Caso você ainda não esteja dando a devida importância ao ransomware deveria rever seus conceitos, esse malware é sem dúvida o mais significativo dos últimos tempos, devido as suas múltiplas variantes e o alto ganho financeiro para os cibercriminosos. Essa ameaça que basicamente atua encriptando dados e pedindo um resgate para as vítimas, no ano passado, de acordo com dados do FBI, movimentou US$ 1 bilhão para indústria do cibercrime.
Como diz aquela clássica frase, “não há nada tão ruim que não possa piorar”, o WannaCry, que causou um grande estrago na última sexta-feira, infectando cerca 300.00 computadores em mais de 150 países, mostrou mais uma vertente do ransomware, o modo de atuar como um worm, um auto replicador, que se espalha pela rede. A operadora Telefônica foi a mais prejudicada com esse ransomware com uma pitada de worm, já que 85% dos seus computadores foram infectados.
Evidente que o estrago causado pelo WannaCry está relacionado com múltiplos fatores, a falta de atualização de uma brecha crítica de segurança do Windows, a falta de um processo de conscientização tanto para o público corporativo quanto o final em torno de não sair clicando e baixando qualquer porcaria, a falta um backup atualizado, entre outras coisas.
Imaginando que você já utilize alguma solução de segurança e esteja com sua base de softwares atualizadas, vale a pena complementar esse combate contra o ransomware com a ferramenta RansomFree, da empresa de segurança Cybereason.
O software gratuito que foi lançado há seis meses vem com uma proposta ousada: proteger o computador de ser atacado por 99% dos tipos de ransomware, incluindo o WannaCry.
O RansomFree atua como um analisador do comportamento do computador e também do comportamento típico de um ransomware, para impedir que em segundo plano a ameaça consiga encriptar os dados. Quando o software detecta um ransomware em ação, é exibido para o usuário uma tela dizendo que os arquivos estão em risco. Na parte inferior há um botão que permite travar e eliminar a ameaça.
Vale destacar que o RansomFree não é uma solução completa de segurança, não é um substituto para o seu antivírus e sim um complemento, que vai atuar diretamente na batalha contra o ransomware.
De acordo com a Cybereason o software já está sendo utilizado por mais de 250.000 usuários. O RansomFree está disponível para Windows 7, Windows 8, Windows 10, Windows 2010 R2 e Windows 2008 R2.
Você também deve ler!
Kaspersky: 98% dos computadores infectados com o WannaCry rodam o Windows 7
MTS RJ 2017: Painel discute o ransomware que abalou o mundo, o WannaCry
Deixe seu comentário