Logo Hardware.com.br
nemteconto
nemteconto Super Participante Registrado
481 Mensagens 8 Curtidas

Athlon 64 + MatLab

#1 Por nemteconto 04/02/2005 - 15:35
Pessoal eu ia montar um computador com uma A7N8X-E Deluxe e um Athlon 3200+. Infelizmente meu fornecedor não trabalha mais com esse processador e me ofereceu um Semprom 2800+.

Como vou rodar simulações pesadas no Matlab e em outros programas de simulação matemática, preciso de um processador poderoso.

Estive pensando em trocar por um Athlon 64 e aí entra minha dúvida.
O Athlon 64 funciona bem com programas de simulação matemática, rodando em sistemas operacionais de 32 bits? Terei um desempenho superior à configuração que utiliza o Semprom 2800+ ?

Se a resposta for positiva qual o melhor Athlon? O 754 ou o 939? E qual chipset é melhor?

Agradeço a atenção de todos.
carlos seo
carlos seo Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 15 Curtidas
#4 Por carlos seo
04/02/2005 - 15:59
Sim, o MATLAB funciona melhor no A64 do que no Sempron. É um investimento que vale a pena, principalmente se nas suas aplicações científicas estão inclusos simuladores de eventos discretos. Outra boa alternativa são os P4 HT.

Para esse tipo de uso, além de um processador bom, é altamente recomendado 1 GB de RAM ou mais. Não sei qual aplicativo dentro do MATLAB você vai usar, mas o SISOTOOL, por exemplo, come muita memória, assim como os pacotes de simulação de redes CDMA do Simulink.
Carlos Eduardo Seo
Product Manager
Flickr
nemteconto
nemteconto Super Participante Registrado
481 Mensagens 8 Curtidas
#5 Por nemteconto
04/02/2005 - 16:35
Vc já fez simulações no Matlab usando essa plataforma? A princípio o uso será voltado para inversão de matrizes e modelagens matemáticas de motores e circuitos elétricos.

Vc acha que o Dual Channel do Athlon 939 fará dirença em relação ao Single Channel do Athlon 754, para esse tipo de aplicação?

Os P4 tem altíssimo desempenho com aplicativos que utilizem instruções SSE, não é? E se eu não estou enganado o Matlab usa mais a unidade de ponto flutuante, que é mais potente nos Athlons....

Por favor, corrija-me se eu estiver enganado.

Obrigado pela ajuda.


carlos seo
Sim, o MATLAB funciona melhor no A64 do que no Sempron. É um investimento que vale a pena, principalmente se nas suas...
Somos o resultado de nossas escolhas
carlos seo
carlos seo Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 15 Curtidas
#6 Por carlos seo
04/02/2005 - 18:30
Olha, no seu caso, tanto faz A64 ou P4. Ambos são excelentes para aplicações científicas e o desempenho é parecido para a sua aplicação. O que você irá simular é bem leve. Estava imaginando que você fosse utilizar toolboxes do Simulink mais pesados. Nesse caso, se o orçamento for uma restrição, pegue o mais em conta.

No caso de simulações de circuitos e motores, eu gostava mais de trabalhar no OrCAD PSpice, bem mais completo e específico para essa aplicação. O MATLAB se sai bem também, mas no caso de querer simular algum componente em específico, o Spice é mais prático.

No laboratório, eu uso P4 HT e não tenho do que reclamar. Ah, e prefiro trabalhar com o MATLAB no Linux, pois é mais rápido.
Carlos Eduardo Seo
Product Manager
Flickr
TuiTo
TuiTo Super Participante Registrado
672 Mensagens 0 Curtidas
#10 Por TuiTo
04/02/2005 - 19:25
Athlon 64 não é pra isso..
NESTE caso específico, eu iria de P4 HT...
esses programas matemáticos abusam das instruções SSE.... o athlon eh mais fraco pra esse tipo de computação.. pelo menos eh o q eu vejo nos testes por aí.. (super pi).. alguém me corrige se eu tiver falando bobagem.. smile.png
/*
Yew Woodie is:
C2D E8400
P5K SE
Seagate 500GB Sata II
4120B
Ati HD4850 512 MB
Kingston HX2GB DDR2 800
XP PRO
SyncMaster 2232BW+
X-Fi Platinum
ST420W
Casemall CP202L
*/
Dell D520
benhur100
benhur100 Membro Senior Registrado
372 Mensagens 0 Curtidas
#11 Por benhur100
04/02/2005 - 21:16
do q adiantaria vc ter um processador de 64bits se o matlab não foi escrito para trabalhar em 64bits?
todos os programas rodam em "cima" do sistema operacional pouco adiantaria vc ter um processador 64bits se o SO é 32bits.
o 64bits é muito bom e tem um altíssimo desempenho para processar imagems que possuam instruções mais complexas.

