Logo Hardware.com.br
imamura
imamura Membro Junior Registrado
104 Mensagens 3 Curtidas

Analista de Negócios

#1 Por imamura 23/10/2009 - 11:46
Olá,

Gostaria da opinião de vocês sobre a profissão de analista de negócios.

Tem futuro?
A remuneração é boa?
Qual seria a próxima etapa da carreira? Quanto tempo demoraria em média para subir de cargo em uma empresa grande?
Existe amplo mercado para este profissional? (Quero dizer se esta função existe em muitas empresas?)

Ou seja, gostaria de saber mais sobre esta profissão.
leandrofiore
leandrofiore Novo Membro Registrado
20 Mensagens 0 Curtidas
#2 Por leandrofiore
23/10/2009 - 12:04
Olá, Imamura.

O Analista de Negócios é um não tão novo personagem na saga que é a área de Desenvolvimento de Sistemas, e tornou-se essencial para implantação de sistemas, principalmente ERPs, que estejam totalmente alinhados ao negócio.

O foco do Analista de Negócios é compreender os processos da empresa, para junto do Analista de Sistemas desenhar um modelo lógico que permita a automatização deste. Muitas vezes um software é desenvolvido totalmente sob o foco do Analista-Programador, que têm a visão maior sobre a linguagem de programação. Muitas vezes este é um profissional com um perfil mais técnico, e diversas vezes não têm a mesma visão de negócio para conseguir enxergar as "nuances" dos negócios do cliente.

O foco do Analista de Negócios é justamente entender como funciona os processos da empresa, e estruturá-los para que os desenvolvedores possam desenvolver sistemas que estejam plenamente alinhados com os processos correntes. Segundo a Wikipedia:

"O analista de negócios busca as melhores oportunidades de negócio, analisa tendências, cria novos produtos, recria produtos existentes, está sempre preocupado em encontrar novos caminhos para a empresa. Ele está em permanente contato com o cliente e os donos do negócio. O analista de negócios, na nova abordagem da O&P (organizações e processos), antigo O&M (organizações e métodos), vem de maneira a complementar o analista de processos e o analista de sistemas. Os três tipos de analistas diferentes não devem ser confundidos entre si, não são mutuamente exclusivos e eles podem se complementar naquilo que têm de melhor.
Fundalmentalmente, esta função está atrelada ao conhecimento e facilidade em lidar com negócios, assim como descrita acima, mas muito focada nos recursos de TI e de Sistemas (em toda sua extenção) para poder prover soluções exequíveis para um atingir um determinado objetivo."


O mercado para Analista de Negócios está indo bem. Profissionais de TI com conhecimento em Negócios estão sendo cada vez mais valorizados atualmente. Dê uma olhada nesta matéria: http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=4782.


Um grande abraço,
Leandro Fiore de Oliveira
IT Specialist
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#3 Por Quemel
23/10/2009 - 13:03
Caro Daniel,

o ANI (Analista de Negócios e da Informação) não é uma profissão e nem um ofício. É mais uma função (surgiu no começo da década de 1990) que qualquer profissional que tenha uma sólida formação acadêmica e visão de mercado/futuro pode exercer.

Veja abaixo alguns links interessantes:

Livro O Analista de Negócios e da Informação

Tese de Dissertação sobre o Analista de Negócios e da Informação

Bração e boa $orte,
Quemel
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal