Cibercriminosos criam páginas falsa de vagas de emprego e enganam mais de 300 mil brasileiros

Cibercriminosos criam páginas falsa de vagas de emprego e enganam mais de 300 mil brasileiros

De acordo com dados do  DFNDR Lab, laboratório brasileiro de segurança digital especializado no combate ao cibercrime, mais de 300 mil brasileiros já cairam nos falso anúncios de vagas de emprego, criado por cibercriminosos essas páginas oferecem supostas vagas em empresas como Assai, Coca-Cola, Carrefour, Lojas Americanas, entre outras. Uma maneira de tentar dar credibilidade a esse golpe. Somente no último mês mais de 30 golpes divulgando falsas vagas de emprego fora encontrados.

“Hackes estão se aproveitando da alta taxa de desemprego no país para chamar a atenção para falsas promessas de vagas. Na intenção de se recolar no mercado de trabalho, muitas pessoas estão se cadastrando em anúncios sem antes se certificarem sobre sua veracidade. Percebemos, ainda, que muitos brasileiros estão compartilhando seus números de celular nas páginas falsas na expectativa de aumentarem suas chances na conquista das vagas anunciadas, o que aumenta ainda mais o risco de roubo de dados e aplicação de outros golpes futuros pelos cibercriminosos”, comenta Emílio Simoni, diretor do DFNDR Lab.

Ao clicarem nas armadilhas, que anunciam que grandes companhias estão contratando profissionais com urgência, as vítimas deparam-se com um formulário que solicita nome completo, data de nascimento e a posição profissional que gostariam de ocupar. Dependendo do golpe, também é solicitado o telefone de contato. Em seguida, após preenchimento, as páginas solicitam que, para darem andamento ao cadastro na vaga, o usuário compartilhe o processo seletivo com amigos pelo WhatsApp. Dessa maneira, o hacker consegue impactar um grande número de pessoas em pouco tempo, explica Simoni

Após o compartilhamento, o usuário é induzido a se cadastrar em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes e/ou prejuízo financeiro. Esse tipo de golpe é similar às trapaças bizarras repassadas via WhatsApp.

Uma das empresas citadas, o Carrefour, se pronunciou, dizendo que essas vagas de emprego repassadas via rede social são falsas. A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que somente divulga suas vagas por meio dos portais Vagas.com, Catho, Curriculum.com, InfoJobs e em seu perfil oficial no LinkedIn.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X