Um legítimo campeão em popularidade: 10 anos do PlayStation 4

Um legítimo campeão em popularidade: 10 anos do PlayStation 4

Após um conturbado período com o PlayStation 3, principalmente do ponto de vista do desenvolvimento, com os percalços para programar games que tentavam tirar proveito do processador Cell, Mark Cerny segurou pra si a missão de projetar um console que abraçasse de vez a arquitetura x86-64. Esse console foi o PlayStation 4, anunciado no dia 20 de fevereiro de 2013, cerca de 3 meses antes da Microsoft mostrar o contraponto, Xbox One.

A chegada ao mercado aconteceu alguns meses depois, em 15 de novembro. Diferentemente das edições passadas do PlayStation, o PS4 foi lançado primeiro no mercado norte-americano, e chegou ao Japão em outro momento, mais especificamente no dia 22 de fevereiro de 2014.

No entanto, curiosamente foi um asiático o primeiro a comprar o console. O chinês Joey Chiu, que na época tinha 24 anos, madrugou na fila de uma loja e conseguiu a primeira unidade do PS4 (Chiu também foi o primeiro a comprar o PS4 Pro). 

Joey Chiu

Em 2020, a Sony o presenteou com uma edição do PlayStation 5.

Chiu é um dos mais de 117 milhões de consumidores que compraram oficialmente o PS4, que ocupa a quinta colocação entre os consoles mais vendidos de todos os tempos. Em relação ao seu concorrente direto, o Xbox One, a opção da Sony vendeu mais do que o dobro, segundo dados compilados pela VG Chartz.

Parte desse sucesso estrondoso se deve a alguns acertos, como uma “mola propulsora” chamada GTA V. O game que completou 10 anos em setembro foi um grande acerto para a sétima e oitava geração de consoles.

Aliás, GTA V é o terceiro game mais vendido para o PS4, com 19,39 milhões de unidades, atrás apenas de God of War (19,5 milhões) e Marvel’s Spider Man (20 milhões). E também não podemos esquecer do caminhão de exclusivos de peso que o console recebeu: Uncharted 4, Bloodborne, Horizon Zero Dawn, Ghost of Tsushima, The Last of Us: Part 2, além de God of War e Spider man.

A polêmica do preço no Brasil

Inicialmente, a ideia da Sony era lançar o PlayStation 4 no Brasil em paralelo com o os EUA, mas isso não aconteceu. O Brasil, assim como os demais países da América Latina e da Europa, receberam a nova aposta da gigante japonesa no dia 29 de novembro de 2013.

A relação cruel entre produtos aclamados e preços exorbitantes praticados no Brasil ficou escancarado no lançamento do console por aqui. No dia 17 de outubro de 2013, a Sony confirmou qual seria o preço para o mercado nacional: R$ 3.999. Enquanto com o Xbox One (que era fabricado no Brasil) o preço sugerido era R$ 2.199.

Se você lembra dessa época, sabe que esse preço do PS4 se tornou algo simbólico, foi um assunto muito discutido na época, chegaram a criar uma petição online no site Avaaz com o título de “PlayStation 4, no Brasil, com preço justo” para tentar reverter essa situação.

Há alguns meses antes do anúncio, a Sony, por intermédio do presidente-executivo da representação da companhia na América Latina, Jack Tretton, declarou que o objetivo era oferecer o console a um preço acessível, por algo equivalente aos US$ 399, do mercado americano. Mas não rolou.

 

A Sony chegou a apontar a carga tributária como o grande responsável pelo preço assombroso no Brasil. Dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), informaram na época que mais de 72,18% do preço final (equivalente a R$ 2.886) era proveniente dos encargos tribuários do país

Em 2015, a Sony chegou a trazer para o Brasil a produção do console, movimentação que resultou em uma queda no preço. 4 anos depois, a produção nacional interrompida.

Dê um Pro na sua jogabilidade

Além da versão slim, aposta de gerações passadas do PlayStation, o PS4 deu o pontapé na ideia dos consoles de meia geração. O PS4 Pro, lançado em 2016, foi a alternativa da Sony para dar um upgrade em termos de hardware. Uma alternativa mais parruda. Esse panorama deve ser repetido com o PlayStation 5.

Assim como a abordagem de inserir no console um player de Blu-Ray pode impulsionar o mercado que está no entorno, impactando a venda de mídias e até de TVs, o lançamento do PS4 Pro foi uma estratégia da Sony para tentar dar um empurrão em outro segmento que ela conhece bem, o setor de áudio/video. Ao bater na tecla do 4K para o PS4 Pro, a Sony tentava impulsionar também a venda de TVs compatíveis com essa resolução. Embora 4K e PS4 Pro nem sempre “andavam juntos”.

O PS4 Pro chegou ao Brasil, após 2 anos do lançamento no mercado americano com preço sugerido de R$ 3 mil. Outro hardware que surgiu na geração do PS4 foi o PlayStation VR. O headset de realidade virtual da Sony chegou ao mercado em 2016. O lançamento no Brasil aconteceu no ano seguinte. O dispositivo segue nos planos da Sony, e ganhou uma segunda versão em 2023.

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13 jogos inesquecíveis do PlayStation 4

Muito se comenta quando será o final definitivo do PlayStation 4. O famoso fim do ciclo de mercado. No ano passado, a Sony chegou a prolongar a produção do console, em meios aos problemas de abastecimento com o PS5, ainda sob os efeitos aterradores da pandemia da COVID-19. A expectativa é que os jogos para o PlayStation 4 deixem de ser produzidos até 2025.

O mais querido do Brasil!

Dados da Pesquisa Game Brasil (PGB), levantamento anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, revela que o PlayStation 4, permanece no topo entre os consoles mais populares do público gamer brasileiro. Segundo o estudo, 36,3% dos jogadores no país possuem esta plataforma, representando um crescimento de 2,2 pontos percentuais em relação à edição anterior da pesquisa.

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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