O Nintendo 64 se tornou um dos consoles mais populares e icônicos da empresa até hoje, fazendo parte da infância de muitos jogadores e marcando uma geração. Embora ele não tenha tido o grande sucesso de seus concorrentes, ainda foi um marco nessa história principalmente pelas suas inovações como o suporte para até 4 jogadores simultaneamente.
Por isso, hoje vamos relembrar um pouco alguns jogos que se tornaram inesquecíveis para quem teve acesso a um Nintendo 64 e que acabaram fazendo parte das memórias de uma geração de gamers.
Leia também:
18 jogos inesquecíveis do PlayStation 1
14 jogos inesquecíveis do Super Nintendo
Lista com alguns dos jogos inesquecíveis do Nintendo 64
O Nintendo 64 já tem mais de 26 anos desde o seu lançamento e chegou para concorrer com o PlayStation durante a quinta geração de consoles, que foi entre 1993 e 1999. Seu lançamento aconteceu 1996, dois anos depois do PlayStation, e embora não tenha conseguido superar a popularidade do videogame da Sony, ainda se destacou bastante em relação a outros aparelhos da época.
Ele também foi responsável por jogos que acabaram se tornando inspiração para outros que viriam no futuro, trazendo ambientes em 3D incríveis e revolucionando o futuro dos jogos. Por isso, vale a pena destacar 16 jogos desse console da Nintendo que acabaram marcando uma geração e alguns até continuam populares até hoje. Confira:
The Legend of Zelda: Ocarina of Time
The Legend of Zelda: Ocarina of Time é sem dúvidas um dos jogos de maior destaque do Nintendo 64, e que se tornou o favorito de muitos jogadores até hoje. Trazendo pela primeira vez uma aventura de Link no formato 3D, o jogo acabou se tornando uma referência e inspiração para muitos outros títulos de RPG posteriormente.
Ele foi um grande divisor de águas em muitos aspectos, até mesmo começando a apresentar o que viria a ser os jogos de mundo aberto já que contava com diversos tipos de exploração, e mecânicas que foram repetidas em outros jogos, como a simples função de trava na mira. Além disso, The Legend of Zelda: Ocarina of Time ainda se destaca pela trilha sonora incrível e mecânicas de combate inovadoras.
Super Mario 64
Além do The Legend of Zelda: Ocarina of Time, sem dúvidas um dos títulos que mais definem o Nintendo 64 é o Super Mario 64. Foi outro jogo que também introduziu uma jogatina mais livre, sem aquela plataforma em 2D com apenas uma direção, deixando que o Mario fosse para qualquer lugar e se agarrasse a qualquer plataforma.
Assim como Ocarina of Time, Super Mario 64 também acabou se tornando o precursor de muitos outros títulos em 3D que viriam depois, já que apresentava uma qualidade superior nesse tipo de jogo em comparação com outros que já haviam sido lançados na época. Até os dias de hoje o jogo ainda é bastante acessado, inclusive sendo um dos títulos mais escolhidos para campeonatos de speedruns.
GoldenEye 007
O GoldenEye 007 fez parte da infância e adolescência de muitas pessoas que tiveram a oportunidade de jogar um Nintendo 64, principalmente com os amigos. Isso porque o jogo trouxe um modo multiplayer incrível, que tirava total proveito desse recursos do console da Nintendo, dividindo a tela em até 4 em uma perseguição de pega-pega misturada com esconde-esconde. Com armas.
Na época era muito comum ver as “lan houses” de videogames, ou seja, locadoras que tinham os consoles para serem alugados por horas. Para quem não tinha o Nintendo 64 em casa, era uma boa pedida dividir os custos com até 4 amigos e passar um tempo se divertindo. E para quem preferia jogar sozinho, o jogo ainda oferecia uma campanha solo bem divertida.
Mario Kart 64
Outro jogo que também oferecia uma diversão garantida com os amigos podendo usar e abusar do recurso multiplayer para até 4 jogadores do Nintendo 64 foi o Mario Kart 64. O joguinho de corrida do Mario é um sucesso em praticamente todas as plataformas que é lançado, e com o N64 não foi diferente.
Foi também um dos jogos que ganhou um visual 3D para o console, fazendo isso de forma correta e deixando o jogo ainda mais divertido. Isso inclusive fez com que mais e mais pessoas passassem a conhecer o game de corrida e se tornassem fãs dele. Contava com uma boa gama de opções de pistas, de personagens, e itens e habilidades que eram obtidos durante as corridas para tentar atrasar a vida dos adversários.
