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Shinobi4Ever
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NET Virtua 30Mbps só pega 10Mbps

#1 Por Shinobi4Ever 16/03/2016 - 11:19
Temos um cable modem HUMAX da NET, contratamos 30Mb, temos mais de dez pessoas usando, em horário de pico chega a ter uns vinte dispositivos conectados, entre celulares, tablets, notebooks e enfins. Era evidente que o fraco sinal de Wi-Fi do modem não daria conta, desligamos o Wi-Fi do modem, cabeamos o prédio e colocamos dois roteadores com OpenWRT conectado entre eles via cabo, um TL-WR1043ND como AP principal, direto no modem, e outro TL-WR841N/ND v9 como AP somente, sem DHCP, com o mesmo SSID em outro canal, conectado ao roteador principal via cabo. Configuramos DMZ no modem para funcionar UPnP no roteador principal.

Tudo está perfeito, o sinal pega forte para todo mundo, vemos que está bem distribuindo os clientes, metade em cada dispositivo, não sobrecarrega tanto os aparelhos, o problema está entre o modem e o roteador principal, todos os cabos são Cat5e, que suporta até 1000Mbps se o modem permitisse, mas tudo bem pegar só 100Mbps, afinal a internet é de 30Mbps, mas o infeliz faz questão de conectar a 10Mbps, até parece sacanagem da NET!

Para resolver o problema geralmente temos que reiniciar o modem várias vezes, desconectar e reconectar o cabo de rede, para até que por sorte pegar os 100Mbps, já fizemos hard reset no modem e não resolve. Depois de várias tentativas conseguimos e permanece conectado a 100Mbps até a próxima vez que cair a energia, então temos que fazer toda esta brincadeira de novo!

Já tentamos trocar o MAC address do roteador, colocar IP fixo, desconectar a interface logicamente pelo roteador, nada, o problema parece ser no modem mesmo. Que eu saiba era para ele tentar conectar na maior velocidade possível sempre. E não adianta chamar o técnico da NET, quando o cara vai lá, pede para espetar o notebook, pega rede 100Mbps e tudo parece funcionar, esses caras não tem gabarito para entender o problema.

Se alguém aqui já pegou algum plano maior de 10Mbps de qualquer operadora cujo modem só suporta 10Mbps pode estar sendo enganado, isto pode pegar muito consumidor leigo desprevenido! Já que quando o técnico chega vai sempre funcionar! Mas no dia a dia nunca vai pegar velocidade maior do que aquela que o cabo está configurado. Fiquem atentos!

Quando acontece o problema fica assim:
Imagem

Depois de resolvida fica assim:
Imagem

Mas conforme mencionei, não permanece assim por muito tempo e sempre da um trabalho do cão para voltar a pegar 100mbps! Alguma idéia para resolver o problema?
Naldo Volpe
Naldo Volpe Cyber Highlander Registrado
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#3 Por Naldo Volpe
16/03/2016 - 16:35
- Bem provável mesmo que os Cabos foram mal crimpados ou crimpados em sequência errada
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Naldo Volpe
Naldo Volpe Cyber Highlander Registrado
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#5 Por Naldo Volpe
18/03/2016 - 07:35
- Pluga uma suposta Máquina que apresenta problema direto no Equipamento da NET via Cabo
- Sem passar por Roteador, Switch, ectc
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Shinobi4Ever
Shinobi4Ever Novo Membro Registrado
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#6 Por Shinobi4Ever
18/03/2016 - 10:06
É isto que o técnico pede para fazer sempre que vai lá testar, e por sorte funciona, mas aposto que se um equipamento ficar conectada por muito tempo, depois tentar reconectar o cabo, provavelmente vai pegar uma velocidade reduzida, estamos pensando em trocar a porta WAN do roteador para confirmar esta hipótese, da próxima vez que der zica.

