O Master System foi um dos consoles que marcaram geração aqui no Brasil, e quem já teve um ou já teve a oportunidade de jogar seja em casa ou na casa de amigos, parentes ou nas locadoras, certamente ainda guarda alguns jogos na memória. Não e a toa, já que o console contava com uma biblioteca bem diversa!
Por isso, hoje vamos destacar aqui 11 jogos do Master System que marcaram uma geração e ficaram na lembrança dos jogadores. Confira!
Leia também:
16 jogos inesquecíveis do Nintendo 64
18 jogos inesquecíveis do PlayStation 1
11 jogos inesquecíveis do Master System
O Master System foi um videogame que fez muito sucesso no Brasil na década de 80 e até mesmo no começo dos anos 90, tornando-se um queridinho de muitos jogadores. O sucesso por aqui também se deu por conta da Tec Toy, que além de ter feito um ótimo marketing para o aparelho, também foi responsável por trazer diversos jogos e até mesmo criar alguns!
Ele chegou para ser um concorrente direto do Nintendinho, e conseguiu essa façanha em diversos mercados, incluindo na Europa e nas Américas. Aqui no Brasil não foi diferente, tornando-se referência para os jogos 8-bits.
E com tanta popularidade e tantas opções de jogos, nós separamos 11 exemplos de títulos que fizeram bastante sucesso na nossa terrinha. Obviamente existem muitos outros jogos icônicos do console, então se você foi um dos jogadores e lembrar de mais exemplos, comenta aí embaixo!
Alex Kidd in Miracle World
Não dá para falar de Master System sem citar um dos jogos mais icônicos do console da SEGA. Antes de Sonic se tornar o “garoto propaganda” da marca, esse título era, sem dúvidas, de Alex Kidd. O jogo, lançado em 1986, envelheceu muito bem, trazendo gráficos que se destacaram na época e uma trilha sonora viciante.
São diversas fases, em ambientações diferentes, sendo elas terrestres, aquáticas e até aéreas, e contando até mesmo com armas e veículos diferenciados. Quem não se lembra da dificuldade de pilotar aquele helicóptero e das infames guerras de pedra-papel-tesoura com os chefões de cada fase? Com certeza Alex Kidd in Miracle World é um jogo inesquecível. Tão inesquecível que ganhou até mesmo um remake recentemente.
Prince of Persia
Prince of Persia foi uma franquia de muito sucesso nos videogames durante muito tempo, e ele marcou sua presença no Master System, tornando-se inesquecível para quem teve a oportunidade de jogar seus desafios. Ele é um jogo que mistura ação, RPG e plataforma, e conta com movimentos bem reais e suaves, que foram feitos a partir de movimentações reais de pessoas.
Ele foi lançado para o console da SEGA em 1989 e era uma versão mais simples quando comparada as outras mais atuais, mas ainda assim trouxe toda a experiência que o jogo se propõe a apresentar. Ou seja, cenários com armadilhas, plataformas para escalar e saltar, inimigos no caminho. O objetivo era o mais simples possível, impedir que o vilão Jaffa (uma direta inspiração em Jaffar da Disney) se case com sua amada.
California Games
Outro jogo icônico do Master System que fez com que muita gente perdesse a cabeça entre os desafios de verão foi o California Games. Ele se tornou tão famoso e popular que ganhou conversões para várias plataformas na época, e aqui no Brasil essa popularidade foi uma das mais altas justamente por causa da versão para o console da SEGA. O jogo traz uma jogabilidade viciante e bem desafiadora.
São gráficos bons, com trilha sonora envolvente e uma ótima rejogabilidade justamente pela diversidade de modalidades esportivas apresentadas. São 6 ao todo, sendo elas o skate half-pipe, a moutain bike, o patins, surfe, arremesso de disco e até mesmo a famosa embaixadinha. Era possível jogar com até 8 jogadores, embora só com um controle, e o jogo se tornou muito popular nas locadoras da época.
Shinobi
Shinobi foi outro jogo que se tornou bastante popular em diversos países, inclusive no Brasil. Lançado em 1987 para o Master System, ele foi o primeiro que daria um pontapé inicial para uma série clássica, e já chegou com o pé direito. Tanto que se tornou uma referência para jogos de ninjas nos videogames da época.
No jogo o jogador controla o ninja Joe Musashi, que tem como objetivo principal impedir que os vilões de uma organização terrorista chamada de Zeed sequestre os estudantes do seu clã. É um jogo bem interessante e divertido, com gráficos que chamaram muita atenção na época e até mesmo alguns diferenciais no gameplay como as fases em que o jogador precisa atirar shurikens em uma câmera em primeira pessoa para acertar os alvos.
Sonic The Hedgehog
Sonic é um sucesso em diversos consoles, e por isso no Master System isso não poderia ser diferente. A chegada do personagen icônico no console aconteceu de forma um tanto diferenciada. Depois do sucesso do jogo para o Mega Drive, a Sega resolveu também lançar uma versão dele de 8-bits, mesmo sabendo dos percalços no caminho para essa portabilidade. Ainda assim eles souberam contornar isso.
Cientes de que pela qualidade inferior do console eles não conseguiriam trazer aquelas fases de alta velocidade para o Sonic, eles resolveram focar em outros aspectos do jogo, principalmente nas plataformas. Isso resultou em um jogo original e exclusivo do Master System que contou com uma trilha sonora também exclusiva e inesquecível, composta por Yuzo Koshiro. Certamente ele se tornou parte da memória afetiva de muitos jogadores.
