O que é imagem RAW? Entenda as vantagens de fotografar neste formato

O que é imagem RAW? Entenda as vantagens de fotografar neste formato

Imagem RAW é um tipo de foto que preserva todos os dados da foto capturada. A imagem RAW traz informações de cor, luminosidade, nitidez e outros detalhes que são essenciais na hora de editar. Justamente por isso uma imagem RAW é muito mais pesada que uma imagem JPEG, sendo usada principalmente por fotógrafos.

Leia também 

O que é fotografia computacional?
O que é HDR?

Imagem RAW

Uma coisa que você precisa ter em mente sobre as imagens RAW é que elas não devem ser usadas por todo mundo. O usuário comum, por exemplo, que só tira fotos no celular para postar no Instagram ou para enviar para amigos, talvez nunca precise manipular imagens RAW.

O formato de imagem JPEG, que é o mais utilizado pela maioria das pessoas, entrega uma foto otimizada, muitas vezes pré-processada e em um tamanho pequeno. Justamente para caber várias fotos na memória interna do celular ou no cartão de memória. Geralmente uma foto JPEG já é bonita de se olhar e o usuário comum não ache que ela precise de edições.

imagem RAW

Entretanto, a foto no formato JPEG, para ficar mais leve, perdeu uma série de parâmetros importantes. Um fotógrafo profissional, por exemplo, encontra várias limitações na hora de editar uma imagem JPEG em um software complexo, como o Photoshop ou Lightroom.

Já as imagens em formato RAW, por sua vez, são muito mais pesadas. É comum uma única foto chegar a cerca de 40 MB. Além disso, à primeira vista, as imagens em RAW parecem feias, com uma camada acinzentada sobre elas. Isso é porque a imagem está “crua”, ou seja, sem nenhum tipo de edição.

Um fotógrafo ou um editor de imagens profissional, ao usar um software adequado, como os já citados Photoshop e Lightroom, conseguem extrair um resultado absolutamente incrível de uma imagem RAW.

Imagem RAW

Por guardar todas as informações da imagem, o profissional tem uma flexibilidade muito maior na hora da edição, podendo trabalhar colorimetria, definição, nitidez, balanço de branco, luminosidade e outros aspectos. Mas, para extrair o máximo potencial de imagem RAW, é preciso que o usuário tenha um bom conhecimento dos princípios da fotografia.

Vantagens e desvantagens das imagens RAW

Agora que você já sabe o que é uma imagem RAW, vamos falar das vantagens e desvantagens desse formato tão popular entre os fotógrafos.

Vantagens

  • Imagens em RAW contém uma faixa dinâmica mais ampla e uma gama de cores bem maior. Dessa forma, fica fácil extrair mais tons de cores no momento da edição;
  • É possível recuperar fotos subexpostas e superexpostas;
  • Maior flexibilidade ao editar cores, brilho, contraste, luminosidade e balanço de branco;
  • Nitidez muito maior se comparado com imagens JPEG.

Desvantagens

  • Toda imagem RAW precisa ser editada para ficar apresentável. E isso adiciona mais tempo ao fluxo de trabalho do fotógrafo;
  • Exige um espaço de armazenamento generoso, seja do smartphone, cartão de memória, HD externo ou do computador onde as fotos ficarão salvas;
  • Não é todo programa de edição que é capaz de trabalhar com imagens RAW;
  • Os backups das imagens também são muito mais demorados devido ao tamanho dos arquivos.

Estas são as vantagens e desvantagens de se manipular fotos no formato RAW. Como podemos perceber, este formato de imagem é melhor aproveitado por fotógrafos. Por outro lado, para usuários comuns, trata-se de um formato onde as desvantagens têm mais peso, tornando o seu uso não tão atrativo.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X