No nosso “Conta aí pra gente” de hoje, queremos saber: vocês ainda compram jogos em mídia física? Embora as mídias digitais tenham se tornado cada vez mais populares, muitos jogadores ainda preferem manter as cópias físicas dos seus jogos em casa.
Nós te convidamos para dar sua opinião sobre o assunto nos comentários e até mesmo descobrir o que os outros leitores acham sobre o tema, mas sempre com respeito.
Leia também:
Conta aí pra gente: você prefere jogar no console ou PC?
Conta aí pra gente: qual foi seu primeiro console?
Mídia física ou digital? Qual é a melhor?
Claro que não há uma resposta certa para essa pergunta, já que ambos os tipos de mídia contam com vantagens, então a escolha vai depender de muitos fatores. O primeiro, e principal, é se o seu console aceita mídia física. Hoje em dia algumas fabricantes estão vendendo opções de consoles digitais, ou seja, só aceitam jogos digitais e não contam com o driver para a mídia física.
Se esse for o caso, então você ainda pode escolher, e aí que entram os prós e contras de cada tipo.
Vantagens da mídia física
Acredito que, hoje em dia, a maior vantagem de quem escolhe um jogo com mídia física seja justamente o de ter os jogos em mão e exibi-los em sua estante. Colecionadores, pessoas que têm um ambiente gamer, geralmente gostam de ter os jogos ali como parte da decoração.
Outra grande vantagem de jogos de mídia física é que são fáceis de emprestar para algum amigo, ajudando até a economizar caso comprem juntos. Além de que ele pode ser revendido com mais facilidade para quem também só joga em mídia física ou até trocado, quem sabe?
Os jogos em mídia física também passam uma segurança maior no quesito de ser seu e ninguém poderá mudar isso. Ou seja, você não corre o risco de uma empresa simplesmente apagar um jogo, e mesmo que ela devolva o seu dinheiro, não é algo legal. É um risco, nunca se sabe.
Vantagens da mídia digital
Já em relação à mídia digital, acredito que a maior vantagem é que você tem o jogo ali, na hora. Não precisa sair de casa e ir até uma loja para comprar ou pedir pela internet e esperar pela entrega em casa. Você paga e pronto, é só baixar e instalar. Fácil e prático.
Para quem não faz questão de exibir os jogos, também pode ser uma ótima forma de economizar espaço das estantes e prateleiras, já que não precisará guardar uma mídia física quando não estiver jogando.
Embora seja possível encontrar promoções tanto para jogos de mídia física quanto digital, acredito que seja mais fácil nos digitais. Hoje em dia as lojas sempre contam com algum tipo de promoção em datas especiais, ou cupons de desconto. No caso de computadores, inclusive, é possível encontrar vários de forma gratuita.
Conclusão
Bem, na verdade não é de fato uma conclusão, como já era de se esperar. Vai das prioridades, do tipo de aparelho. Sem contar que não é uma regra, você pode ter os dois!
No meu caso, como jogo pelo computador, eu ainda prefiro os digitais. Pego muitos de graça, consigo promoções, e se eu tivesse todos os meus jogos em formato físico, ia precisar comprar uma estante só pra eles.
E em relação ao console, pretendo comprar um PS5 na versão digital, já que é mais barato, mais compacto, e não faço questão de ter os jogos físicos.
E você? Ainda gosta de ter os jogos em mão e exibir na estante como nos velhos tempos?
A seção “Conta aí pra gente” é um quadro fixo do Hardware.com.br em que temas interessantes sobre o mundo da tecnologia são colocados em pauta para que você, leitor, participe e interaja conosco 😉
Deixe seu comentário