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Mr.Kernell32
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Placa de video Geforce 8400M GS, Dell, NVidia e aquecimento.

#1 Por Mr.Kernell32 07/11/2008 - 20:40
Prezados,
Abaixo transcrevo minha jornada com o notebook da Dell e o projeto que conclui hoje.

Os fatos
Não sei se muitos estão por dentro do noticiário de tecnologia, mas no mês de Julho a nVidia divulgou que as suas GPUs fabricadas, especificamente as séries G84 e G86 (Geforce 8400M GS e Geforce 8600M GS), estavam com defeito de fabricação, o que acarretaria aquecimento elevado, artefatos no vídeo, perda de performance e até queima do processador de vídeo (GPU).
Em função disto, alguns fabricantes se comprometeram a vir a público e notificar suas séries de equipamentos defeituosos e os procedimentos para reparo. A Dell em questão, especificamente nos EUA, identificou os modelos de notebooks, lançou versão de BIOS com "melhoria" na funcionalidade do cooler, além de estender o prazo de garantia para mais 1 ano, assim como efetuar o reparo das máquinas com o chip queimado.

No Brasil
Enfim, assim como a Dell, outras como a HP e até a Apple já vieram a público e comunicaram suas ações para resolver o problema. Porém, como aqui no Brasil nós temos que comer muito feijão e arroz para chegarmos ao mesmo nível de respeito como os irmãos lá do norte, a Dell Brasil não veio a público e fez algum tipo de pronunciamento ou tomada de ação. A HP não tenho conhecimento do que irão fazer e a Apple, por sua rede de assistência ser global, acredito que esteja cumprindo a determinação lançada pela matriz americana.
A partir deste momento irei me ater a questão da Dell Brasil, uma vez que eu tenho um notebook com o chip defeituoso, ou melhor, relacionado como integrante a série problemática.
Em primeiro lugar venho destacar que a Dell brasileira não se pronunciou oficialmente. Somente fez um comunicado 'oficiosamente' pelo seu Forum chamado como 'Comunidade', na qual faço parte, devido a mim e a muitos outros usuários termos cobrado um posicionamento da empresa - afinal, equipamento vendido com garantia nacional requer uma resposta da filial brasileira, senão, para que valeria a garantia brasileira? - assim como equiparação dos procedimentos iguais a sua matriz americana.
Infelizmente a Dell brasileira não acrescentou 1 ano a garantia nacional, tão pouco reconheceu de fato o defeito da nVidia, mas informou que se algum equipamento viesse a ter problemas de vídeo (artefatos ou aquecimento excessivo), ela iria tomar providência de efetuar o reparo. Porém como o entendimento de aquecimento excessivo é muito subjetivo para o fabricante, uma vez que para nós usuários já entendemos que para o nosso clima tropical um processador de vídeo trabalhar a 85C ser perigoso mas para eles isto é normal, anulando completamente o objetivo de uma medida preventiva, assim como a produção de artefatos no vídeo ou até a queima da GPU, o que inutilizaria o equipamento, se deve a uma medida corretiva trabalhosa e demorada, a empresa em si continua batendo na tecla que deve usar deste procedimento para tomada de ação.

Minhas providências
Como eu não gosto de esperar sentado a situação ocorrer, assim como não estar bem documentado quanto ao compromisso da empresa em efetuar o reparo no equipamento se o problema ocorrer fora do prazo de garantia, eu decidi botar a 'mão na massa' e desenvolver um projeto eficiente para dissipação do calor, como medida preventiva e evitar finalmente dores de cabeça no futuro.

Desmontei o equipamento
Não satisfeito com a questão do aquecimento, fiquei martelando na cabeça sobre como estava o cooler, dissipador e a GPU assentados. Depois de 2 dias, resolvi desmontar o notebook e dar um jeito nos contatos entre a GPU e dissipador. Armado com minhas ferramentas e devido a minha experiência de desmontar alguns notebooks - cuidado crianças não façam isto em casa sozinho sem a supervisão de um adulto - eu fui desmontando peça por peça, espalhando tudo por casa.
Não vou mostrar todos os passos de desmontagem, mas algumas fotos do que encontrei dentro do equipamento.

