Montando um Micro 100% Silencioso

Por:

Os PCs atualmente vem se tornando cada vez mais barulhentos, da até um pouco de inveja do pessoal que tem iMacs, que são totalmente silenciosos.

O problema é que os componentes atuais, consomem cada vez mais energia e por isso geram mais calor. Para resolver esse problema é preciso que a fonte de alimentação forneça mais eletricidade e que sejam instalados um monte de coolers e exaustores tanto na fonte quanto dentro do micro. O resultado é aquele barulho incômodo.

Construir um micro 100% silencioso é uma tarefa quase impossível, pois mesmo que você consiga retirar todos os exaustores, ainda restará o HD, o CD-ROM, etc. que atualmente também fazem uma barulho considerável. Mas, abaixo estão algumas dicas de como diminuir o nível de ruído do seu PC:

A primeira prioridade seria eliminar todos os exaustores, coolers, etc. tudo que gire e faça barulho. Esta é a parte mais difícil.

Em primeiro lugar, você vai precisar escolher componentes que gerem pouco calor e consumam pouca energia, e que por isso possam funcionar sem um cooler. Esqueça as Voodoo 5 e os Athlons.

O que seria utilizável então? Começando pela placa de video, o ideal atualmente seria uma GeForce 2 MX, esta placa é um verdadeiro modelo de placa ecologicamente correta, consome insignificantes 4 Watts, é extremamente rápida e não é tão cara quanto uma GeForce 2 GTS. As placas baseadas no chipset GeForce 2 MX estão começando a aparecer nos EUA, na faixa de 100 dólares. Ainda é quase impossível achar uma destas à venda, mas fica a dica para quem for comprar daqui a alguns meses.

Se você tiver 300 dólares para gastar, pode ir de GeForce 2 GTS, que também consome pouca eletricidade e é simplesmente o chipset de vídeo mais rápido do mercado atualmente.

Na falta da GeForce 2 MX, você poderá utilizar uma outra placa de vídeo qualquer que não precise de cooler. Quanto menos calor ela gerar melhor. Se não fizer questão de uma placa 3D, você pode usar uma placa mãe com vídeo onboard, do ponto de vista da geração de calor vai ser o ideal.

O segundo obstáculo é o processador. Eu recomendaria usar um Pentium III 550E (com core Coppermine) ou um Celeron 566 (também Coppermine) estes são praticamente os únicos processadores atualmente que podem funcionar sem o cooler, apenas com o dissipador. Naturalmente dispensar o cooler vai fazer o processador funcionar bem mais quente, o que pode gerar alguma instabilidade. Se possível tente usar um dissipador bem grande. Quanto mais metal para absorver o calor gerado pelo processador melhor.

Note que você pode ter problemas caso more em um local muito quente, em Manaus por exemplo, já que sem o cooler a temperatura ambiente passa a ser um fator importante.

Outro fator, secundário, mas também importante é o disco rígido. Procure um modelo que não esquente muito. Como o processador não terá o cooler para resfriá-lo, é essencial que tenhamos um mínimo de calor dentro do gabinete.

Você deve ter percebido que escolhi componentes que gastam pouca energia, tanto a placa de video GeForce 2 MX (4 watts) quanto o Pentium III 550 E (10 Watts) justamente para diminuir o consumo elétrico do micro e permitir que a fonte esquente menos.

Você deve ter em mente que o exaustor da fonte serve não apenas para ventilar o micro, mas principalmente para resfriar seus capacitores. Não é brincadeira, em alguns casos extremos os capacitores podem até explodir caso não sejam resfriados.

Quanto menos eletricidade o micro consumir, menor será o trabalho da fonte, e conseqüentemente menor será necessidade do exaustor. Com as modificações que sugeri, você poderá trocar o exaustor da fonte por um menor, que faça menos barulho.

Acredito que este tema interesse a muita gente, um micro totalmente silencioso pode ser um grande diferencial para quem trabalha muito tempo com o micro.

———————–»

Olá Carlos,

Gostei do seu artigo sobre micros silenciosos… a algum tempo atrás quando montei o site da PalmCases, me deparei com este problema, meu micro (de casa) tinha que ficar o dia inteiro ligado.. realmente era um “saco” o barulho da fonte. Um amigo meu que é Engenheiro Eletrônico, me deu uma dica que valeu a pena e repasso para os amigos que precisam de um micro mais silencioso, não cheguei no silêncio completo mas… ajudou muito !!!

Fizemos três alterações:

Primeiro – um sensor de temperatura de boa qualidade, o cooler da fonte só liga quando a coisa esquenta mesmo, quando estou trabalhando normalmente isto está acontecendo uma vez a cada hora, até uma hora e meia (estou em Curitiba, frio desgraçado :-((( ), vamos ver quando a temperatura esquentar !!!

Segunda – trocar o cooler da fonte !!! compramos um cooler de 15 cm, tiramos a tampa da fonte e ele trabalha dentro do gabinete (sentido do vento; exaustão da fonte), além do que, compramos um cooler de primeira linha (importado) que primava pelo silêncio, resultado… gastei R$ 48,00 e tenho um micro extremamente silencioso !! quando está em sleep (apenas aguardando algum evento), o HD está desligado, o processador aguardando sem alimentação o micro fica 100 % silencioso, nesta situação o termostato ativa o cooler a cada 3 ou 4 horas !!! e por 10 minutos….

