13 curiosidades sobre a NVIDIA

13 curiosidades sobre a NVIDIA

Curiosidades sobre a Nvidia é algo um pouco difícil de se fazer, pois a Nvidia é uma empresa que sempre está nos holofotes da mídia. Será possível que uma das empresas mais importantes da indústria de games e tecnologia possua curiosidades e fatos interessantes em sua história?

Geralmente, curiosidades costumam ser divertidas, ou, no mínimo, inusitadas. No entanto, tendo em vista a postura metódica da Nvidia, tanto na mídia quanto no setor econômico, será que conseguiremos reunir 13 curiosidades sobre a empresa?

A resposta para esta pergunta é: “sim”, pois qualquer instituição ou indivíduo possuem histórias engraçadas. E por falar em história, antes de abordar as curiosidades sobre a Nvidia, vamos falar um pouco sobre a história da empresa.

A Nvidia é a empresa responsável por criar algumas das tecnologias mais importantes para a indústria dos games, além de desenvolver seus próprios hardwares, consolidando-se como uma das maiores empresas da indústria tech.

Certamente, esse sucesso não surgiu do dia para a noite, então precisamos saber como a Nvidia alcançou esse patamar.

História da Nvidia

Conhecida por desenvolver circuitos integrados (chips), utilizados em videogames e computadores, a Nvidia é a principal fabricante de Unidades de Processamento Gráfico (GPU), popularmente conhecidas como placas de vídeo.

Segundo o site da empresa, a NVIDIA Corporation foi fundada em 1993 por três cientistas da computação: Jen-Hsun “Jensen” Huang, Curtis Priem e Christopher Malachowsky.

Jensen” Huang e Christopher Malachowsky

O principal motivo pela criação da Nvidia é porque seus fundadores acreditavam que o PC se tornaria um item de consumo para a reprodução de videogames e multimídia.

Além disso, os três fundadores notaram que os games eram um dos maiores desafios computacionais daquela época, mas, ao mesmo tempo, poderiam garantir um alto volume de vendas.

Portanto, os videogames se tornaram o foco da estratégia da Nvidia para alcançar mercados maiores e financiar uma divisão de Pesquisa e Desenvolvimento para solucionar os desafios computacionais existentes.

Com apenas US$ 40 mil dólares (o que equivale a US$ 75 mil nos dias de hoje), a Nvidia foi fundada. Posteriormente, a empresa recebeu um aporte de US$ 20 milhões da firma de investimento Sequoia Capital.

No ano seguinte, em 1994, a Nvidia fecha sua primeira parceria estratégica com a SGS para fabricar o acelerador de interface gráfico de chip unico. Em 1999, a Nvidia se torna uma empresa de capital aberto e esse é um assunto que iremos tratar em uma das 13 curiosidades sobre a Nvidia.

Curiosidades sobre a Nvidia

13. Significado do nome Nvidia

Como dito acima, a Nvidia foi fundada com apenas US$ 40 mil e não tinha nome. De acordo com Jensen Huang, os fundadores da Nvidia não conseguiam pensar em um nome para a recém-criada empresa, então eles batizaram todos os seus arquivos com NV, abreviação para “next version” (nova versão).

No entanto, após o aporte da Sequoia, a empresava precisava realizar o processo de incorporação.

Nos Estados Unidos, a incorporação de uma companhia refere-se ao processo legal utilizado para formar uma nova entidade corporativa, reconhecida judicialmente.

Essa entidade corporativa separa os recursos (ativos) da empresa dos recursos dos seus donos e investidores. Portanto, para separar os recursos da Nvidia dos ganhos dos donos e dos investidores, como a Sequoia, a empresa precisava urgentemente de uma incorporação.

Documento de incorporação da Nvidia com a assinatura do próprio Jensen Huang.

De acordo com a lei americana, um dos requerimentos para uma empresa se tornar uma corporação é um nome oficial. Então, conforme Huang, os fundadores da Nvidia revisaram todas as palavras que possuíam as letras ‘N’ e ‘V’, chegando ao termo “invidia”, que em Latim significa “inveja”.

Talvez esse termo pudesse ser mais adequado aos rivais da Nvidia, mas, segundo Huang, o nome colou e no dia 5 de abril de 1993 nasce a Nvidia, que futuramente causaria inveja (peço perdão pelo trocadilho) em muitas empresas da indústria tech.

