Tablet Review Superpad VI 10”

Visão Geral

Este Artigo se propõe a realizar uma revisão do tablet Superpad VI 10″ ,  comprado na focalprice, também conhecido Flytouch 6 , um Cortex A8-V10 de 1GHz com 1GB ou 512MB de memória RAM ( aqui no artigo foi usado um de 512M de memória DDR3) o tablet possui algumas qualidades que realmente são muito bem vindas:

  • 2 portas USB tamanho tradicional: graças a elas você pode plugar mouse e teclado sem usar um hub, e ao usar emuladores dá pra plugar direto um controle de Xbox (modelo com fio) ou mesmo um de PS3 diretamente pela porta USB, se estiver na fonte de alimentação, dá até pra usar como carregador de emergência!

  • Porta de rede RJ45: a melhor coisa que eu já encontrei em termos de conexão em um tablet. Permite fazer grandes downloads, atualizações, descarregar vídeos grandes pela rede, a melhor opção para trabalho bruto, usualmente uma preparação quando se pega o tablet ou quando se trabalha com a transferência de grandes arquivos , e como este tablet pode virar um “pseudo notebook” a porta de rede fica ótima para manter uma conexão de alta velocidade no lugar do Wi-Fi, que não chega a 100Mbps.

  • Saída HDMI e decodificação por hardware: uma das melhores pedidas para se ligar o tablet na TV/Monitor com HDMI e improvisar um monitor. Vai por mim: quando você começa a transformar o seu tablet em um monstro multiuso, anexar teclado, mouse, HD externo, cabos de rede e força, você acaba por planejar ligar logo ele a um projetor data show ou um monitor/TV e desfrutar de uma tela grande pra acompanhar a demanda.

  • GPS com antena externa : Para quem é paranóico com GPS de tela grande, 10 polegadas deve dar pro gasto, mas todo mundo que tem GPS no carro sabe que a antena externa faz milagres, então que se você tem interesse em usar no carro substituindo o DVD/GPS por algo mais moderninho, do tipo toca tudo essa é a pedida, em geral antena de GPS embutida é um problema quando o aparelho é pequeno, mas quando ele é grande, a antena embutida chega a ser boa, então o uso de uma antena externa é mais indicada para quem está em locais de difícil recepção – túneis em montanhas não contam – as melhores pedidas de software gratuito são o route66 que está formidável no android 4.0 e o próprio Google maps, que agora permite guardar um cache de uma área dentro do aparelho, muito bom pra quem não vai muito longe todo dia. caso queiram, faço um tutorial aqui sobre o uso off-line do Google maps.

  • Desempenho 3D satisfatório: se você assistiu o vídeo, percebeu que ele roda jogos em 3D OpenGL ES, no vídeo a captura de quadros não ficou tão boa quanto ao vivo, e eu tentei gravar a 60Fps, que seria melhor para repassar a taxa de quadros com que eu joguei, mas não consegui encaixar uma boa iluminação, e gravações em altas taxas de quadros por segundo precisam de mais luz. pra um dispositivo que roda jogos a 1024×600 o desempenho é suficiente pra jogar os jogos tradicionais e a maioria dos emuladores sem stress. eu só não cheguei a testar o emulador de N64, mas o de PSX, com a devida configuração de Dropframes, ficou muito bem jogável.

  • Touchscreen Resistivo Responsivo : Como poderão ver no vídeo, a tela resistiva é bem eficaz, não é capacitiva, mas também não faz feio. recomendo usar o truque da unha do indicador em triângulo para um manuseio mais rápido e não esqueça do Swiftkey versão tablet !

Aplicativos

Quem leu meu ultimo artigo sobre tablets promissores “Hackeando o eken M001” [https://www.hardware.com.br/tutoriais/hackeando-eken-m001/] – que pasmem, ainda recebe comentários e elogios mesmo em julho de 2012, motivo pelo qual sempre faço o melhor esforço para trazer o melhor para os meus leitores – percebe que eu dei uma sugestão de aplicativos, que na época eram o melhor que dava pra fazer com o tablet. Hoje a situação mudou e os leitores do Hardware.com.br já tem uma melhor experiência com o Android e já tem mais familiaridade com aplicativos, então vou citar uma pequena seleção baseado no quesito “Produtividade” tão solicitado pelos leitores, e claro, não poderia ser ignorado.

