12 jogos NEO GEO que marcaram época

12 jogos NEO GEO que marcaram época

O NEO GEO é um dos consoles que marcaram época no mundo dos videogames, e embora ele tenha sido vendido a um preço um pouco mais elevado em comparação com outros mais populares, acabou trazendo o sonho de um fliperama portátil para muitos consumidores.

Por isso, hoje vamos relembrar 12 jogos desse console que se tornaram inesquecíveis para quem teve o prazer de aproveitar a diversão de um. Confira.

Leia também:

Conta aí pra gente: você ainda compra jogos em mídia física?
Top 10: jogos mais vendidos no PlayStation 3

NEO GEO, do fliperama para casa

NEO GEO

O NEO GEO surgiu inicialmente como uma ideia da SNK, uma veterana dos arcades, em trazer um produto para que os fãs dos fliperamas pudessem curtir seus jogos preferidos no conforto de casa, sem precisar ficar gastando tanto em fichas. Ele contou com várias gerações, e sua grande inspiração veio justamente do lançamento do Mega Drive.

Ele foi lançado no Japão no comecinho de 1990 e no mesmo ano chegou aos Estados Unidos. Porém, seu preço mais alto fez com que ele fosse conhecido como “o Cadillac dos videogames”, e o seu público alvo eram pessoas com mais condições financeiras. Muitos afirmavam que, quando o produto é bom, vale o preço.

Confira alguns jogos que marcaram época no aparelho:

The King of Fighters ’97

A saga de King of Fighters conta com diversos jogos, inclusive lançados no NEO GEO, mas como vamos nos ater a manter apenas uma edição de cada franquia nessa lista, o escolhido foi o de 97. O jogo é um clássico da SNK, e foi considerado como um dos melhores da franquia para o console. Tanto que hoje em dia conta até mesmo com uma versão virtual para Android e iOS.

Ele oferece lutas em equipes, onde você pode montar a sua a depender dos personagens preferidos. A luta começa com um jogador, que permanece até ser derrotado e substituído pelo próximo, e o objetivo é derrotar os 3 adversários inimigos primeiro. E o melhor é que ele garantia uma grande opção de personagens, com 29 para selecionar e ainda mais 6 para desbloquear.

Metal Slug 3

Não dá para falar sobre jogos icônicos do NEO GEO sem falar sobre a franquia Metal Slug, que assim como The King of Figthers também se tornou um símbolo do console. Entre os jogos já lançados da franquia, um que se destaca bastante é o Metal Slug 3, sendo considerado o melhor capítulo da série.

Ele é do tipo run and gun, onde você precisa fazer com que o personagem corra e atire, literalmente. Nesse caso, a luta é contra alienígenas que estão invadindo a terra. O jogo 3 traz novidades tanto em questão de inimigos quanto também armas e algumas inovações na jogabilidade como a possibilidade de escolher caminhos diferentes nas fases.

Garou: Mark of the Wolves

Garou: Mark of the Wolves também é um jogo de luta que acabou marcando a geração do NEO GEO, principalmente por causa das suas imagens, já que é considerado um dos jogos desse estilo mais bonito do console. Mas nem só de beleza ele sobrevive, já que também é um ótimo jogo.

Ele traz algumas novidades para a nova fase, como um elenco novo de personagens, com exceção apenas de Terry Bogard, que é o único que retorna. Mas, para quem já curtia os jogos passados, uma novidade que pode chamar a atenção é que nele é possível jogar com Geese Howard, que é o filho de Rock Howard. Garou: Mark of the Wolves traz um ótimo sistema de luta, e os cenários incríveis ainda ajudam a deixar a jogatina mais gostosa.

Real Bout Fatal Fury 2: The Newcomers

Porém, se toda essa novidade do Garou: Mark of the Wolves não te agradou (principalmente por causa dos personagens), uma boa opção é partir para o Real Bout Fatal Fury 2: The Newcomers, que é considerado a versão definitiva da série Real Bout Fatal Fury.

Isso porque ele consegue unir os gráficos do Real Bout Special com o gameplay do Real Bout original. E também é um jogo que oferece praticamente todos os personagens da franquia ali para jogar, então agrada a todos. Além dos mais antigos ele também traz o Geese Howard, por exemplo, e o Wolfgang Krauser.

Samurai Shodown II      

Samurai Shodown é outra saga de grande sucesso que marcou época no NEO GEO, sendo o Samurai Shodown II um dos que mais se destaca. Isso porque ele trouxe uma grande evolução em relação ao antecessor, que já foi um sucesso, principalmente em termos gráficos. Além disso também apresentou uma quantidade maior de personagens, de golpes especiais e até mesmo música e efeitos sonoroso.