Asterix
Asterix e Obelix são personagens que se tornaram muito populares na cultura pop durante aquela época e até hoje são bem conhecidos por muita gente. E eles contaram também com um joguinho de sucesso no console da Sega. O jogo em si era bastante simples e básico, sendo uma aventura de plataformas com inimigos e armadilhas a serem evitadas. Porém contava com um visual bem atraente, com cores fortes e ambientações variadas.
Outro destaque do jogo vai para a possibilidade de escolher o personagem a cada fase. Tinha o Asterix, que é um personagem menor e mais fraco que tinha como principal vantagem a sua velocidade, ou o Obelix que era maior e mais lerdo, porém contava com a força necessária para destruir blocos. O jogo contava com 7 fases, mas elas eram bem longas, garantindo mais tempo de diversão.
Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
Castle of Illusion Starring Mickey Mouse teve um destino muito parecido com o de Sonic no console 8-bits da Sega. Depois de seu sucesso em outro console, ele ganhou uma versão para o Master System, porém não foi apenas uma portabilidade, mas uma versão exclusiva e diferenciada para o videogame. É um jogo original, com uma proposta diferente, mas que mesmo assim ganhou o coração de muitos jogadores na época.
Embora a versão do Mega Drive ainda seja mais conhecida hoje em dia, quem teve a chance de jogar essa versão do Master System também a guarda no coração. Ela oferece gráficos bem coloridos e com detalhes interessantes, uma gameplay desafiadora e com fases bem desenvolvidas. O sucesso foi tanto que logo depois surgiu uma “continuação” para a série, o Land of Illusion.
Golden Axe Warrior
Golden Axe Warrior é um jogo que foi claramente inspirado por The Legend of Zelda, um sucesso para o Super Nintendo da época. Porém, mesmo sendo uma espécie de cópia em alguns aspectos, o jogo realmente conseguiu entregar um trabalho tão bom quanto a sua inspiração, e por isso se tornou um sucesso no console 8-bits da Sega, sendo um dos títulos de RPG mais inesquecíveis.
Ele trouxe um mundo ainda maior do que o de Zelda, com quase o dobro do tamanho, com mais variações de terreno, pequenas melhorias nos gráficos e mais detalhes nos mundos, como npcs com mais falas. E mesmo sendo um jogo claramente feito com base em outro e tendo chegado bem depois para o Master System, ainda assim conseguiu conquistar o seu público e entregar uma ótima experiência.
Ayrton’s Senna Super Monaco GP
Na área de jogos de corrida, um dos maiores sucessos do Master System foi um jogo que foge um pouco do comum, trazendo pistas de fórmula 1 para o ranking, o Ayrton’s Senna Super Monaco GP. Esse jogo foi desenvolvido pela própria SEGA tanto para o Master System quanto para o Mega Drive e o Game Gear, e o melhor de tudo é que contou com a colaboração do próprio Ayrton Senna, que deu suas sugestões em relação ao gameplay, as pistas e modos de jogo.
O jogo conta com gráficos bem coloridos e com uma qualidade melhor do que outros jogos de corrida para o console da época, além de uma jogabilidade bem rápida para fazer com que o jogador se sinta mesmo em uma pista a todo vapor. Ele lembrava outro jogo bem conhecido, o Enduro, porém oferecia mais modernidade. Inclusive, ele recriou as pistas do campeonato de 1991 da Formula 1, que Ayrton Senna saiu como grande campeão e teve o seu último título no automobilismo.
Phantasy Star
Phantasy Star é um dos jogos de RPGs mais populares do Master System, e foi um exclusivo do console 8-bits. Muitos, inclusive, o consideram o melhor jogo de RPG dessa geração, já que ele trouxe novidades para o gameplay e aspectos que posteriormente se tornaram referência para outros jogos como Mass Effect e títulos com tema de ficção científica.
O jogo contava com um visual bem bonito e gráficos bem feitos, uma trama envolvente e cativante e trazia elementos que o diferenciavam dos outros títulos da época, sendo um diferencial nesse aspecto. Fugindo daqueles enredos voltados pra tramas medievais e magias, Phantasy Star trouxe uma ambientação mais futurista, envolvendo seres de outros planetas e exploração do espaço. Além disso ainda contava com uma incrível protagonista feminina, a Alis, algo que na época era mais raro de acontecer.
Wonder Boy III: The Dragon’s Trap
Wonder Boy III é um jogo divertidíssimo em plataforma que conta com um visual incrível para a época. Seus gráficos foram tão bem feitos que a sensação era de estar assistindo a um desenho animado no estilo cartunesco. No jogo você controlava o pequeno herói que já começava invadindo castelos e enfrentando perigos como um grande robô dinossauro, mas que logo é transformado em um dragão.
Esse era só o começo do jogo, já que agora seria preciso enfrentar diversos obstáculos para se livrar da maldição. No caminho, o protagonista ainda ganha a chance de se transformar em animais diferentes, com habilidades únicas que eram necessárias para conseguir passar das fases, trazendo uma gameplay bem divertida e diferenciada. Sem dúvidas um jogo que vale a pena ser conferido.
Deixe seu comentário