  • Suíte de escritório: Kingsoft Office – É gratuita , e como tem a palavra mágica do internauta brasileiro “Grátis” ela vem fazendo um bom sucesso, se você plugar um teclado e mouses nas portas, ou mesmo em um hub USB você realmente improvisa um bom netbook para trabalhos de escritório básicos, o que não estiver a contento, você pode usar um Office online, mas até agora não me decepcionou, em conjunto com as capas de tablet 10″ que deixam ele “em posição de tela de notebook” você realmente passa a ter um pequeno ambiente bem produtivo.

  • Mapas Mentais : Mindjet For Android – Esse é culpa do Morimoto : lá nos idos de 19XX quando Linux era distribuído em livros para você bater o código pessoalmente e compilar em casa, o que era uma forma até então bem moderna de transmitir software livre, já que os disquetes de 5/4″ eram caros e podiam estragar na viagem devido ao calor de nosso país tropical, eu encontrei uma distribuição Linux chamada Kurumin versão 2.71 que em seu diminuto tamanho, incluía um estranho aplicativo chamado “Kdissert” quando resolvi experimentar esse tal de mapa mental, o resultado foi assustador : eu consegui conectar as idéias e compor projetos muito mais complexos de forma muito mais fácil, e o fato do aplicativo exportar como um documento , já numerando capítulos e formatando, características da tecnologia de texto LaTeX [http://pt.wikipedia.org/wiki/LaTeX] que visa manter o escritor o mais longe o possível da formatação, para assim evitar distrações e percas de tempo desnecessários, me forneceu uma oportunidade ímpar de produzir mais e melhores idéias. Hoje eu não consigo me manter produtivo sem um mapa mental, mesmo que seja um simples esboço num bloco de papel. Como nossos leitores se interessam por sucesso, seja lá aonde for, não poderia faltar essa sugestão. A indicação do Mindjet ocorre por conta de sua capacidade de lidar com arquivos do freemind, aplicativo gratuito e multiplataforma, e por ser gratuito no Android, e ainda “por cima” abre e salva arquivos direto do Dropbox, algo fundamental para quem planeja manter a sua produção de idéias aonde quer que seja. Você tem uma tirada de idéia em sua ida ao banheiro, viagem residência/casa/estudos e saca seu celular/tablet com android e insere seu fragmento novo de idéia, logo, que puder usar de alguma conexão, a sincronização com o Dropbox é automática e você está com sua idéia um pouco mais desenvolvida, mantenha o ritmo e em breve você pode se surpreender com as conquistas alcançáveis através deste método.

  • Multimídia : MX Player – ok, não é produtividade mas vale a pena conhecer: a capacidade do software de explorar a decodificação por software, baixando codecs específicos até mesmo para o Tergra2 da Nvidia, faz com que o modo “software/Rápido” de decodificação permita “esgoelar” o processador e exibir um vídeo que por algum codec mais obscuro não rodaria via hardware e por software convencional rodaria com engasgos. Vale a experiência.

  • Armazenamento : Dropbox – ok, é aqui que muita coisa começa a ficar especial, pois você já conhece esses aplicativos de sincronização : um arquivo que você hospede em casa fica nas nuvem e aonde houver uma copia do software rodando, com sua conta logada, haverá uma versão atualizada disponível do seu arquivo. no caso do android é fundamental, pois você integra o Dropbox a muitos e muitos aplicativos, alguns dos quais eu falarei neste artigo mais adiante.

  • Impressão : há quem não saiba sobre impressões a partir de um dispositivo android, pois bem, a maioria faz uso do Dropbox para facilitar, então caso tenha uma impressora por perto, você pode usar o Epson iPrint, Samsung MobilePrint, Canon Easy-PhotoPrint, ou qualquer outro compatível com sua impressora sem fio. SE você for esperto, combine a edição de arquivos salvos no Dropbox com a impressão sem fio. 😉

Acessórios

Quando eu recebi, vieram basicamente a antena externa do GPS, a fonte, um fone de ouvido de qualidade duvidosa e um cabo USB, o mesmo usado no vídeo tutorial de update de firmware, quem quer um bom fone, precisa de um par destes aqui ó :

Stereo Ear-bud Earphones for Apple iPod 2nd Generation/CD/MP3/MP4

São fones projetados para substituir os do ipod, geralmente feitos com o mesmo padrão de qualidade do original, porém ficam na classificação de segunda linha, o que entrega a mesma qualidade, porém não o suficiente pra ser vendido a R$99,00 na Apple Store claro, você pode procurar em artigos como este :

Você usa os fones que vieram com o iPhone? Há alternativas!

