Conta aí pra gente: você prefere jogar no console ou PC?

Conta aí pra gente: você prefere jogar no console ou PC?

Hoje o nosso artigo “Conta aí pra gente” quer saber: você prefere jogar no console ou no pc? Embora poucas pessoas possam ter uma resposta rápida e certa para essa pergunta, eu aposto que a maioria ainda fica ou já ficou dividida com essa dúvida.

Vamos conferir os prós e contras de cada plataforma, e se você está pensando em comprar um pc gamer ou um console de ultima geração, talvez essa discussão possa te dar uma luz. Não esqueçam de deixar suas opiniões nos comentários, queremos saber!

Leia também:

Conta aí pra gente: qual foi seu primeiro console?
Conta aí pra gente: qual foi seu primeiro celular?

Console ou pc? Qual é a melhor plataforma para se divertir com jogos?

Primeiro, eu acredito que não há uma resposta certa para essa pergunta, é tudo muito relativo, não dá para negar. Para que a discussão fique balanceada, eu proponho que levemos em conta um console de última geração, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X e um computador com configurações gamers que rode os mesmos jogos.

Vantagens do console

console

Vou começar listando algumas das vantagens de se jogar no console.

Simplicidade no uso: consoles são mais fáceis de usar, certamente. É só conectá-lo a uma TV, sem qualquer tipo de instalação de programas ou programações. Na hora de jogar é só ligar, pegar o controle e começar a diversão.

Conforto: como os consoles estão sempre ligados a uma televisão, geralmente isso acontece em uma sala ou no quarto, e por isso os jogadores curtem os jogos no conforto de uma cama ou de um sofá. Não que isso não possa acontecer com um computador caso ele fique no quarto, mas é uma situação bem mais comum para quem joga com console. Quem usa computador fica em cadeiras, mas mesmo sendo cadeiras gamers, muitas pessoas ainda preferem o conforto de um sofá.

Investimento menor: embora em relação ao investimento isso dependa do computador e suas configurações, se levamos em conta um computador gamer de alta capacidade, ele será mais caro do que um console de videogame, mesmo sendo os de última geração.

Jogos exclusivos: um detalhe que acaba ganhando muitas pessoas na discussão é que hoje em dia existem diversos jogos que são exclusivos apenas para consoles, principalmente em relação ao PlayStation. Embora muitos jogos acabem chegando para o pc eventualmente, isso acontece depois de muitos anos, então quem tem pressa em aproveitar esses jogos, terá que conseguir um console para isso.

Vantagens de um pc gamer

console

Agora vamos ver algumas vantagens dos computadores.

Melhores recursos: para quem joga jogos competitivos, o computador tem uma vantagem, já que com ele é possível por exemplo aproveitar monitores que tenham 144 Hz, que garante maior tempo de resposta. Também é mais fácil aproveitar resoluções 4K sem um investimento muito grande em uma TV com esse recurso.

Vantagem do teclado e mouse/controle: uma das grandes vantagens do computador é o uso de teclado e mouse para jogos, principalmente aqueles com tiros. Embora no console muitos jogos tenham assistência de mira, nada se comparar a mirar com um mouse e garantir aquele headshot. Nesse caso é possível usar teclado e mouse em alguns consoles, como é o caso do Xbox, mas ainda assim não é comum, até porque dificilmente o console estará perto de um local adequado para usar esses periféricos. Além disso, o computador tem suporte para controles originais, principalmente os do Xbox.

Preços dos jogos: embora os preços dos jogos estejam aumentando bastante nos últimos tempos, ainda há uma diferença entre os valores cobrados para os consoles e os pcs, mesmo sendo apenas jogos digitais. Então em questão de investimento com jogos, o computador tem essa vantagem.

Atualizações e personalizações: consoles vão ficando escassos, e a saída para continuar aproveitando os jogos de última geração é comprar um novo. No caso de um computador, é possível ir apenas trocando as peças, e com isso, embora o preço inicial do investimento seja maior no computador, a longo prazo isso pode se tornar uma economia.

Versatilidade: uma das grandes vantagens de jogar com computador é que ele não é feito só para isso. Além de jogos, você também pode usá-lo para estudar, trabalhar, navegar na internet, entre muitas outras funções.

Considerações finais

Esse assunto é muito relativo, mesmo listando vantagens de cada aparelho, ainda vai depender exclusivamente das prioridades de cada pessoa. Todos os pontos citados podem ser questionados nesse caso.

Eu já fiquei com essa dúvida, porém tive que levar em conta minha situação para fazer uma escolha. Adoro jogar, e na hora de escolher acabei optando por um notebook gamer por diversos motivos. O primeiro é que eu preciso da mobilidade de um notebook para o meu trabalho e meu espaço, o que acabou sendo o mais conveniente.

Hoje em dia posso coloca-lo na sala ou no quarto e conectá-lo à TV, jogando com controle ou na mesa com teclado e mouse quando quero, então adoro essa versatilidade. Porém, apesar de até o momento ele ter rodado todos os jogos que eu tentei, nem todos rodam na resolução máxima.

Para termos de comparação, eu tenho o Nitro 5 com a GTX 1650, 16 GB de memória RAM e processador AMD Ryzen 7 3750H.

Agora é sua vez, me conta aí se você tem console ou computador, se tem os dois, e qual você prefere para jogar. E caso esteja em dúvidas sobre qual comprar, aproveita a discussão para tirá-las.

A seção “Conta aí pra gente” é um quadro fixo do Hardware.com.br em que temas interessantes sobre o mundo da tecnologia são colocados em pauta para que você, leitor, participe e interaja conosco 😉

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X