Não sei qual a lógica, parece azar mesmo, porque as vezes pega 100mbps de boa no roteador, mas quando cai a energia volta a 10, daí custa a voltar a 100.
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
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#7 Por jqueiroz
18/03/2016 - 10:07
Shinobi4Ever disse:
Na verdade há algumas semanas atrás estava com um cabo Cat5 fornecido pela própria NET, e estava com o mesmo problema, troquei pelo Cat5e, costumo usar o padrão B, até usei um testador de cabo para garantir que não tinha nenhum fio solto, e continua com o mesmo problema, é triste mesmo.

O problema normalmente não é de fios soltos, e sim de erro de montagem. Fios invertidos ou mesmo fora de ordem causam isso, e o testador de cabos mais barato não pega, pq ele só testa continuidade.

Mas diga outra coisa, você consegue forçar o modo 100/Full nessa porta, em alguma configuração?
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Shinobi4Ever
Shinobi4Ever Novo Membro Registrado
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#8 Por Shinobi4Ever
18/03/2016 - 11:28
jqueiroz disse:
O problema normalmente não é de fios soltos, e sim de erro de montagem. Fios invertidos ou mesmo fora de ordem causam isso, e o testador de cabos mais barato não pega, pq ele só testa continuidade.
Cheguei a conferir a ordem sim, verei se consigo tirar uma foto decente assim que possível.
jqueiroz disse:
Mas diga outra coisa, você consegue forçar o modo 100/Full nessa porta, em alguma configuração?
Nas configurações da interface web não, mas uma vez que OpenWRT é um linux, tenho acesso ssh ao roteador, consigo verificar a velocidade pelo comando:
# swconfig dev switch0 show|fgrep speed
que retorna:
link: port:0 link:up speed:100baseT full-duplex txflow rxflow
link: port:4 link:up speed:100baseT full-duplex txflow rxflow
link: port:5 link:up speed:1000baseT full-duplex txflow rxflow auto
A mesma informação que a interface web apresenta, assim como na imagem que mandei, tanto que fiz um script para me enviar um e-mail caso fique menor de 100, mas se eu não estiver fisicamente lá não tenho como arrumar, pois depende de desconectar e reconectar várias vezes.

Parece que seria possível obter esta mesma informação lendo o arquivo /sys/class/net/eth0.2/speed, mas por alguma razão no roteador não funciona, mesmo vendo que o arquivo existe e tem permissão de leitura, apresenta o erro read error: Invalid argument.

Desconheço alguma forma de forçar o kernel a mudar esta configuração, até onde eu vi, os arquivos eram somente leitura, se souber ou tiver alguma dica ficaria feliz se compartilhasse.

A princípio minhas alternativas são, em ordem:
[LIST=1]
Trocar a porta WAN do roteador por uma LAN disponível, essa maracutaia da dor de cabeça, mas talvez resolva;
Atualmente estamos usando o OpenWRT 14.07, que tem kernel 3.10.49, saiu recentemente a versão 15.05.1, que tem kernel 3.18, com overlayfs já nativo, talvez com um kernel mais recente tenha alguma evolução no driver;
Trocar o roteador principal pelo secundário, que é mais fraco, mas isolaria de vez a dúvida se o problema está no modem ou no roteador, a não ser que tenhamos o azar de ambos estarem zuados, embora nunca tenha dado problema entre eles;
Se nada disso funcionar, o que é bem possível, é quase certeza que o problema não é o roteador e sim o modem, teríamos que convencer a NET que precisamos trocar essa porcaria, de preferência por outro modelo ou marca.
[/LIST]
Por enquanto este é o plano, se alguém pensar em mais alguma possível solução estou aberto a sugestões.
Naldo Volpe
Naldo Volpe Cyber Highlander Registrado
20.8K Mensagens 3.5K Curtidas
#9 Por Naldo Volpe
18/03/2016 - 14:19
- Não deixe de eliminar a probabilidade do Switch ou suas portas estarem com problemas...
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