18 jogos inesquecíveis do PlayStation 1

18 jogos inesquecíveis do PlayStation 1

O PlayStation 1 foi o primeiro console da Sony e já chegou no mercado com um sucesso estrondoso. Por isso, fez parte da infância da adolescência de muita gente em vários lugares do mundo, até mesmo aqui no Brasil.

Mas o legado de um console é construído principalmente pelos jogos oferecidos para ele, e por isso não dá para falar sobre o PlayStation 1 sem falar em jogos que se tornaram inesquecíveis para quem teve um ou até mesmo teve a oportunidade de jogar com amigos.

Leia também:

15 jogos inesquecíveis do PlayStation 2
17 jogos inesquecíveis do PlayStation 3

18 jogos inesquecíveis do PlayStation 1

PlayStation 1

O primeiro PlayStation foi lançado em 1994 no Japão e se tornou um marco na indústria dos consoles. Ele trouxe diversas novidades e foi responsável por consolidar jogos em 3D. Graças ao seu suporte para jogos em CDs ao invés dos cartuchos, ele também possibilitou a chegada de jogos com gráficos melhores e mais longos, garantindo mais tempo de diversão.

Além disso, seu controle também foi um marco com os 4 botões e seus símbolos que são usados até hoje. Por isso, vale a pena relembrar alguns jogos que fizeram parte dessa história.

A lista não foi feita em nenhum tipo de ordem, os jogos são variados e entendemos que a história de cada jogador com o console é diferenciada, principalmente a depender dos títulos que cada um teve acesso. Por isso, você está mais do convidado a comentar na matéria os jogos do PS1 que te marcaram e que não estão na lista!

Crash Bandicoot 3: Warped

Muitos acreditam que o Crash está para a Sony assim como o Mario está para a Nintendo, e com isso ele se tornou um grande mascote oficial do console quando foi apresentado. Depois de dois jogos bem interessantes, no Crash Bandicoot 3 que ele conseguiu realmente chegar a uma versão definitiva, fechando a trilogia com chave de ouro.

É um jogo muito divertido, de aventura, que é preciso ser rápido e pensar rápido em diversos momentos. Muitos jogadores que gostam de conseguir todas as medalhas possíveis vão quebrar a cabeça tentando encontrar todas as caixas e diamantes de cada fase, o que é bem interessante.

Crash Team Racing

E por falar nele, não dá para colocar seu jogo de aventura na lista e deixar de fora o incrível Crash Team Racing, um jogo de corrida que com certeza se tornou inesquecível e um dos preferidos de muita gente no PlayStation 1.

E também não dá para não comparar com o mascote da Nintendo, já que o Mario tinha o Mario Kart. Ainda assim tem os que prefiram o Crash Team Racing, que apresenta fases bem interessantes, personagens divertidos e perigos desafiadores. Com certeza um jogo para curtir por horas e horas.

Tekken 3

Embora Tekken já tivesse ganhado dois jogos antes para o PlayStation, foi na sua terceira edição, o Tekken 3, que ele conseguiu realmente impressionar e chamar a atenção a ponto de se tornar um título icônico no console. Além de trazer gráficos mais impressionantes, ele também apresentou jogadores mais carismáticos e uma ótima jogabilidade.

Foi em Tekken 3 que foram apresentados os personagens que são conhecidos até hoje como Eddy Gordo, King II, Kuma II, Hwoarang e Jin Kazama. Muitos jogadores não descansaram até conseguir liberar todos os jogadores, e até mesmo os secretos escondidos! Certamente um jogo que se tornou inesquecível.

Silent Hill

Silent Hill foi a tentativa da Konami de trazer sua versão de um jogo de terror para o console da Sony, batendo de frente com ninguém mais ninguém menos do que a franquia Resident Evil da Capcom. E embora muitos não acreditassem que isso fosse possível, a verdade é que Silent Hill conseguiu esse feito e conseguiram alcançar o mesmo grau de maestria do seu adversário.

Em uma ambientação cheia de neblina e um clima de terror psicológico bem presente, o jogo mostra a história de Harry Mason, que está a procura da sua filha e para isso transita entre dois mundos. Só que isso faz com que ele vá perdendo a sanidade aos poucos, o que torna cada vez mais difícil saber o que é realidade e o que é imaginação.

Resident Evil 2

E por falar em gênero de terror, não dá para não citar o grande Resident Evil, certo? Embora o primeiro jogo da franquia tenha sido o responsável por coloca-la em destaque, o segundo jogo chegou com muitas melhorias que o tornaram um dos mais icônicos da série, principalmente porque apresentou dois personagens que são muito queridos até hoje, o Leon S. Kennedy e a Claire Redfield.

No jogo podemos desvendar as ruas de Raccoon City que está infestada de criaturas perigosas e o melhor de tudo é que ele consegue nos dar dois pontos de vistas diferentes, o da Claire e do Leon. O jogo fez tanto sucesso que seu remake lançado em 2019 foi um sucesso absoluto.

Castlevania: Symphony Of The Night

Castlevania: Symphony Of The Night é considerado por muitos o título mais importante da série, tendo uma sobrevida tão longa que recebeu até mesmo ports para os consoles posteriores da Sony, como PS2, PS3 e PS4. No jogo conhecemos Alucard, que é filho de Drácula (por isso os nomes são invertidos).

Seu objetivo é destruir o enigmático castelo do seu pai, e mesmo diante do aviso da Morte para que não entre lá, Alucard segue em frente mesmo assim. Um dos pontos altos do game é que o jogador pode escolher qual caminho fazer, e algumas partes do castelo só podem ser acessadas depois que o personagem conseguir encontrar certos equipamentos, o que faz com que a jogabilidade seja diferenciada e bem interessante.

Metal Gear Solid

Metal Gear Solid é uma franquia que se tornou muito conhecida e ela já começou com o pé direito com a chegada do primeiro jogo da série no PlayStation 1. Um dos destaques do título é principalmente sua história, que é tão envolvente que parecia até mesmo um filme, inclusive sua linguagem era bem parecida com a do cinema.

É um jogo muito voltado para o stealth, com muita espionagem durante as fases. Além disso, ele também se aproveitou ao máximo do poder gráfico do console da Sony, trazendo uma qualidade bem interessante para a época. Além da história excelente, o jogo ainda contava com uma ótima trilha sonora, tornando-se inesquecível para muitos jogadores.

Twisted Metal

Twisted Metal é um jogo que certamente marcou a infância de muita gente que tinha o PlayStation 1. Lançado em 1995 pela própria Sony, acabou tendo várias versões, mas a primeira versão e mais clássica ainda merece um destaque. Ele trouxe na época um modelo de combate em uma arena tridimensional que foi uma novidade, tornando-se um marco.

O objetivo do jogo é bem simples, destruir tudo e todos que estiverem no seu caminho. Para isso, você precisa escolher entre os carros que possuem diversos tipos de armas, e até mesmo enfrentar o terrível palhaço com chamas na cabeça que se tornou o “rosto” do jogo. O melhor é que dava para jogar com um amigo, onde era preciso sobreviver até o fim.

Tomb Raider 2

A franquia Tomb Raider e sua incrível protagonista Lara Croft acabaram se tornando tão conhecidos a partir do PlayStation 1, que foi o console onde os jogos acabaram se destacando bastante e chamando a atenção de muitos jogadores. Dentre todos os lançados, um que merece atenção é o Tomb Raider 2, lançado em 1997.

O segundo jogo da franquia foi lançado com muitas características semelhantes ao primeiro, porém com melhorias consideráveis também, que foram o suficiente para elevar a jogabilidade. Entre as novidades estavam a apresentação de novas armas, de novos movimentos da personagem, fases mais desafiadoras e longas, mais inimigos e até mesmo desafios mais interessantes.

Spider Man

Mesmo que na época os jogos de super heróis não estivessem tão em alta quanto atualmente, não dá para negar que Spider Man da Activision lançado em 2000 teve seu sucesso. Antes do lançamento do Marvel’s Spider Man em 2018 ele ainda era considerado o melhor jogo do herói aracnídeo para consoles.

O título de 2000 já trazia muitos detalhes interessantes como um combate com teias e movimentos variados, opções de roupas alternativas para o herói, a presença de aliados conhecidos e, claro, dos vilões emblemáticos também. Além disso, é possível explorar a cidade com a ajuda das teias. Sem dúvidas, um jogo inesquecível do PS1.

Tony Hawk’s Pro Skater 2

O primeiro Tony Hawk’s Pro Skater foi lançado em 1999 pela Activision e logo se tornou um sucesso, alavancando até mesmo a popularidade do skate no Brasil. Ele trouxe um gameplay bem inovador e bem casual, revelando como jogos de plataforma podem se misturar aos de esporte.

Porém, com o Tony Hawk’s Pro Skater 2, eles acabaram melhorando ainda mais e elevando a fórmula, trazendo melhorias como fases mais longas e desafiadoras, a opção de criar o personagem, o modo parque e até mesmo uma trilha sonora que é incrível. Sem dúvida é um jogo que dá para passar horas só se divertindo ao realizar manobras no skate, seja sozinho ou com amigos para ver quem faz mais pontos.

Chrono Cross

Chrono Cross foi lançado como uma sequência de Chrono Trigger, porém essa ideia não foi exatamente muito bem recebida quando o time responsável pela criação do primeiro não estava participando desse desenvolvimento do novo jogo. Porém, com seu lançamento, Chrono Cross se mostrou uma grata surpresa, tornando-se um RPG muito aclamando pelos fãs do estilo no PlayStation 1.

Ele acabou se tornando uma sequência independente do Chrono Trigger e trouxe a trama de viagem entre universos paralelos, que agradou bastante os jogadores. A história do jogo é, inclusive, um destaque a parte, e foi muito elogiada na época. Além disso ele ainda traz personagens bem interessantes e um sistema de batalha incrível.

X-Men Vs Street Fighter

X-Men Vs Street Fighter ganhou o coração de muitos jogadores na época do seu lançamento, em 1996, justamente por ter sido um dos primeiros grandes crossovers entre heróis no universo dos jogos. Com ele, era possível controlar tanto os personagens icônicos de luta do Street Fighter quanto os heróis adorados do time dos X-men (e vilões).

O jogo também trazia o sistema de dupla durante os combates, fazendo com que os personagens pudessem realizar combos icônicos e especiais. Além disso, ainda dava para jogar com os amigos na versão multiplayer, o que rendeu muita diversão para muita gente, sem dúvidas.

Gran Turismo 2

O primeiro Gran Turismo foi um sucesso tão grande que sua continuação conseguiu elevar o potencial da franquia e trazer ainda mais fãs. A jogabilidade em si não mudou muito de um jogo para o outro, o que não foi ruim já que ela já funcionava muito bem, porém o Gran Turismo 2 trouxe novidades como mais opções de carros e até mesmo de pistas.

Outra novidade interessante é que com o Gran Turismo 2 o jogador não já iniciava o jogo nas pistas de corridas e sim precisava tirar a licença para isso. Muita gente passou horas tentando cravar as melhores notas nos exames de direção. Ele conta com boa jogabilidade, gráficos bonitos para a época e muitos carros para tunar. Certamente um inesquecível.

Final Fantasy IX

Final Fantasy IX é um dos melhores avaliados da franquia, e por isso escolhemos ele para a nossa lista. Mas, não dá para negar, a série conta com muitos capítulos incríveis, vários deles lançados para o PlayStation, como o Final Fantasy VII e o Final Fantasy VIII.

O Final Fantasy IX traz uma série de personagens muito queridos da franquia em um mesmo jogo, com gráficos bem bonitos e uma história de tirar o fôlego. Infelizmente ele já foi lançado já quando o PlayStation 1 estava perto do seu fim de ciclo, o que acabou fazendo com que muitas pessoas não o conhecessem, mas ainda assim pode ser considerado um clássico do console.

Winning Eleven 4

Para os amantes de jogos de futebol, certamente o Winning Eleven 4 se tornou um título inesquecível no console da Sony, que foi quando os brasileiros realmente começaram a se interessar por esse tipo de jogo em vídeo games também. Isso porque o console permitia a criação de jogos mais realistas e de diferentes gêneros.

Com isso, o Winning Eleven 4 acabou se tornando um dos primeiros jogos de futebol a ganhar destaque no PS1, fruto da franquia da Konami. No futuro ela acabou lançando outras versões do jogo, até mesmo com mais opções de time, e posteriormente a franquia virou a Pro Evolution Soccer.

Driver

Driver é um joguinho bem no estilo dos primeiros GTAs, porém ao invés de ser um bandido, você está na pele de um policial disfarçado. O game já começa em uma fase no estacionamento, que empolga e dá aquela vontade de saber o que vai acontecer, e por isso se tornou um título bem icônico no PS1.

Lançado em 2000, os jogadores controlam um policial que trabalha disfarçado e que é muito bom no volante, e por isso usa essas habilidades para conseguir a confiança de alguns criminosos mais notáveis. É uma história bem legal, com muitos carros para dirigir, missões variadas e diversão.

Mega Man X4

Mega Man é outro personagem inesquecível que está em alta até hoje, e sua série Mega Man X fez muito sucesso. A série conta com 8 títulos, e no PlayStation 1 um desses títulos lançados foi o Mega Man X4, em 1997, através da Capcom. O jogo foi sem dúvida um dos melhores da série.

Nele, é possível escolher jogar com o X ou o Zero, e não é apenas uma escolha de personagem, mas ela também afeta os desafios que vão aparecer no caminho. Ou seja, o jogo já tem uma ótima vantagem na rejogabilidade. Com isso, ele traz aquele visual clássico da série, com fases diversas e vilões que, quando derrotados, oferecem recompensas. Sem dúvidas um clássico que fez parte da infância e adolescência de muita gente.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X