Ele também é considerado um jogo bem técnico e rico em movimentações, já que oferece uma diversidade de golpes e de esquivas como pulos baixos, se jogar no chão, segurar um golpe de espada mesmo estando desarmado, entre outros. Esses detalhes ajudaram a fazer com que o jogo ganhasse cada vez mais interesse.

Sengoku 3

Outra série bastante conhecida no console é a de Sengoku, com destaque especial para o Sengoku 3. O jogo conseguiu trazer melhorias bem interessantes na qualidade dos jogos quando comparado com seus antecessores. Ele traz a experiência de um beat’ em up clássico, com 4 personagens iniciais que são diversos.

Cada personagem tem seu ponto forte e ponto fraco, e cabe ao jogador escolher quais mais o interessa. O mais legal é que é possível ainda adicionar mais 2 personagens nessas escolhas que inicialmente são vilões, mas quando são derrotados, se unem ao time de heróis. A gameplay é básica e divertida, com os velhos sistemas de combos e ataques especiais.

Magical Drop III

Mas nem só de tiro, porrada e bomba vive os NEO GEO, e por isso ele também trazia joguinhos mais leves e tranquilos, como os famosos puzzles. Para quem gosta de matar o tempo com esse tipo de game, uma das opções mais interessantes da época foi o Magical Drop III, que contava com 3 modos de jogos: o Survival, o Challenge e o Magical Journey.

Dava para jogar sozinho ou com um amigo em um desafio um contra o outro, e a jogabilidade era bem simples. Com várias bolinhas coloridas no topo da fase, você precisava selecionar uma delas para cair nas mãos do seu personagem e depois joga-las para cima de novo, combinando a mesma cor para quebrar as bolas. Era preciso ser rápido, já que as bolas vão descendo aos poucos.

Super Sidekicks 3: The Next Glory

Outro tipo de jogo que também podia ser encontrado no NEO GEO era o de esportes, mais precisamente de futebol, que sempre fez tanto sucesso nos consoles antigos e até nos mais novos. Um joguinho desse estilo que marcou época foi o Super Sidekicks 3, que também era muito visto em fliperamas.

Diferente dos jogos atuais que procuram tanto realismo com as feições dos jogadores, nesses mais antigos o foco mesmo estava em pegar a bola, sair correndo e tentar driblar o adversário para fazer gol. É básico, é simples, mas foi e ainda é muito divertido.

Baseball Stars 2

Outro jogo de esporte que acabou marcando época no console, foi o Baseball Star 2. Embora o baseball não seja um esporte muito popular no Brasil, um dos destaques do jogo é que você não precisava entender muita coisa das regras do jogo original para se divertir com o título, além de ser bastante divertido.

Ele conta com os modos fácil e difícil, e é possível escolher entre times de diversos locais, como Coréia do Sul, Taiwan, Estados Unidos, Itália, Japão e Austrália. Ele conta com gráfico bem trabalhados e interessantes, e não é difícil de jogar já que conta com controles fáceis de aprender.

Spinmaster

O Spinmaster é um joguinho de aventura no estilo plataforma que se tornou o preferido de muitos jogadores na época. Fugindo um pouco daqueles estilos de lutas mais sangrentas, aqui você controla um personagem mais caricato e mais “fofinho”, sendo uma versão mais leve e “bonitinha” do Metal Slug.

Ele é um caçador de tesouros que precisa avançar pelas fases evitando os obstáculos no caminho, pulando em plataformas e vencendo os inimigos que tentam impedi-lo de várias formas. É o típico joguinho de plataforma dos anos 90, e tem até algumas inspirações em filmes da época como o Indiana Jones.

Windjammers

O Windjammers é mais um sucesso da época e seu grande destaque foi, sem dúvidas, sua jogatina diferenciada. Ele é um jogo de queimada em 2D, que tem um estilo que lembra bastante aqueles jogos de mesa de disco dos fliperamas ou até no famoso Pong. Só que nesse caso são dois jogadores de queimada fortões se enfrentando em uma quadra.

Eles são oponentes diretos e o objetivo é simplesmente conseguir acertar uma maior quantidade de discos no gol do adversário e cada local tem uma quantidade de pontos a depender da dificuldade de acertar. É possível jogar sozinho ou com amigos no multiplayer, o que torna tudo mais interessante.

Last Resort

Para quem gosta de jogos de naves e alienígenas, Last Resort é uma das opções mais incríveis e bonitas do NEO GEO. Ele traz uma gameplay de muita qualidade, capaz de prender a atenção dos jogadores e por isso ganhou destaque como um dos títulos mais marcantes da época.

Além de trazer um ótimo desafio para os jogadores, ele também conseguia reunir vários elementos na tela, inclusive com chefões imensos e complexos, sem que isso afetasse o desempenho do jogo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X