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Barton_Simpson
Barton_Simps... Veterano Registrado
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Tecnologias de renderização 3D, suporte a DirectX...Duvidas

#1 Por Barton_Simps... 18/02/2004 - 11:33
Rapazida, não tem como, é muito tipo de tecnologias usadas no gráfico 3D, estou perdido !

Para começar, está certo o título do tópico ? Tecnologias de renderização 3D ?

À que eu devo atentar ao procurar uma aceleradora 3d ?
...to sabendo 128bits, 128mb...

Tipo, quais são os principais tipos de gráficos 3D ? Open GL e DirectX ?

Quando um jogo requisita directx 8.1, por exmeplo, não vai rodar em placas 3D com DX7 ou abaixo? Ou depende se o jogo tem opção de desabilitar efeitos DX8?

E no caso do Open GL, as versões mudam muito e/ou é complicado como DX para ter suporte?



.....Vejam as placas radeon 9200pro e 9500pro, qual é melhor ? A 9200 está na seção "gamers" e a 9500 "descontinued"!!...Não mostra a velocidade do processador da 9200...
http://www.ati.com/products/radeon9500/radeon9500pro/specs.html
http://www.ati.com/products/radeon9200/radeon9200/specs.html
[)@rK]/[£55
[)@rK]/[£55 Super Participante Registrado
806 Mensagens 1 Curtida
#2 Por [)@rK]/[£55
18/02/2004 - 13:10
Deixa eu tentar te ajudar...

DirectX é a API (Interface de Programacao p/ Aplicacoes) criada pela Microsoft para manipulacao de Imagens 3D, ou seja jogos, CADs, etc..

Ja a OpenGL é outra API criada com o intuito de ser "Livre"...

Bem as duas tem suas vantagens e desvantagens! o DirectX é muito mais facil de se programar q o OpenGL, mas por isso o OpenGL se torna muito mais poderoso em termos de criatividade! porem alem de ser mais complicado, ele se torna "pesado".

Quanto a Polemica dos DirectXs, as placas sao lançadas com certas tecnologias implementadas por Hardware: essas tecnologias seriam como Ex: Pixel Shader, Vertex Shader, essas tecnicas tem suas versoes como: 1.3, 1.4, etc...

o DirectX contem certos padroes desses recursos para dizer ou nao q uma placa é suportada, ou seja, uma placa DX 8.1..

Jogos que requerem versoes de Dx maiores, as vezes rodam em placas de Dx inferiores, porem nao sao capazes de reproduzir certos efeitos devido ao recursos alsentes na placa!

Exemplo Mais Recente: Need for Speed Undergound e as GeForce4MX cuja a placa é DX 7.0 e o jogo DX 8.x, fica impossibilitado a abilitacao do Efeito "Motion Blur"....

Quanto as placa da ATI.. tome muito cuidado com a Nomeclatura delas! Pois nem sempre versoes com Numeros Superiores sao melhores q com Nomeclaturas Inferiores!

ex: Radeon 9200 Inferior a Uma 9100...

Bem espero ter ajudado vc a entender um pouco melhor como funciona as Tecnologias 3D.. agora c vc quiser saber mais "se Vira nos 30" q eu nao to aki pra ficar fazendo testamento nao!!

Vlw, um Abraço!
Desktop:
[Thermaltake V3 Black][OCZ - ModXtream 500W][ASUS Crosshair V Formula][Bulldozer FX6100 3.2Ghz][8GB DDR3 1600Mhz RipJawsX][2x Samsung 1.5 TB][eVGA Geforce 450 SC 1GB DDR5][DVD-RW LG + CardReader][LG LED 23"][Genius Ergo 555][MousePAD Everglide Titan][Everglide DKTboard black]

fcm
fcm Cyber Highlander Registrado
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#3 Por fcm
18/02/2004 - 13:31
[)@rK
/[£55]Deixa eu tentar te ajudar...

DirectX é a API (Interface de Programacao p/ Aplicacoes) criada pela Microsoft para m...


Ótima explicação...