Por boas alternativas também. E descobrir como ser feliz sem ficar mais pobre de uma hora pra outra.

Na categoria HDMI, eu recomendo um adaptador mini HDMI para HDMI Full size :

Mini HDMI 19pins Male to Female M/F Adapter/Converter

Aí você pode ligar logo no monitor usando um cabo tradicional.

Opcionais :

É obvio que em se tratando de um gadget android dá pra conectar muita coisa, então a lista a seguir é curta e direta:

  • Controle Xbox / PS3 versões com USB : são reconhecidos automaticamente e transformam o uso dos emuladores em videogames completos. fica a dica para quem quer curtir jogos clássicos sem ter de esmigalhar a tela com infinitos toques, o que se tratando de uma tela resistiva nem é muito inteligente…

  • Teclado USB: embora nem sempre os teclados sejam reconhecidos corretamente como abnt2, eles são sempre muito mais rápidos para digitação de textos longos do que os teclados “onscreen”

  • Mouse USB : embora a tela de toque dispense, ao usar um aplicativo de produtividade o uso do mouse melhora a usabilidade, já que dá para manter a tela limpa de gordura enquanto você manipula os softwares.

  • Cartão SDHC Class 6 : eu não sei pra que as pessoas pegam cartões SDHC de alta capacidade, se depois vão ficar presas a uma taxa de transferência baixa de 2MB/S, aonde os jogos e vídeos acabam dando problemas para serem transferidos e executados. Faça um favor a você mesmo e prefira usar cartões de classe 6 para “cima” :  ADATA 16 GB Class 6 TF/ Micro SD Card (Black + Blue)

 

Teste de Desempenho

Ok, eu poderia escrever e descrever, citando como funciona bem e tudo mais… vamos ser sinceros, as pessoas precisam VER para crer, então, coloquei lado a lado com meu Acer A500 e partindo desde o boot, fiz um uso básico, instalando programas , navegando e rodando Angry Birds, além de um vídeo somente para demonstrar ele rodando Raging Thunder 2, aonde se espera apreciar a capacidade de executar o OpenGL, fato: o video teria ficado melhor caso a gravação fosse a 60 fps, porém devido a condição de iluminação, não pude usar uma taxa mais alta de quadros, e mesmo que pudesse, o youtube não deixa os vídeos correrem a 60 quadros. Espero que gostem, fiz especialmente pra vocês :

Update

Novamente, um vídeo vale mais do que mil palavras, então segue aqui em vídeo o processo, aproveitem pra guardar com vocês o arquivo no link da firmware que vos posto, pois sabe-se lá quando vai ser necessário, e o servidor pode já ter removido os arquivos hospedados!

NOTA IMPORTANTE: Não realize o update caso o seu tablet esteja funcionando perfeitamente, você pode perder alguma funcionalidade !

Link para a firmware :

https://e.cdn-hardware.com.br/static/20120809/firmware-android-focal-price.7z

Considerações Finais

Se você chegou até aqui já tem mais do que o suficiente para formar sua opinião por conta própria, o fato da focal price ter dado um jeito de oferecer pagamentos com boleto bancário no Brasil facilita muito pra quem não quer ou não pode usar cartões de credito internacionais, mas uma dica minha é que a pessoa compre sempre informando que deseja envio pelo correio de Hong Kong, que é menos problemático que o China Post. Afora estas observações, lembre de sempre há risco de imposto de importação, já paguei imposto de importação de uma pulseira de relógio feita em plástico no valor de 2 dólares e já recebi itens bem mais caros sem nenhum imposto, foi o caso deste tablet. Assim, não tem firula pra enganar ninguém, é comprar e torcer mesmo.

Sobre o gênesis tablet, que foi bastante sugerido aqui pelo público, informem aos vendedores que tiverem interesse em serem expostos aqui no site que enviem um modelo para análise, chegando até mim sem custo, eu faço o Review em 72horas, e na publicação lançamos o tablet em formato de sorteio : ao divulgar o link do artigo pelo facebook/Twitter a pessoa concorre ao tablet que é sorteado por sistema aleatório. acho que é bom o bastante pra vocês não ?

Espero que tenham gostado deste artigo, abraços !

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X