As fotos



Aqui o equipamento já está sem o teclado e a tampa dos botões multimídias. Estava me preparando para sacar as antenas e retirar o LCD. Isto mesmo, para ter acesso ao cooler e dissipador da GPU eu tenho que desmontar o notebook inteiro.

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Nestas fotos eu já estava me preparando para retirar o gabinete inferior. O LCD e a moldura superior já estavam descansando ao lado.
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Aqui eu já estava com a placa-mãe fora do gabinete e com ela virada para cim, para ter acesso ao cooler e GPU. Então esta parte é a que fica virada para baixo do notebook.

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Visão do cooler instalado na placa-mãe.

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Pedaço de cobre bem fino, um filete que amassa com facilidade. O cooler ficava junto com o dissipador e em contato com o stick roxo, que por sua vez ficava em contato com este pedaço de cobre - bem fino mesmo - e por baixo dele um elastômero grudado junto com a GPU. Esta é a solução da nVidia e Dell. Mais abaixo vou apresentar as fotos do elastômero.

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O Cooler e o dissipador sem a GPU mas com o stick roxo grudado no dissipador. Ficou nesta posição no momento da retirada do cooler que estava assentado na placa-mãe.

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Aqui está a minha solução já instalada. O Stick roxo e o pedacinho pobre de cobre foi substituído por um pedaço grosso de cobre que preenche o espaço entre a GPU e o dissipador.

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Aqui você vê o pedaço de cobre comprado em UK, com a altura suficiente para preencher o espaço entre a GPU e o dissipador.

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Aqui está o elastômero, o pedacinho de cobre e o stick roxo.

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Finalmente o equipamento montado e as temperaturas medidas. Na montagem usei a pasta AS5, que é mais eficiente depois de 100 horas de uso, devido a cura, coisa que ainda não atingiu.

Conclusão
As medidas foram efetivamente em uso na internet, pacote office, envio de fotos por bluetooth e rede sem fio, com temperatura ambiente em 30C.
Anteriormente oscilava entre 51C até 67C, sem uso intensivo da GPU, e com uso intenso da GPU chegou a 85C, tenho colega de Brasilia que a temperatura chegou em 105C :shock: .
Devo uma medição final da temperatura com uso intensivo da GPU, mas farei isto nos próximos dias e manterei vocês informados. Veja abaixo
A solução em si está bem eficiente. Estou satisfeito com o trabalho final, já sabendo que não ficarei mais preso a uso em um ambiente com temperatura controlada, ou até com o uso de dissipador e cooler externo. Solução esta que tira a mobilidade do equipamento.

Atualizando:
Acabei de fazer o teste de vídeo com o 3dMark06.
As temperaturas foram:
GPU
Máxima: 74C
Mínima: 47C
Valor Atual: 51C
CPU
Core 0 Min. 33C Máx. 63C Valor Atual 36C
Core 1 Min. 35C Máx. 63C Valor Atual 38C
Temperatura Ambiente: 30C sem controle de temperatura ou dissipador externo.

Como disse anteriormente, não recomendo o procedimento acima para aquelas pessoas que não estejam familiarizadas com hardware, estática e desmontagem de equipamentos, pois as peças são pequenas e frágeis. Qualquer torção, pressão ou manuseio inapropriado irá danificar a peça e a garantia do fabricante não cobrirá, pois isto configura mal uso. Recomendo que este procedimento, não somente no modelo que documentei, mas também nos que mencionei acima e outros que exijam o tal, sejam feitos exclusivamente por pessoas capacitadas.
T-Rodman
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#2 Por T-Rodman
07/11/2008 - 21:02
A Dell/BR me disse que sobre a VGA ela manteria a decisão da matriz.
No meu caso, a garantia venceu no dia 20/10 e eles enviaram uma carta falando se eu queria renovar a garantia por mais 1 ano.
Como eu não vou trocar de note esse ano, resolvi extender a garantia.
O custo ficou em 380 R$ em 6x no c/c.

