Às pressas e deixando muitos gamers furiosos, anúncio do PS4 Pro não impressionou

Às pressas e deixando muitos gamers furiosos, anúncio do PS4 Pro não impressionou

Em entrevista ao TecMundo Games durante a BGS 2016, o Youtuber Zangado, muito conhecido pelos seus reviews de jogos, disse não gostar da ideia dessa consoles de meia geração, onde uma versão revisada de um console que já está no mercado é lançada num período de tempo relativamente curto. 

E ainda ressaltou a falta de bons títulos na geração atual de consoles, já que muitos remasters estão sendo lançados, o que claramente demostra que a indústria está apenas apostando em formulas que derem certo no passado, e estão evitando se arriscar em novas aventuras

Essa posição do Zangado é bem interessante e realmente retrata o que essa geração PS4 e Xbox One se tornou: um grande amontado de continuações e remasterizaçõesE agora o tal remaster além dos jogos também está chegando aos consoles, com o PS4 Pro, anunciado ontem pela Sony durante a conferência PlayStation Meeting. 

O PS4 Pro é um remaster do PS4 atual, uma versão com potencial de hardware superior e com a inclusão de novos recursos, mas que ainda faz parte da mesma geração (se é que essa palavra ainda está valendo) do PS4 que está no mercado.

Embora a Sony afirme que os jogos lançados para o PS4 Pro também estarão disponíveis para o PS4 padrão, o que é mais ou menos um “tapinha nas costas” dos que comparam o primeiro console e que num período de tempo muito curto, sem uma grande biblioteca de games, está agora se deparando com uma nova versão que será o centro das atenções.

A pressão do mercado pela realidade virtual, e a própria postura da Sony em investir forte nesse segmento com o PlayStation VR, acabaram apressando as coisas em relação ao lançamento de um novo PS4, que consiga lidar de forma mais tranquila com o headset e que possa dar aos desenvolvedores mais poder de fogo para a produção de games.

E não pense que é só a Sony, a Microsoft também embarcou nessa, de vir com um novo console, que até o presente momento é chamado de Project Scorpio, e que será lançado no ano que vem. Isso sem contar no já lançado Xbox One S, que é mais uma versão Slim do Xbox One atual, mas que também conta com novos recursos, como a reprodução de discos Blu-Ray 4K, e suporte ao HDR (High Dynamic Range)

Embora muitas pessoas insistem em dizer que em jogos o que vale é a experiência como um todo, e que pontos como a narrativa, e jogabilidade contam muito (aspectos que fazem a Nintendo ter um público fiel e conseguir manter um mercado paralelo), a questão do potencial gráfico acaba sendo o componente principal que chama o público, que atrai boa parte dos que estão interessados em comprar, e hoje em dia o termo 4K é o que tem atraído os olhares, e mesmo que ainda haja uma dúvida muito grande se realmente o PS4 Pro, Project Scorpio, ou qualquer outro irá realmente entregar tal experiência, essa é a base do marketing atualmente, tacar o termo 4K dentre as features.

Me arrisco a dizer que embora o tal Project Scorpio ainda não tenha sido lançado, já está saindo na frente em relação ao PS4 Pro. A sensação que ficou com o anúncio desse novo PS4 é que tudo foi feito ás pressas, uma corrida para ser o primeiro console compatível com 4K. Já no caso da Microsoft, o hype em relação ao novo Xbox parece que está sendo criado com mais força, já que o anúncio, feito através de um teaser durante a E3 2016, preparou o público para que no próximo ano esse será o console da vez, já a Sony não impressionou com o PS4 Pro, e ainda deixou muitos em dúvida e com o sentimento que o PS4 atual se tornou algo obsoleto.

