Tudo está perfeito, o sinal pega forte para todo mundo, vemos que está bem distribuindo os clientes, metade em cada dispositivo, não sobrecarrega tanto os aparelhos, o problema está entre o modem e o roteador principal, todos os cabos são Cat5e, que suporta até 1000Mbps se o modem permitisse, mas tudo bem pegar só 100Mbps, afinal a internet é de 30Mbps, mas o infeliz faz questão de conectar a 10Mbps, até parece sacanagem da NET!
Para resolver o problema geralmente temos que reiniciar o modem várias vezes, desconectar e reconectar o cabo de rede, para até que por sorte pegar os 100Mbps, já fizemos hard reset no modem e não resolve. Depois de várias tentativas conseguimos e permanece conectado a 100Mbps até a próxima vez que cair a energia, então temos que fazer toda esta brincadeira de novo!
Já tentamos trocar o MAC address do roteador, colocar IP fixo, desconectar a interface logicamente pelo roteador, nada, o problema parece ser no modem mesmo. Que eu saiba era para ele tentar conectar na maior velocidade possível sempre. E não adianta chamar o técnico da NET, quando o cara vai lá, pede para espetar o notebook, pega rede 100Mbps e tudo parece funcionar, esses caras não tem gabarito para entender o problema.
Se alguém aqui já pegou algum plano maior de 10Mbps de qualquer operadora cujo modem só suporta 10Mbps pode estar sendo enganado, isto pode pegar muito consumidor leigo desprevenido! Já que quando o técnico chega vai sempre funcionar! Mas no dia a dia nunca vai pegar velocidade maior do que aquela que o cabo está configurado. Fiquem atentos!
Quando acontece o problema fica assim:
Depois de resolvida fica assim:
Mas conforme mencionei, não permanece assim por muito tempo e sempre da um trabalho do cão para voltar a pegar 100mbps! Alguma idéia para resolver o problema?