Hoje em dia quando se fala em pesquisa na internet e buscador, a maioria das pessoas pensam logo no Google, que é o líder nesse mercado. Porém, isso não quer dizer que ele é o único. Outros serviços de buscas como o DuckDuckGo e o You estão surgindo para bater de frente com a solução da Microsoft, e apresentam algumas vantagens bem interessantes.
Por eles não serem muito conhecidos ainda, é normal que muitas pessoas sequer saibam quem são esses novos buscadores, e por isso hoje abordaremos um pouco sobre ambos, com informações interessantes sobre suas principais vantagens. Confira!
Leia também:
Shodan: conheça o mecanismo de busca que mostra os dispositivos conectados à internet
Top 5: melhores alternativas ao buscador do Google
DuckDuckGo: garantia de privacidade
Um dos pontos principais do DuckDuckGo é, sem dúvidas, a garantia de privacidade aos usuários. Ele foi criado em 2008 e conta com algumas vantagens nesse sentido, como o fato de não armazenar nenhum histórico de pesquisa. Além disso, ele oferece funções como a de mostrar apenas as versões encriptadas dos sites, garantindo a segurança das informações do usuário.
Isso evita que haja qualquer tipo de rastreamento e que essas informações sejam usadas com outras finalidades, como por exemplo para propagandas. O DuckDuckGo funciona mais ou menos como o modo anônimo dos navegadores, porém tem a vantagem de não precisar ficar ativando esse modo anônimo, ele já é assim por padrão.
Por isso se torna ideal para quem não quer deixar rastros na internet ou no aparelho ou até mesmo para quando estiver usando o buscador em um aparelho que não seja seu. Dessa forma, os sites não sabem quais termos foram buscados, por exemplo.
Outro ponto interessante do DuckDuckGo é que ele exibe menos anúncios do que o Google (embora tenha anúncios sim). E como ele bloqueia os rastreadores online, também evitam que essas propagandas surjam durante a navegação. Ou seja, se um usuário faz uma pesquisa sobre um produto no DuckDuckGo, ele não será bombardeado com anúncios e propagandas sobre aquele produto depois, como acontece com o Google.
Essa privacidade também afeta os resultados das pesquisas, já que eles não são personalizados através de pesquisas anteriores ou cliques. Não existe armazenamento de pesquisa, então é como se você estivesse usando um buscador novo em folha, sem qualquer memória de buscas anteriores. Isso faz com que os resultados sejam mais padronizados e não personalizados.
Vale lembrar que o DuckDuckGo também já está começando a caminhar na onda dos recursos de Inteligência Artificial com um novo recurso, e você pode entender tudo sobre ele na nossa matéria dedicada, clicando aqui.
You: inteligência artificial e ferramentas extras
A plataforma You.com é bastante recente, tendo sua versão beta final publicada em 2021. Assim como o DuckDuckGo, ela também é focada principalmente na privacidade dos usuários durante as buscas. Seu visual é semelhante aos outros, mas claro que cada um conta com alguns detalhes que diferenciam uns aos outros. No caso do You ele exibe uma lista com links e notícias, e em alguns casos com curiosidades sobre o que é pesquisado.
Além disso, não há anúncios no uso do You.com, e vale lembrar que ela é em inglês, então é preciso mudar a região para obter resultados de páginas do Brasil. Ele oferece também a possibilidade do usuário se cadastrar no site, o que abre um leque maior de personalização nos resultados das buscas.
Um dos diferenciais dessa plataforma é que ela oferece algumas ferramentas extras, como a YouImagine para criar imagens, a YouWrite para criar textos e até mesmo um chatbot, o YouChat, que ajuda nas buscas. Vale lembrar que ele não tem acesso à localização do usuário, e também não coleta dados durante o uso. Ah, e para usar essas ferramentas é preciso estar logado, ou seja, se cadastrar na plataforma.
Ele também já conta com Inteligência Artificial para ajudar nas pesquisas, como por exemplo a chance do usuário dar like ou deslike nos resultados sugeridos para que a plataforma entenda o que é interessante para cada pessoa ou não. Dessa forma, ele vai exibir mais resultados parecidos com os que a pessoa deu like.
Deixe seu comentário