Review: DFI LanParty NFII Ultra B

Por:
Review: DFI LanParty NFII Ultra B

Nessa segunda série das análises que fizemos com as placas da DFI (mais especificamente a linha LanParty, destinada a gamers, overclockers e entusiastas) iremos mostrar a placa para plataforma AMD: DFI LanParty NFII Ultra B, considerada a melhor placa para a plataforma atualmente, com a maior variedade de manipulação de suas configurações. Com isso podemos facilmente fazer overclock e melhorar a performance do sistema, visto que o dinheiro gasto para a aquisição de uma placa desse porte não justifica utilizá-la em padrão de performance quando ela tem muito mais a oferecer.

Você que ainda não conhece toda a linha da DFI, pode ler nossa última análise a respeito da DFI LanParty PRO875B para plataforma Intel. Ela se saiu muito bem, e esperamos um bom resultado dessa NFII Ultra B, que é até mais famosa pela excelente performance do que a LanParty PRO875B, segundo websites estrangeiros e performance já constatada nos “bastidores” da análise.

Assim como toda a linha LanParty sua caixa é grande e agrega muitos acessórios interessantes. As opções de Setup e etc são todas por padrão da linha LanParty, variando apenas a intensidade da qual elas se aplicam. A DFI vem com essa ideologia a um bom tempo, e tendo agora seu maior reconhecimento, é evidente que tem tudo para crescer e tornar-se uma linha famosa.O mais interessante disso tudo é que tomamos como exemplo a Asus que para placas de baixo custo aposta na Asrock, uma espécie de subsidiária da empresa, diferente disso a DFI aposta em linhas de placas mãe destinadas à mercados distintos, confundindo bem menos a cabeça do consumidor, como já citamos na análise anterior:
Dedica-se a linha LanParty para usuários avançados;
Linha Infinity para usuários de médio porte;
E a linha geral, na qual temos as mais diversas placas para o uso normal.

Todas elas agregadas na mesma ideologia da marca DFI. Eu particularmente gosto da linha LanParty pela alta capacidade de overclock, além de ser um equipamento requintado e de extrema funcionalidade, não esquecendo também do grande impacto causado por seus efeitos quanto sob luz Ultra Violeta. Assim como a PRO875B, a placa “brilha” no escuro, com PCB preto e detalhes verdes, inclusive as IDEs, estas e outras curiosidades você irá conferir ao desenrolar da análise.

A DFI LanParty NFII UltraB é essencialmente a mesma placa que a Infinity com chipset NFII Ultra 400. Suas diferenças ficam limitadas apenas aos requintes a mais, como acessórios, slots reagentes a luz UV(ultra violeta), uma caixa grande e de grande impacto visual, a placa em si é a mesma, inclusive funções para configuração.

Agora que você está um pouco a par do que é essa placa e da onde ela veio, iremos mostrar por partes o que é essa placa e o que ela faz.

Especificações – DFI NFII ULTRA B

– NVIDIA nForce2 Ultra 400 Chipset
– 400/333/266/200 MHz FSB
– Dual Channel DDR400/333/266
– Dual LANs–Realtek 8110S & ICS 1893Y PHY
– IEEE 1394 FireWire
– Genie BIOS
– CMOS Reloaded

Acessorios da linha LanParty
– UV Sensitive
– FrontX Device
– PC Transpo
– BIOS Live Update
– EZ-On/ EZ-Touch

Para uma maiores informações sobre as especificações da placa, por favor clique aqui

Um detalhe interessantíssimo para quem gosta de qualidade é que a placa tem o sistema SoundStorm, considerado o melhor som OnBoard. Esse som é tão eficiente quanto uma SoundBlaster Live offboard.

Caixa e acessórios

gdh1
A caixa da DFI LanParty NFII Ultra B é grande em virtude de seus diversos acessórios, ela tem 39cm de altura, 36cm de largura e 12cm de espessura.

gdh2
gdh3
Aqui você nota o conteúdo da caixa e a organização de suas “subcaixas”, que trazem diversos acessórios interessantes. Dentro da caixa da placa mãe encontram-se cinco caixas de acessórios

MotherBoard

Traz a placa mãe e seus drivers, e um programa associado à marca. Essa caixa é onde muitas placas mãe por aí vem, sozinhas. Nota-se aí primeira diferença entre as NFII Ultra 400 de diversas marcas e a da linha LanParty da DFI.

PCtranspo

gdh4
O PCtranspo é um utilitário muito interessante que faz jus ao nome da linha (Lan Party). Ele facilita o transporte do PC e seus periféricos para cima e para baixo com a maior facilidade, podendo ser levado pela alça ou então colocado nas costas, como diz o slogan “IT’s PARTY TIME”.

Acessory kit

No kit de acessórios encontramos os utilitários e entradas necessárias para uma conexão SATA de um disco rígido, e também o painel de conexões para montagem no gabinete.

