13 jogos inesquecíveis do PlayStation 4

13 jogos inesquecíveis do PlayStation 4

O PlayStation 4 foi responsável por apresentar muitos jogos incríveis desde o seu lançamento, e por isso é um dos consoles mais importantes no mercado dos jogos atualmente. Por isso, vamos relembrar alguns desses jogos.

Neste artigo, separamos alguns jogos que foram de grande sucesso no console da Sony. Confira!

Leia também:

18 jogos inesquecíveis do PlayStation 1
17 jogos inesquecíveis do PlayStation 3

13 jogos inesquecíveis do PlayStation 4

PlayStation 4

Os consoles da Sony sempre foram um dos mais vendidos e principais do mercado de games, e isso não foi diferente com o PS4, lançado em 2013. O aparelho já tem mais de 117 milhões de unidades vendidas e por isso foi responsável por apresentar a muitos jogadores alguns títulos que eles certamente não vão esquecer tão cedo. Muitos desses jogos aproveitaram o hardware mais poderoso do PS4 para trazer gráficos mais bonitos, além de histórias e narrativas envolventes e gameplays viciantes.

Por isso, hoje resolvemos listar 13 jogos do PS4 que fizeram bastante sucesso e, por isso, se tornaram inesquecíveis para quem já se divertiu com eles.

Vale lembrar que a lista é feita tanto com exclusivos quanto com jogos multiplataformas que foram disponibilizados para o console.

The Last of Us (Partes 1 e 2)

Não tem como falar em jogos clássicos e inesquecíveis do PS4 sem falar de The Last of Us. E nesse caso não dá nem mesmo para escolher entre o 1 e o 2, já que ambos os jogos são incríveis do seu modo particular. Enquanto no primeiro jogo toda a história e personagens são apresentados pela primeira vez com uma trama envolvente e desafios viciantes, no segundo temos um desenrolar de fatos que dificilmente não vai mexer com os sentimentos dos jogadores. Um tiro certo.

O jogo mostra um mundo pós apocalíptico onde um fungo acaba transformando as pessoas em uma espécie de zumbi (embora a palavra não seja usada nesse caso). Enquanto no primeiro conhecemos Joel e Ellie e acompanhamos os personagens em uma busca pela cura, no segundo a história é voltada para uma trama de vingança e violência. As narrativas acabam sendo bem diferentes, mas ainda assim envolvem com a mesma intensidade. Impossível não amar (e as vezes até mesmo odiar amar).

God of War 2018

Esse não é o primeiro jogo da franquia, mas sem dúvidas é um dos mais marcantes para o PlayStation 4. Kratos já era um personagem conhecido pelos outros títulos, mas antes ele era apresentado apenas como uma maquina de matar, um lutador sanguinário e até mesmo mulherengo. Já nesse novo título ele surge como um outro tipo de personagem: um viúvo em luto e um pai.

Ele já está mais velho, então é possível sentir todos os seus arrependimentos de tudo o que aconteceu no passado, e ao mesmo tempo tenta entender melhor a sua relação com o filho, Atreus, para que o garoto tenha um futuro melhor do que o dele. O jogo começa após a morte da sua esposa, mãe de Atreus, e juntos eles precisam embarcar em uma jornada para lançar suas cinzas do pico mais alto da montanha. Durante o caminho, entretanto, outros personagens começam a fazer parte da trama, tornando tanto a história quanto a exploração cada vez mais interessantes e compensadoras.

GTA V

Outro jogo que não poderia faltar na lista, já que possivelmente quase todos os donos de um PlayStation 4 curtiram um GTA V nele por horas. Não existe mais dúvidas de que GTA V é um dos maiores jogos de todos os tempos e por isso ele se mantém em destaque em todas as plataformas com o qual é compatível, o que inclui o console da Sony. É um jogo incrível, que conta com uma campanha divertida onde o jogador pode controlar 3 personagens principais.

O seu mundo aberto é gostoso de ser explorado, se tornando um jogo a frente do seu tempo e que, mesmo depois de anos de lançamento, hoje em dia ainda é difícil de ser batido. Além da história principal, o mapa oferece uma diversidade de atividades extras, algumas até mais escondidas, que mantém a jogatina por muito tempo. Há também o modo online, que hoje em dia é o seu ponto forte, onde é possível criar seu próprio personagem e curtir o mundo do crime ao lado de amigos.

The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher também não foi o primeiro jogo da franquia, mas sem dúvidas foi o que mais se destacou, principalmente no console da Sony. Foi nesse título que o bruxão Geralt de Rívia se tornou ainda mais conhecido, e hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que já tinha jogado The Witcher 3 e não tenha se apaixonado pelo jogo. Com certeza é o melhor da franquia, sem sombras de dúvidas.

O jogo foi lançado pela CD Projekt RED e é uma RPG bem interessante com um mundo aberto cheio de oportunidades para explorar. Na trama, Geralt está em busca de Ciri, uma jovem que ele tem como protegida e que está sendo perseguida pelos inimigos da Caçada Selvagem. Além de uma história principal bem atrativa, o jogo ainda conta com missões secundárias muito bem feitas, que realmente prendem a atenção e dá vontade de explorar ainda mais. E claro, não dá para não citar o famoso jogo de cartas Gwent, que foi um sucesso tão grande que até ganhou um jogo próprio.

Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption 2 é mais um acerto crítico da Rockstar Games, o mesmo estúdio por trás de GTA V. O jogo é lindo, com cenários de tirar o fôlego e uma história que deixa muito filme de Hollywood no chinelo, sem dúvidas. É uma aventura viciante, trazendo o velho oeste para o console da Sony de forma espetacular. Ele tem um mundo aberto vasto e assim como GTA V oferece diversas missões secundárias e atividades espalhadas por ele.

Um grande destaque desse jogo está nos NPCs, que contam com uma inteligência artificial muito bem construída, com ações e reações que as vezes são uma diversão a mais durante a exploração. Eles conseguem perceber, por exemplo, se a roupa do protagonista está suja de sangue. Aliás, o nível de realismo desse jogo já foi destaque diversas vezes, com detalhes que são encontrados até hoje. Nele controlamos Arthur Morgan, um personagem que, sem dúvidas, será inesquecível para muitos.

Marvel’s Spider-Man

Quem é fã da Marvel e, principalmente do Homem-Aranha, certamente foi aos céus com o lançamento de Marvel’s Spider-Man. O jogo já foi um exclusivo do PlayStation 4 e seu sucesso foi imediato no lançamento. O mais interessante é que ele é um jogo incrível mesmo para quem nem é muito fã dos filmes de heróis ou quadrinhos, já que oferece uma história interessante e uma gameplay muito gostosa.

Até porque não há nada melhor do que ficar se balançando em teias pelos prédios da cidade com velocidade, não é? Dá para gastar umas boas horas só explorando o mapa durante os passeios de teia, e o jogo traz essa experiência de forma muito fluida e viciante, não tem como não se animar. Além disso, os movimentos em geral são bem feitos, com uma jogatina divertida, opções de customizações amplas e vilões que são tão inesquecíveis quanto o nosso protagonista, Peter Parker. Ah, e claro, a participação especial do Miles Morales, que não demorou muito para ganhar seu próprio jogo.

Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima é, sem dúvidas, um dos jogos mais bonitos do PS4, e por isso ele se tornou uma experiência inesquecível para diversos jogadores. Seus cenários são bem feitos, com cores vivas e principalmente por causa das inspirações no trabalho de Akira Kurosawa, um dos cineastas mais famosos do Japão. Ele marcou o PlayStation 4 não apenas por ser um excelente jogo, mas por ser o último exclusivo para o console da geração. E fez bonito!

No jogo nós controlamos Jin Sakai, o último samurai, que tem como objetivo libertar a região de Tsushima. O local foi vencido durante a guerra contra os mongóis no século XIII e agora está lotado de invasores. Durante a jornada é preciso fazer algumas escolhas e até mesmo algumas vezes quebrar o código de ética dos samurais e fazer alianças inesperadas. O jogo tem uma jogabilidade bem fluida e sem dúvidas ficou marcado nessa geração do console da Sony.

Final Fantasy VII Remake

Final Fantasy VII já tinha sido destaque na primeira geração do PlayStation como um dos melhores jogos do console, e anos depois ele consegue esse feito com o remake lançado para o PlayStation 4, que agradou muita gente e se tornou um dos títulos mais queridos do console. Lançado em 2020, o remake trouxe melhorias bem significativas para alguns aspectos do jogo como as animações, a trilha sonora, a história e, claro, aos gráficos, que ficaram mais modernos.

Na história do jogo, um grupo de rebeldes precisa combater uma corporação que está sugando a energia vital do planeta. No caso do remake, eles não colocaram toda a história do jogo original, preferindo focar nessa narrativa para que ela seja mais completa e mais expandida. No primeiro jogo, essa parte era cerca de 5 horas da campanha, aqui ele ganha destaque em todo o jogo, o que agradou muitos fãs e até mesmo pessoas que não conheciam o jogo.

Resident Evil 2 Remake

Outro remake que merece destaque. Resident Evil 2 foi mais um jogo que na sua época se torno um sucesso, sendo uma febre no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Ele já garantia muitos elogias por causa da história envolvente, pelo clima de suspense, a qualidade dos gráficos e até mesmo pela trilha sonora. Enquanto quando seu remake foi anunciado, muitos dos fãs da franquia ficaram bem animados.

