blank blank

Galaxy K Zoom

Galaxy K Zoom

Os cameraphones estão cada vez mais presentes no mercado, tentando oferecer aos usuários uma câmera acima da média e um bom smartphone. Esse ano a Samsung lançou o Galaxy K Zoom, uma atualização do Galaxy S4 Zoom lançado no ano passado, testamos o aparelho e vamos dar nosso veredito se vale a pena adquirir esse novo modelo da Samsung.

Confira nossas impressões do Galaxy K Zoom

 Design

A Samsung há muito tempo investe num mesmo design para os seus smartphones topo de linha e o Galaxy K Zoom não foge a regra, a primeira impressão que temos ao tirar da caixa é associar o K Zoom ao design do Galaxy S5, a diferença fica a cargo do grande obturador da câmera que deixa bem claro que o foco do aparelho são as fotografias. E o obturador externo influencia e muito na ergonomia do aparelho que fica prejudicada devido ao diâmetro da câmera, é bem desconfortável utilizar o K Zoom no dia-a-dia, podendo desagradar e muito aos que adquirirem o aparelho.

O smartphone é disponibilizado nas cores branco, preto e azul oferecendo corpo em plástico com alguns detalhes interessantes como detalhes, com efeito, cromado. O aparelho tem 200 mm de espessura e pesa 200 g, peso este bem maior em relação ao outro modelo topo de linha da empresa o Galaxy S5 que apresenta 145 g e 8,1mm de espessura.

Os botões encontrados no corpo do aparelho seguem a risca os demais aparelhos da Samsung com o botão home na parte inferior e dois alto-falantes na parte superior, além dos botões de volume e de acionamento rápido da câmera na lateral do aparelho.

Tela

O Samsung Galaxy K Zoom traz uma tela de 4,8 polegadas Super AMOLED com resolução de 1.280 x 720 pixels, oferecendo um belo nível de nitidez e um bom nível de luminosidade, favorecendo o uso em até em dias muito ensolarados. A densidade de pixels por polegada é de 305, número bem menor comparado aos 431 encontrados no Galaxy S5. Mas em compensação o K Zoom oferece um nível maior de pixels comparado ao Galaxy S4 Zoom, que oferece 256ppi.

Mesmo oferecendo bons níveis de qualidade a tela do K Zoom poderia ser bem melhor, principalmente no quesito resolução. A Samsung poderia ter investido num display Full HD (1920 x 1080), já que grandes partes dos usuários adquiriram ou estão pensando em comprar o smartphone pela qualidade visual oferecida pela câmera e tela.

Configuração

O Galaxy K Zoom traz um processador hexa-core, dividido em um Exynos 5260 Cortex A7 (quad-core) e um Cortex A15 (dual-core).  Encontrando também no Galaxy Note 3 Neo o processador apresenta um bom desempenho para as tarefas pesadas, como os games, falando em jogos o K Zoom traz o chip gráfico é o Mali-T624, encontrado em outros aparelhos da empresa, como o Note 3 N9005 e Note 3 Neo. O desempenho em jogos está na média oferecido pelos smartphones mid-end, com boa definição e gráficos com pouco serrilhados.

O smartphone oferece 2 GiB de memória RAM, 8 GiB de memória interna podendo ser expandido por micros. E caso você adquire o aparelho a aquisição de um cartão de memória será praticamente obrigatório, devido ao tamanho dos arquivos gerados pelo K Zoom(as fotos por exemplo variam de 5 MB a 8 MB). Oferecer 8 GiB de memória interna em um cameraphone é um erro crasso, o usuários terá que fazer mágica para armazenar aplicativos, fotos, e vídeos sem comprar um microSD. 

Se tratando de conexões o aparelho traz uma porta micro-USB 2.0 e conector 3,5 mm para o áudio. Há alguns sensores como proximidade, giroscópio, acelerômetro, bussola e proximidade. O K Zoom traz suporte a conexão 4G, Wi-Fi, bluetooth, NFC e GPS.

Câmera

Esse é o ponto alto dos interessados no Galaxy K Zoom, a câmera  traz um sensor de 20,7 MP e sensor CMOS retro-iluminado. O desempenho da câmera impressiona no início, aos que nunca tiveram contato com uma câmera profissional, irão ficar impressionados, principalmente nas fotos e vídeos feitos durante o dia, os níveis de brilho, nitidez e contraste cumprem a proposta de uma boa câmera num smarphone. Já a noite aos mais atenciosos é frustrante, em ambientes com pouca luminosidade é visível à granulação nas imagens tiradas pelo aparelho. O que decepciona devido ao preço elevado cobrado pela Samsung. O smartphone também oferece flash Xênon, diferenciando-se do LED tradicional.