Sua solução pra mim vai ser válida daqui 1 ano. Acabou a garantia novamente, eu farei algo semelhante.
Bom trabalho esse o seu. Parabéns.

Amplexos

T.
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Mr.Kernell32
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#3 Por Mr.Kernell32
07/11/2008 - 21:11
T-Rodman disse:
A Dell/BR me disse que sobre a VGA ela manteria a decisão da matriz.
No meu caso, a garantia venceu no dia 20/10 e eles enviaram uma carta falando se eu queria renovar a garantia por mais 1 ano.
Como eu não vou trocar de note esse ano, resolvi extender a garantia.
O custo ficou em 380 R$ em 6x no c/c.

Sua solução pra mim vai ser válida daqui 1 ano. Acabou a garantia novamente, eu farei algo semelhante.
Bom trabalho esse o seu. Parabéns.

Amplexos

T.


O meu a garantia venceu agora e não recebi a carta. Particularmente o Pós-Venda da Dell tem que melhorar, pois vejo que o procedimento de envio da carta não é padrão para todos.
Se eu tivesse recebido esta carta, por este valor até faria. Mas ligando para lá eles me ofereceram R$ 560,60 por 1 ano e chorando muito. Por este valor eu desisti.
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João Marcelo
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#4 Por João Marcelo
08/11/2008 - 10:15
Um detalhe que vale a pena saber.

Vocês sabiam que por lei o fabricante tem de dar 90 dias (3 meses) INDEPENDENTE da garantia? Ou seja, se você tem documentos afirmando que a sua garantia é de 1 ano, na verdade ela terá 1 ano e 3 meses. Apenas se o fabricante deixar claro que a garantia é de 9 meses é que no total teríamos 1 ano (9 meses do fabricante + 3 meses pela lei).

Esse é um detalhe que pouquíssimas pessoas sabem e até mesmo os fabricantes "desconhecem".

Há um caso documentado (perdoem-me, mas perdi o link, quando achar posto aqui) em que o usuário de um note da Apple conseguiu na justiça os 3 meses adicionais (garantidos por lei).


Abraços
Melhor que ficar esperando resposta é pesquisar e ter a resposta na hora. isso_ai.png

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Mr.Kernell32
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#5 Por Mr.Kernell32
08/11/2008 - 12:39
João Marcelo,

Mode OFF Topic: ON
Tirando a dúvida da garantia. Não sei se você já leu o certificado de garantia de algumas empresas, lá é documentado que a garantia por lei é de 90 dias e com a extensão de 275 dias por disponibilidade da empresa, perfazendo o todal de 365 dias (1 ano). Bom mais ou menos é isso, não lembro de todas as letras exatas.
Sobre a questão de um cliente que ganhou na justiça, não conheço este caso, mas a possibilidade que enxergo é que a empresa não especificou o prazo de 3 meses por lei e depois a extensão que ela deu para completar 1 ano. Mas isto eu digo a você, em todos os certificados de garantia que li, ele estava lá descrito.
Mode OFF Topic: OFF

Retornando ao tópico, o objetivo dele é mostrar aos donos e usuários do Forum como se deve viabilizar um projeto para melhorar o sistema de dissipação de calor.
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icefly
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#6 Por icefly
08/11/2008 - 13:21
Muito bom: uma redução de 11ºC na temp máxima da GPU só por causa de uma chapazinha de cobre.
As temps do processador e HD tiveram redução também? E vc passou a AS5 em quais componentes?

A HP também soltou versões de BIOS novos que aumentam a velocidade do cooler; não lembro se a Dell fez o mesmo.

Quanto ao assunto NVidia: sinceramente, essa garantia estendida da Dell e HP oferecida no caso das NVidia 8400/8600 acho um paliativo. E se o notebook pifar depois do 2º ano, como é que fica? Tem pessoas que ficam mais tempo do que isso com o mesmo notebook; pelo jeito se pifar, elas vão ficar na mão.

