Detalhes sobre o novo AMD Duron

Por:

O AMD Duron é o novo processador da AMD, que vem como substituto dos cansados K6-2, para ser o concorrente direto do Celeron no mercado de baixo custo. Finalmente, o novo processador está disponível, em versões de 600, 650 e 700 MHz.

O Duron utiliza a mesma arquitetura do Athlon Thunderbird, a nova versão do Athlon, que comentei a alguns dias atrás. Porém, vem com muito menos cache. Enquanto o Athlon Thunderbird vem com 256 KB de cache L2 full speed, o Duron vem com apenas 64 KB de
cache L2, também full speed.

Entretanto, apesar da pouca quantidade de cache L2, o Duron traz um enorme cache L1 de 128 KB, totalizando 192 KB de cache, mais cache que o Celeron, que tem 32 KB de cache L1 e 128 KB de cache L2, totalizando 160 KB de cache.

Em se tratando de cache, o Duron traz mais uma vantagem em relação ao Celeron. No Duron, o cache L2 é exclusivo, isto significa que os dados depositados no cache L1 e no cache L2 serão diferentes. Temos então realmente 192 KB de dados depositados em ambos
os caches. No Celeron, o cache é inclusivo, isto significa que os 32 KB do cache L1 serão sempre cópias de dados armazenados no cache L2. Isto significa que na prática, temos apenas 128 KB de dados armazenados em ambos os caches.

Como disse anteriormente, o Duron utiliza o novo encaixe soquete A, o mesmo utilizado pelo Athlon Thunderbird. Vale lembrar que os novos processadores não são compatíveis com todas as placas Slot A antigas.

Apesar dos encaixes serem parecidos, o Duron NãO é compatível com placas FC-PGA para processadores Intel, nem existe nenhum tipo de adaptador.

Nos EUA, um Duron de 600 MHz está custando 120 dólares, o mesmo preço de um Celeron também de 600 MHz.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X