se fosse vc iria de HT.
e o MATLAB não precisa de tanto processamento assim não, eu uso o MATLAB para cálcular algumas integrais, funções etc... fazendos até gráficos dos cálculos e roda numa boa num bom e velho Pentium II 300Mhz.
só fica ruim(péssimo) pra movimentar ou fazer alguma ampliação em gráficos 3D.
[Pentium IV 2.4 @ 3.6 Ghz Prescott] [2Gb RAM] [HD: SAMSUNG 250G ]
[CDRW SONY] [video: GeForce 5500 128Mb] [ASUS P4S800D-X]
carlos seo
carlos seo Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 15 Curtidas
#12 Por carlos seo
04/02/2005 - 21:39
Se você usar somente as funções matemáticas básicas, o MATLAB roda tranqüilamente num PII 300 sim. Operações lineares, como integrais, derivadas e operações com matrizes são computacionalmente triviais e simples. No entanto, o colega quer utilizar o software para fazer SIMULAÇÕES de motores elétricos, circuitos, sistemas de potência e controle, obviamente usando Simulink e seus toolboxes específicos. Nesse caso, o processamento é mais importante, já que uma simulação simples pode demorar horas dependendo da máquina. No meu micro (da assinatura) que não é nada top, simular o transiente de um sistema de fase mínima de quarta ordem, que não é tão complicado assim, já demora alguns segundos. Coisas mais complicadas (com simular sistemas de controle de ordem elevada ou resolver problemas de LMI) tendem a levar alguns minutos em alguns casos. E em pesquisa, tempo é importante, pois quanto mais tempo você perde, mais você está permitindo que outra pessoa publique algo exatamente igual a sua pesquisa antes que você. E quando isso acontece, confie em mim, é frustrante.

A versão do MATLAB que se usa também deve ser levada em consideração. Da versão 6 R11 até a 7 R14 o consumo de recursos aumentou um bocado. Antes disso, ele era bem mais leve, mas não tinha várias ferramentas úteis na interface gráfica (principalmente na hora de manipular plots, que tínhamos que entrar quase tudo via linha de comando). Na nova versão 7 R14, o MATLAB para WinXP já suporta 3 GB de RAM, devido à reclamações feitas à MathWorks a respeito da versão anterior, que não "enxergava" 3 GB de RAM.

Concordo com sua observação que o MATLAB não foi escrito para trabalhar em 64 bits. No entanto, o A64 939 tem desempenho equivalente ao P4 HT, nas aplicações que testei (controle, eletrônica de potência e DSP). Nesse caso, seria "ao gosto do freguês". Eu particularmente gosto mais do P4.
Carlos Eduardo Seo
Product Manager
Flickr
logunov
logunov Super Participante Registrado
579 Mensagens 0 Curtidas
#13 Por logunov
04/02/2005 - 22:57
carlos seo
Se você usar somente as funções matemáticas básicas, o MATLAB roda tranqüilamente num PII 300 sim. Operações lineares...


64 bits fariam diferença nesse tipo de software, se ele fosse "otimizado" pra 64 bits?

Seja livre:
-Use __________ Linux (complete).
-Não julgue uma pessoa que não conhece.
-Não seja xenófobo/neófobo.
-Não defenda uma coisa só porque você tem/usa.
-Não faça "panelinhas".
-Antes de tudo, leia com atenção.
DCNunes
DCNunes General de Pijama Registrado
1.8K Mensagens 404 Curtidas
#14 Por DCNunes
05/02/2005 - 02:29
nemteconto
Os P4 tem altíssimo desempenho com aplicativos que utilizem instruções SSE, não é? E se eu não estou enganado o Matlab usa mais a unidade de ponto flutuante, que é mais potente nos Athlons....
Como você mesmo observou, o desempenho irá variar de acordo com os recursos utilizados. A forma ideal seria testar os programas nos sistemas em que você poderia usar, como o carlos seo fez, e então ver se há diferença. Só não sei se isso seria viável pra você. Mas uma coisa é certa, o sistema pode fazer uma diferença significativa. Em se tratando de aplicações científicas, não dá pra dizer "processador x é melhor que y" sem testar ou ter uma noção do tipo de instrução predominante (x87, SSE1/2 escalar ou vetorizada...).

Só para ilustrar o que eu disse vou botar uns gráficos de alguns testes que, mesmo podendo não ter muito a ver com os que vc vai usar, são programas ditos "aplicações científicas".
http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/prescott-tests_10.html
DCNunes
DCNunes General de Pijama Registrado
1.8K Mensagens 404 Curtidas
#15 Por DCNunes
05/02/2005 - 02:42
logunov
64 bits fariam diferença nesse tipo de software, se ele fosse "otimizado" pra 64 bits?
Já ia esquecendo de responder...

O modo 64 bits (AMD64), traz algumas melhorias e entre elas a mais famosa é claro, capacidade de endereçar mais de 4Gb de memória de forma eficiente, e tem muita gente que pensa que um processador 64 bits só serve pra isso. Só que outras otimizações podem ser feitas graças ao maior número de registradores de uso geral e multimídia, o que pode possibilitar um aumento substancial de desempenho, por fazer menos referências à memória e por permitir a execução de um número maior de instruções em paralelo.

Isso sem contar aqueles programas mais raros que trabalham sobre dados maiores do que 32 bits (somar, subtrair, multiplicar, dividir dois números de 64, 128 ou mais bits). Esses, quando otimizados para 64 bits, podem executar algumas vezes mais rápido.

Ou seja, qualquer programa x86 existente tem a chance de ter um equivalente mais rápido, em 64 bits. Vai depender mais dos compiladores.

Se eu falei grego pra vc, me avisa. smile.png
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal