Processadores Intel perderão desempenho devido a correção de uma falha grave de segurança

Processadores Intel perderão desempenho devido a correção de uma falha grave de segurança

2018 mal começou e uma bomba já está abalando o mundo do hardware. Processadores Intel, tanto x86 quanto x64, fabricados nos últimos 10 anos podem ter seu desempenho fortemente afetado devido a necessidade de uma atualização a nível de kernel dos sistemas operacionais. O tradicional update via firmware não é suficiente para solucionar o problema. As empresas responsáveis pelos sistemas operacionais terão fazer alterações no kernel, o “coração do sistema”, e a previsão é que isso possa impactar diretamente a performance das CPUs. A estimativa é uma redução entre b e 30%.

O problema ainda não está completamente claro, a Intel ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. O que se sabe até então, é que esse erro afeta o o controle entre o kernel dos sistemas operacionais e a CPU, permitindo que o kernel não gerencie corretamente as permissões necessárias, dando margem para que atacantes pudessem ter acesso a essa área tão importante e consultar entre outras coisas as senhas dos usuários.

Além dos processadores voltados para os usuários finais, a falha também afeta ambientes em nuvem, como o Amazon EC2, Google Compute Engine e Microsoft Azure, que entrará em manutenção e retornará no dia 10 de janeiro.

Aviso da Microsoft sobre o Azure

No Linux a atualização para corrigir o problema já está disponível. Para o Windows, a Microsoft deve lançar na próxima terça-feira, junto com um olhar mais profundo sobre do que se trata realmente o problema, e a Apple também já está providenciando a correção para o Mac OS.

Com o update a ideia é que o kernel não possa ser acessado por nenhum processo em execução, o que consequentemente irá aumentar o esforço do processador para executar seus processos, impactando na performance, que pode variar de chip para chip. 

Nos últimos meses a Intel vem se envolvendo em grandes polêmicas. Em maio do ano passado, a solução da companhia para os usuários que estavam reclamando da temperatura elevada do Core i7-7700K (modelo com multiplicador desbloqueado, mais apto para overclock), durante overclock, foi simplesmente: não faça overclock. 

Meses depois, em novembro, um problema de segurança no Mecanismo de Gerenciamento (da sigla em inglês ME) dos processadores da 6ª, 7ª e até da 8ª geração Core permitiam que o atacante pudesse acessar remotamente o computador. Felizmente o problema foi rapidamente corrigido, e a tradicional solução via atualização de microcódigo foi suficiente. O que não é o caso com essa nova falha, que depende dos sistemas operacionais e que impactará no atributo básico que todos buscam: performance.

Evidente que a AMD não perdeu a oportunidade de ressaltar que seus processadores não sofrem com essa falha.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X