The Legend of Zelda: Majora’s Mask
Depois do sucesso de Ocarina of Time, a Nintendo apresentou rapidamente o seu sucessor da época, o Majora’s Mask. O motivo do jogo ter saído tão rápido é que ele utilizou muitas mecânicas e visuais do Ocarina, o que não foi algo ruim, já que conseguiu manter o mesmo nível de qualidade do anterior, até mesmo melhorando em alguns aspectos.
Majora’s Mask traz ainda uma trama bem interessante e até mesmo emocionante, com temas mais reais como morte e luto. E além da trama principal, ele também fez bonito as secundárias, trazendo histórias envolventes e NPCs. Quem não lembra da emocionante “Song of Healing”? Durante as quests conhecemos mais um pouco da história de Termina e nos envolvemos ainda mais com a trama principal.
Resident Evil 2
Resident Evil é uma franquia bastante ligada aos consoles da Sony, mas o Resident Evil 2 chegou para o Nintendo 64 trazendo a possibilidade de mais pessoas aproveitarem o título, principalmente quem já conhecia a popularidade do jogo e ainda não tinha tido essa chance de experimentar. E eles já começaram bem, com uma aventura trazendo dois personagens bem queridos da franquia, o Leon Kenney e a Claire Redfield.
Havia ainda um pequeno obstáculo nesse caminho, já que a Capcom precisava lidar com o fato do Nintendo 64 usar ainda cartuchos e não CDs como nos consoles da Sony. Porém, mesmo com essa limitação, eles conseguiram fazer um bom trabalho e trazer grandes aspectos do jogo para o console da Nintendo. E depois disso, ainda houveram mais parcerias entre as duas empresas, trazendo mais títulos da franquia para os consoles da Nintendo.
Banjo-Kazooie
Banjo-Kazooie é mais um jogo da Rare e que também se tornou inesquecível no Nintendo 64, trazendo as aventuras de dois personagens bem carismáticos, Banjo e Kazooie. Para quem gostou de Super Mario 64, o jogo traz uma diversão garantida, já que tem muita semelhança com o joguinho de aventura da Nintendo, sendo também em 3D.
O jogo ainda conta com itens colecionáveis, que acaba se tornando uma missão extra e bem interessante para aproveitar ainda mais o gameplay, dando motivos para explorar cada canto dos cenários, usando e abusando das habilidades dos personagens. Além disso, ele ainda revelava puzzles bem feitos, com um level design que se mantém atual até hoje.
Pokemon Stadium 2
Os monstrinhos do Pokemon também fazem parte da história da Nintendo e sempre fizeram sucesso nos consoles da fabricante, e um dos grandes exemplos no Nintendo 64 é Pokemon Stadium 2. Ele foi o segundo da franquia a ser lançado e trazia a chance de focar principalmente em batalhas Pokémon, apresentando uma arena com estatísticas e escolhas variadas entre os monstrinhos que o próprio jogo oferecia e os que os jogadores já tinham salvos no cartucho.
Foi o jogo responsável por trazer essas batalhas Pokémon para as telas da TV com consoles, já que antes elas faziam mais sucesso no Game Boy. E algo interessante é que quem já jogava no portátil ainda podia transferir esses Pokémons para o jogo do Nintendo 64. O jogo não tinha história em si, o seu foco era mesmo no combate entre os bichinhos.
1080° Snowboarding
Entre os jogos de esporte, um dos que se tornaram inesquecíveis no Nintendo 64 foi o 1080° Snowboarding, que trazia para as neves uma vibe muito parecida com a de Tony Hawk’s Pro Skater, mesmo que não tenha feito o mesmo sucesso da franquia de skate. Mas ainda assim era uma opção diferenciada para quem gostava de treinar manobras radicais com o snowboarding.
Na época os jogos de esportes radicais começaram a ganhar ainda mais destaque, e como ele era um exclusivo do Nintendo 64, acabou se tornando o queridinho de muitos nintendistas. Era possível escolher um entre 5 personagens e passar por 8 fases fazendo manobras que, na época, eram incríveis.
F-Zero X
Embora Mario Kart 64 tenha sido o jogo de corrida mais popular do console na época, outros ainda ganharam destaque para quem gostava do estilo. Um deles foi o F-Zero X, o “sucessor” do F-Zero que já tinha sido um grande sucesso no Super Nintendo e que continuou com a qualidade esperada no console N64.
O jogo sempre foi destaque por mostrar uma corrida mais diferenciada, que acontece no espaço com pistas sinuosas e ao invés de carros o jogador controlava naves super rápidas que precisavam ser reabastecidas passando por cima de energia e que não podia colidir demais ou explodiam. Era um estilo bem futurista que chamava a atenção de muitos jogadores.
