17 jogos inesquecíveis do PlayStation 3

17 jogos inesquecíveis do PlayStation 3

O PlayStation 3 foi lançando em 2006 e chegou como a terceira geração do console da Sony, que prometia uma melhoria nos gráficos e jogos cada vez mais realistas e com mais horas de gameplay.

Por isso, muitos dos títulos lançados nessa época se tornaram tão inesquecíveis para o console, e quem já teve um com certeza já experimentou muitos deles. Confira nossa seleção com alguns exemplos de jogos que ficaram marcados nessa geração.

Leia também:

Top 10: jogos mais vendidos no PlayStation 3
15 jogos inesquecíveis do PlayStation 2

17 jogos inesquecíveis do PlayStation 3

PlayStation 3

Separamos 17 jogos que foram lançados para o PlayStation 3 e que se tornaram inesquecíveis, principalmente de franquia de sucesso no console. Confira:

The Last of Us

The Last of Us dispensa explicações, já que o jogo já foi consagrado um dos melhores da sua geração. Se não o melhor! Não dava para deixa-lo fora da lista, já que ele trouxe para o PS3 uma combinação de gráficos incríveis com uma história muito envolvente e personagens que conquistaram muitos jogadores.

Além disso, a jogabilidade era muito fluida e gostosa, com cenas de ação de tirar o fôlego. No jogo, conhecemos uma realidade pos apocalíptica, quando uma epidemia causada por uma mutação de um fungo infectou grande parte do planeta, tornando pessoas em espécies de zumbis (embora eles não usem esse termo no jogo). O jogador controle Joel, um dos sobreviventes que precisa levar uma garota imune ao fungo a um laboratório em busca da cura.

Grand Theft Auto V (GTA V)

Outro jogo que não pode ficar de fora da nossa lista é, sem dúvidas, GTA V. Ele foi um sucesso tão grande que até hoje ainda é jogado por milhões de pessoas, tendo envelhecido muito bem. Por isso, ele foi considerado o melhor jogo do PlayStation 3 na época. Não é a toa, o jogo é realmente incrível e bem completo.

Mesmo na época em que foi lançado, ele já vinha com gráficos e um visual que parecia estar vindo do futuro, diferente de tudo o que já tinha se visto naquela geração de consoles. No jogo você controle 3 protagonistas, sendo eles Michael, Trevor e Franklyn. Trevor e Michael são dois amigos que se reencontram depois que um assalto de anos atrás dá errado e Michael é dado como morto. Franklyn se une a eles depois de conhecer Michael, e então é só golpe atrás de golpe. Vale destaque para o modo multiplayer que é o que mantém o jogo tão vivo até hoje.

Far Cry 3

Fra Cry é uma franquia que, embora hoje em tinha tenha se tornado um tanto repetitiva, já teve seu auge de sucesso. E isso aconteceu principalmente com o Far Cry 3 que, para muitos, é o melhor de todas as edições. Um grande destaque desse jogo vai para o vilão, como acontece frequentemente com Far Cry, Vass, e sua loucura tão interessante.

No jogo você controla Jason Brody, um americano que viaja de férias com os amigos em uma ilha tropical misteriosa e acaba sendo sequestrado por lá. Depois de conseguir escapar, ele se une aos locais para se tornar cada vez mais poderoso e conseguir não apenas salvar seus amigos, como também livrar a ilha daquela facção criminosa liderada por um louco. Ele é um jogo de tiro em 1ª pessoa e tem mundo aberto, com exploração a vontade.

God of War 3

A franquia God of War é um sucesso em praticamente todas as gerações do PlayStation, e no PlayStation 3 não podia ser diferente. Aqui tivemos o lançamento do terceiro jogo da série, que iria concluir a trilogia, mas que depois acabou ganhando mais jogos. Ao menos é a conclusão do arco dos deuses gregos, e trouxe uma gameplay bem divertida unindo os elementos tradicionais com mais ação.

Kratos precisou enfrentar vários deuses como Poseidon e Hades para finalmente conseguir escalar o Olimpo e lutar contra Zeus. O jogo finaliza aquele arco, porém os próximos voltariam com o personagem principal, dessa vez centrado na mitologia Nórdica. Inclusive o mais novo deles foi lançado há pouco tempo, sendo God of War: Ragnarok.

The Elder Scrolls V: Skryrim

Elder Scrolls é outro jogo que se mantém muito popular até os dias de hoje, devido ao seu sucesso no passado. O jogo foi lançado inicialmente na época do PlayStation 3, trazendo uma história bem interessante com destaque para as missões secundárias, que muitas vezes eram até mais divertidas do que a principal.

