O que o torrent mais antigo do mundo tem a ver com Matrix? Muito mais do que a maioria das pessoas pensam! Acontece que o filme tem um grande impacto nessa história, principalmente porque ele já esteve envolvido entre os dois “competidores” nesse segmento.
Durante muito tempo, o torrent mais antigo ainda ativo era uma versão em ASCII do clássico de ficção científica The Matrix, lançado em 1999. Mas novas descobertas revelaram uma história ainda mais fascinante e conectada ao universo da icônica franquia. Acontece que outro arquivo relacionado a The Matrix, chamado The Fanimatrix, tinha sido lançado antes e foi revivido pelo seu criador, tomando o título.
Leia também:
Jeitinho brasileiro: usuários lançam “Steam da pirataria” para distribuir jogos via torrent
O que é torrent e como funciona?
O fascínio pelo The Matrix em ASCII
O torrent da versão ASCII de The Matrix foi um fenômeno de sua época e por muito tempo foi considerado o torrent ativo mais antigo. Ele foi criado em 20 de dezembro de 2003, e rapidamente se tornou um exemplo de como a criatividade dos fãs e a tecnologia de distribuição peer-to-peer, como o BitTorrent, poderiam manter vivo o amor por um filme.
A versão ASCII traz uma experiência interessante, convertendo as cenas do filme em símbolos de texto verde sobre fundo preto, e foi lançado como uma verdadeira homenagem à estética do filme e a sua representação do mundo digital.
Seu grande feito é que, mesmo com o site original fora do ar, o torrent ainda tem seeders ativos e continua a ser baixado por aqueles que apreciam a arte e a nostalgia. Isso porque para que o arquivo continue vivo, é preciso que ao menos uma pessoa continue compartilhando ele para manter a distribuição, então quando o público perde o interesse ele acaba desaparecendo.
Quando ele completou 12 anos de existência, ganhou até mesmo uma capa de DVD e um encarte, celebrando o fato de ter sido baixado por dezenas de milhares de pessoas durante sua existência. No DVD ainda há um aviso deixando claro que se trata de uma paródia e não do filme original.
“Este trabalho é uma paródia. Portanto, não acredito que este DVD tenha qualquer possibilidade de competir com o original em qualquer mercado. Ele não está à venda”, diz o aviso.
A lenda de The Fanimatrix
Porém, antes mesmo do torrent de The Matrix em ASCII existir, The Fanimatrix já tinha conquistado seu espaço na história da Internet. Carregado originalmente no dia 28 de setembro de 2003 e criado por um grupo de amigos da Nova Zelândia em 2003, The Fanimatrix foi uma produção de fãs com um orçamento de apenas 800 dólares.
Incrivelmente, o filme foi finalizado em apenas nove dias e, graças às limitações da época, os criadores tiveram que encontrar maneiras inovadoras de compartilhá-lo globalmente. A solução foi comprimir o filme em um arquivo de apenas 150MB e distribuí-lo por meio do protocolo BitTorrent, que estava apenas começando a se popularizar.
Graças a essa decisão, The Fanimatrix foi baixado mais de 70.000 vezes na primeira semana, economizando aos criadores mais de 550.000 dólares em custos de hospedagem. Um dos criadores, Sebastian Kai Frost, revelou que naquela época, “na Nova Zelândia, compartilhar o arquivo por HTTP ou FTP teria significado uma quantidade de largura de banda completamente inacessível”.
Foi ele que reviveu o site do projeto para retomar o título, já que por muito tempo, acreditou-se que a versão em ASCII de The Matrix era o torrent mais antigo. Quando as datas foram comparadas, ficou evidente que The Fanimatrix havia sido criado três meses antes da versão em ASCII, tornando-o o verdadeiro torrent mais antigo ainda ativo.
Frost ainda revelou que planeja atualizar o site do projeto para que o torrent se mantenha vivo por mais tempo. Ou seja, The Fanmatrix acabou se tornando um marco na história da internet, e mesmo sendo um filme de baixíssimo orçamento, ainda conseguiu deixar sua marca na indústria cinematográfica.
Um legado incontestável no mundo do torrent
Ambos os torrents, The Matrix em ASCII e The Fanimatrix, se destacam como prova viva do quanto o filme The Matrix teve um impacto cultural forte e duradouro. Tanto que inspirou vários fãs a dedicarem suas homenagens. O filme está fortemente ligado às origens dos torrents e até hoje se mantém vivo nas lembranças e até mesmo na cultura de muitas regiões.
Embora a chamada “fã-arte” não tenha vez em Hollywood, ao menos na internet ela parece ter mais popularidade, o que é bem interessante já que elas ajudam a manter a longevidade de grandes obras, mesmo sem ter fins lucrativos.
Além disso, a sobrevivência desses torrents também mostram a resiliência da tecnologia BitTorrent, que já esteve mais em alta há alguns anos mas que agora parece estar voltando a ter sua popularidade, principalmente com os aumentos absurdos nos serviços de streaming.
E, claro, não dá para não citar ainda a paixão de uma comunidade que continua a manter arquivos como esses vivos.
Deixe seu comentário