Em 2001 a Apple tinha novamente seu cofundador, Steve Jobs, em seus confins, dessa vez como a figura central de liderança, e neste ano a gigante de Cupertino deu um passo que redefiniu a imagem que a companhia ficou associada nos últimos anos: uma empresa que conseguiu ir além dos computadores.
E o produto que puxou uma fila de sucesso, que também teria nesse hall outros produtos emblemáticos, como iPhone e iPad, foi o iPod, que completou 20 anos em 2021.
Chegou a hora do adeus. A Apple anunciou nesta terça-feira (10) que não irá mais fabricar ou lançar novas versões do iPod.
O modelo mais recente da família, o iPod Touch, ficará no mercado enquanto ainda houver unidades no estoque. A Apple agora recomenda que os amantes da música consumam suas faixas preferidas em outros dispositivos da própria empresa, como o iPhone, Apple Watch, caixa de som Home Pod e o iPad.
A mudança no consumo de música que o iPod impulsionou nos anos 2000 é o mesmo motivo que agora o aposenta. O modo de consumo foi alterado novamente. Tirando usuários mais saudosistas ou aficionados pelo consumo de música de maneira mais aprimorada, que seguem utilizando players de alta fidelidade, a existência de um dispositivo como o iPod perdeu relevância para a massa. Numa era em que arquivos armazenados, principalmente os de música, estão perdendo espaço, em virtude da praticidade dos serviços de streaming, que reproduzem tudo via internet.
1000 músicas no bolso
Com um projeto arrasador e um slogan simples e direto – 1.000 músicas no seu bolso -, o primeiro iPod chegou ao mercado em outubro de 2001 e esta mais do que consolidado como um dos dispositivos mais importantes de todos os tempos. A sua bela interface, o acerto no tom da comunicação para vender o produto, seu icônico design e a facilidade na usabilidade transformaram o iPod num item de desejo e status
Embora não seja o primeiro player de música portátil a lidar com arquivos digitais – no fim dos anos 90 já tínhamos MP3 Players no mercado, nenhum outro conseguiu ir além da sua categoria como o iPod. O iPod saiu da esfera de um reprodutor de músicas e foi direto para o hall de um representante de um estilo, quase um acessório de moda. Além é claro de conquistar qualquer aficionado por tecnologia. Quem disser que nunca quis um iPod Classic de 160 GB esta mentindo!
Outras gigantes, como a Microsoft com o Zune, até que tentaram, mas nenhuma alternativa foi capaz de arranhar a base sólida que o iPod conquistou. Era dele mesmo o título de “o reprodutor de músicas portátil” e ponto final. Em 2006, no seu melhor momento no mercado, 40% da receita da Apple vinha da venda de iPods. A Apple vendia 40 milhões de unidades do iPod ao ano.
“A música sempre foi parte integrante da Apple, e trazê-la para centenas de milhões de usuários por meio do iPod impactou muito mais do que a indústria da música, também redefiniu a maneira como descobrimos, ouvimos e compartilhamos”, explica Greg Joswiak, Diretor de marketing global da Apple no comunicado anunciando o fim do iPod
Design inesquecível
Mesmo com todas as versões subsequentes, que inclui o modelo Touch e seu modo de navegação por toque na tela, falar de iPod é remeter ao modelo clássico.
O design do iPod, criado por Jony Ive e sua equipe, com seus cantos arredondados, a parte frontal na cor branca, traseira em aço inoxidável, a tela LCD, os fones e a clickwheel, o anel de comando sensível ao toque, representam, como conjunto, dos pontos altos do design industrial em todos os tempos.
O projeto foi conduzido por Tony Fadell, que na época era o responsável por supervisionar todo o hardware, software e demais detalhes sobre o produto. Em uma entrevista recente, Fadell disse que Steve Jobs não queria que o iPod fosse compatível com o Windows. A primeira versão do aparelho foi lançado dessa maneira. Felizmente Jobs foi convencido que esse não seria o melhor caminho a seguir. Na segunda geração do iPod, lançada em 2002, a compatibilidade com o Windows já era uma realidade.
Outras versões
Ao longo desses 20 anos de existência, além do modelo Classic, descontinuado em 2014, o iPod recebeu outros formatos: iPod Mini (2004), iPod Shuffle (2005), iPod Nano (2005) e iPod Touch (2007). Modelos que foram sendo atualizados ao longo dos anos, em ciclos conhecidos como gerações. Mais de 400 milhões de unidades do iPod foram vendidas em seus 20 anos de existência.
A apresentação com o fator surpresa
Steve Jobs adotou uma persona pública que ficou imortalizado por suas roupas. Blusa de gola rolê preta, calça jeans e tênis New Balance. Aqueles que estavam presentes no campus da Infinite Loop no dia 23 de outubro de 2001 ficaram surpresos como Jobs revelou o tal novo produto da Apple. Nada de puxar um pano e revelar o que se trata. Jobs simplesmente puxou o iPod do bolso da calça.
Impossível ser mais direto que isso para falar de um produto que queria vender a ideia do consumo de música de maneira portátil.
Steve também declarou: “com o iPod, a Apple inventou uma categoria totalmente nova de tocador de música digital que permite colocar toda a sua coleção de músicas no seu bolso e ouvir onde quer que você vá. Com o iPod, ouvir música nunca mais será igual”.
É, ele estava certo!
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