O que é uma startup?

O que é uma startup?

Hoje em dia é muito comum ouvir o termo startup para empresas novas ou que traz produtos e serviços inovadores ao mercado. Porém, você sabe o que é uma startup e o que a define? Ou a diferença entre uma startup e uma pequena empresa?

Neste artigo vamos abordar um pouco sobre esse assunto, explicando melhor de onde vem o termo, o que caracteriza uma startup, algumas curiosidades sobre esse modelo de empresa e sua diferença em relação a outros modelos.

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O que é uma startup?

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Para começar, o termo startup é bastante comum nos Estados Unidos e também acabou se tornando popular aqui no Brasil, principalmente no final dos anos 90 e no começo dos anos 2000. Em um significado mais literal, startup pode ser traduzido como “começar algo” e colocar em funcionamento. Em relação às empresas, ele pode ser entendido como uma empresa emergente.

Quando se fala em startup, é comum que muitas pessoas acabem associando essa ideia aquelas empresas que nascem em garagem de jovens inovadores com ideias revolucionárias. Atualmente a ideia de startup está diretamente ligada a um grupo de pessoas que buscam um modelo de negócios que seja repetível e escalável.

O modelo de negócio é a forma como a empresa vai transformar o seu produto ou o seu serviço em valor, ou seja, em dinheiro. Na internet, por exemplo, um modelo de negócio bem comum é ganhar em cima dos cliques dados em anúncios.

O termo “ser repetível” é a capacidade da empresa de oferecer seu produto de forma potencialmente ilimitada, e é um termo chave para uma startup. Isso significa que aquele produto ou serviço estará sempre disponível para o cliente, sem depender de muitas customizações ou adaptações. Por isso, geralmente não é algo físico e nem palpável.

Um exemplo comum hoje em dia são os serviços de streaming. Se uma empresa vende CDs, isso significa que um CD só pode ser vendido uma vez, então é preciso fabricar um CD diferente para cada venda. Mas um serviço de streaming de música oferece aquele álbum de forma ilimitada, para qualquer um que esteja disposto a pagar e ter acesso a ele.

Geralmente as startups são empresas de internet, já que na internet é mais fácil conseguir um modelo de negócios que seja repetível. Porém existem startups também fora dela, como uma equipe que tem uma patente inovadora.

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E ser escalável é a ideia de que a empresa precisa crescer sempre, contanto que esse crescimento não afete o modelo de negócios. Ou seja, a ideia é que a receita cresça, mas sem aumentar muito os custos da empresa, aumentando assim a margem de lucro.

Por fim, uma startup também é marcada pelo fator incerteza. Ela geralmente nasce com uma ideia ou um projeto que não tem garantia de que dará certo. É um risco, e por isso a importância dos investimentos.

Para que uma startup surja, é preciso ter um capital de risco, investimentos. Primeiro, para encontrar um modelo de negócio que seja interessante e que faça com que a receita comece a crescer, depois para que essa empresa se torne sustentável.

Muitos desses investidores iniciais são chamados de “angels”. São pessoas que colocam o seu dinheiro (uma boa quantidade, diga-se de passagem) em uma ideia que não é certa, que pode parecer até mesmo excêntrica. Isso significa que há um risco da coisa não dar certo e eles perderem esse dinheiro investido. Por outro lado, há também a chance de multiplicar esse investimento de forma estrondosa. Imagine os investidores iniciais de empresa como Google, Facebook, Uber, TikTok, AirBnb, entre outras.

Qual a diferença entre uma startup e uma empresa comum?

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Uma das grandes diferenças entre uma startup e uma empresa comum é que a startup tem como objetivo trazer um tipo de produto ou de serviço que seja inovador, algo diferente no mercado e que gera valor à sociedade. E por isso essa ideia vem daquela imagem de jovens em uma garagem, que remete muito ao surgimento de empresas como Apple, Facebook, Google.

Já as empresas chamadas de comuns geralmente nascem de uma ideia de já existe como, por exemplo, abrir uma loja de roupas, ou uma empresa para vender comidas de delivery por exemplo. A startup pode até partir da premissa de um serviço ou produto que existe, porém faz com que o seu modelo de negócio seja diferenciado e inovador.

Um exemplo disso é a AirBnb, por exemplo, que é uma empresa para hospedagem. Mas ao invés de oferecer vagas em hotéis e pousadas, ela consegue conectar pessoas que têm um espaço disponível para hospedagem com viajantes que precisam de um lugar para ficar. Com isso eles podem conseguir preços mais em conta, mais comodidade, localizações mais específicas e até mesmo mais opções.

Existem outros exemplos como as empresas de streaming, ou de aplicativo de transporte como a Uber, que ofereceu o serviço de uma forma nova e que deu certo.

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