ANÁLISE: Gigabyte Aorus M3

ANÁLISE: Gigabyte Aorus M3

A Gigabyte através da sua linha Aorus vem investindo cada vez mais forte em periféricos. Recentemente fizemos a análise do headset Aorus H5, do teclado mecânico Aorus K7, e agora a bola da vez é o mouse Aorus M3. Todos os três são voltados para o público gamer e,  seguindo a tendência, contam com iluminação RGB, baseado na tecnologia que a Gigabye chama de RGB Fusion – presente em muitos outros produtos da gigante taiwanesa.

Falando exclusivamente do Aorus M3, temos um mouse leve (apenas 100 gramas) que aposta em um design simples, conta com 7 botões e sensibilidade máxima de 6400 DPÍ. O preço também é enfatizado pela companhia como ponto positivo. O valor mais barato que encontramos atualmente para o Aorus M3 é R$ 162.

Confira abaixo as nossas impressões com o Aorus M3.

DESIGN

Aorus M3

Lançado no ano passado, o Aorus M3 mostra o desejo da Gigabyte em criar sua assinatura no mercado de mouses, moldando uma identidade.

O Aorus M3 é um mouse bem discreto, baseado em uma ótima construção em plástico com linhas bem interessantes que percorrem toda a sua estrutura. A famosa águia que representa a linha Aorus, está presente na parte inferior. E é justamente no logo que a iluminação RGB será aplicada.

A dispersão dos 7 botões é feita da seguinte forma: na parte superior encontramos os dois principais, o scroll e outros dois botões responsáveis pelo ajuste do DPI, que pode variar de 50 a 6400. Na lateral esquerda encontramos outros dois botões. Ainda falando das laterais há uma parte emborrachada com algumas linhas estilosas e um indicativo em LEDs da alteração do DPI.

Todos os botões são de boa qualidade e respondem muito bem. Lamentavelmente o cabo do Aorus M3 deixa a desejar, ele é feito de uma borracha bem fina que não passa segurança nenhuma em relação a sua durabilidade. Pelo menos a ponteira USB é banhada a ouro, ponto a favor!

Na base, temos novamente o logo da Aorus, e três pedaços de teflon, que ajudam no deslize do mouse pela superfície. 

DESEMPENHO

Debaixo do capô o Aorus M3 entrega um sensor Pixart ADNS-3988 e switches Omron, aplicados para a condução dos dois botões principais – esses sensores garantem resistência para até 20 milhões de cliques. Usar o Aorus M3 é uma experiência bem satisfatória, que provavelmente agradará os diferentes tipos de usuários que optam por alguma das três formas de pegada mais comuns: palm grip, claw e fingertip. Entre as três a única que talvez algumas pessoas possam ficar incomodas é a claw, já que a parte traseira do Aourus M3 é curta. 

Durante o teste utilizamos o Aourus M3 em conjunto com o mousepad  Razer Gigantus. Primeiramente rodamos o Enotus Mouse Tester, um software que avalia diversos parâmetros da performance do mouse: resolução, velocidade, precisão e suavidade. Em todos os atributos o Aorus M3 se saiu muito bem. Confira abaixo o resultado:

Passamos agora para outro software, o Mouse Tester, com o intuito de testar a consistência do rastreio, representado por um gráfico. Quanto mais os pontinhos estiveram próximos a linha mais preciso é o mouse. Mais uma vez o Aorus M3 se saiu bem. 

Junto com seus periféricos a Gigabyte conta com um software que gerencia, por exemplo, a iluminação. Caso você tenha lido as análises do Aorus H5 e K7, já está ciente que passamos diversos perrengues com ele. Porém ao baixar novamente para o review do Aorus M3 surpreendentemente o programa se mostrou mais estável, ainda conta com alguns problemas na performance e na forma como as informações estão escritas – a fonte é de péssima legibilidade, porém se saiu melhor que em outras ocasiões.

Com esse software é possível mexer com a iluminação RGB, determinando a cor, efeitos (5 opções disponíveis), velocidade e intensidade do brilho. Você também pode habilitar a sincronização com outros produtos da Gigabyte para que o mesmo esquema de iluminação seja adotado, atribuir macro e ajustar qual será a resolução (DPI) adotada em cada clique nos botões. 

ESPECIFICAÇÕES:

  • Marca: Gigabyte
  • Modelo: Aorus M3
  • Resolução: 6400 DPI
  • Interface: USB
  • Sensor: Pixart 3988
  • Velocidade máxima de rastreamento: 200 polegadas / segundo
  • Aceleração Máxima: 50g
  • Tempo de vida (cliques): 20 milhões de vezes
  • Dimensões: 128 x 72 x 43 mm
  • Peso: 100g
  • Comprimento do cabo: 1.8m

PONTOS POSITIVOS:

  • Qualidade da construção
  • Performance
  • Preço

PONTOS NEGATIVOS:

  • Software de gerenciamento
  • Cabo USB de baixa qualidade

 

VEREDITO

O Aorus M3 é uma aposta custo x benefício bem interessante da Gigabyte. O mouse alia uma construção resistente (tirando o cabo USB que deixa a desejar) e bons componentes internos, como o sensor Pixart ADNS-3988 e switches Omron, que resultam em uma performance satisfatória. O principal extra é a sua iluminação RGB que para a configuração e aplicação dos efeitos a Gigabyte disponibiliza um software, que embora tenha melhorado um bocado a sua interface, o resultado final ainda é precário, influenciando diretamente na usabilidade.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X