França quer que o Google revele seu algoritmo de busca

França quer que o Google revele seu algoritmo de busca

No mês passado noticiamos que a Comissão Federal de Comércio Americano (FTC) acusou o Google de monopólio, prejudicando seus concorrentes nos resultados de busca. Esse mês foi a vez da Comissão Européia acusar o Google de beneficiar seus serviços em detrimento de seus concorrentes. E para reforçar esse plantel contra o Google, a França anunciou que irá se juntar a essa causa. O governo francês quer que o Google divulgue seu algortimo de busca.

O senado francês votou a favor para que o Google revele publicamente seu algorítmo, informando aos usuários sobre os mesmos. O objetivo é mostrar como funciona de verdade o rankeamento em relação aos critérios que foram buscados.

A França usa como argumento que o Google detém 90% das buscas na Europa, e dado o grande impacto que a empresa de Mountain View sustenta, tudo tem que ser mais transparente.

Caso o Google não ceda à pressão do governo francês, a gigante das buscas poderia enfrentar sanções impostas pela ARCEP (Autorité de Régulation des Communications Électroniques et des Postes), que é a agência que regula as comunicações eletrônicas na França, equivalente à nossa ANATEL.

As novas regras propostas pelo Senado, exige que todos os sites de pesquisa mostrem três resultados de seus concorrentes. Seria basciamente você realizar uma pesquisa no Google e ele mostrar resultados do Bing, Yahoo e DuckDuckGo, por exemplo. As empresas que não cumprirem as regras terão multas equivalentes a 10% de suas receitas globais.

Para a nova lei ser aprovada, ainda falta pelo menos duas votações antes da aprovação na Assembleia Nacional. Claro que o Google irá lutar com todas as suas forças para reverter isso. Divulgar o seu algorítmo de buscas com certeza é uma ação que não passa nem por um segudo pela cabeça de Sergey Brin e Larry Page, os criadores do império chamado Google. Mas vamos acompanhar o desfecho dessa história.

Qual a sua opinião sobre isso? Quem está certo nessa história? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: TechCrunch

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X