12. A Nvidia QUASE foi à falência 

Como dito acima, a Nvidia foi fundada em 1993, mas até se tornar uma empresa de capital aberto, em 1999, Jensen Huang e sua turma passaram por maus bocados.

O primeiro grande contrato da empresa foi firmado no final de 1993, quando a Sega licenciou os chips da Nvidia para o seu console, o Saturn. Contudo, tanto a Sega quanto os investidores da Nvidia, principalmente a Sequoia, ficaram intrigados com a estratégia de Jensen Huang.

Diferentemente dos chips gráficos da época, Huang desenvolveu o primeiro chip da Nvidia, o NV1, com o fim de consumir menos memória do computador.

A vantagem disso, em tese, seria o fato de que os fabricantes de PCs economizariam em memória, mas, concomitantemente, entregando um grande desempenho gráfico.

Entretanto, por ironia do destino, quando o NV1 foi lançado, em 1995, os preços das memórias de computadores caíram bastante, obliterando a vantagem da Nvidia em relação às fabricantes rivais.

Portanto, no ano seguinte, a Sega e outros clientes abandonaram o barco, deixando a Nvidia com milhares de chips sem função no mercado.

A consequência disso foi desastrosa: 70 dos 110 funcionários da Nvidia foram demitidos e a empresa estava com um prejuízo de US$ 10 milhões de dólares.

Beirando à falência, Huang, em vez de desistir definitivamente, pediu mais grana aos seus investidores, que, felizmente, aceitaram. Assim, a empresa conseguiu tocar o barco e se estabelecer entre os grandes nomes da indústria, como veremos nas próximas curiosidades sobre a Nvidia.

11. Antes do sucesso, surgiram problemas internos

Em entrevista à CNN em 2001, um dos investidores da Nvidia, Jim Gaither, explicou o motivo de apostar novamente na empresa, mesmo após o fracasso do NV1. Segundo ele, ideias originais raramente chegam ao fim, portanto, sua firma “estava apostando no grande time de engenheiros da Nvidia”.

Além da confiança dos investidores, Huang havia aprendido uma lição com o fracasso do NV1.

“Nós acreditávamos que se a gente criasse a melhor tecnologia, o sucesso viria junto, mas isso não foi o caso. Por isso, nós nos tornamos uma empresa mais informada sobre as demandas do mercado e dos consumidores”, afirmou Huang em 2001.

No entanto, a mudança de estratégia da Nvidia não foi uma decisão fácil, sobretudo na cultura de trabalho da empresa. À época, o vice-presidente de hardware da Nvidia, Chris Malachowsky, afirmou que a principal razão foi o fato de a Nvidia ter sido fundada com a ideia de se diferenciar das outras empresas, detendo uma tecnologia única, mas “estava sendo forçada a imitar os rivais”.

Staff da Nvidia no final da década de 1990. Jensen Huang aparece no centro da foto.

Certamente, grande parte dos engenheiros mais talentosos da Nvidia se incomodaram com o fato de se tornar uma fabricante convencional de chips, chegando ao ponto de sair da companhia.

A justificativa de Huang e dos líderes da Nvidia foi bem racional, salientando que a Nvidia deveria se portar como uma empresa, em vez de um produto. Com isso, os executivos conseguiram convencer os engenheiros a ficar na empresa e o resultado disso veio no ano seguinte, com o lançamento da placa RIVA 128.

10. RIVA 128 e a consolidação da Nvidia (uma das melhores curiosidades sobre a Nvidia)

Dentre as curiosidades sobre a Nvidia neste artigo, talvez esta seja uma das mais interessantes.

Em agosto de 1997, a Nvidia lançou uma das primeiras GPUs para consumidores, a RIVA 128. RIVA (Real-time Interactactive Video and Animation accelerator) é uma sigla para o termo “Acelerador Interativo de Video e Animação em Tempo Real”.

Como dito na curiosidade anterior, a Nvidia havia decidido mudar sua estratégia de mercado, portanto, a placa RIVA 128 cumpria com todos os padrões da indústria, mas era 400% mais rápida que qualquer outra placa no mercado.

Assim, fabricantes de PCs, como a Dell, fizeram fila para conseguir obter a nova placa, o que desencadeou em uma produção em massa da RIVA 128.

