Os 7 maiores mascotes da história dos games

Os 7 maiores mascotes da história dos games

Hoje em dia é possível apontar diversos jogos para consoles que se tornaram um sucesso de vendas e de críticas. Uma das consequências é que muitos dos personagens principais desse jogo acabam se tornando icônicos e até mesmo viram mascotes de uma marca, ganhando jogos a cada nova geração de aparelhos.

Por isso, vamos listar 7 exemplos de mascotes que contam com alguns jogos e que são um sucesso até os dias de hoje.

Leia também:

5 remakes de jogos que foram um fiasco
7 remakes de jogos que foram um sucesso

Os 7 maiores mascotes da história dos games

Mascotes se tornam icônicos por diversos motivos. Um dos principais é que eles podem ser reconhecidos facilmente mesmo que não seja em seus próprios jogos. Muitos deles só precisam estar presente em algum produto ou desenho para que as pessoas saibam exatamente de onde vieram, e é o que acontece com todos os escolhidos para essa lista.

Além disso, um mascote geralmente está presente em diversos jogos, mesmo que nem todos sejam um sucesso, porque é assim que sua popularidade se consolida. Geralmente eles contam com mais de um jogo de sucesso.

Para essa lista resolvemos focar nos mascotes mais cartunescos, seguindo a linha de personagens que já estão presentes em consoles há muitos anos, e por isso mais consagrados. Ela não está rankeada de nenhuma forma, já que a experiência com cada mascote é única para cada jogador. Confira!

Mario

mascote mário

O Super Mario é, sem dúvidas um dos mascotes de games mais conhecidos do mundo. Ele surgiu pela primeira vez em 1981 outro jogo, do Donkey Kong, e sequer tinha seu nome ainda, sendo chamado na época de Jumpman (homem que pula). O nome veio finalmente em outro jogo, Donkey Kong Jr, e aí Mario começou a ter sua identidade.

Já sua popularidade surgiu com o lançamento de Super Mario Bros para o NES em 1985, e até hoje esse ainda é um dos jogos mais icônicos do console. Dificilmente alguém que já teve o NES ou o Super Nintendo não tenha jogado o game. O sucesso foi tão grande que Mario ganhou diversos outros jogos depois, e até hoje em dia continua sendo um dos grandes chamarizes da Nintendo. O personagem até mesmo já saiu das telinhas para as telonas, com um filme estrelado por Bob Koskins em 1993.

Sonic

mascote

Sonic também conseguiu um grande nível de popularidade, e ele teve sucesso no seu caminho justamente porque surgiu para ser uma espécie de respostas da Sega para o Super Mario da Nintendo. Eles também queriam um personagem que se tornasse icônico e fosse ligado à marca, que ganhasse jogos de sucesso e fosse consagrado como inesquecível. E conseguiu.

O ouriço-azul ligeiro ganhou seu primeiro jogo em 1991, quando o Genesis estava sendo lançado, e a Sega fez bonito já que tanto o console quanto o jogo foram um sucesso. Hoje em dia, o Sonic já está presente em cerca de 30 jogos, e continua ganhando novos. Só que quantidade não é a mesma coisa que qualidade, então vale ressaltar que embora existam jogos do Sonic excelentes, também tem aqueles que não agradaram muito os jogadores.

Nesse caso ainda há uma menção honrosa para os filmes live action do ouriço que foram um sucesso e tiveram a participação do ator Jim Carrey.

Pacman

mascote

Pacman é outro personagem de sucesso que pode ser facilmente reconhecido em qualquer lugar, até mesmo por pessoas que sequer jogaram alguns dos seus games (o que é difícil encontrar). Isso porque o primeiro jogo do Pacman foi lançado ainda em 1980 para os fliperamas, logo se tornando uma febre.

A semelhança do boneco com uma pizza que tem uma fatia a menos não é a toa, já que o criador do Pacman, Toru Iwatani, revelou que essa foi literalmente a sua inspiração. Ele é considerado um grande mascote da Namco, porém muitos o consideram como o mascote da história dos videogames.

Megaman

mascote

Megaman é um nome super conhecido no mundo dos games, e embora a Capcom tenha outros personagens que podem ser considerados mascotes da marca, o Megaman é sem dúvidas um dos mais populares. Isso porque ele foi um dos primeiros a surgir com essa popularidade em nome da Capcom, tendo o seu primeiro jogo sido lançado em 1987 para o NES.

O primeiro jogo não foi exatamente um grande sucesso, mas Megaman conseguiu dar a volta por cima com o lançamento do segundo, que trouxe diversas melhorias para o personagem e para a experiência, como a chegada daquela trilha sonora que se tornou inesquecível. O sucesso dele acabou ultrapassando os consoles e Megaman já ganhou vários desenhos animados.

Pikachu

mascote pikachu

Embora muitas pessoas não saibam, Pokémon iniciou sua trajetória como um jogo para o Gameboy, sendo desenvolvido pela Game Freak em 1996 e lançado no Japão como Pokémon Green e Pokémon Red. Porém, a franquia ganhou um sucesso ainda maior quando ganhou o seu desenho animado, logo assim aumentando a popularidade também para os consoles e com novos jogos sendo lançados para consoles de nova geração.

E por isso o Pikachu acabou se destacando como o mascote da franquia. Primeiro porque ele é um dos personagens principais, sendo o Pokémon mais diferentão, que mostra mais personalidade. Segundo porque ele é super fofo e não tem como resistir. Mesmo quem não conhece a franquia Pokémon certamente vai saber que ele faz parte dela se encontrar seu desenho em qualquer local, não dá para negar o sucesso do ratinho elétrico. Tanto que ganhou até mesmo um filme live action onde ele é o personagem central.

Crash Bandicoot 

crash

Crash sempre foi muito popular, e voltou a estar em alta principalmente porque ganhou um remake considerado espetacular pelos jogadores antigos, trazendo de volta a nostalgia dos jogos, a experiência desafiadora e com gráficos e visuais mais modernos e bonitos. Crash Bandicoot teve seu primeiro jogo lançado no PS1 em 1996 e logo se tornou um sucesso.

Assim como o Sonic foi uma resposta da Sega para o Mário, Crash acabou sendo a aposta da Sony nesse segmento de mascotes de desenho que trazem jogos divertidos. E conseguiu! Embora Sonic e Mario ainda sejam mais populares, não tem como negar o sucesso de Crash e não tem como não dizer que ele é um mascote icônico. Depois que ele foi passado da Naughty Dog para a Activision, muitos acham que os jogos tiveram uma queda de qualidade e personalidade, mas com a chegada do remake, foi possível relembrar os velhos tempos.

Donkey Kong

Donkey Kong

Donkey Kong foi outro grande sucesso, que começou realmente com o lançamento de Donkey Kong Country para o Super Nintendo. Porém esse não foi o primeiro jogo da franquia, e o personagem de Donkey Kong que conhecemos hoje em dia com a gravatinha nem é o Donkey Kong original! Acontece que o primeiro jogo foi lançado em 1981 apresentando o Donkey Kong original (foi o jogo onde o Mario apareceu pela primeira vez como Jumpman).

Depois eles lançaram o Donkey Kong Júnior, que apresentou o personagem que conhecemos hoje em dia. Ou seja, ele é o Júnior, mas mesmo assim é um Donkey Kong. Seus jogos para o Super Nintendo se tornaram icônicos para o console e muitas pessoas pedem por um remake até hoje em dia, embora eles tenham envelhecido muito bem. No fim, o mascote acabou aparecendo em mais 22 jogos e ganhou até mesmo um desenho animado com direito a participação do Mário.

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X