O certo seria trocar toda a placa-mãe desse mundaréu de notebooks venddios; porém isso geraria um custo enorme!
Mr.Kernell32
Mr.Kernell32 Veterano Registrado
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#7 Por Mr.Kernell32
08/11/2008 - 13:41
icefly disse:
Muito bom: uma redução de 11ºC na temp máxima da GPU só por causa de uma chapazinha de cobre.
As temps do processador e HD tiveram redução também? E vc passou a AS5 em quais componentes?

Quanto ao assunto NVidia: sinceramente, essa garantia estendida da HP e de outras marcas oferecida no caso das NVidia 8400/8600 acho um paliativo. E se o notebook pifar depois do 2º ano, como é que fica? Tem pessoas que ficam mais tempo do que isso com o mesmo notebook; pelo jeito se pifar, elas vão ficar na mão.

O certo seria trocar toda a placa-mãe desse mundaréu de notebooks venddios; porém isso geraria um custo enorme!


A temperatura da CPU caiu sim, mas não foi por causa da instalação do copper sheet (pedaço de cobre), mas sim porque eu troquei a CPU de um Intel Core 2 Duo T7300 (Meron) para um Core 2 Duo T8300 (Penryn), que tem 'Manufacturing Technology' de 45nm e 'VID Voltage Range' de 1.00V-1.250V, contra 'Manufacturing Technology' de 65nm e 'VID Voltage Range' de 1.0375 - 1.30V do Meron.
A temperatura do HD em si não alterou porque fica longe da área da GPU.
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João Marcelo
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#8 Por João Marcelo
08/11/2008 - 13:49
Mr.Kernell32, é como falei, algumas empresas colocam os 9 meses como garantia complementar aos 3 meses disponíveis por lei. Mas muitas não o fazem, colocando apenas que você tem um ano de garantia, a Apple é uma delas. O caso que citei é justamente sobre um Apple, que no caso é garantia mundial de 1 ano.

Achei: CDC. http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/legislacao/cdc.htm

Art. 50. A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.
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T-Rodman
T-Rodman Tô em todas Registrado
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#10 Por T-Rodman
10/11/2008 - 14:29
A garantia dele em tese já havia acabado. Por isso ele fez o procedimento. Meu note ainda tem mais 1 ano de garantia. Sendo assim, que fique como está e se ele pifar, a Dell que conserte ele.
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#12 Por Mr.Kernell32
10/11/2008 - 16:55
gcfrancoso,

Como T-Rodman disse, a minha garantia acabou efetivamente. Somente para o caso do problema de aquecimento é que a garantia persistirá.
Uma coisa eu te digo, neste trabalho que tive eu até estou fazendo um favor para a Dell, já que coloquei um pedaço de cobre com maior espessura e por sua vez mais eficiente. Melhor que aquele filete de cobre que vem originalmente, e que por um lado está coberto pelo stick roxo e outro lado pelo elastômero.
Agora com o meu trabalho, o pedaço de cobre, também conhecido como copper sheet, por ter espessura maior, preenche o espaço entre a GPU e o dissipador, bastando somente preencher em cada lado com um pouco de pasta Artic Silver 5 e fixar na GPU e dissipador.
Enfim, no meu entendimento estou até prolongando mais a vida útil do equipamento, pois em uso na internet e outros aplicativos meu equipamento teve queda de 5C - de 55C para 50C -, sem uso da mesa de ventilação (externa), e até 10C em uso excessivo com recursos gráficos 3dMark06 - de 85C para 74C.

No mais, a própria Dell deixa disponivel o manual de serviço para desmontagem do equipamento. Em contato com eles, eles deliberam a troca de peças, desde que não danifiquem, e se esta peça não for comprada na Dell, esta peça não terá garantia. Assim como qualquer dano produzido com o procedimento da troca da peça.

Veja aqui abaixo as temperatura medidas após o 3dMark06.
Imagem
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W0LVER1NE_MG
W0LVER1NE_MG Super Participante Registrado
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#13 Por W0LVER1NE_MG
10/11/2008 - 19:37
Ótimo tópico, Mr.Kernell32...
O mais impressionante é que a solução que você conseguiu foi extremamente simples e de baixíssimo custo, fico me perguntando pq as empresas não resolvem essas falhas já na fábrica, o que evitaria muita dor de cabeça para elas e também não arranharia a imagem deles junto aos clientes. Os caras estudam 10, 20 anos para projetar notebooks com erros 'toscos' como esses...