No entanto, a Nvidia teria que lidar com três problemas. Primeiramente, o capital da empresa estava em torno de US$ 3 milhões; o custo de produção das placas era de US$ 28 milhões, portanto, a empresa precisava entregar as placas aos clientes no tempo certo ou então teria que fechar as portas.

O terceiro e maior problema, que afetava diretamente o segundo, era o fato de que a fornecedora de chips da Nvidia produziu uma grande quantidade de unidades defeituosas. Cerca de 30% dos chips fabricados vieram com falhas e, para piorar, ninguém conseguia descobrir de onde surgiu esse defeito.

Huang não poderia vender placas danificadas para clientes como a Dell. Surpreendentemente, a decisão para resolver esse problema foi de testar cada chip um por um.

Assim, os funcionários da Nvidia trabalharam diuturnamente, testando, literalmente, os milhares de chips um por um antes de enviá-los aos clientes. O processo tedioso durava cinco minutos e consistia em inserir o chip em um PC, testar, remover e enviar.

“Nós percebemos que se conseguíssemos testar cada um dos chips, a empresa poderia ser salva”, afirmou Huang.

Os onerosos testes foram feitos e o RIVA 128 se tornou um grande sucesso para a empresa. Além disso, até os dias de hoje, a história da testagem de chips é contada nos escritórios da Nvidia, se tornando um folclore da empresa.

9. Sucesso da RIVA e parceria com a TSMC

Nos quatro primeiros meses de lançamento, a RIVA vendeu um milhão de unidades, posicionando a Nvidia como uma das principais fabricantes de placas gráficas do mercado. No final de 1997, a Nvidia possuía 24% do mercado de placas gráficas 3D, se posicionando no segundo lugar.

O sucesso da RIVA foi tão grande que, para não precisar verificar chips um por um, a Nvidia fecha um contrato de fornecimento com a TSMC para fabricar os chips da RIVA 128ZX.

A RIVA 128ZX, bem como a RIVA TNT, foi anunciada em março de 1998, sendo uma atualização da placa anterior com otimizações nos efeitos visuais e focando no mercado empresarial.

A RIVA TNT foi a primeira placa gráfica com processamento de multitexturas, capaz de suportar velocidades de 1250 milhões de pixels por segundo. A TNT revolucionou a indústria de placas gráficas devido a sua customização.

Devido ao sucesso das placas, no início de 1998, a Nvidia iniciou o processo de abertura de capital, mas, para variar, a empresa encontrou algumas pedras no caminho.

8. IPO da Nvidia é marcada por processos

No início de 1998, a Nvidia requisitou uma oferta pública inicial (IPO) na NASDAQ, segundo maior mercado de ações do mundo. No entanto, o pedido de abertura de capital da empresa teve que ser adiado para o ano seguinte, pois empresas rivais começaram a processar a Nvidia por uso ilegal de patentes.

Os processos estavam diretamente ligados ao uso da tecnologia de multitexturas da RIVA 128ZX.

A S3, uma das empresas que processaram a Nvidia, alegava que a companhia de Jensen Huang infringia três patentes diferentes de vídeo no desenvolvimento das placas da família RIVA.

À época, a imprensa americana enxergou os processos como uma ação coordenada de três anteriormente grandes empresas para impedir o crescimento eminente da Nvidia.

Tal perspectiva também foi compartilhada pela Nvidia, que considerava o processo da S3 como uma forma de recuperar sua posição no mercado.

“Como a Nvidia representa a maior ameaça à S3 na tentativa de recuperar sua posição no mercado, não é surpreendente o fato deles mirarem na Nvidia. Os nossos processadores RIVA foram desenvolvidos de maneira legal e nós da Nvidia estamos preparados para nos defender de maneira vigorosa”, afirmou Jensen Huang, através de um comunicado à imprensa, em maio de 1998.

Mesmo com os processos, a Nvidia conseguiu se tornar uma empresa de capital aberto  no dia 22 de janeiro de 1999. Nesse mesmo dia, o valor das ações da empresa cresceu em 64%, alcançando um valor de mercado de US$ 626,1 milhões.

No mesmo ano, a S3 Graphics mudou de nome e encerrou sua divisão de placas gráficas. Em 2011 a empresa foi comprada pela HTC e o nome S3 não existe mais.

Talvez esse seja o preço a se pagar pela “invidia”.

