Quem inventou o computador?

Quem inventou o computador?

Certa vez o físico Isaac Newton escreveu a seguinte frase: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes”. O que ele quis dizer, através dessa frase, é que toda nova descoberta ou invenção científica está pautada nas descobertas e invenções de cientistas e estudiosos do passado. Ninguém é capaz de inventar qualquer coisa do nada.

E essa máxima vale também para a invenção do computador. Afinal de contas, quem inventou o computador? Alguns atribuem o feito a Charles Babbage, cientista e matemático inventor da Máquina Analítica. Já outros dizem que foi o matemático Alan Turing, que foi o primeiro a cunhar o conceito de computador.

Leia também
Quais são os tipos de placa-mãe?
Qual é a diferença entre Machine Learning e Deep Learning?

Nos próximos parágrafos iremos conferir a quem, de fato, pertence o mérito de inventar o computador.

Charles Babbage e sua Máquina Analítica

Charles Babbage
Charles Babbage foi o pioneiro na invenção do computador

Vamos começar falando de Charles Babbage (1791-1871). Ele nasceu em Londres e foi um cientista, matemático, filósofo, engenheiro mecânico e inventor. Uma de suas maiores invenções foi a máquina diferencial. Trata-se de uma calculadora mecânica enorme capaz de fazer cálculos envolvendo funções polinomiais. O curioso é que ela só foi construída depois da morte de Charles.

Outro projeto que teve bastante dedicação de Charles Babbage foi a máquina analítica. Na descrição original da máquina analítica já encontramos diversos conceitos que são empregados nos computadores atuais.

Máquina Analítica
Essa é a Máquina Analítica de Charles Babbage

Por exemplo, segundo Charles, a máquina analítica devia incorporar uma Unidade Lógica e Aritmética que seria responsável por fazer cálculos de adição e operações booleanas. Isso seria o equivalente ao processador, hoje em dia. A descrição original também inclui uma “memória” capaz de armazenar “mil números de 40 dígitos”, entrada de dados e fórmulas que seriam introduzidas na máquina através de cartões perfurados. Isso te lembra alguma coisa?

Além disso, a máquina analítica utilizaria uma linguagem que hoje se assemelha muito ao Assembly. Se você não sabe, essa linguagem de programação é também chamada de linguagem de máquina. Enfim, a descrição original da máquina analítica de Charles Babbage parece descrever o funcionamento básico de um computador atual.

A primeira programadora

Desde sempre que a computação é uma área dominada por homens. É raro ver uma mulher se destacar nessa área. Mas a primeira pessoa a desenvolver um programa de computador foi uma mulher. Seu nome? Augusta Ada Byron King, a condessa de Lovelace (1815-1852).

Ada Lovelace
Ada Lovelace – Inteligente e bonita. Essa é pra casar!

Quando tinha apenas oito anos de idade, a mãe de Ada começou a incutir nela o interesse por lógica e matemática. Graças a seus conhecimentos nessas áreas, anos depois Ada Lovelace escreveu os primeiros algoritmos, que foram usados na máquina analítica de Charles Babbage.

Os algoritmos escritos por Ada Lovelace permitiam à máquina analítica computar funções matemáticas. Dentre elas estava os Números de Bernoulli. Eles são sequências de números racionais com profundas conexões na teoria dos números. Além disso, Ada Lovelace escreveu uma série de anotações sobre a máquina analítica que seriam posteriormente usadas por outros pesquisadores.

Portanto, podemos considerar que Ada Lovelace foi a primeira programadora da história.

Alan Turing deu enormes contribuições para a humanidade

Alan Turing

Por fim chegamos a Alan Turing (1912-1954), um verdadeiro gênio britânico. Parte da história de Alan pode ser vista no filme O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014). Se Charles Babbage conceituou os componentes e o funcionamento de um computador, Alan Turing colocou em prática.

Obviamente que Alan Turing não fez tudo sozinho. Os trabalhos acadêmicos do húngaro John Von Neumann (1903-1957) também contribuíram bastante para o desenvolvimento dos primeiros computadores, ainda que rudimentares.

Turing atuava como matemático, criptoanalista e pode ser considerado como um dos primeiros cientistas da computação. Para você ter uma ideia, ele simplesmente teorizou os modelos matemáticos para uma máquina de uso geral. Essa máquina foi batizada depois de Máquina de Turing.

Máquina de Turing
Essa é a Máquina de Turing

A contribuição de Alan Turing para a humanidade é realmente inestimável. Segundo especialistas, ele foi o responsável por encurtar a Segunda Guerra Mundial em pelo menos dois anos. Ele foi capaz de decifrar o código da máquina Enigma, usada pelos nazistas para trocar mensagens criptografadas com informações importantes sobre a guerra.

Ele refinou os conceitos criados por Charles Babbage e Von Neumann a tal ponto que ele foi capaz de criar o primeiro computador digital programável do mundo, batizado de Colossus. Ele também publicou artigos acadêmicos falando sobre inteligência artificial, algo tão comum hoje em dia. Inclusive, ele criou até um teste para definir se uma Inteligência artificial conseguia se passar por um humano. Até hoje, nenhum sistema de inteligência artificial passou no teste de Turing.

Infelizmente, a pequenez da mentalidade geral da época condenou Alan Turing a um destino tão trágico quanto injusto. Em 1952, apenas 7 anos do fim da Segunda Guerra, ele foi condenado por “atos libidinosos”. Turing era homossexual e, para a Inglaterra da época, isso era considerado crime.

Máquina que quebrou o código de criptografia da ENIGMA
Máquina que quebrou o código de criptografia da ENIGMA

Sua sentença na época foi a castração química. Ele foi obrigado a tomar uma série de medicamentos hormonais que reduzem a libido, o apetite sexual e causam uma série de efeitos colaterais. Esse método é usado até hoje em alguns países, mas para punir pessoas que tenham cometido crimes sexuais violentos, como estupradores e pedófilos.

Devido a castração química, Alan Turing desenvolveu um sério quadro de depressão e acabou cometendo suicídio em 1954. Apenas em 2009 a rainha Elizabeth II concedeu o perdão póstumo ao matemático que salvou milhares de vidas com o seu trabalho, além de ter possibilitado o desenvolvimento de máquinas tão úteis e incríveis como os computadores.

Então, quem inventou o computador?

Finalizarei este artigo da mesma forma que o iniciei. Ou seja, citando a célebre frase de Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes”.

Nem Charles Babbage nem Alan Turing inventaram o computador sozinhos. Babbage usou todo o conhecimento disponível até então para desenvolver uma série de conceitos usados hoje nos computadores. Mas Alan Turing foi quem implementou e aprimorou os conceitos. Portanto, podemos dizer que o computador foi um trabalho conjunto de Charles Babbage e Alan Turing, além de uma série de outros pesquisadores e cientistas que surgiram depois deles.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X