Somente reforçando a parte de suporte dos jogos, há jogos que podem rodar em placas que suportam uma versão anterior do DirectX, e outras que não... jogos recentes, normalmente exigem versões novas do DirectX, mesmo não usando obrigatoriamente efeitos dele, como por exemplo o NFS Underground, que exige o DX9, que usa opcionalmente o Motion Blur(Pixel Shader), que é encontrado em placas DX8.1 e DX9, mas sem o Motion Blur, roda em placas DX7...
M: Dell Vostro 3550 | i7-2670QM | 16GB DDR3 | SSD Crucial 480GB+ WD Black 750GB 7200RPM
HTPC: Phenom II X4 945@3.4 | MA785GM-US2H | 8GB DDR2-1000 | HD7770 Ghz | Sandisk Plus 120GB | DSA-5060V
Oldschool: XP-M 2200+@3700+ | A7N8X-E Deluxe | 2GB @DDR440 | X1650 Pro | WD 80GB
[)@rK]/[£55
[)@rK]/[£55 Super Participante Registrado
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#4 Por [)@rK]/[£55
18/02/2004 - 22:27
vlw ae.. FCM o foda eh q o cara q criou, nem Leu ainda parece...
Desktop:
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D.2
D.2 Ubbergeek Registrado
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#6 Por D.2
23/02/2004 - 01:20
Barton_Simpson
Rapazida, não tem como, é muito tipo de tecnologias usadas no gráfico 3D, estou perdido !

Para começar, está certo...
Há casos em que não se pode desabilitar certos efeitos,como no Prince of Persian Sands of Time,mas para isso pode-se emular o Pixel Shader via software.
Quanto as placas citadas uma Radeon 9500Pro muito superior à uma 9200,só foi descontinuada porque pertencia a uma geração mais antiga,linha 9700PRO,9700,9500PRO,9500,9000PRO e 9000,que foi substituida pela linha 9800PRO,9800,9600PRO,9600,9200,só que fora as 9800 as outras me parecem que se dão pior que suas antecessoras.
Proper
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#7 Por Proper
23/02/2004 - 01:33
fcm
Ótima explicação...

Somente reforçando a parte de suporte dos jogos, há jogos que podem rodar em placas que supor...


Peraí, Motion Blur é Pixel Shader? Puxa, achei que era outro recurso...
.: AMD Phenom II X4 965 / ASUS M5A97 PRO / AMD HD 5850 [900/4800 Mhz] / Patriot Signature [8192 MB] / Corsair VX450W :.
.: Sony PS3 Slim [500 GB HDD] / Microsoft Xbox 360S [250 GB HDD] + Microsoft Kinect :.
.: Samsung S23A550H / Samsung PL42C450 / Sony KLV-32S300A :.
fcm
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#8 Por fcm
23/02/2004 - 09:46
Proper
Peraí, Motion Blur é Pixel Shader? Puxa, achei que era outro recurso...


Sim, por isso que as MX440 não o rodam...
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fcm
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#10 Por fcm
23/02/2004 - 11:45
rlagos
Entao nao vale a pena comprar uma placa q nao rode direct X 9?


Se quer jogar coisas atuais, pegue uma DX8.1/9... também uma das únicas placas que se vende bem hj que não os suporta, é mesmo a MX440...
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fcm
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#12 Por fcm
23/02/2004 - 21:06
D.2
Engraçado li num post aqui de um user que até a Voodoo rodava o motion Blur,será que o user tava doido ou é outro rec...


Emulando sim... as Voodoos conseguiram emular T&L e Pixel Shader, e rodaram NFSU até, só não confirmo o Motion Blur, mas pelo menos no 3DMark, já vi imagens de Voodoos(no caso, uma V5 6000), rodando o Nature... no fórum do 3dfxzone.it, tem tonelada de gente jogando NFSU com Voodoos(4 e 5)...
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Proper
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#14 Por Proper
24/02/2004 - 00:51
fcm
Emulando sim... as Voodoos conseguiram emular T&L e Pixel Shader, e rodaram NFSU até, só não confirmo o Motion Bl...


Metal Gear Solid 2: Substance tem o efeito de Motion Blur, e aqui rodou com esse efeito...
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fcm
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#15 Por fcm
24/02/2004 - 10:10
D.2
Mas emular pixel shader dá pra emular com a MX também.


Sim... nativo, é claro que as Voodoos não tem(assim como não tem T&L), mas rodou ambos emulados, e sem problemas no NFSU(e as Voodoos são mto mais velhas q as GF4MX)... se aparecer o Motion Blur habilitável sem emular o Pixel Shader nas Voodoos, provavelmente é um bug do jogo, pois ele nem suporta as Voodoos oficialmente...
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