Pesquisa aponta que 73% dos brasileiros utilizam o WhatsApp o dia todo

Pesquisa aponta que 73% dos brasileiros utilizam o WhatsApp o dia todo

Falar da popularidade do WhatsApp no Brasil é chover no molhado, o app que voltou a funcionar ontem, após ser bloqueado pela segunda vez no em nosso país, através da decisão do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), é utilizado por mais de 100 milhões de brasileiros, que além de “jogar conversa fora”, também o utilizam para negociações e assuntos mais delicados, já que o aplicativo oferece uma grande flexibilidade de opções, permitindo que além do envio de mensagens de texto, também sejam enviados arquivos multímidia. Alguns rumores inclusive já apontam que o app receberá chamadas de vídeo, ampliando ainda mais o escopo do software, que já oferece chamadas de voz.

Além dos 100 milhões de usuários ativos no Brasil, outra estatística curiosa sobre o app foi divulgada pela agência nova/sb. De acordo com a agência 73% dos usuários brasileiros utilizam o WhatsApp o dia todo. Para chegar a esse dado, a agência entrevistou quase 7.500 pessoas com idade acima dos 18 anos, moradores cinco regiões do país, ao longo do ano passado. Os principais motivos para toda essa “adoração” ao app são os seguintes:rapidez na comunicação (33%), economia na conta do celular (19%), facilidade de falar com várias pessoas ao mesmo tempo (17%).

Além de ser cultuado por sua base de usuários fixa, o WhatsApp é um sucesso no famoso marketing boca a boca. A pesquisa revela que 79% dos usuários recomendam o uso do app para amigos e familiares.

“Os brasileiros já mostraram ao mundo que são apaixonados por se comunicar e compartilhar experiências, vide a nossa liderança em várias redes sociais. E o whatsapp não é mais apenas um aplicativo; tornou-se quase um serviço essencial para facilitar a vida nas cidades. Portanto, a decisão de bloquear o whatsapp só poderia dar nisso, mais gente falando sobre o aplicativo. Hoje ele faz parte da vida do brasileiro, popularizou-se e integrou as relações sociais também no trabalho. Além disso, o consumidor do país está mais atento às possibilidades de economia, sobretudo em momento de crise. Ou seja, ninguém quer abrir mão do direito conquistado de falar com mais gente de forma quase gratuita”, destaca Bob Vieira da Costa, sócio fundador da agência nova/sb e autor do livro ‘Comunicação de interesse público – ideias que movem pessoas e fazem um mundo melhor’.

Além da comprovação da força do WhatsApp, a pesquisa teve também um etapa inicial com entrevistas com 60 grupos focais para definir os18 temas mais populares entre os brasileiros em 2015. Confira abaixo o ranking completo:

  1. Whatsapp
  2. Aplicativo de táxi
  3. Waze
  4.  Compras de Mês
  5. Pontos / milhas
  6. Comércio por dispositivos móveis
  7. Combate à Homofobia
  8. Comparadores de Preços
  9. Ciclofaixas
  10. Faixas Exclusivas
  11. Marcas Próprias
  12. Educação Formal
  13. Consumo de álcool por menores de idade
  14. Crédito em Banco
  15. Descriminalização da maconha
  16. Ampliação de rodízio de carro
  17. Pedágio urbano
  18. Economia de água

 

Você utiliza o WhatsApp o dia todo? Participe da nossa enquete abaixo:

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X