O mercado de monitores voltados para gamers é um sucesso incontestável. De acordo com a WitsView, divisão da TrendForce, em 2018 esse segmento atingiu 5,1 milhões de unidades vendidas, crescimento de 100%. Bom, mas afinal de contas o que pode ser realmente enquadrado como monitor gamer? O estudo da WitsView utiliza como parâmetro as vendas de modelos com taxa de atualização superior a 100 Hz.
O quesito taxa de atualização é um dos mais importantes nesse universo de monitores voltados para jogatina. Junto a ele temos outros conceitos e tecnologias, como o tipo do painel utilizado, a resolução, HDR, tecnologias de sincronia adaptativa, como o AMD FreeSync e o NVIDIA G-SYNC. É realmente um tema bem vasto, aqui no Hardware.com.br temos um artigo que te dará uma orientação sobre alguns desses aspectos essenciais na escolha de um monitor gamer.
O foco neste artigo é lhe mostrar uma seleção com alguns dos melhores monitores para gamers disponíveis no mercado. Já faz alguns anos que a taiwanesa ASUS domina o mercado. Seus modelos, principalmente os da linha ROG Strix, realmente são excelentes. Mas há muitos outros fabricantes que também contam com opções de primeira, como os da linha Predator da Acer os Zowie da BenQ. Sem mais delongas, Confira abaixo essa lista que montamos com os melhores monitores voltados para gamers.
ASUS ROG Swift PG27QZ
Iniciamos essa seleção com um modelo da famosíssima linha ROG Swift da ASUS. O escolhido é o PG27QZ. Compatível com G-SYNC. Este modelo conta com painel IPS de 27 polegadas com resolução WQHD (2560×1440). A taxa de atualização é 144 Hz, mas através de um painel OSD você pode fazer um overclock, escolhendo entre 150 Hz, 155 Hz, 160 Hz e 165 Hz. O tempo de resposta é de 4 ms (GTG), e como opções de conectores de saída de vídeo estão disponíveis o HDMI 1.4 e o DisplayPort 2.1.
O monitor também tem um belo apelo de design (característico da série ROG Swift). Através do ASUS GameVisual o usuário tem acesso a uma lista de presets que altera as configurações do monitor de acordo com o modo escolhido. Há presets para RTS/RPG, FPS, Moba, entre outros. Já com o ASUS GamePlus, outro conjunto de recursos extras do PG27QZ, é possível adicionar uma mira em um ponto específico da tela, cronômetro e contador de FPS. Portas USB, tecnologia para a redução de emissão de luz azul (ASUS Ultra Low Blue Light)e anti-flicker também fazem parte do ROG Swift PG27QZ.
Acer Predator X35
Seguimos a nossa lista com um modelo imponente da Acer, o Predator X35. Um verdadeiro telão ultrawide direcionado ao público gamer. Estamos falando aqui de um painel AMVA curvo de 35 polegadas com resolução QHD (3440 x 144 pixels) e 4 ms de tempo de resposta. A tecnologia de sincronia adaptativa da NVIDIA, o G-SYNC está presente, assim como a opção de overclock para na taxa de atualização. De forma nativa o Predato X35 é 144 Hz, mas é possível subir para até 200 Hz.
O suporte ao HDR, hub de portas USB 3.0 e dois alto-falantes de 4 watts também são oferecidos no Predator X35. Na parte de software a Acer implementou o Predator GameView, uma central em que diversos parâmetros podem ser ajustados, como a iluminação e a habilitação de perfis de uso – estão disponíveis oito perfis. Para reduzir a fadiga ocular tecnologias de redução de emissão de luz azul (BlueLightShield) e anti-flicker (FlickerLess) foram implementadas. As entrada de vídeo disponíveis são HDMI e DisplayPort.
LG 27GL850
Em 2019 a principal aposta da LG no segmento de monitores gamer foi com a linha UltraGear. O modelo 27GL850, de 27 polegadas, é um deles. O que mais chama atenção é o tempo de resposta: 1 ms. Esse é o primeiro monitor gamer IPS com essa característica. Basicamente a LG conseguiu unir o melhor de dois mundos nesse monitor. O baixo tempo de resposta, frequente em monitores com painel TN, com a fidelidade de cores do IPS.
A resolução do LG 27GL850 é de WQHD (2550 x 1440 pixels) e a taxa de atualização é de 144 Hz. Há até um novo modelo dessa linha UltraGear que é ainda mais poderoso, o 27GN750, com taxa de atualização de 240 Hz. O 27GL850 também é um excelente monitor gamer pra quem não curte elementos espalhafatosos em termos de design.
Embora o logo do G-SYNC esteja estampado no monitor, ele não é realmente um “puro” monitor G-SYNC, com o módulo de hardware dedicado que a NVIDIA impõe ao fabricante. Na verdade este modelo da LG roda o padrão aberto da tecnologia de sincronia adaptativa, o VESA Adaptative Sync, mas também é listado pela NVIDIA como compatível com G-Sync. Portas UBS também estão disponíveis. Em relação às entradas de vídeo o monitor traz 2x HDMI e 1x DisplayPort.
AOC G2460FP
Integrante da série AOC Hero, o G2450FP é um excelente monitor para quem está pensando em gastar pouco. Esse modelo é baseado em um painel TN de 24 polegadas. Sua resolução é o Full HD (1920 x 1080 pixels) e a taxa de atualização é 144 Hz. Há suporte para a tecnologia de sincronia adaptativa da AMD, o FreeSync. Seu tempo de resposta é de 1ms e anti-flicker também está presente. As entrada de vídeo incluem DVI, HDMI, DisplayPort e o saudoso VGA. 4X portas USB e conector para fone de ouvido também estão disponíveis.
Esse é um dos principais monitores gamer disponível no mercado brasileiro com uma proposta custo x benefício. Se o seu objetivo é saltar de um monitor convencional, com uma taxa de atualização de 60 Hz, o G2460FP é recomendadíssimo!
Dell Alienware AW2518HF
Vamos subir de patamar em termos de taxa de atualização com o AW2518HF da Alienware. Este modelo é 240 HZ. Caso seja acompanhado por uma placa de vídeo capaz de renderizar essa quantidade de frames, podemos dizer que este monitor é para quem quer “cuspir FPS”.
Vale destacar que daqui alguns meses o mercado estará sendo abastecido com painéis com taxa de atualização de 300 Hz! Por enquanto apenas em notebooks, exemplo é o ROG Zephyrus S GX701, da ASUS.
Como praticamente tudo que recebe a chancela Dell Alienware, o AW2518HF tem um design caprichado, apostado em bordas mínimas e uma base moderna e robusta. O painel é o TN de 24,5 polegadas. O tempo de resposta prometido é de 1ms e o suporte ao AMD FreeSync está garantido. A resolução é o FullHD (1920 x 1080 pixels). Este monitor, voltado para games competitivos, também oferece portas USB, 2x HDMI, 1x DisplayPort e conector para fone de ouvido.
Acer Predator XB273K
Jogar em 4K é uma experiência fantástica, caso seja acompanhado de um monitor imponente, melhor ainda. Esse monitor imponente é o Predator XB273K da Acer. Ele é baseado em um painel IPS de 27 polegadas, com taxa de atualização de 144 Hz, 4 ms de tempo de resposta e suporte ao HDR – com certificação DisplayHDR 400 da VESA. De acordo com a Acer este modelo cobre 90% da gama de cores DCI-P3.
A mesma central de configurações que citamos no Predator X35, a GameView também está presente no Predator XB273K. Você terá à disposição diversas configurações e seleção de perfis de uso. Há ainda 5x portas USB, 2x HDMI e 1x DisplayPort.
Samsung C49RG9
Imersão. Essa é a melhor palavra pra definir o super ultrawide C49RG9 da Samsung. Nada mais, nada menos que um painel VA curvo de 49 polegadas com resolução 5120 x 1440 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, 4 ms de tempo de resposta (GTG) e suporte ao AMD FreeSync.
Pra você ter ideia do tamanho, este modelo é equivalente a dois monitores de 27 polegadas 16:9 lado a lado. Assim como em seus televisores, a sul-coreana Samsung aposta neste para este modelo na tecnologia de pontos quânticos, a fim de entregar cores e contraste mais fiéis. Em termos de cobertura de espaço de cores, esta telona promete 95% da gama DCI-P3.
O C49RG9 também possui certificação para reprodução de conteúdo em HDR – VESA DisplayHDR 1000. Calibrações automáticas para diversos gêneros de games (FPS, RTS, RPG) e o equalizador de preto – ajuste para o nível de brilho desejado, são opções disponíveis neste monitor. Há também 2x portas HDMI e 1x DisplayPort, além de 2x USB e conector para fone de ouvido.
BenQ Zowie XL2540
Encerrando nossa lista temos o BenQ Zowie XL2540, que, assim como o Alienware AW2518HF, conta com taxa de atualização de 240 Hz. Os monitores BenQ Zowie são respeitados no mundo do e-Sports, e o XL2540 é um dos modelos mais interessantes para essa galera que curte jogos competitivos.
O monitor é baseado em um painel TN de 24,5 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). É prometido o tempo de resposta de 1 ms. Os escudos nas laterais – uma das principais características dos monitores BenQ Zowie – é um recurso que o fabricante aplica para te manter mais focado no game. Graças aos botões dedicados em um módulo chamado Switch S, é possível alternar rapidamente entre presets, responsáveis pela calibração de cores e contraste. Este modelo foi adicionado a lista de monitores compatíveis com G-SYNC, pela NVIDIA, e também oferece o suporte ao AMD FreeSync.
Tecnologias anti-flicker e de redução da emissão de luz azul também são encontradas neste modelo. Para facilitar a visualização do seu inimigo há um preset que reduz drasticamente as zonas escuras da imagem, ampliando sua percepção da cena como um todo. Há entradas de vídeo DVI, HDMI e DisplayPort. O conector para fone de ouvido também está disponível.
Você também deve ler!
Os jogos mais aguardados de 2020
Acer lança no Brasil o monitor gamer KG241
HP anuncia o monitor Omen X 27 resolução WQHD e taxa de atualização de 240 Hz
Deixe seu comentário