A câmera traz um zoom óptico de 10 x, o que é um grande trunfo em relação a maioria dos smartphones, que apresentam zoom digital. Com o zoom óptico a captação de detalhes é bem maior.

O zoom do Galaxy K é a mesma sensação de ter uma lente de 240 mm teleobjetiva no seu dispositivo.  O foco também deixa um pouco a desejar, tendo um atraso na hora do processamento da imagem.  A Samsung ainda incluiu diversos modos automáticos como por exemplo embelezar o rosto, panorama, HDR, tour virtual e etc. 

Na gravação de vídeos o Galaxy K oferece gravação em Full HD a 60 frames, diferenciando-se de quase todos os smartphones que gravam no máximo a 30 frames.

Os cuidados com o smartphone tem que ser redobrados devido a acionamento da câmera, que libera o obturador. Caso você ative a câmera por engano no bolso da sua calça, por exemplo, impedirá que seja liberado o obturador o que pode ocasionar problemas para o K zoom.

Fotos Tiradas com o Galaxy K Zoom

Bateria

A bateria oferecida pelo K Zoom traz 2.340 mAh, e o desempenho não decepciona, por ser um smartphone com seis núcleos o consumo da bateria é elevado, mas o smartphone cumpre bem o seu papel. Claro que as recomendações para um uso prolongado da bateria também devem ser seguidos no K Zoom. Utilizar o aparelho com o brilho no máximo, GPS  e Bluetooth ligado irá drenar bem mais rápido a bateria

Sistema e aplicativos

O Galaxy K Zoom traz o Android 4.4.2 KitKat, e oferece diversos aplicativos pré-instalados como o Dropbox, Evernote, Flipboard, alguns jogos em versões demo como por exemplo o Iron Man 3, Kingdoms and Lords, Little Big City, Monopoly Millionaire, Plants vs Zombies e o Uno. E não podemos nos esquecer da interface personalizada TouchWiz, que é muito criticada pelos usuários devido a queda de fluidez comparado com o Android Puro.

Como esse modelo é feito para os amantes de fotografia a Samsung incluiu um widget chamado estúdio de câmera, oferecendo dicas para fotografias e recursos especiais para edição.

Acessórios

Junto com o smartphone a Samsung incluiu na embalagem os manuais de instrução, cabos de dados USB, fone de ouvido (que oferece qualidade razoável na reprodução de arquivos múltimidia) e carregador de tomada.

Pontos positivos

Zoom óptico de alta qualidade
Duração da bateria
Bons aplicativos para os fotográfos
Gravação de vídeos a 60 fps

Pontos Negativos

​Pouco armazenmento interno
Câmera deixa a desejar em fotos ou gravações noturnas
Ergonomia ruim 
muito pesado

Especificações detalhadas: 

  • Processador: hexa-core (quad-core de 1,3 GHz + dual-core de 1,7 GHz)
  • Memória RAM: 2 GiB
  • Placa de vídeo: Malit T-624
  • Tela: Super AMOLED de 4,8 polegadas
  • Armazenamento interno: 8 GiB
  • Armazenamento externo: 64 GiB, via microSD
  • Dimensões: 7,08 cm de largura x 13,75 cm de altura x 1,66 cm de espessura (2,02 com lente estendida)
  • Cãmera frontal: 2 MP
  • Câmera Traseira: 20,7 MP
  • Bateria: 2.430 mAh
  • Peso: 200 g
  • Conectividade: 4G LTE, Bluetooth 4.0 BLE, WiFi a/b/g/n, porta micro USB 2.0, NFC
  • Zoom óptico: até 10x
  • Sistema: Android 4.4 (KitKat)

 Veredito

Se você estiver buscando um dispositivo com uma câmera acima da média das encontradas nos demais smartphones, o K Zoom pode ser uma opção considerável, trazendo oferecendo belo zoom optico, e bom desempenho nas gravações de vídeo. Mas em contrapartida o pequeno armazenamento interno a má ergonomia prejudicam o uso do K Zoom no dia-a-dia.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário