Intel culpa o Windows XP pela queda nas vendas de computadores

Intel culpa o Windows XP pela queda nas vendas de computadores

Em duas postagens neste mês de março noticiamos pontos importantes envolvendo a venda de computadores e o Windows XP. No caso da venda de PCs, publicamos também um relatório divulgado pela IDC Brasil que disse que o mercado brasileiro de computadores apresentou queda de 26,6% em 2014.

Em relação ao saudoso Windows XP, mostramos os números recentes do sistema em relação a sua participação de mercado e um fato curioso, onde um chefe de Ti, disse que o governo americano ainda conta com 10.000 computadores com o XP instalado.

E agora mais uma vez o Windows XP volta a ser assunto, e dessa vez graças a uma declaração da Intel, líder mundial de microprocessadores que afirmou que a culpa da queda das vendas dos PCs é do Windows XP.

A Intel afirma que o Windows XP ainda é bom o suficiente para a maioria dos clientes que ainda utilizam o sistema descontinuado da Microsoft, e por isso muitos desses usuários ainda não encontraram motivos para migrar para as versões mais recentes.

Essa declaração da Intel é totalmente infeliz, culpar uma versão de um sistema por toda a oscilação de mercado que os computadores enfrentam é o cúmulo. Dois pontos estão incomodando a Intel, e fizeram a empresa disparar uma declaração como essa, vamos a eles:

  1. Está nítido que a gigante dos microprocessadores não está nada satisfeita na forma que a Microsoft está lidando com o Windows XP desde que foi descontinuado, a Intel esperava uma grande medida por parte da Microsoft para que convencesse (leia convencesse como obrigar) os usuários e empresas migrarem logo de sistema.  E o que está acontecendo é justamente o contrário, com o lançamento do Windows 10 a caminho, nunca que a Microsoft irá fazer às pressas alguma nova medida para que o Windows XP decline ainda mais. Uma medida automática praticada pelo mercado é a de vender os novos computadores com as versões mais recentes do Windows e pronto, nada de mais tão grandioso será feito. Mesmo com o aumento no valor das licenças do suporte estendido do Windows XP para as empresas, a atualização por parte do setor corporativo parece caminhar bem lentamente, provavelmente intensifique assim que o Windows 10 for lançado.

  2. A Intel está reclamando porque está sentindo no bolso, a empresa reduziu sua previsão de receita para o primeiro trimestre do ano, de US$ 13, 7 bilhões para U$ 12,800 bilhões e claro que um dos motivos dessa baixa é a venda de computadores, que afeta diretamente os lucros da empresa.

A questão agora é esperar o lançamento do Winows 10, que com certeza irá movimentar a indústria de computadores de forma colossal dado o hype que está sendo criado em torno dele, para vermos se os 18% de mercado do Windows XP finalmente será reduzido de forma drástica.

Mas e ai qual a sua opinião sobre a declaração da Intel? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X