Terceira – colocamos dois cooler pequenos (aqueles de CPU) na parte interna do gabinete na região frontal no sentido de expelir o ar quente de dentro do micro (também acionados pelo mesmo sensor) – estes acredito que seja opcional para a maioria dos micros, colocamos neste aqui porque tenho um HD, um zip interno, um CD e um CD-RW, achamos que quando esta duplicando um CD a coisa esquenta um pouco lá dentro… digamos que este ponto é mais frescura que necessidade….

Na casa deste amigo que meu deu a dica ele ativou o cooler em 220V, ou seja ele roda muito mais lento e praticamente não faz barulho, só que ele usa um Celeron 366 e o meu é um PIII 500 … fizemos as contas e optamos por um gasto um pouco maior mas, com total segurança…

Carlos Foltran
www.palmcases.com.br
comercial@palmcases.com.br

———————–»

Muito interessante essa sua idéia de um micro 100% silencioso, realmente tem horas que o gabinete se parece mais com uma caixa de abelhas e chega a incomodar. Mas achei um desafio muito grande remover todos os coolers do gabinete, com certeza vai ser muito complicado, ainda mais no verão, para os fãs de overclock então nem se fala. 🙂

Escrevi então aqui algumas dicas pra quem não faz questão de silêncio absoluto e só quiser diminuir um pouco o barulho do micro sem comprometer a temperatura:

Primeiro de tudo é manter o gabinete fechado, sem nenhum espaço aberto como baia do drive de cd faltando, etc. Isso por si só já abafa bem o barulho, além do que, acreditem, ajuda a manter o fluxo de ar correto dentro do gabinete, desde que a posição dos coolers esteja certa, claro.

O segundo passo é atacar os pontos críticos de barulho, que vou pôr aqui por ordem de importância:

Coolers, os ventiladores do micro, fazem o barulho de zumbido constante, principalmente o da fonte. Nem sempre é possível se livrar deles, o que pode ser problemático, o negócio pode ser comprar coolers de boa qualidade que façam pouco barulho, e mantê-los bem lubrificados. O melhor material que encontrei pra isso foi graxa de silicone, um gel transparente que não escorre, e pode ser encontrado em casas de materiais elétricos, e que tem um resultado espantoso em termos de ruído de coolers antigos.

Feito isso procure eliminar as vibrações, pois o gabinete vibra junto, aumentando o barulho como um alto-falante. Tudo tem que estar bem firme, nunca tenha preguiça de por todos os parafusos na placa mãe, cd-roms, hd, gabinete, etc; e certifique se estão todos bem apertados.

Um dos maiores problemas com vibração e barulho são os drives de cd-rom, ainda bem que não são usados constantemente pois não há muito o que se fazer com relação ao barulho, mas se isso realmente te incomoda e vc tiver $$$ pra investir, existem drives que usam vários faixes de laser ao mesmo tempo pra ler o cd, como os da Kenwood, nesse caso o cd pode girar a uma rotação bem menor sem prejudicar o desempenho e conseqüentemente será muito mais silencioso e vibrar bem menos. O único porém é que estes drives são bem mais caros. Se você não tem muita grana pra investir em outro drive, pode tentar diminuir pelos menos a vibração que ele faz usando uma fina tira de borracha, como a de câmaras de pneu por exemplo, e colocar dos dois lados que ficam em contato com o gabinete. Faça pequenos furos na borracha pra passar os parafusos, e parafuse por cima. Além do drive ficar mais firme a borracha vai amortecer um pouco a vibração.

Depois vem os HDs, alguns modelos são barulhentos outros não. Se você tem um que é muito ruidoso, também não há muito o que fazer, a não ser que você encontre um desses compartimentos acústicos próprios pra por o HD dentro. Existem alguns modelos disponíveis na internet.

Pra reduzir ainda mais o barulho algumas pessoas usam feltro nas paredes internas do gabinete com bons resultados, mas o feltro traz dois problemas: o acúmulo de poeira e risco de produzir eletricidade estática. Para contornar isso, fiz uma experiência c/ folha de cortiça, que vende em qalquer papelaria e fixei com cola comum mesmo. O resultado é tão bom quanto, eliminando ainda os dois problemas citados.

Mas vc deve se perguntar se a cortiça não é um isolante térmico, bom isso é verdade, mas as paredes do gabinete atuam muito pouco na dissipação do calor, e como a fonte mantém o fluxo de ar do gabinete isso não faz muita diferença. Testei aqui e o barulho diminui bastante, e a temperatura interna do gabinete não aumentou em quase nada.

Do resto, tente encontrar a melhor maneira de manter a temperatura do sistema baixa, de acordo com a sua necessidade e com o mínimo de coolers possíveis. Mas isso já é assunto pra outra história… 😉

Paulo Vinícius (Berne)
berne@mailbr.com.br

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X