batem à porta”, imploram” para serem identificadas e aproveitadas
AÇÃO
Após ler e estudar os textos sugeridos pela bibliografia, construa as categorias necessárias para a resolução do exercícios propostos. As conclusões devem ser postadas aqui.
BIBLIOGRAFIA
M02A03T01 - Busca de Oportunidades
M02A03T02 - Coleção Sebrae: identificação de oportunidades
M02A03E01 - Exercício de Fixação
M02A03E02 - Desafio CDINFO
Bração e boa $orte,
Quemel
P.S Caro Letarf, salve!
As conclusões são as possíveis dentro do seu universo provável. Por exemplo, quando você conseguir que seus clientes experimentem seus serviços antes de comprá-los, eles quadruplicarão.
cleovano
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JoaoNeto
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Gostaria de dicas de como posso aumentar minha clientela
Propaganda! Faça propaganda, marketing do seu trabalho. Você pode fazer isso com cartões, panfletos, folders, flyers, anúncios em jornais. Pode também preparar uma pasta de apresentação de seus serviços e agendar visitas em empresas para apresentar seus serviços.
Se não fosse o C iriamos programar em Basi, Pasal e Obol
Quemel
Super Zumbi
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[...] Pode também preparar uma pasta de apresentação de seus serviços e agendar visitas em empresas para apresentar seus serviços.
Caro Letarf, salve!
Sigo os sábios conselhos do João Neto. Essa pasta cumpre uma essencial função em serviços: torná-los tangíveis.
Vender serviços é coisa muito, muito difícil. Se você conseguir transformar seus serviços em produtos você romperá a barreira da Engenharia Reversa em Serviços.
Eu uso um netbook Acer que me custou apenas duas consultas. Estou pagando 10x de R$ 79 no cartão de crédito.
Com ele eu faço o potencial usuário a experimentar meu serviço de Recuperação de Desastres "Começar de Novo".
Ao final da apresentação ele apenas quer saber onde assina o cheque, isto é em 15 minutos ele passou de potencial usuário a cliente da CDINFO.
Se você for apresentar para empresas, lembre-se que essa apresentação não pode ultrapassar 10 minutos. Faça uma de 7 e apresente em 3 minutos.
Bração e boa $orte,
Quemel
de Redação | Domingo, 30 de Janeiro de 2011
REFLEXÃO
Lucrar mais com os serviços do que com a venda de produtos de informática não é tão incomum quanto se imagina. Para conseguir isso, os técnicos em informática precisam criar uma estratégia de serviços voltada para o cliente que gere receitas e lucros significativos e crescentes. Em seguida, eles têm de executar essa estratégia de forma a ampliar significativamente a eficiência e aumentar a retenção de clientes a longo prazo.
REAÇÃO
Na formulação de uma estratégia de serviços correta, todo profissional deve tomar quatro providências principais: 1 ) segmentar o mercado de acordo com as qualidades que são importantes para atuais e potenciais consumidores, 2) comparar sua oferta e sua capacidade de serviços com as de seus concorrentes, 3) entender o poder e as limitações dos vários canais disponíveis para o marketing e 4) desenvolver um sistema de precificação de serviços que leve em conta tanto as estratégias baseadas em produtos como a economia do ciclo de vida.
Já a execução eficaz dessa estratégia implica as seguintes ações-chave: 1) gerenciar os contatos com os clientes para aumentar a eficácia e a eficiência, 2) estruturar seu trabalho para este ser mais voltada para o cliente, 3) gerenciar se tempo para atender à demanda de modo confiável e eficaz, 4) construir a competência e credibilidade pessoal e 5) gerenciar o desempenho para equilibrar custos, qualidade e atendimento.
AÇÃO
Após ler os textos sugeridos pela bibliografia, discuta aqui as seguintes questões: 1) explique as diferenças básicas entre bens e serviços, os problemas do prestador de serviços profissionais que surgem em função dessas diferenças e as possíveis soluções para os problemas criados por elas; 2) defina as características (com exemplos concretos) dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, heterogeneidade e perecibilidade.
BIBLIOGRAFIA
M01A01T01 - Panorama da Economia de serviços
M01A01T02 - Como vender o invisível
M01A01T03 - O lucro está no serviço pós-venda
M01A01T04 - Serviços concorrentes de valor
M01A01T05 - A nova arma das indústrias
M01A01T06 - Marca forte nos serviços
M01A01T07 - Inserção do Brasil nos setor de serviços da economia mundial
M01A01T08 - Desafio para Brasília
M01A01T09 - Tendências no setor de serviços no mundo
M01A01T10 - Suporte técnico como serviço
M01A01T11 - Serviço no varejo
M01A01E01 - Desafio CDINFO
Felipe Fonte...