Rounded Cables

gdh5
Os Rounded Cables que a DFI LanParty NFII Ultra B trazem junto são de excelente qualidade e reagentes a luz Ultra Violeta. Sua cor de propriedade reagente é verde, para combinar com os detalhes da placa mãe (verdes reagentes à luz UV). Eles são Rounded Cables flexíveis para auxiliar na montagem cômoda de um computador, ocupando pouco espaço e com resistência o bastante para deixar qualquer usuário tranqüilo a respeito da fragilidade. Além de dar um excelente visual ao computador por sua propriedade reagente, facilita e muito a circulação de ar dentro do gabinete, e sua resistência se deve a fibras metálicas encontradas no revestimento da IDE propriamente dita.

FrontX

O FrontX é uma ótima iniciativa da DFI: é um painel de controle, digamos assim, onde você pode ligar o sistema de led diagnósticos da placa (veja logo abaixo), e ligar som, USB e diversos periféricos numa baia 5.25.

Esses são os motivos da caixa da DFI ser são robusta. Ela é grande o bastante para trazer todos esses acessórios dentro de si. Pagar por uma placa e levar todos esses acessórios e facilidades de acesso é extremamente agradável.

Engenharia geral

Em nossa análise anterior sobre a placa da mesma linha só que dedicada para plataforma Intel ( DFI LanParty PRO875B) analisamos detalhadamente a engenharia da placa, pois para o mercado a que a DFI LanParty dedica-se é fundamental a placa oferecer uma engenharia adequada, facilitando a instalação de periféricos, acessórios ou modificações gerais para uma melhor aparência do PC, o chamado CaseMod (que você pode conferir um aqui ). ). Tal virtude, a engenharia da placa, deverá ser analisada na DFI NFII Ultra B também:

gdh6
Vista geral da NFII UltraB. A placa conta com ótimas entradas estratégicas. O primeiro fato que nos chama a atenção é que a placa consta com um dissipador no South Bridge (ponte sul do chipset NFII Ultra 400). Um recurso a mais da DFI, pois ela é a única placa mãe para AMD AthlonXP que conta com tal dissipador, facilitando assim a prática do overclock em freqüências mais altas, onde a dissipador do calor gerado pelo South Bridge é fundamental para uma estabilidade do sistema. Ponte por ponte, constatamos também que o dissipador do North Bridge (ponte norte) é o dissipador passivo de melhor eficiência nativa que eu já vi em placas para AMD. Ela é grande o bastante para dissipar uma grande quantidade de calor relativo ao North Bridge. Muitos usuários que praticam overclock são obrigados a trocar o dissipador da ponte norte, pois o nativo normalmente não é o suficiente para manter o sistema estável em altas freqüências de FSB, afinal, na ponte norte é aonde se encontra a essência dos controladores do overclock.

Com tais características à primeira instância percebe-se que a placa não veio para brincadeira. Você verá mais adiante as belas opções do setup que a placa nos oferece: é de deixar qualquer overclocker, gamer, entusiasta ou admirador de água na boca.

gdh7
Aqui observamos com maior eficiência a parte sul da placa, onde se encontra alguns controladores como você pode ver o do SATA RAID, o dissipador da ponte sul e também a bateria CMOS com seu jumper azul (mais acima) CCMOS.

Como de costume, a linha LanParty traz os dois botões Power e Reset integrados na placa mãe, para poder fazer testes sem ter que montar a placa no gabinete. Muito eficiente essa medida adotada pela DFI, que mostra sua preocupação com todos os usuários. Você pode observar esses dois botões no lado esquerdo da foto, logo acima das entradas das funções para o gabinete.

gdh8
Você observa aqui as principais entradas “poluidoras” do ar do gabinete. Um mal posicionamento dessas entradas pode gerar muito calor dentro de um PC. Visando isso e o visual limpo a DFI fez uma organização de primeira, bem como na PRO875B, e agregou novamente junto a memória, as entradas para ATX , IDEs e CPUFan. O única entrada que pode prejudicar um pouco é a 12v, que localiza-se próximo ao slot AGP. Esse fio do 12v pode sim causar certo desconforto para quem faz CaseMod, caso na montagem você passa o fio diretamente por onde vem o ATX principal, mas se você organizá-los por trás do cooler, ou seja, próximo as saídas de mouse, impressora e etc, estará fazendo o que a DFI planejou na colocação dessa entrada nessa posição aparentemente errônea.

Diferentemente da LPPRO875B, a NFIIUltraB conta com um maior espaço dentre o slot AGP e o North Bridge, facilitando a instalação de melhores sistemas de refrigeração para a sua placa de vídeo.

gdh9
No detalhe, posição da ponte norte em relação a entrada 12V, ATX e ao slot AGP.

gdh10
gdh11
Como fizemos na análise anterior, para você conseguir ter uma maior noção do tamanho dos dissipadores, tiramos fotos com base nas entradas da placa. Além de você verificar as entradas estará também julgando por si o tamanho do dissipador mais importante da placa mãe – o dissipador da ponte norte – confira que ele é ligeiramente maior do que duas entradas USB mais uma entrada LAN juntas!

gdh12
Outro detalhe interessante, é que diferentemente da Abit NF7-S, onde o cooler Zalman 7000CU não cabe perfeitamente, na DFI LanParty NFII UltraB o cooler é instalado sem a menor dificuldade e com uma posição do CPU Fan eficaz no ponto de vista da circulação de ar.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X