7. GeForce 256 e a invenção da GPU

Curiosidades sobre a Nvidia

Atualmente, os termos GeForce e GPU fazem parte do vocabulário de qualquer pessoa com o mínimo interesse por tecnologia. No entanto, em 1999, a Nvidia revolucionou o mercado com o lançamento da placa de vídeo GeForce 256.

Placas de vídeo, na verdade, já existiam desde 1981, mas com o lançamento da GeForce 256 surge um novo termo, cunhado pela própria Nvidia: a GPU.

GPU significa Unidade de Processamento Gráfico e a GeForce 256 foi o primeiro produto a receber tal alcunha, cuja definição da Nvidia consiste em um processador de chip único, integrado com motores gráficos de iluminação, transformação, renderização, capaz de processar 10 milhões de polígonos por segundo.

Como este artigo trata das curiosidades sobre a Nvidia, não poderíamos deixar de lado a origem do nome GeForce. No início de 1999, a Nvidia não sabia qual seria o nome da sua linha de GPUs, embora o termo de Unidade de Processamento Gráfico já estivesse definido.

Para resolver a questão, a Nvidia, de maneira não ortodoxa, realizou um concurso para que o público escolhesse o nome da empresa. As pessoas que sugerissem o nome posteriormente escolhido, levariam para casa a placa de vídeo RIVA TNT2.

No concurso, mais de 12 mil nomes foram indicados, mas apenas sete pessoas ganharam o prêmio pela sugestão do nome GeForce.

Você pode conferir a lista dos ganhadores do concurso clicando aqui.

Por outro lado, as dúvidas sobre o nome continuaram. Em 2002, a revista Maximum PC fez uma matéria sobre a recém-lançada GeForce 4, questionando o significado do nome.

A revista foi atrás do então chefe de relações-públicas da Nvidia, Brian Burke, para esclarecer a dúvida. Burke afirmou que o termo corresponde a Geometry Force, ou seja, Força Geométrica, tendo em vista que a GeForce foi a primeira GPU para PCs capaz de calcular a geometria de transformação e iluminação de hardware, removendo essa função do processador.

6. Nvidia GTC e o investimento em inteligência artificial

Desde 2009, a Nvidia realiza a GTC (GPU Technology Conference), incialmente focada em divulgar projetos que pudessem resolver os desafios computacionais através do uso de GPU.

Nas primeiras edições da GTC, a Nvidia anunciou novas arquiteturas, como a Fermi e a API (Interface de Programação de Aplicação)

CUDA. Aliás, curiosamente, a divulgação da arquitetura CUDA (Compute Unified Device Architecture ou Arquitetura de Dispositivo de Computação Unificada) foi realizada na primeira GTC fora dos Estados Unidos. O mais curioso ainda é que a Nvidia escolheu a China para sediar o evento, que ocorreu em dezembro de 2011.

Outros anúncios importantes da GTC incluem o GeForce Now, a microarquitetura Pascal e o chip Tegra, para dispositivos móveis.

Curiosidades sobre a Nvidia
GTC 2016

No entanto, a partir de 2018, por decisão da própria Nvidia, o foco da GTC passou a ser as várias aplicações de inteligência artificial e deep learning, o que inclui o uso dessas tecnologias em veículos autônomos, na saúde, em supercomputadores e outras áreas que embasam o futuro da indústria tech.

A mudança de enfoque da GTC é um reflexo do próprio investimento da Nvidia em novas tecnologias, embora a empresa continue na vanguarda do mercado de GPUs.

Isso porque muitas empresas que também, investem em inteligência artificial, como o Google e a IBM, utilizam tecnologias da Nvidia, como a microarquitetura Pascal, para seus trabalhos na área. Os datacenters do Google Cloud, inclusive, utilizam os aceleradores Tesla, da Nvidia.

De acordo com a Nvidia, “há mais de 1.500 startups de IA em todo mundo” e a empresa colabora com essas empresas para fornecer suas GPUs de deep learning, sendo um componente principal na “revolução do deep learning”.

Por exemplo, a inteligência artificial da IBM, batizada de Watson, obteve um desempenho quase duas vezes mais rápido após utilizar a GPU Tesla da Nvidia.

5. GTC 2021

Eu sei muito bem que isso não se enquadra em um tema que poderíamos chamar como “curiosidades sobre a Nvidia”. Entretanto, é importante comentar sobre as novidades que estão chegando, principalmente no momento atual em que o termo “metaverso” está em todos os lugares.

Portanto, vamos começar pelo metaverso da Nvidia.

