Instalando e usando o WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de blog gratuito, feito em PHP. Um blog nada mais é do que um site, porém, num formato especial e com administração facilitada: qualquer pessoa pode publicar coisas, sem precisar saber programação. As postagens mais recentes aparecem na página inicial, e as outras vão sendo arquivadas (geralmente em arquivos mensais ou semanais, dependendo da freqüência de atualização), além de poderem ser categorizadas.

Um blog serve para muito mais do que um site pessoal, conceito que o introduziu. Pode ser usado como gerenciador de um site de notícias, ou mesmo dicas e tutoriais. O WordPress ainda permite criar páginas fixas, podendo gerenciar um “site” um pouco mais tradicional, sem deixar de oferecer recursos de blog.

Existem vários sites que fornecem esse serviço, mas o WordPress vai um pouco além de um “serviço”. Ele é uma “aplicação web”, que pode ser instalada num servidor qualquer ou mesmo localmente – sem depender de serviços gratuitos ou “favores” na web. O “provedor” do blog acaba sendo seu próprio site, sem ligação com o Blogger, Weblogger, Blig ou o que quer que seja.

O produtor do WordPress mantém um serviço de hospedagem gratuita, no www.wordpress.com. Qualquer um pode se cadastrar e usar a hospedagem com o sistema “pronto”. Mas para um blog mais livre, o melhor é arrumar um servidor de hospedagem paga, comprar um domínio e usar o sistema do WordPress independente do serviço.

Boa parte dos sistemas gerenciadores de conteúdo (CMS) vêm com um “instalador”. Você precisa carregar as páginas para seu servidor, acessar uma página de configuração e em poucos minutos o sistema está no ar. Com o WordPress, não é diferente.

Para começar, você precisa ter um servidor web com suporte a PHP e um servidor de banco de dados, geralmente o MySQL. Você pode até instalar um servidor no seu computador, e acessar seu site localmente, sem depender de empresas de hospedagem. Há um tutorial meu sobre instalação do servidor web Apache, com PHP e MySQL no Windows, aqui no GdH:

Se seu computador estiver em rede, ele poderá ser acessado inclusive pelos outros micros na rede, ou até mesmo na Internet (acessando o IP do seu computador). O ideal de usar localmente é para testar. Veremos como instalar o WordPress, configurá-lo e usar alguns recursos. Os procedimentos para instalação local são basicamente os mesmos para um servidor web. O que muda um pouco é a criação do banco de dados, que localmente você pode fazer com o console do MySQL; já num servidor “alugado” ou “compartilhado” você deve fazer acessando uma página própria para isso, usando a interface fornecida pelo provedor.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X