A DFI é uma companhia que fabrica placas mãe, e no Brasil talvez ainda não tenha seu merecido reconhecimento, todavia em outros países sua marca é aclamada por seu público foco: Overclockers, Gamers e entusiastas. Para esse público que a faz famosa, a marca dedica a linha LanParty, com acessórios especiais que faz dela uma linha diferenciada. Iremos testar duas placas da linha LanParty; DFI LanParty NFII Ultra B e DFI LanParty 875P Rev.B1.
Para iniciarmos essa análise, vale a pena dizer que nosso país é predominado por marcas como Asus, Abit e MSI, sendo essas as mais famosas e mais utilizadas para quaisquer plataformas, mas sempre é bom abrir a mente para um novo produto, ainda mais quando esse produto se preocupa com todo tipo de consumidor. A DFI não se preocupou somente com os requintes procurados pelos Gamers, Overclockers e entusiastas que compões 20% do mercado, se preocupou também com os usuários comuns que procuram placas funcionais e práticas, para tal a DFI tem a linha Infinity que conta com a mesma possibilidade de Overclock e performance das LanParty’s. A diferença limita-se nos requintes e extras que se encontram nas caixas da linha LanParty.
Para maiores informações sobre a marca DFI e seus respectivos produtos, acesse www.dfi.com.tw .
O primeiro impacto que se tem quando olha-se uma caixa da linha LanParty é: para que tanta caixa para uma placa de 30.5cm (12.05″) x 24.4cm (9.6″)?
Explico: como já disse, a placa conta com diversos acessórios interessantíssimos que você confere nas fotos abaixo:
Aqui você nota o tamanho da caixa da motherboard LanParty 875P, que mede 39cm de altura, 36cm de largura e 12cm de espessura:
Vista geral quando se abre a caixa da DFI LanParty 875P. Você pode ver 4 caixas de acessórios mais a caixa da placa mãe, que não se encontra na foto. Esta localiza-se em cima das caixas “frontX”, “Rounded Cables” e “Acessory kit”.Nota-se também a caixa “PC transpo” que é um “transportador de PC”, uma mochila aberta que você prende seu PC e leva-o com conveniência para o local de uma LanParty (festa onde pessoas levam seus PCs para ligá-los em rede e jogar).
Aqui temos as caixas e seus recipientes: Acessory kit; temos os acessórios necessários para um HD com conexão SATA e o painel das saídas, utilizado na montagem do PC no gabinete.
Rounded Cables:
Temos os Rounded Cables laranjas reagentes a luz Ultra-Violeta. Assim como todos os slots da placa mãe que são reagentes a luz UV, no escuro essa belezinha dá uma aparência e tanto para quem usa janela na lateral do PC, além da funcionalidade na circulação de ar já constatada na utilização de cabos Rounded. Eles são mais flexíveis do que os convencionais cabos Roundeds que são encontrados. Os cabos Roundeds que acompanham a DFI têm revestimento metálico por dentro, além de conexões encaixadas, facilitando assim a mobilidade para acessar um HD numa posição contrária, por exemplo. Também é resistente o bastante para não romper-se em uma ponta do gabinete, mérito do revestimento metálico.
FrontX: Na caixa FrontX temos os acessórios necessários para ligar as principais saídas que são utilizadas no dia-a-dia em uma das baias 5.25 (baias do CD-ROM).
Uma solução muito inteligente por parte da DFI foi colocar um adesivo grande e um adesivo pequeno, chamado adesivo logo, com o logotipo da DFI e o slogan da linha LanParty: “It’s Party Time”, este com dimensões padrões :22mm de altura e largura (para o menor). E a parte prática desse mini-kit também fica com os jumpers a mais que o kit dispõe, atitude esse muito inteligente que facilita o usuário na perda de algum jumper da placa mãe.
O PC transpo é um utilitário que faz real a possibilidade do transporte fácil de um computador para uma LanParty, você pode prender ele somente no PC e segurar pela alça em cima e levar o seu PC para onde desejar, ou então amarrar nas costas e andar com uma forte dor na coluna depois.
O legal disso é que a DFI além de se preocupar com a aparência, desempenho e confiabilidade necessária para realizar-se uma LanParty, preocupou-se também com o fato do transporte do PC, pois é de certa forma inconveniente tranportar o PC “na mão”.
Agora entendemos o por que da caixa ser tão grande: é uma placa que começa a ser diferenciada já por sua caixa. Se levarmos o critério de aparência como válido, realmente a DFI já marcou um ponto a seu favor saindo com uma cabeça a frente de seus concorrentes.
Para ver as especificações da placa, clique aqui.
Um fato interessante é que apesar de oficialmente o chipset Intel 875P não suporta FSB400, a DFI afirma que FSB 400 é perfeitamente possível na sua placa mãe com Intel 875P, fato esse comprovado lendo essas especificações.
Também é muito bom o recurso de SATA com Raid e o ATA RAID unidos, a DFI não optou por apenas um dos recursos, mas sim os dois.
Toda placa mãe necessita ser projetada com extrema funcionalidade e espaços aceitáveis dentre um periférico e outro, sendo isso a engenharia geral, ou seja, o desenho da placa em si, onde é localizado cada ponte, cada mosfet, cada slot é primordial no design de uma placa mãe campeã. E já posso adiantar para vocês, nesse quesito a DFI também está um passo a frente. Confira:
Nessas duas fotos podemos observar que a placa diferentemente da Abit IC7-MAX3 (concorrente direto), que faz uma isolação na área dos mosfets com material de plástico, tem dissipadores, e altos dissipadores em cima das 3 principais áreas de mosfets, fortificando assim a confiabilidade que a marca DFI vem oferecendo ao público. Uma pena é que esses dissipadores nos mosfets são encontrados apenas na LanParty 875P e não na sua irmã sem requinte – Infinity 875 – que é a mesma placa, porém sem o luxo encontrado na LanParty.
Na segunda foto, foco para uma área crítica da engenharia das placas mãe, a junção Slot CPU, Slot de memória, Conector auxiliar 12v , North Bridge e capacitores ao redor do slot CPU. Por essa foto, podemos analisar que a placa foi desenhada com cuidados especiais a essa área, já que o propósito da placa também é transmitir um visual legal e reagente à luz Ultra Violeta, assim, com essa formação nesses pontos é muito fácil deixar a área principal do gabinete livre para uma janela limpa, pois os conectores de fios “poluidores” de visual se encontram juntos porém milimetricamente separados o suficiente para não embolar tudo. Uma jogada de mestre por parte da DFI. E os quatro slots de memória,são dois laranjas e dois verdes, já que laranja é a cor tema dessa placa mãe, com Dual Channel ativado por slots de cores iguais, dê preferência aos laranjas.
Para vocês poderem ter uma noção maior do tamanho dos dissipadores que essa placa mãe adota, tiramos essa foto levemente inclinada para a comparação de altura dentre as saídas de áudio ( que você provavelmente já decorou o tamanho) e os dissipadores encontrados ao fundo da foto. Reparem que os dissipadores dos mosfet são exatamente do mesmo tamanho das saídas PS e o dissipador do North Bridge é ligeiramente maior do que as 3 saídas do áudio AC97 3d 5.1 que agrega essa placa mãe.
Aqui temos a imagem da placa vista no geral. Com ela, podemos verificar de uma maneira direta a perfeição na ligação dos fios mais grossos , com as entradas IDE1 e 2, ATX e 12v próximos o bastante para limpar o visual e longes o bastante para não embolá-los.
Deixe seu comentário