Omniverse Avatar: Na GTC deste ano, que ocorreu no início deste mês, a Nvidia apresentou o que seria sua versão de um metaverso: o Omniverse Avatar.

Em suma, o Omniverse Avatar é uma plataforma para criação de inteligência artificial para interação com humanos. O seu objetivo é completamente diferente do metaverso de Mark Zuckerberg. Caso você queira saber mais sobre o Omniverse Avatar, leia a seguinte matéria: Omniverse Avatar: Nvidia entra na onda do metaverso

Modulus: Outro grande anúncio da GTC deste ano foi o framework Modulus, desenvolvido para computadores de alto desempenho (HPC), para criação de modelos de inteligência artificial que conseguem executar simulações físicas em grande escala.

4.Investimento na área da saúde

Em 2018, a Nvidia revelou a plataforma Clara AGX. Clara é uma coleção de frameworks avançados, aplicações, e modelos IA pré-treinados, desenvolvida para ampliar o uso de inteligência artificial em tratamentos médicos, como uma ferramenta poderosa de diagnóstico e tratamento de doenças.

Em uma das apresentações da conferência GTC de 2021, um time de pesquisadores do Hospital do Câncer da Universidade do Texas anunciou que já utilizam as novas tecnologias da Nvidia, através das GPUs da empresa, para impulsionar os projetos e pesquisas sobre a doença utilizando inteligência artificial.

Curiosidades sobre a Nvidia
Fluxo cardíaco observado graças à tecnologia da Nvidia.

Médicos desse hospital fizeram apresentações na conferência, ressaltando a importância das tecnologias da Nvidia para detectar a qualidade de da radiação recebida pelos pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia.

Isso foi possibilitado graças ao projeto Clara, da Nvidia.

Outros hospitais na Europa e o nos EUA também utilizam plataformas de inteligência artificial, com suporte da Nvidia, para ampliar suas pesquisas em doenças degenerativas.

Além disso, empresas também adotaram a plataforma Clara. A Johnson and Johnson é uma dessas, que usa a tecnologia da Nvidia em sistemas robóticos para acelerar as consultas e reduzir o tempo de espera dos pacientes.

3. Primeiro Ultrassom 3D da história

Em 2009, a Siemens formou uma parceria com a Nvidia para criar o primeiro sistema de ultrassonografia da história. O sistema utilizava um computador para processar as imagens através dos óculos 3D Vision da Nvidia.

As imagens, obtidas como o sistema de ultrassom da Siemens, ACUSON S200, foram otimizadas com o uso das tecnologias da Nvidia, aprimorando a experiência geral do ultrassom. Confira o vídeo abaixo.

2. Jensen Huang, CEO da Nvidia, tem uma tatuagem com a logo da empresa

Esta talvez seja a melhor da lista de curiosidades sobre a Nvidia!

Em uma entrevista à revista Fortune, Jensen Huang, CEO da Nvidia, afirmou que a empresa possui uma tradição de realizar confraternizações a cada seis meses.

Durante uma dessas confraternizações, Huang afirmou que um dos funcionários da Nvidia perguntou o que o grupo faria quando o preço das ações da Nvidia chegassem ao valor de US$ 100.

“Alguém disse que iria raspar a cabeça, ou pintar o cabelo de azul. Outra pessoa disse que iria colocar um piercing no mamilo. Quando vieram me perguntar qual seria a minha forma de comemorar, eu já estava com a intenção de fazer uma tatuagem, então eu disse, ‘eu vou fazer uma tatuagem’, e pouco tempo depois nós alcançamos a marca de US$ 100”, afirmou Huang.

Curiosidades sobre a Nvidia
Tatuagem de Jensen Huang

Huang de fato fez a tatuagem, mas o que é engraçado nessa curiosidade é a história da tatuagem.

A tatuagem em estilo tribal causou muita dor no CEO da Nvidia. “Eu gostaria de ampliar a tatuagem, de verdade, mas o processo foi bastante doloroso”, afirmou Huange.

“Eu chorei como um bebê. Os meus filhos estavam comigo e diziam ‘pai, você precisa se controlar’, mas a tatuagem doeu demais”.

1. Huang e Nvidia no topo do mundo

Apesar de todos os pesares deste ano, especialmente a crise dos chips, 2021 foi um ano de reconhecimento para Jensen Huang e para a Nvidia.

Neste ano, a Associação da Indústria de Semicondutores dos Estados Unidos realizou seu evento anual, que reúne políticos, empresas, e CEOs de companhias do ramo de semicondutores.

O momento principal do evento é a premiação do Troféu Robert N. Noyce, a maior honraria entregue às pessoas que contribuem extramente para o avanço da indústria de semicondutores.

Neste ano, o homenageado e ganhador do prêmio foi Jensen Huang, devido ao enorme trabalho da Nvidia nos últimos anos. Antes de entregar o prêmio a Huang, John Neuffer, presidente da associação, fez um discurso de apresentação, considerando Huang um “ícone” da indústria.

Huang recebendo maior honraria da Associação da Indústria de Semicondutores dos EUA

“Huang se tornou um dos CEOs de maior sucesso da indústria em relação à capitalização de mercado, comando a oitava empresa mais valiosa do mundo”, disse Neuffer.

Com bastante humildade, o CEO da Nvidia, ao aceitar o prêmio, fez questão de agradecer a todos os funcionários da empresa, pois, segundo ele, o “prêmio é um reflexo do esforço coletivo da companhia”.

No entanto, com o seu reconhecido humor, Huang disse que o troféu ficará em sua casa.

Além do prêmio da Associação da Indústria de Semicondutores, Huang fez parte da famosa lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da Revista Time. O CEO da Nvidia foi uma das sete pessoas a aparecer na capa da revista, junto do presidente americano Joe Biden e de Elon Musk, um nome pouco conhecido da indústria tech.

Curiosidades sobre a Nvidia
CEO da Nvidia está entre as 100 pessoas mais influentes de 2021

 

Curiosidades sobre a Nvidia – Considerações Finais

Até que enfim chegamos ao final desta lista de curiosidades sobre a Nvidia, que demandou bastante pesquisa por minha parte, mas também me fez adquirir uma grande admiração pela empresa e, sobretudo, pelo seu CEO.

Ao pesquisar a história da empresa a fim de achar curiosidades interessantes sobre a Nvidia, eu me deparei com uma informação muito interessante, e decidi deixá-la como curiosidades bônus para quem chegou ao final do texto.

Curiosidades bônus sobre a Nvidia: Relação da Jensen Huang com a AMD

Jensen Huang nasceu na cidade de Tainan, em Taiwan, em 1963, e emigrou para os EUA aos nove anos. Após concluir o ensino médio, em Portland, Huang cursou engenharia elétrica na Universidade de Oregon, se formando em 1984.

Após se formar, aos 21 anos, o primeiro emprego de Jensen Huang foi em uma empresa chamada Advanced Micro Devices, ou AMD, nove anos antes de fundar a Nvidia. Sim, o primeiro emprego do fundador da Nvidia foi na principal rival de sua empresa, onde ele desenvolvia microprocessadores.

Como dito acima, Huang nasceu em Taiwan, com o nome de Huang Renxun, assim como outro grande nome da indústria, Su Zifeng, que também emigrou para os EUA durante a infância, além de ter nascido na mesma cidade que Huang.

Jensen Huang no início de sua carreira

Quando chegou aos Estados Unidos, Su Zifeng adotou o nome Lisa Su. Sim, a Lisa Su atual CEO da AMD. O ponto principal sobre essa história é que, conforme uma matéria de um canal de notícias da China, ambos CEOs possuem um vínculo sanguíneo.

O vídeo da matéria está disponível no YouTube, mas apenas em chinês e sem legendas. No entanto, em 2018, quando saiu a matéria, chineses traduziram a parte que trata do vínculo entre Huang e Su:

“É definitivamente válido ressaltar que outro taiwanês membro da elite da indústria dos semicondutores, mais conhecido como Huang Renxun (Jensen Huang), fundador da Nvidia, também nasceu em Tainan. Além disso, ele possui uma ligação parentesca com Su Zifeng (Lisa Su), uma vez que o avô de Su é irmão da mãe de Huang”.

Curiosidades sobre a Nvidia
Relação de parentesco entre Huang e Lisa Su não repercutiu fora da Ásia

Portanto, o avô de Lisa Su era tio de Jensen Huang, que atualmente, através de suas empresas, vivem uma briga acirrada para disputar o domínio do mercado de GPUs. E aí, gostaram de saber sobre essas curiosidades sobre a Nvidia? Deixe seu comentário caso tenha faltado alguma informação relevante.

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