Star Wars: Rogue Squadron
E falando em jogos no espaço, nada melhor do que destacar aqui um dos títulos da querida franquia Star Wars. Os fãs dos filmes do George Lucas já podiam se divertir no Nintendo 64 com um bom representante das aventuras nas estrelas com o Star Wars: Rogue Squadron.
Nele era possível controlar as naves espaciais que eram bem parecidas com as dos filmes e o objetivo era praticamente destruir o império de Darth Vader, sendo assim um jogo de naves com uma temática sedutora. E o melhor de tudo é que o jogador controlava exatamente Luke Skywalker, um dos queridinhos da franquia, com 15 missões e batalhas em locais conhecidos pelos fãs como Tatooine e Mon Calamari, entre outros.
Conker’s Bad Fur Day
Conker’s Bad Fur Day é um jogo bem interessante, principalmente porque ele não é exatamente o que aparenta ser. Embora muitas pessoas esperassem um jogo fofinho com um esquilo fugindo de armadilhas e pulando plataformas, a verdade é que ele trazia mesmo um jogo com alguns temas um pouco mais “politicamente incorretos”, digamos assim.
No início o game já revela uma referência a Laranja Mecânica, e logo descobrimos que Conker, o esquilo fofinho do jogo, na verdade passou a noite toda bebendo e agora precisa lutar contra a ressaca e os resquícios do álcool e conseguir voltar para a casa da sua namorada. No caminho ele acaba se envolvendo em situações bem bizarras e inimigos estranhos. Com certeza é uma diversão garantida para quem gosta de zoações.
Harvest Moon 64
Harvest Moon 64 chegou como um joguinho simples e calmo em meio a tantos lançamentos de títulos de aventura e ação da época. Era aquela opção para quem queria apenas relaxar, não pensar demais e aproveitar um gameplay mais tranquilo sem precisar dar socos, tiros ou fugir de monstros. E esse tipo de jogo logo começou a ganhar cada vez mais destaque.
O objetivo é justamente cuidar de uma fazenda enquanto melhora o seu relacionamento com as pessoas da cidade. O jogo mostrou que até mesmo os jogos mais simples e com uma pegada mais minimalistas podiam se tornar inesquecíveis, e certamente foi o que aconteceu para muitas pessoas que tiveram essa oportunidade de jogá-lo.
Trilogia Mario Party
A maioria das pessoas que tiveram acesso a um Nintendo 64 certamente conseguiram jogar ao menos um título da trilogia Mario Party. Eles traziam uma gameplay diferenciada, como uma espécie de jogo de tabuleiro virtual com diversos minigames divertidos que se tornaram viciantes para uma geração.
Eram jogos que podiam (e deviam) ser jogados com amigos em multiplayer com detalhes bem interessantes e que só podiam ser incluídos mesmo em um jogo de videogame. O game oferecia várias tipos de tabuleiros e então era só rolar o dado para saber onde o seu personagem ia parar. No caminho existiam as lojinhas para comprar itens que ajudam no gameplay e dão vantagens. Ao final de cada turno, surgiam os minigames.
Perfect Dark
Depois que a Nintendo perdeu os direitos autorais de 007 para a Eletronic Arts, a Rare desenvolveu um novo jogo de tiro FPS baseado no antigo GoldenEye 007, e o resultado foi Parfect Dark. Ele chegou como um sucessor “espiritual” do 007, um irmão mais novo que aprendeu com o mais velho e trouxe melhorias.
Embora contasse também com modos multiplayers tanto cooperativos quanto competitivos, dessa vez foi a campanha solo que teve mais destaque. Era possível encontrar diversos tipos de armas durante a gameplay, até mesmo armas de raio-x como a FarSight XR-20. Ele acabou se tornando um jogo de tiro em primeira pessoa inesquecível para muitos nintendistas.
WWF No Mercy
WWF No Mercy se destacou por trazer como tema a luta livre no melhor estilo “pastelão” como acontecia na vida real, e acabou acertando na fórmula, já que fez sucesso mesmo em uma época onde os jogos de luta já estavam ficando saturados. Provavelmente sua fórmula mais inovadora e um ambiente diferenciado tenham sido a escolha certa.
O jogo contava com um elenco de peso e durante as lutas não era apenas apertas botões aleatoriamente. A paciência, uso de estratégia e de tática também faziam diferença, além da força bruta. Até hoje, ele ainda se destaca como um dos melhores jogos de Wrestling. E é tudo verdade, nada de encenações!
Se o Nintendo 64 fez parte da sua vida em algum momento, então não deixa de comentar quais foram os jogos que mais te marcaram na época!
Deixe seu comentário