Inclusive essa pressa da Sony trouxe para o PS4 Pro algumas coisas meio bizarras, como por exemplo a falta de compatibilidade com discos Blu-Ray 4K, isso é simplesmente um absurdo, atualmente os consoles são verdadeiras centrais multimídia, e a compatibilidade com o novo padrão de mídia do mercado, elimina por exemplo a necessidade de um player adicional. O Xbox One S, que é uma versão Slim conta com o recurso, e o PS4 Pro que será o novo carro-chefe da empresa japonesa não tem, um erro e tanto.

No caso do PS4 Pro a aposta de reprodução de conteúdo em 4K é em relação aos serviços de streaming como a Netflix, que convenhamos, não entrega a mesma qualidade de reprodução da mídia, devido a diversos fatores, como por exemplo a estabilidade da conexão.

É claro que com o PS4 Pro, os tais remaster ganharão força novamente, porque obviamente a Sony e os desenvolvedores irão levar games de peso para o novo console em uma versão repaginada em relação ao potencial gráfico, extraindo o que o novo console tem a oferecer. Falando em potencial gráfico, embora o console seja vendido como uma plataforma a entregar games em 4K, na verdade o que irá acontecer é ajustes que deixam o resultado próximo, talvez alguns títulos, como os que são voltados só para os consoles da Sony possam alcançar o tal 4K, mas acho bem improvável. 

Peter Wyse, que trabalha na Warner Bros Interactive diz que o PS4 Pro conta com dois modelos de renderização, um desses modos é chamado de Quality Mode, e que a expectativa é que a resolução nesse modo seja aproximadamente 90% do que é o 4K. E claro que a olho nu e com diversos tipos de otimizações, além da presença do HDR, o resultado final será realmente impressionante, mas não necessariamente é um 4K nativo.

Em relação aos números, o PS4 pro é realmente bem mais poderoso que o PS4 padrão. O poder computacional da GPU é de 4.2 TFLOPs, um aumento significativo em relação aos 1.8 TFLOPs do PS4 padrão. E como o console da Sony está trabalhando com um SoC produzido pela AMD, vale o comparativo com as placas de vídeo mais recentes lançadas pela gigante de Sunnyvale.

Os 4.2 TFLOPs do PS4 Pro superam a placa Polaris mais básica, a RX 460, que conta com 2.2 TFlops, mas fica atrás da RX 470, com os seus 4.9 TFLOPs e RX 480, com 5.8 TFLOPS. No caso do Project Scorpio, o poder computacional será de 6.0 TFLOPs, superando as placas citadas e o próprio PS4 Pro. No entanto vale destacar que no caso dos consoles o fator da otimização é muito importante, como hardware é fechado, e os desenvolvedores trabalham de acordo com essas métricas, o resultado final pode ser realmente bem impressionante

Já em relação a CPU o PS4 Pro conta com 8 núcleos baseados na arquitetura Jaguar, há também 1 TB de armazenamento, a inclusão do suporte ao protocolo Wi-Fi 802.11ac, além de três portas USB 3.1. Confira abaixo as especificações completas:

Como você já deve saber, para aproveitar todo o potencial do PS4 Pro, será necessário uma TV com suporte à resolução 4K e com HDR. Os preços no Brasil não são nada convidativos, porém até o console chegar no Brasil, os preços podem estar mais interessantes. Ainda é uma  incógnita a data de lançamento e preço do PS4 Pro no Brasil. No mercado americano o console será lançado no dia 10 de novembro por US$ 399.

Vale lembrar que o console poderá ser utilizado com HDTVs (720p, 1080i, 1080p), e de acordo com a Sony haverá diversas melhorias na imagem, que conseguem entregar uma boa experiência, como por exemplo a uma maior consistência no framerate.

PS4 Slim e PS4 Pro

Além do PS4 Pro, durante a PlayStation Meeting foi anunciado o PS4 Slim, rival direto do Xbox One S. Além do design mais compacto (30% menor), suporte a tecnologia HDR, 500 GB de HD (também haverá uma versão com 1 TB) e será lançado no dia 15 de setembro por US$ 299. Nenhuma informação em relação a data de lançamento e preço dessa versão no Brasil foi revelada.

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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