Eu tive um HP DV2700T que era ainda pior que o seu Dell... vinha com uma 8400GS, e a GPU sempre passava dos 100ºC quando eu jogava CoD4 ou rodava algum 3DMark (chegou a bater 105ºC de máxima, isso numa noite que devia estar com temperatura ambiente em torno de 22ºC).
Acabei devolvendo ele na loja e pegando o dinheiro de volta... adquiri um Acer 6920G, que veio com uma 9500GS que nunca passa de 65ºC mesmo jogando intensamente em dias quentes (temp. ambiente em torno de 30ºC). Numa foto que vi num site mostrando a parte interna dele, pude ver que ele tem 2 longos dissipadores semelhantes a esses prateados cheios de pinos ali da sua foto... e a ventoinha funciona "non-stop" - ao menos eu nunca percebi ela desligada, mesmo com o note em idle.

Por fim, uma dúvida meio off: o que seria essa primeira temperatura que aparece na sua última foto (nesse seu post acima do meu), e que oscilou de 31 a 52ºC?

Valeu
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Mr.Kernell32
Mr.Kernell32 Veterano Registrado
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#14 Por Mr.Kernell32
10/11/2008 - 20:31
W0LVER1NE_MG disse:
Ótimo tópico, Mr.Kernell32...
O mais impressionante é que a solução que você conseguiu foi extremamente simples e de baixíssimo custo, fico me perguntando pq as empresas não resolvem essas falhas já na fábrica, o que evitaria muita dor de cabeça para elas e também não arranharia a imagem deles junto aos clientes. Os caras estudam 10, 20 anos para projetar notebooks com erros 'toscos' como esses...

Eu tive um HP DV2700T que era ainda pior que o seu Dell... vinha com uma 8400GS, e a GPU sempre passava dos 100ºC quando eu jogava CoD4 ou rodava algum 3DMark (chegou a bater 105ºC de máxima, isso numa noite que devia estar com temperatura ambiente em torno de 22ºC).
Acabei devolvendo ele na loja e pegando o dinheiro de volta... adquiri um Acer 6920G, que veio com uma 9500GS que nunca passa de 65ºC mesmo jogando intensamente em dias quentes (temp. ambiente em torno de 30ºC). Numa foto que vi num site mostrando a parte interna dele, pude ver que ele tem 2 longos dissipadores semelhantes a esses prateados cheios de pinos ali da sua foto... e a ventoinha funciona "non-stop" - ao menos eu nunca percebi ela desligada, mesmo com o note em idle.

Por fim, uma dúvida meio off: o que seria essa primeira temperatura que aparece na sua última foto (nesse seu post acima do meu), e que oscilou de 31 a 52ºC?

Valeu



Eu vi o tópico falando sobre o seu Acer e realmente ele me parece muito bom e bonito. Infelizmente ainda não vi um de perto.
Em relação a sua dúvida, a temperatura THM_ é a temperatura da CPU medida pelo ACPI, e a debaixo é também a temperatura da CPU, porém medida com outro sensor.
Eu consegui reduzir a temperatura da CPU porque migrei a CPU de um Intel Meron para um Intel Penryn.
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W0LVER1NE_MG
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#15 Por W0LVER1NE_MG
10/11/2008 - 20:46
Mr.Kernell32 disse:
Em relação a sua dúvida, a temperatura THM_ é a temperatura da CPU medida pelo ACPI, e a debaixo é também a temperatura da CPU, porém medida com outro sensor.
Eu consegui reduzir a temperatura da CPU porque migrei a CPU de um Intel Meron para um Intel Penryn.

Seriam as de baixo medidas no diodo que há no núcleo do processador?
Nova curiosidade: qual o clock do Penryn (ou qual o modelo) que pegou? Comprou aqui pelo Brasil, ou no exterior, e saiu na faixa de quantos 'dinheiros'?

Pergunto pq pretendo futuramente fazer um up no T5550 do meu note. piscadela.png

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