O jogo ganhou ainda algumas DLCs que trouxeram ainda mais vantagens, com centenas de horas de conteúdo extra. Hoje em dia ele já ganhou várias outras versões melhoradas, então se mantém recente. No jogo, você vai controlar Dovahkiin, que é o único capaz de enfrentar os dragões inimigos e principalmente o seu líder, Alduin. É um jogo de mundo aberto e com várias opções de ações.

Red Dead Redemption

Embora seja conhecido como “GTA do Velho Oeste”, a verdade é que Red Dead Redemption vai muito além disso. Ele traz uma história muito comovente que fica na cabeça mesmo depois do seu final, e um gameplay limpo e sólido, que faz com que a experiência de jogo se torne muito gostosa. Um de seus destaques foi ainda seus gráficos tão realistas e bem trabalhados, que assim como o próprio GTA acabou chamando a atenção em relação a outros jogos do PlayStation 3 na época.

No jogo conhecemos John Marston, que é o personagem principal. Ele é um ex-gangster que vive no velho oeste, e que descobre que seus parentes foram sequestrados por oficiais da lei. A partir daí começa uma onda de caçada, onde John precisará libertar seus ex colegas de gangue. Tudo isso leva a centenas de horas de jogo, com uma diversão bem longa e que vale muito a pena.

Borderlands 2

Borderlands 2 é considerado como muitos como o melhor jogo da franquia, e ele tem seus méritos para tal. O jogo combina uma ação alucinada com diversos tipos de armas diferentes e personagens incríveis e engraçados que vão te manter preso na história, que é toda voltada para o humor. O jogo conta com uma gameplay também muito divertida e fluida.

Além do jogo base que fez muito sucesso, ele ainda ganhou algumas expansões, DLCs, personagens extras e foi também onde surgiu a história da Tiny Tina, que acabou fazendo tanto sucesso que ganhou seu jogo próprio. Durante a campanha, que pode ser jogada por até 3 amigos juntos, você consegue colecionar armas de diversos tipos e com poderes diferentes, além das habilidades únicas de cada personagem.

Metal Gear Solid 4

O quarto jogo da franquia trouxe para as telas um Snake mais experiente e uma ambientação um tanto mais futurista, uma combinação que parecer dar certo para o jogo. Ele trouxe uma gameplay melhorada, com mais inovações e também novidades como o traje OctoCarmo, que oferecia uma variedade maios de habilidades para o personagem protagonista.

No jogo, Solid Snake retorna, dessa vez mais velho, e por isso é conhecido como Old Snake. Vemos que o mundo está tomado por espionagens e ações militares que acontecem na surdina, graças ao comando de empresas privadas. Nessa ambientação Old Snake tem como missão eliminar o chefe de um dos monopólios de empresas militares particulares. Para isso, além de muita ação e habilidade, também será preciso trabalhar na furtividade e discrição em alguns pontos.

Call of Duty: Modern Warfare 2

Call of Duty chegou no PlayStation 3 com a versão que trazia uma série de novidades para a franquia, principalmente graças as funcionalidades online do console que oferecia a chance de uma jogatina com pessoas de todo o mundo. Esse modo multijogador logo se tornou um sucesso, principalmente na campanha cooperativa, e por isso ele se tornou um jogo muito popular no console.

Tanto que foi considerado o 2º melhor em 2009, trazendo uma jogatina em primeira pessoa com personagens diferentes. Na campanha original, é preciso completar uma série de missões militares em vários lugares do mundo. Tudo isso para combater o terrorismo e os movimentos ultranacionalistas que podiam acabar com a paz mundial. Entre os cenários do jogo está até mesmo o Rio de Janeiro.

Uncharted 2

Uncharted não foi uma franquia que já começou estourada. O primeiro jogo da série trazia uma ideia muito boa, mas com alguns pequenos problemas como muita repetição e falta de inovação nos desafios, que apenas aumentava o número de inimigos conforme o jogador ia progredindo no jogo.

Porém, Uncharted 2 conseguiu corrigir esses erros, trazendo um jogo que realmente deu certo e ganhou bastante popularidade no console. Entre os acertos estão um combate mais variado e diferenciado, fases de plataforma e até mesmo uma história mais interessante, além das cenas bonitas. Para alguns fãs ele foi o melhor da série, e definitivamente melhor do que o Uncharted 3.

Batman Arkham Asylum

Batman Arkham Asylum foi o jogo que abriu essa franquia icônica do Batman, e na época se tornou um grande sucesso principalmente porque ele conseguiu cumprir o prometido e fez com que os jogadores se sentissem na pele do homem morcego. Embora não seja considerado o melhor da série por contar com alguns chefes repetitivos, não dá para negar o seu sucesso e como ele trouxe grandes inovações para a época.

O jogo traz tanto os momentos de combate com uma série de combinações de movimentos e acessórios, quanto também aqueles momentos de furtividade e de investigação, que fazem parte das histórias do Batman. Além disso, ele também entrega uma série de vilões que são memoráveis como Coringa, Charada e o Bane.

Fallout 3

Fallout foi outra franquia que teve seu sucesso, mas não desde o primeiro jogo. Nesse caso foi o Fallout 3 que se tornou o responsável por elevar a popularidade da série, já que ele trouxe uma história mais rica e um mundo ainda mais imersivo, o que chamou a atenção de muitos jogadores na época para o PlayStation 3. Muitos desses detalhes também foram elogiados pela crítica como o desenvolvimento dos personagens, as missões secundárias e até mesmo a história.

Infelizmente o jogo não envelheceu tão bem quanto alguns títulos da lista, porém mesmo assim na época ele teve seu auge. No game conhecemos um mundo pós apocalíptico que foi destruído por uma guerra nuclear entre duas grandes potências, os Eua e a China. Com isso, surgiram algumas criaturas hostis e mutantes. O personagem é um dos sobreviventes que moram em um abrigo subterrâneo e que precisa enfrentar esses perigos para encontrar o pai.

Dark Souls

Dark Souls é um jogo que pertence a série Souls e que se tornou muito influente nos últimos anos. Ele trouxe um tipo diferente de temática para jogos, com uma pegada mais minimalista, ambientes escuros e, principalmente, uma dificuldade acentuada. Ideal para quem gosta de desafios e não se importa em morrer umas 15 vezes antes de conseguir destruir o seu inimigo.

É um jogo que definitivamente tirou muita gente da zona de conforto, mas toda essa dificuldade serviu como incentivo para que os mais corajosos enfrentassem o desafio. E depois que você consegue usar estratégia para vencer os obstáculos e consegue finalmente se livrar de um inimigo depois de horas de tentativa, a recompensa parece ser ainda maior. É um jogo incrível, sem dúvidas.

Assassins Creed II

Assassins Creed II trouxe o capítulo inicial da história de Ezio Auditore, o protagonista da franquia mais querido até hoje em dia. O jogo foi considerado o responsável pelo grande sucesso da franquia da Ubisoft, e também está destacado como um dos melhores para o PlayStation 3. Embora os títulos anteriores não tenham mostrado muito sucesso, o Assassin’s Creed II mudou a fórmula e revelou seu potencial.

Além do protagonista carismático que ganhou o coração de muitos jogadores, ele também trouxe uma história mais envolvente, uma variedade maior nas missões e até mesmo a presença de personagens históricos como Leonardo DaVinci. Isso porque o jogo se passa no ano XV, e acompanha Ezio em sua missão de vingança contra o assassino da sua família.

Gran Turismo 6

Embora a franquia de Gran Turismo tenha tido seu auge na geração anterior, no PlayStation 2, o Gran Turismo 6 não fez feio no PlayStation 3, tornando-se uma ótima opção para quem gostava de jogos de corridas. Sendo um ótimo capítulo da série, ele trazia algumas vantagens como carros com ótimos visuais.

No Brasil o jogo ainda tem um gostinho mais especial, já que essa edição conta com uma homenagem ao inesquecível Ayrton Senna, um dos maiores pilotos de corrida de todos os tempos e um herói do Brasil.

Tomb Raider

A franquia de Tomb Raider teve alguns altos e baixos. Começando lá em cima com um grande jogo para a primeira geração do PlayStation, ela acabou caindo com a segunda geração, com lançamentos que foram considerados mas fracos do que o inicial. Mas no PlayStation 3 a franquia voltou a ter força quando a Crystal Dynamics resolveu fazer um reboot da história e lançou o Tomb Raider.

Ele logo se tornou um grande jogo de ação, e um dos melhores da sua geração. No game, dessa vez conhecemos as origens da heroína Lara Croft, que ainda está descobrindo quem ela é e suas capacidades. Como arqueóloga, ela está em busca da cidade perdida de Yamatai, porém seu navio é atingido por uma tempestade e ela acaba em uma ilha misteriosa, onde precisa lutar para sobreviver.

Mortal Kombat 9 (2011)

E, falando em reboot, também dá para citar aqui uma outra franquia que se beneficiou dessa técnica na época do PlayStation 3 para voltar a ativa. Depois de uma caída na popularidade com os últimos lançamentos, a Netherrealm decidiu que iria fazer um reboot da franquia e começar tudo de novo, e com isso surgiu o Mortal Kombat 2011 que, até hoje, ainda é considerado um dos melhores da série.

Ele conseguiu trazer em um jogo alguns eventos importantes que aconteceram nos três primeiros jogos de Mortal Kombat, e com isso a campanha é interessante e grande, trazendo horas de diversão com os personagens já conhecidos pelos jogadores. Além de conseguir jogar com eles, ainda era possível aprender mais sobre sua história. E, claro, como não podia faltar, o jogo ainda trouxe aquele combate brutal e ataques sanguinários que é marca registrada da franquia.

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X