O que é e como fazer o efeito bokeh nas suas fotos?

O que é e como fazer o efeito bokeh nas suas fotos?

Efeito bokeh, também chamado de modo retrato, é um recurso capaz de borrar ou desfocar o fundo de uma imagem para dar ênfase e destaque para um objeto ou pessoa que está mais perto da lente. É um recurso muito usado na fotografia profissional, mas que hoje em dia pode ser acessado também pelo smartphone.

Entenda o que é esse efeito e como ele foi adaptado para as câmeras pequenas de smartphone no nosso artigo dedicado.

Leia também:

O que é a taxa de amostragem de toque do celular?
O que é e como funciona o modo noturno da câmera do smartphone?

O que é efeito bokeh?

efeito bokeh

A palavra boken tem origem japonesa e inspiração na palavra boke (ボケ), que tem como significado “efeito tremido” ou “névoa”, ou de boke-aki, que significa “a qualidade do efeito tremido”. Sua pronúncia é bô-quê.

No mundo da fotografia, o efeito bokeh é também conhecido como “fundo desfocado”, porque é basicamente isso que acontece quando ele é aplicado. Ele tem como objetivo destacar a figura principal da fotografia, mas a depender da situação e do fundo, ou como o efeito é empregado, pode trazer uma estética mais bonita para a imagem final.

Para isso, ele ou tira de foco ou distorce tudo o que está atrás do objeto principal da foto, o que reduz as distrações dando mais enfoque a ele. Caso seja feito em uma paisagem em local aberto e com luz, por exemplo, ele pode garantir os famosos pontos de luz definidos no fundo que trazem uma estética bem charmosa na foto.

Ele começou a ser usado em câmeras fotográficas profissionais, já que para isso é preciso que ela tenha um diâmetro físico de abertura bom. Por isso, câmeras menores trazem o efeito um pouco mais “leve”.

É o que acontece com os smartphones, por exemplo. O efeito bokeh já chegou aos smartphones e hoje em dia ele é encontrado em modelos intermediários também, não apenas nos mais avançados. É conhecido também como o famoso Modo Retrato, além de outros nomes como blur, foco dinâmico, efeito de profundidade, entre outros.

Ou seja, antes ele era exclusivo da fotografia profissional e agora é possível fazer o efeito bokeh nas suas fotos caseiras com qualquer smartphone que conte com esse recurso.

Como acontece o efeito bokeh nos smartphones?

efeito bokeh

Como já foi citado acima, nas câmeras DSLR e mirrorless, o efeito bokeh depender bastante do tamanho do sensor e da abertura das lentes, já que eles conseguem focar uma área mais próxima e com isso conseguem isolar um objeto do resto.

Mas nos smartphones isso acontece de outra forma. Os dispositivos móveis são bem pequenos, então não dá para contar com aberturas fisicamente grandes para trazer o efeito bokeh como em câmeras fotográficas. Na verdade, o tamanho dessa abertura é praticamente fixo na maioria dos smartphones.

Então eles encontraram outras soluções para garantir o recurso nesses aparelhos. A solução mais usada e mais popular é o uso de uma combinação de duas câmeras, ou chamada de dual câmera. Existe ainda a possibilidade de um smartphone com uma câmera trazer o efeito bokeh, mas ele faz isso através de um software de pós-processamento da imagem. Alguns aparelhos usam ainda o infravermelho.

O método de câmera dupla é o mais encontrado hoje em dia. Elas usam como inspiração o próprio olho humano, ou melhor, os olhos humanos. Da mesma forma que os dois olhos unem duas imagens para formar uma só, as lentes também conseguem fazer isso. Como elas são posicionadas em locais um pouco diferentes, a imagem capturada por cada uma das lentes é um pouco diferente da outra. Isso ajuda a servir como uma base de diferenciação da distância dos elementos.

efeito bokeh

Ou seja, quanto mais perto um objeto está da câmera, maior será a diferença de posição dele nas duas imagens. Dessa forma, o aparelho consegue ter uma ideia de profundidade da imagem, e é aí que o algoritmo trabalha para desfocar o que está no fundo, que é segundo plano.

Esse método já melhorou consideravelmente desde a primeira vez que foi usado em smartphones para trazer o modo bokeh, lá em 2014. Hoje em dia ele consegue até mesmo fazer um desfoque progressivo, onde os elementos que estão mais longe ficam mais desfocados do que os que está mais próximos do objeto principal.

Mas é importante ressaltar que em alguns modelos de smartphones, as duas lentes contam com distâncias focais diferentes, e isso pode trazer algumas limitações. Se uma delas é uma grande angular, por exemplo, não dá para aplicar o efeito bokeh em uma fotografia ampla, já que o segundo sensor não é grande angular, então não garante uma segunda imagem do mesmo tamanho para ser comparada e criar o mapa de profundidade da imagem inteira.

Hoje em dia algumas fabricantes colocam um segundo sensor com essa função exclusiva, então é mais barato, por isso é um recurso presente até em modelos mais em conta. Nesse caso ele é chamado de sensor de profundidade.

modo retrato

Já em relação aos outros métodos, existe o foco automático dual pixel, que cada pixel do sensor da câmera é produzido a partir de 2 fotodiodos que conseguem detectar a luz que vem da direita e da esquerda, criando duas fotos um pouco diferentes. Nesse caso o efeito bokeh não é tão eficiente quanto quando usando duas câmeras. Por isso as empresas também utilizam inteligência artificial para ajudar com o recurso.

É o caso do iPhone XR, por exemplo, que combina esses dois métodos de dual pixel e inteligência artificial na câmera traseira única para trazer o Modo Retrato, e por isso ele só funciona com pessoas, e não com animais ou objetos no geral.

Já na parte frontal, o iPhone X trouxe o sensor TrueDepth, que traz o sistema infravermelho capaz de traçar um mapa tridimensional da superfície, e por isso também é usado para reconhecimento facial. Já nas fotos, ele consegue reconhecer o rosto da pessoa e borrar o resto da imagem.

Como acessar o efeito no smartphones?

Nesse caso não há uma resposta universal porque cada smartphone conta com um software de câmera diferente a depender da marca e, por isso, o caminho para ter acesso ao efeito bokeh é distinto em cada um.

Primeiro, é preciso ter certeza de que o aparelho em questão conta com esse recurso, algo que pode ser visto em suas especificações. Em alguns modelos ele só está disponível na câmera traseira, em outros tanto na traseira quando na frontal.

No geral é bastante fácil chegar ao efeito. A maioria dos softwares de câmera te mostram essa opção assim que você abre o aplicativo de câmera. Nesse caso procure pelo modo Retrato, ou foco seletivo, ou foco dinâmico, que todos são efeitos bokeh. É como aparece no iPhone, por exemplo.

bokeh

Em alguns softwares a opção não aparece logo de cara, é preciso abrir o menu de opção de ferramentas do programa. No caso do exemplo da Motorola embaixo, ele pode ser acessado pelo menu ou pelo ícone de retrato. O software ainda permite que o usuário consiga controlar o nível de desfoque.

modo retrato

Caso seu smartphone não conte com esse recurso, ainda existem alguns aplicativos que prometem aplicar um desfoque no fundo da foto através do seu software como é o caso do Snapseed, PicsArt e Adobe Lightroom.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X