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Da aula de que? Manutenção?
Que tal passar a dar aulas para alunos mais leigos, assim seus alunos poderão ser também potenciais clientes.
Quemel
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Da aula de que? Manutenção?
Que tal passar a dar aulas para alunos mais leigos, assim seus alunos poderão ser também potenciais clientes.
Caro Felipe, salve!
Essa é uma das melhores formas de captar novos clientes. Eu fazia assim:
1) Ministrava uma aula de 90 minutos
2) 60 de aulas e 30 de manutenção preventiva
3) Quando as aulas acabavam eles ainda queriam continuar meus clientes. E ai entravam para o programa de manutenção corretiva e preditiva.
Atualmente cobro R$ 150 pela aula de 90 minutos.
O cliente escolhe o tema da aula no menu do Programa Educacional do Cliente (ver link)
Bração e boa $orte,
Quemel
JAPICHIN
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a melhor forma de aumentar a clientela é fazer a propaganda, deixar que saibam que você existe, fazendo anuncios e comunicando seu rol de conhecidos e amigos...
abs
Propague boas ações e cultive o senso crítico e de justiça
os 4 males: Álcool, Tabaco, Obesidade, Sedentarismo
Feliz Ano Novo Chinês 2019 Ano do Porco!!!
巴西 日本国 中國 廣州 Ni Hao 北少林
Quemel
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de Luiz Henrique Quemel | Sábado, 17 de Julho de 2010
Caro colega, salve!
você me indaga o porquê de breve sumiço e questiona-me se o motivo seriam as dezenas de mensagens eletrônicas suas com tantas dúvidas. Não se apoquente, pois o recurso mais precioso e caro que alguém pode ter é o tempo e vez ou outra padeço com sua escassez.
Deixemos de delongas e vamos ao que interessa. Como alguém que nunca pagou uma propaganda pôde chegar em outubro de 2008 à marca de 5 mil clientes? Longe de ser um fenômeno bíblico da multiplicação dos recursos, tem a ver com a diferença entre propaganda e publicidade.
Segundo minha professora de Gestão (UNIP/2004), propaganda é quando você paga para aparecer e publicidade é o que falam de você. Nunca gastei um centavo com àquela, mas sempre fiz uso desta.
Quando editei pela primeira vez a cartilha “Como escolher um computador” em 1997, sob o psedônimo de Dr. Computador, ela virou notícia.
Só vira notícia quando o assunto é de interesse coletivo. Quando se é entrevistado pela mídia, não se pode fazer marketing pessoal, sob pena de usar o jornalista para fazer propaganda. Atualmente com a crise de credibilidade da mídia é mais fácil vender um produto ou serviço disfarçado de matéria jornalística.
Vide os suplementos de informática de alguns jornais. Em uma mesma matéria o nome da empresa aparece 12 vezes. Quando é a gerente de produtos que tece os maiores adjetivos aos serviços oferecidos, é o quê?
Produza algo que represente de fato um benefício real à Sociedade, e você terá publicidade. Enquanto isso não acontece, você pode usar de estratégias que não envolvam muitos recursos financeiros.
Uma das formas é a “etiqueta alvo” em revistas e jornais lidos em consultórios e clínicas. É muito simples. Crie em papel A4 (auto-adesivo) 15 etiquetas com algumas frases do tipo:
- Quem vai cuidar do seu notebook?
- Já atualizou seu antivírus?
- Já fez backup?
- Quem vai montar sua wireless?
Coloque seu nome, endereço, fones (fixo e celular), e-mail, site e aguarde! Você vai se surpreender com os resultados. Para não dizer que só fiz propaganda da estratégia ou marketing pessoal, deixo para você um modelo de etiqueta em formato do Coredraw 7.0 no link ao final do texto. A publicidade fica por sua conta e risco. [Baixe aqui]
Bração e boa $orte,
Quemel
jaguar_boadi...
Tô em todas
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Bom... se me permitem dar um "pitaco", fazer o uso da internet na publicação dos serviços, através de sites, blogs, também é um bom negócio.
Uma dica importante sobre a confecção de um blog, site, é que as informações devem ser dinâmicas.
Por exemplo... você abre uma seção de alertas, sobre worms, vírus de Orkut, sintomas de usuários infectados em redes de relacionamento, isso vai mostrar aos clientes o quanto você está por dentro do assunto.
O técnico, ou consultor tem que se manter informado sobre os sintomas dessas pragas virtuais, assim como se é divulgado os cuidados que se deve ter com doenças reais, como conjuntivite, etc.
É como ser um "repórter", o que você ir encontrando de novo pelas redes sociais, sobre novos sintomas, você vai "colocando na pasta" e depois divulgando.
Lenovo M75S Gen 2 SFF
Ryzen 5 Pro 5650G || 32GB DDR4-3200 Smart || 512GB M2 || AMD RX550 4GB Pegatron
cleovano
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Algo interessante é que as pessoas não sabem o que querem até que você mostre a elas. Então, para aumentar a clientela você não deve ficar esperando que venham até você, mas sim, ir até elas e mostrar o que pode fazer por essas pessoas.
Quemel
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de Redação | Sábado, 19 de Fevereiro de 2011
REFLEXÃO
“Por que em uma mesma economia, em uma mesma cidade e mesma época, seguindo a mesma receita, um bolo cresce e outro não”? Alguma nuança faz a “diferença” (Basotos, 1991, p. 118). Por que em uma mesma economia, em uma mesma cidade e mesma condição de trabalho, um profissional avança em sua carreira e outro não?
REAÇÃO
A “diferença” está na questão do Método & Metodologia. Teoria e prática são faces de uma mesma moeda. Trabalho sistemático que não envolve uma metodologia específica pode ser tudo, menos consultoria.
AÇÃO
Após analisar os formulários, planilhas e banco de dados contidos no Kit do Consultor Doméstico em Informática e subsidiado pela reação, aperfeiçoe o material de consultoria.
KIT DO CONSULTOR DOMÉSTICO EM INFORMÁTICA
01 - Instruções para preenchimento do RAT
02 - Relatorio de Avaliação Técnica - Pessoa Física
03 - Form. de Avaliação Técnica (PF)
04 - Sist. de Recuperação de Desastres “Começar de Novo”
05 - Form. Chamada Local
06 - Form. Rascunho
07 - Form. Coleta de Dados 1ª Visita
08 - Form. Identifica Estação
09 - Form. Controle de Imagens
10 - Planilha CDINFO para composição do custo (hora-técnica) e preço de venda
11 - Form. de Inventário de Hardware
12 - Banco de Dados de Inteligência da CDINFO - Versão MS-Access 2000
13 - CD-R “Começar de Novo”
14 - Parcelamento de Serviços
Letarf
Membro Senior
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de Redação | Sábado, 19 de Fevereiro de 2011
REFLEXÃO
“Por que em uma mesma economia, em uma mesma cidade e mesma época, seguindo a mesma receita, um bolo cresce e outro não”? Alguma nuança faz a “diferença” (Basotos, 1991, p. 118). Por que em uma mesma economia, em uma mesma cidade e mesma condição de trabalho, um profissional avança em sua carreira e outro não?
REAÇÃO
A “diferença” está na questão do Método & Metodologia. Teoria e prática são faces de uma mesma moeda. Trabalho sistemático que não envolve uma metodologia específica pode ser tudo, menos consultoria.
AÇÃO
Após analisar os formulários, planilhas e banco de dados contidos no Kit do Consultor Doméstico em Informática e subsidiado pela reação, aperfeiçoe o material de consultoria.
KIT DO CONSULTOR DOMÉSTICO EM INFORMÁTICA
01 - Instruções para preenchimento do RAT
02 - Relatorio de Avaliação Técnica - Pessoa Física
03 - Form. de Avaliação Técnica (PF)
04 - Sist. de Recuperação de Desastres “Começar de Novo”
05 - Form. Chamada Local
06 - Form. Rascunho
07 - Form. Coleta de Dados 1ª Visita
08 - Form. Identifica Estação
09 - Form. Controle de Imagens
10 - Planilha CDINFO para composição do custo (hora-técnica) e preço de venda
11 - Form. de Inventário de Hardware
12 - Banco de Dados de Inteligência da CDINFO - Versão MS-Access 2000
13 - CD-R “Começar de Novo”
14 - Parcelamento de Serviços
Quemel as informaçoes que me passou são muito uteis. Os arquivos que me passou são somente para consulta ou posso edita-los para meu uso? Gostaria de sua permição para usa-los
O técnico cobra 100R$ p/ apertar um parafuso: 1R$ é mão de obra.... Os outros 99 é o conhecimento de qual parafuso apertar!!!