Hoje em dia é comum que a maioria dos televisores e até mesmo dispositivos inteligentes de tela contem com suporte para a tecnologia HDR, porém ela é dividida em diversos padrões que acabam confundindo a maioria das pessoas. Afinal, qual é a diferença entre esses padrões?
Neste artigo vamos explicar com mais detalhes o que significa a tecnologia HDR e qual é a diferente entre 3 principais delas, sendo a HDR10, Dolby Vision e HLG. Confira.
Leia também:
O que é HDR?
Xbox Series X/S ganha suporte a Dolby Vision
O que é HDR?
HDR é uma tecnologia cuja sigla vem de High Dynamic Range, ou “Alto Alcance Dinâmico” e que surgiu em 2016. Seu principal foco é entregar imagens com maior qualidade, que tenham cores mais precisas e ótimos níveis tanto de brilho quanto de contraste.
Para entender o que é HDR, antes é preciso entender o que é nits. Nits é a unidade de medida da intensidade luminosa, ou seja, do alcance dinâmico. Quanto mais nits, maior é a distância entre os pontos claros e escuros produzidos por uma tela. E quanto maior essa distância, a tela consegue identificar os ponto iluminados com uma maior precisão, o que faz com que as imagens sejam formadas de forma aprimorada, com maior contraste e com uma maior definição nas cenas escuras. Além disso, também consegue trazer mais fidelidade de cores.
Com isso, é possível entender quais são as vantagens do HDR, que tem um grande alcance dinâmico, ou seja, permite essas vantagens. Essa diferença é notável justamente quando comparada com a tecnologia SDR, que é encontrada em TVs comuns. SDR é sigla para Standard Dynamic Range, ou seja, Alcance Dinâmico Padrão.
Hoje em dia existem alguns padrões de HDR que podem ser encontrados nos principais dispositivos, inclusive Smart TVs, e eles contam com muitas características em comum, mas também algumas diferenças. Vale ressaltar que o próprio conteúdo exibido pode ser compatível apenas com alguns deles.
Para explicar melhor essas diferenças, vamos falar um pouco sobre o HDR10, o Dolvy Vision e o HLG.
HDR10
O padrão HDR10 foi desenvolvido a partir de uma parceria entre várias fabricantes, incluindo a Sony e a Samsung, e acabou se tornando um formato para Blu-ray 4K e também chegou aos consoles como é o caso do PS4 Pro, Xbox One S e Xbox One X.
Ele conta com brilho de até 1.000 nits e profundidade de cores de 10 bits, e por isso não é o padrão mais avançado. Porém ele tem a vantagem de ter o código aberto e ser gratuito, e por isso é encontrado em diversos tipos de conteúdos. O HDR10 usa metadados já fixos para garantir as informações de brilho e isso acaba trazendo algumas desvantagens como saturação em cenas escuras.
Vale ressaltar que existe também o padrão HDR10+, que chegou como uma evolução do HDR10, porém com os mesmos valores de brilho e de profundidade de cores. Nesse caso eles adicionaram um mapeamento dinâmico dos tons, ao contrário de ter valores já fixos, o que faz com que o contraste mude de uma cena para outra. Também é aberto e gratuito.
Dolby Vision
Dolby Vision é o padrão mais avançado de HDR, e o que garante as imagens mais bonitas e realistas. Foi desenvolvido pela Dolby Laboratories e conta com um brilho padrão de 10.000 nits e profundidade de cores de 12 bits, ou seja, com uma maior qualidade quando comparado com os outros padrões.
Porém, sua desvantagem é que ele não é gratuito, é preciso pagar para usar, independente do tipo de dispositivos, seja em TVs, reprodutores de mídias, smartphones, consoles, tablets, entre outros e também independente do tipo de conteúdo, podendo ser séries, filmes, jogos, e outros.
HLG
O HLG é o menos conhecido entre eles, e vem da sigla Hybrid Log Gamma, que em tradução fica Registro de gama Híbrido. Ele foi desenvolvido por emissoras de TV como a BBC e NHK e por isso o foco é para programas de TV que são transmitidos ao vivo. Nesse caso quem controla tudo é a própria tela, então ele acaba funcionando até mesmo em TVs mais antigas com padrão SDR.
Nesse caso as imagens ficarão “normais”, enquanto em uma TV mais moderna ela conseguirá ter acesso ao HDR quando estiver na programação ao vivo. Vale ressaltar que esse é o padrão mais inferior de HDR em termos de qualidade de imagem.
Deixe seu comentário