E, felizmente, tudo deu certo, porque o Resident Evil 2 Remake conseguiu trazer a nostalgia da aventura com as melhorias necessárias para que ela se tornasse mais moderna para a época. Tudo se tornou mais envolvente e até mesmo mais assustador, e essa receita deu certo. Foi nesse título que Leon e Claire se tornaram uma das duplas mais queridas da franquia. Claire é irmã de Chris, que é um dos protagonistas do primeiro jogo, e está à procura dele. Durante essa busca, eles acabam descobrindo as atrocidades acometidas pela Umbrella Corporation durante a exploração de Raccoon City.

Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West

Eis mais um jogo que merece ter seus dois títulos em destaque. Horizon é um jogo de RPG que mistura ação e aventura e que se tornou um marco para o console da Sony, já que é um exclusivo do console. Nele conhecemos um mundo que está sendo dominado por máquinas enormes, e isso fez com que a humanidade acabasse dividida em tribos, em uma tentativa de sobreviver da melhor forma possível. Em uma dessas tribos vive Aloy, uma criança que foi exilada por não ter uma mãe e como ela passa parte da sua vida tentando ser aceita ali dentro ao mesmo tempo que tenta entender sua própria história.

Já no segundo jogo, toda essa atmosfera é aproveitada e expandida, quando Aloy precisa investigar o Oeste Proibido em uma tentativa de impedir uma praga de acabar com os ecossistemas restantes da Terra. Ambos os jogos contam com histórias envolventes, personagens carismáticos e uma jogatina que te faz se sentir parte da história, e por isso se tornaram um sucesso de vendas e de opiniões no console da Sony.

Bloodborne

Esse é mais um jogo exclusivo para PlayStation da lista, mas que se tornou queridinho por muitos jogadores. Ele foi produzido pelo Hidetaka Miyazaki da FromSoftware, que é o mesmo designer responsável pelo Elden Ring e também pela série Souls, que são destaques nesse segmento. Ou seja, é um jogo para quem gosta de desafios difíceis, e para quem tem muita paciência. Mas no final toda a gameplay é bem recompensadora.

No jogo controlamos Hunter, que se vê em uma vila antiga onde todos os moradores foram tomados por uma doença estranha e perigosa que os deixou completamente loucos. Ele não é exatamente um jogo de terror, mas sua atmosfera mais obscura faz com que ele tenha um pezinho ali no gênero. Isso porque a ambientação é bem gótica, como acontece bastante nesse tipo de jogo, com aquele estilo medieval fantástico. O combate é um destaque, com movimentos rápidos e que faz com que a atenção do jogador seja imprescindível para vencer os inimigos.

Shadow of the Colossus

Shadow of the Colossus foi lançado originalmente para o PS2, porém ele ganhou algumas melhorias gráficas em 2018, o que fez com que ele voltasse aos holofotes do PlayStation 4. E não é para menos. Esse é sem dúvidas um dos jogos mais envolventes e bonitos dos consoles. Muitos jogadores consideram uma experiência épica, em todos os sentidos. Porém, pode não ser um jogo que agrade a todos, já que o seu foco principal é a própria narrativa.

O jogo conta a história de Wander, um rapaz que traz em sua égua o corpo de uma jovem morta. Ele então pede para uma entidade para traze-la de volta a vida e a entidade afirma que isso só acontecerá se ele vencer 16 colossos. Porém, ela ainda avisa que há um preço caro a se pagar pelo pedido. O mundo é vasto, mas quase vazio, e isso é feito de forma proposital, já que não existem missões secundárias e NPCs no caminho.

Detroit: Become Human

Jogadores que curtem títulos onde as escolhas importam e onde há uma trama bem elaborada, com certeza não esquecerão a experiência com Detroit: Become Human. Ele foi lançado primeiramente como exclusivo para o PlayStation 4, mas depois chegou para os computadores, e se tornou um jogo muito aclamado na plataforma. É aquele tipo de jogo onde é preciso ficar atento aos detalhes e, principalmente, pensar rápido para fazer uma escolha. E elas têm suas consequências.

Nele acompanhamos a história de 3 androides, o Connor, a Kara e o Markus. Connor é um androide focado em caçar divergentes, que são androides que passaram a pensar e agir por conta própria. É o que acontece com Markus e Kara, que se tornam divergentes por motivos diferentes. As histórias dos 3 aos poucos começam a se encontrar, e os finais possíveis dependem dessas escolhas. Sem dúvidas um jogo bastante rico e inesquecível.

Vale lembrar que esse tipo de experiência com jogo é única para cada pessoa, já que cada jogo toca em um lugar diferente, então certamente a lista de um não vai ser a mesma de outro. Ainda assim, queremos saber de vocês, quais jogos do PS4 mais te marcaram? Comenta aí!!

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X